16 de abril de 2011

Audimetria Semanal


Boa noite! Um ano tem 52 semanas! Apesar de já ter comemorado o primeiro aniversário, a verdade é que hoje a "Audimetria Semanal" atinge esta marca, tornando-se numa das rubricas mais antigas do Televisão-Opinião e TV Universo!

Resumo Semanal

A semana foi de loucos, é esta a conclusão a que chega depois da última edição da "Audimetria Semanal". A despedida de "Uma Canção Para Ti", os prémios TV 7 Dias, e as constantes vitórias do Cabo marcaram os últimos dias! Por outro lado, as férias da Páscoa estão aí, e as estações generalistas têm agora que lutar contra o desviar de atenção dos mais jovens para os temáticos!

O futebol marcou a semana, assim como as entrevistas de Fátima Campos Ferreira em "Portugal e o Futuro". As vitórias de "Morangos com Açúcar" tornaram-se uma certeza, e os talk-shows da estação de Carnaxide acabaram por passar despercebidos!
Não esquecer igualmente a despedida de "5 Para a Meia-Noite", talk-show que depois de ganhar um dos prémios da TV 7 Dias, disse adeus nesta sexta-feira, com Luís Filipe Borges.

Seja bem-vindo a mais uma edição da "Audimetria Semanal".

Manhãs (10:00 - 13:00)




Dizer que esta semana foi constante ao nível das audiências matinais, seria bastante precipitado. Apesar de "Você na TV" ter permanecido na liderança, notou-se perfeitamente a presença dos mais jovens frente à televisão. Mesmo sabendo que na segunda-feira o talk-show da estação de Queluz de Baixo atingiu os 3,7% de audiência média, resultado bastante positivo, na quinta-feira empatou com "A Praça da Alegria", ao alcançar 2,9%.
Por outro lado, não esquecer o aumento da quota de share de "Zig Zag". Ao longo da semana o espaço infantil da RTP2 atingiu regularmente mais que 10%, acabado por provocar alguns problemas à concorrência.
Júlia Pinheiro não apareceu sequer nos dez programas mais vistos da SIC, ficando regularmente atrás do episódio de "CSI" transmitido no início da madrugada.

Tardes (14:00 - 20:00)



Era certo: com o início das férias da Páscoa, Fátima Lopes iria sofrer com "A Tarde É Sua". Passados sete dias, a verdade é que a apresentadora não conseguiu impor-se contra as novelas da concorrência, que disputaram a liderança durante toda a semana, ficando alguns dias o talk-show abaixo dos 20% de share. Nos próximos dias, e com a substituição de Iva Domingues nas tardes dos ecrãs de Queluz de Baixo, espera-se que os resultados não sejam muito melhores, pelo contrário.
No que toca a "Boa Tarde" e "Portugal no Coração", não há muito a dizer, na medida em que desapareceram praticamente do mapa dos dez programas mais vistos da SIC e RTP1, respectivamente. Ambos os talk-shows ficaram atrás da concorrência, não se percebendo muito bem onde paira a liderança. Afinal, estará o Cabo à frente deste horário?
Não muito melhor esteve Leonor Poeiras, cujas contas ficaram por pagar ao nível das audiências. "Agora É Que Conta" não surpreendeu, sofrendo igualmente com as férias dos mais novos.

Num plano mais positivo, destaco os bons resultados de "Ti Ti Ti" e "Escrito nas Estrelas". As duas novelas da estação de Carnaxide obtiveram bons resultados e, mais importante, valores consistentes. Aliás, no caso de "Escrito nas Estrelas", é de salientar a vitória frente a "O Preço Certo". Apesar de "Morangos com Açúcar" continuar na liderança, a novela da estação de Carnaxide está a conseguir alcançar um satisfatório lead-in para o "Jornal da Noite".

Assim, resta dizer que Dina Aguiar e Fernando Mendes já estão a sentir os efeitos do calor! Tanto "Portugal em Directo" como "O Preço Certo" baixaram consideravelmente nas audiências, abrindo portas à concorrência!

