Boa noite! Um ano tem 52 semanas! Apesar de já ter comemorado o primeiro aniversário, a verdade é que hoje a "Audimetria Semanal" atinge esta marca, tornando-se numa das rubricas mais antigas do Televisão-Opinião e TV Universo!
A semana foi de loucos, é esta a conclusão a que chega depois da última edição da "Audimetria Semanal". A despedida de "Uma Canção Para Ti", os prémios TV 7 Dias, e as constantes vitórias do Cabo marcaram os últimos dias! Por outro lado, as férias da Páscoa estão aí, e as estações generalistas têm agora que lutar contra o desviar de atenção dos mais jovens para os temáticos!
O futebol marcou a semana, assim como as entrevistas de Fátima Campos Ferreira em "Portugal e o Futuro". As vitórias de "Morangos com Açúcar" tornaram-se uma certeza, e os talk-shows da estação de Carnaxide acabaram por passar despercebidos!
Não esquecer igualmente a despedida de "5 Para a Meia-Noite", talk-show que depois de ganhar um dos prémios da TV 7 Dias, disse adeus nesta sexta-feira, com Luís Filipe Borges.
Seja bem-vindo a mais uma edição da "Audimetria Semanal".
Dizer que esta semana foi constante ao nível das audiências matinais, seria bastante precipitado. Apesar de "Você na TV" ter permanecido na liderança, notou-se perfeitamente a presença dos mais jovens frente à televisão. Mesmo sabendo que na segunda-feira o talk-show da estação de Queluz de Baixo atingiu os 3,7% de audiência média, resultado bastante positivo, na quinta-feira empatou com "A Praça da Alegria", ao alcançar 2,9%.
Por outro lado, não esquecer o aumento da quota de share de "Zig Zag". Ao longo da semana o espaço infantil da RTP2 atingiu regularmente mais que 10%, acabado por provocar alguns problemas à concorrência.
Júlia Pinheiro não apareceu sequer nos dez programas mais vistos da SIC, ficando regularmente atrás do episódio de "CSI" transmitido no início da madrugada.
Era certo: com o início das férias da Páscoa, Fátima Lopes iria sofrer com "A Tarde É Sua". Passados sete dias, a verdade é que a apresentadora não conseguiu impor-se contra as novelas da concorrência, que disputaram a liderança durante toda a semana, ficando alguns dias o talk-show abaixo dos 20% de share. Nos próximos dias, e com a substituição de Iva Domingues nas tardes dos ecrãs de Queluz de Baixo, espera-se que os resultados não sejam muito melhores, pelo contrário.
No que toca a "Boa Tarde" e "Portugal no Coração", não há muito a dizer, na medida em que desapareceram praticamente do mapa dos dez programas mais vistos da SIC e RTP1, respectivamente. Ambos os talk-shows ficaram atrás da concorrência, não se percebendo muito bem onde paira a liderança. Afinal, estará o Cabo à frente deste horário?
Não muito melhor esteve Leonor Poeiras, cujas contas ficaram por pagar ao nível das audiências. "Agora É Que Conta" não surpreendeu, sofrendo igualmente com as férias dos mais novos.
Num plano mais positivo, destaco os bons resultados de "Ti Ti Ti" e "Escrito nas Estrelas". As duas novelas da estação de Carnaxide obtiveram bons resultados e, mais importante, valores consistentes. Aliás, no caso de "Escrito nas Estrelas", é de salientar a vitória frente a "O Preço Certo". Apesar de "Morangos com Açúcar" continuar na liderança, a novela da estação de Carnaxide está a conseguir alcançar um satisfatório lead-in para o "Jornal da Noite".
Assim, resta dizer que Dina Aguiar e Fernando Mendes já estão a sentir os efeitos do calor! Tanto "Portugal em Directo" como "O Preço Certo" baixaram consideravelmente nas audiências, abrindo portas à concorrência!
A liderança repartida entre "Anjo Meu" e "Espírito Indomável" já não surpreende ninguém. As duas novelas da TVI continuam a captar a atenção dos telespectadores, e a impedir a concorrência de crescer. Apesar disso, "Laços de Sangue" e "Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão" permaneceram com o seu público fiel. Até mesmo "A Família Mata" conseguiu alcançar bons resultados, muito provavelmente devido às férias dos mais jovens. De salientar ainda o caso de José Carlos Malato, apresentador que está em antena na RTP1 há vários meses com o mesmo programa, e parece ainda ter muito para dar à estação pública.
Ao nível da ficção não esquecer os resultados de "Araguaia" e "Passione". Apesar da primeira perder para "Sedução" no confronto directo, a verdade é que a segunda tem alcançado bons resultados durante a hora em que é emitida. Por exemplo, na segunda-feira, "Passione" atingiu 5,2% de rating e 34,8% de share, praticamente o mesmo resultado que a sua antecessora.
Quanto às séries, "Portugal Tal & Qual" já pode ser considerado o novo fracasso da RTP1. Na última quinta-feira, e com o jogo de futebol entre o PSG e o Sport Lisboa e Benfica (16,2% de rating e 43,6% de share), a produção da estação pública ficou-se pelos 11,5% de share.
Felizmente, Catarina Furtado na sua estreia teve uma sorte maior, com um "Quem Tramou Peter Pan" a atingir a sexta posição do top dos 15 programas mais vistos do dia. O novo programa da RTP1 alcançou 9,2% de a rating e 24,9% de share.
No que toca ainda à "Família Mata", tal como nas restantes semanas, tem atingido os mínimos exigidos, tendo alcançado na última quarta-feira um resultado satisfatório - 9,4% de audiência média e 22,7% de share.
Por fim, quanto às entrevistas de Fátima Campos Ferreira, apesar de não terem feito grandes "estragos" à concorrência, tornaram-se no programa mais visto da RTP1 em alguns dias. Na sua estreia, "Portugal e o Futuro" alcançou 9,9% de rating e 25,1% de share.
Os cinco apresentadores de "5 Para a Meia-Noite" estreiam-se neste espaço da "Audimetria Semanal". Afinal, e a meu ver, foram as grandes figuras da semana, depois de verificar as audiências do talk-show da RTP2. Com as férias da Páscoa, ninguém ficou indiferente ao programa do segundo canal. Não acredita? Segunda-feira: 13,8% de share; Terça-feira: 9,7%; Quarta-feira: 11,6% de share; Quinta-feira: 15,1% de share (programa mais visto da RTP2).
"5 Para a Meia-Noite" despediu-se assim com excelentes resultados, merecendo os cinco apresentadores do programa uma salva de palmas pelo seu talento e empenho! Parabéns!
... foi o rating alcançado pela emissão de "Uma Canção Para Ti" do último domingo, na qual Pedro Ferreira se sagrou vencedor. Nesse dia, "Portugal Tem Talento" não foi além dos 8,3%.
Devido à não disponibilização da tabela do Minuto Mais Visto da Semana pelo Clipping da Marktest, este "espaço" volta para a semana! Até lá!