Noite (21:00 - 00:00)




A liderança repartida entre "Anjo Meu" e "Espírito Indomável" já não surpreende ninguém. As duas novelas da TVI continuam a captar a atenção dos telespectadores, e a impedir a concorrência de crescer. Apesar disso, "Laços de Sangue" e "Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão" permaneceram com o seu público fiel. Até mesmo "A Família Mata" conseguiu alcançar bons resultados, muito provavelmente devido às férias dos mais jovens. De salientar ainda o caso de José Carlos Malato, apresentador que está em antena na RTP1 há vários meses com o mesmo programa, e parece ainda ter muito para dar à estação pública.

Ao nível da ficção não esquecer os resultados de "Araguaia" e "Passione". Apesar da primeira perder para "Sedução" no confronto directo, a verdade é que a segunda tem alcançado bons resultados durante a hora em que é emitida. Por exemplo, na segunda-feira, "Passione" atingiu 5,2% de rating e 34,8% de share, praticamente o mesmo resultado que a sua antecessora.

Quanto às séries, "Portugal Tal & Qual" já pode ser considerado o novo fracasso da RTP1. Na última quinta-feira, e com o jogo de futebol entre o PSG e o Sport Lisboa e Benfica (16,2% de rating e 43,6% de share), a produção da estação pública ficou-se pelos 11,5% de share.
Felizmente, Catarina Furtado na sua estreia teve uma sorte maior, com um "Quem Tramou Peter Pan" a atingir a sexta posição do top dos 15 programas mais vistos do dia. O novo programa da RTP1 alcançou 9,2% de a rating e 24,9% de share.
No que toca ainda à "Família Mata", tal como nas restantes semanas, tem atingido os mínimos exigidos, tendo alcançado na última quarta-feira um resultado satisfatório - 9,4% de audiência média e 22,7% de share.

Por fim, quanto às entrevistas de Fátima Campos Ferreira, apesar de não terem feito grandes "estragos" à concorrência, tornaram-se no programa mais visto da RTP1 em alguns dias. Na sua estreia, "Portugal e o Futuro" alcançou 9,9% de rating e 25,1% de share.

Figura da semana





Os cinco apresentadores de "5 Para a Meia-Noite" estreiam-se neste espaço da "Audimetria Semanal". Afinal, e a meu ver, foram as grandes figuras da semana, depois de verificar as audiências do talk-show da RTP2. Com as férias da Páscoa, ninguém ficou indiferente ao programa do segundo canal. Não acredita? Segunda-feira: 13,8% de share; Terça-feira: 9,7%; Quarta-feira: 11,6% de share; Quinta-feira: 15,1% de share (programa mais visto da RTP2).
"5 Para a Meia-Noite" despediu-se assim com excelentes resultados, merecendo os cinco apresentadores do programa uma salva de palmas pelo seu talento e empenho! Parabéns!

Número da semana



13,2%

... foi o rating alcançado pela emissão de "Uma Canção Para Ti" do último domingo, na qual Pedro Ferreira se sagrou vencedor. Nesse dia, "Portugal Tem Talento" não foi além dos 8,3%.


Devido à não disponibilização da tabela do Minuto Mais Visto da Semana pelo Clipping da Marktest, este "espaço" volta para a semana! Até lá!

Esqueceram-se de...Artur Albarran!


Boa noite, seja bem vindo a mais um Esqueceram-se de Mim! Esta noite relembra-mos Artur Albarran, pronto para recordar?

O ex-jornalista e actualmente empresário começou a trabalhar em televisão há já vários anos, tendo sido na RTP que iniciou a sua carreira no programa 'Grande Reportagem'. Antes disso e já como jornalista trabalhou no Rádio Clube de Moçambique e no Rádio Clube Português, tendo posteriormente abraçado a direcção de informação dos dois únicos canais estatais, RTP1 e RTP2. Abandonando o lugar, fez parte da redacção que trabalhou no arranque da TVI, em 1993, onde teve um programa em nome próprio e esteve a cargo da apresentação do principal bloco informativo do canal.

Mais tarde, dividindo-se entre informação e entretenimento teve um dos mais polémicos programas da televisão portuguesa, 'Imagens Reais', na SIC, onde imagens chocantes capturadas por câmaras de filmar tinham destaque. Ainda na estação apresentou o reality-show 'Acorrentados', que tentou travar o sucesso de 'Big Brother' e mais recentemente, em 2008, o seu último trabalho 'O Mundo é Pequeno', baseado no formato de 'Imagens Reais'.

Afastado da televisão desde então o seu nome aparece hoje como um dos maiores devedores do fisco e ligado a branqueamento de capitais e falsificação de documentos. O ex-jornalista enfrentou também, a nível pessoal, a acusação de violência doméstica, feita pela ex-mulher.

Com uma carreira bem sucedida, é notório como negócios falhados e opções duvidosas deitam tudo a perder e fazem de um dos mais carismáticos apresentadores/ jornalistas ficar caído no esquecimento.

Afonso Pimentel no elenco de "Violeta"


Ainda pode ser visto nos ecrãs da TVI na pele de Eduardo de Espírito Indomável, todavia, de férias há já algumas semanas, o actor tem já um novo projecto em mãos.

De acordo com a edição desta semana da revista Maria, Afonso Pimentel fará parte do elenco da substituta de Sedução, da autoria de Tozé Martinho.


Embora ainda sejam conhecidos poucos pormenores, o certo mesmo é que o actor continuará na representação da TVI, embora se tenha falado recentemente num alegado interesse da SIC.

Em cima da mesa está ainda a possibilidade de voltar a fazer par romântico com Mariana Monteiro, com quem contracenou em Espírito Indomável.


Quiosque: Maria

Pedro Granger "dividido" entre SIC e TVI


É já no final do próximo mês de Maio que o contrato de exclusividade do actor com Queluz de Baixo chega ao fim. Apesar de notícias recentes darem como certa a sua mudança para Carnaxide, Pedro Granger confessa ao Diário de Notícias de hoje que ainda está a ponderar o seu futuro.


"É uma decisão emocional e profissionalmente difícil e que assenta sobretudo na base dos projectos",começa por dizer, acrescentando ainda que “Andamos todos a falar agora” e que “até Maio vai ter de tomar uma decisão”. De acordo com o referido jornal, o actor e apresentador tem estado mesmo em negociações com a SIC e a decisão final está dependente dos projectos apresentados.


A terminar, Pedro Granger explicou ainda o que o liga às duas estações: "A TVI é uma casa onde adoro estar, onde tenho amigos, que me tem dado bons projectos e onde tenho crescido. É a casa onde estou há quatro anos. Três anos antes tinha estado na SIC, uma estação onde também estão pessoas de quem gosto muito."


Será que o Tiago de Sedução acabará mesmo por regressar a Carnaxide? Ou permanecerá por Queluz de Baixo? Resta aguardar por novidades.


Quiosque: Diário de Notícias

Fernando Nobre em "Especial Informação"


O número um por Lisboa da lista do PSD vai ser o convidado de Fátima Campos Ferreira já amanhã, num "Especial Informação". Depois da polémica com as críticas dos seus apoiantes por ter aceite o convite de Pedro Passos Coelho, Fernando Nobre pretende esclarecer os portugueses sobre a sua decisão!

A RTP1 dá assim mais um passo em frente, ao conseguir ser a primeira estação a entrevistar este político!

Quiosque: Diário de Notícias

Esta noite...


.. mais uma edição da rubrica de audiências do Televisão-Opinião/TV Universo. Não pode perder, uma hora após o Esqueceram-se de Mim!

Episódio Seguinte

Boa Tarde! Está em linha mais um Episódio Seguinte!

Eva alia-se a Joana Rita


Denunciados por Matilde, Eva e Matias vêem o seu amor exposto ao ódio dos pais. Depois de serem apanhados aos beijos pelos progenitores, os dois apaixonados fogem e acabam por ter um acidente de automóvel. O jovem é quem mais sofre, correndo o risco de perder a vista.


Sem compaixão, Geraldo acaba por fazer um aviso à filha: ou fica do lado dele ou do de Matias. Furiosa, a rapariga opta pelo seu amor e o pai expulsa-a de casa. Sem tecto, Eva acaba por aceitar a ajuda de Avelina e ir para casa dos Sardinha.


Entretanto, após vários dias de muita incerteza, o filho de Joana Rita acaba por recuperar a visão, para grande alegria da mãe, que, quando recebe a notícia, vai para a casa de Felicidade falar com a amada de Matias. Surpreendida, Eva ouve-a dizer que decidiu apoiar o amor dos dois jovens, que não têm que sofrer pelo passado dos pais. Para provar as suas intenções, Joana Rita pede-lhe que vá viver para a Tamargueira.


Na herdade, a candidata à presidência da câmara anuncia que o filho vai regressar do hospital e põe em andamento os preparativos para a grande festa. Todos ficam muito animados com a novidade, sem, no entanto, imaginarem que a festa terá uma grande surpresa: Matias far-se-á acompanhar por Eva, que decidiu aliar-se a Joana Rita.


Flor receia que Ester cometa uma loucura



O bebé de Ana começa a ser disputado por Laura, Ester e Carmo, que lutam pelos afectos da jovem para poderem ficar com a criança. Contudo, Flor teme que a escritora cometa uma loucura quando descobrir porque é que a filha de José Carlos está mais decidida do que nunca a ficar com o recém-nascido.


Desde que se separou de Ester, Rui está mais perto de Laura, graças a Carmo. Os dois começam mesmo a sair e num desses encontros chegam mesmo a beijar-se. A advogada descobre a situação, mas como a sua relação com a escritora está muito afectada desde a morte de Martim não sabe como lhe dizer. Pior, teme que a amiga cometa uma loucura ao saber que perdeu o marido de vez e que não o irá recuperar.


Assim, pede ajuda a Carmo, mas a produtora não o faz. A amiga de Samuel diz que não a irá ajudar, até porque quer que Ester sofra depois de todas as humilhações por que ela a fez passar. Porém, isso não é preciso, uma vez que a escritora acaba por apanhar o marido em flagrante…


CURTAS:


Em Espírito Indomável, ao perceber que João está de volta e que foi ele quem agrediu , Rafael confronta-o e dá-lhe um soco. Porém, o filho de Rodrigo nega todas as suspeitas.


Em Laços de Sangue, depois de violar e espancar Sandra, Luís recebe a visita de dois agentes da autoridade na Iô-Iô. Embora nem acredite no que se passou, o ex-marido de Isabel terá que responder em tribunal por aquilo que fez…


Em Escrito nas Estrelas, de papo para o ar, Gilmar é surpreendido pelo apetite voraz de um mamífero de mandíbulas aguçadas e acaba por morrer.


Quiosque: Mariana, Maria, Telenovelas, TV Guia

"O Último a Sair": o novo reality-show da RTP1


Desengane-se se pensa que os reality-shows apenas são apostas da SIC ou TVI. A RTP1 está a preparar um programa deste género para os próximos meses. Segundo o Correio da Manhã, "O Último a Sair" já conta com uma página no Facebook, e promete englobar a ajuda dos vários curiosos por televisão!

Apesar do conteúdo deste reality-show ser ainda desconhecido, alguns pormenores são adiantados pelo jornal da Cofina: "13 pessoas, 24 câmaras, 90 dias, 24 horas". Depois de "5 Para a Meia-Noite" e da "Antena 3" terem encaminhado os seus seguidores para a referida página do Facebook, espera-se agora que a RTP1 comece a dar alguns detalhes sobre esta nova aposta. Aliás, na página oficial da estação pública existe uma mensagem para os mais interessados: "Sabemos que muitos de vocês, tal como nós, são apaixonados por fazer televisão, web, e contagiados pelo facto de poderem participar mais do que apenas assistir. E é por isso que, para breve (muito breve, prometemos), vai nascer um novo projecto para o qual a vossa participação é absoluta e estritamente fundamental".

De referir por fim que a produção do reality-show está a cargo da "Até ao Fim do Mundo", e que a apresentação e data de estreia ainda não são conhecidos.

Quiosque: Correio da Manhã

Marta e Carla Andrino são a mesma pessoa em "Redenção"

As gravações já arrancaram há alguns dias e decorrem a todo o vapor. No entanto, surge esta semana uma novidade bastante curiosa sobre a terceira minissérie da TVI.


De acordo com a Maria, em Redenção, Marta Andrino e Carla Andrino, mãe e filha na vida real, serão a mesma personagem, em épocas diferentes, claro está.


Para além disso, a referida revista adianta ainda que a personagem de ambos viverá um romance bastante atribulado com a personagem do ex-concorrente de Ídolos, Gonçalo Dias.


Quiosque: Maria

Iva Domingues conduz "A Tarde é Sua"

Depois de ter substituído Leonor Poeiras em Agora é que Conta, a apresentadora prepara-se para ocupar agora o lugar de Fátima Lopes durante a próxima semana.


O anúncio foi feito pela própria cara de A Tarde é Sua, que confessou estar de partida para umas merecidas férias, que, contudo, durarão apenas uma semana.


Iva Domingues tem assim mais uma oportunidade no day-time da TVI e pode dizer-se que a escolha para conduzir uma emissão especial há pouco tempo (Juntos por Portugal) deverá ter sido como que uma espécie de “estágio”.

Momentos


Bom dia! Foi uma das finais mais desejadas dos últimos tempos. Apesar de não ter tido nenhuma bola em campo, o Campo Pequeno levantou-se para aplaudir a vitória de António, no reality-show "A Casa dos Segredos". Nesta altura, Júlia Pinheiro despedia-se dos ecrãs de Queluz de Baixo, e os fãs de Ana Isabel lamentavam a derrota da concorrente.
Ora veja!


Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.


Degradação persistente


1. É a existência da RTP, nos moldes em que ela existe, que explica a forma como se negoceiam os debates eleitorais em Portugal. Se a RTP não estivesse sobredimensionada, mas fosse a estação marginal que deveria ser, então os partidos não começariam as negociações pela reivindicação dos seus "direitos", antes tentando perceber quais eram as suas "oportunidades". Em todo o caso, já não faz sentido que a discussão sobre que debates haverá continue a fazer-se com base na agenda dos partidos, mais do que na das televisões. Leio-o por todo o lado: são os directores de campanha quem está a impor as regras, não os canais. E, se as televisões nem sequer nesta altura conseguem entender-se o suficiente para fazerem prevalecer os seus interesses sobre os das forças partidárias, tão desacreditadas andam estas, então o mais provável é que não consigam entender-se nunca. Mau sinal.


2. Vencida pelos altos custos e pelas baixas audiências, a RTP pediu autorização ao Governo para suspender as emissões da RDP Internacional em Onda Curta. A sobredimensão da estação pública de rádio e TV é tão óbvia que a própria já quer encolher. É nesta estrutura que Passos Coelho, afinal, já não vai mexer?


3. É curioso o que está a acontecer, nos EUA, com estrelas como Charlie Sheen, ou Kirstie Alley (e não só). Caídas em desgraça, porque se afundaram em vícios ou simplesmente envelheceram, elas estão agora a transformar esse declínio num negócio, com aparições na TV, contratos publicitários e até merchandising ligados à sua degradação. As situações têm um tanto de deprimente, mas têm outro tanto de irónico e até algo de visionário. Há um novo nicho de mercado a nascer. Atenção a ele.