1 de março de 2010

Frente a Frente

Boa noite. O Frente a Frente desta semana ocorre entre Marcelo Rebelo de Sousa e Miguel Sousa Tavares.

Desde há vários anos que domingo é sinónimo de Marcelo Rebelo de Sousa. Inicialmente no Jornal Nacional, e nos últimos tempos em As Escolhas de Marcelo Rebelo de Sousa, na estação estatal.

Uma das maiores figuras do Partido Social Democrata alcançou o “rótulo” de “melhor comentador político” de há uns tempos para cá. Objectivo, polémico, directo, livre e “sem papas na língua”, Marcelo Rebelo de Sousa consegue, através das suas opiniões, ajudar inúmeros portugueses a ter uma outra visão dos acontecimentos que marcam o nosso país. Prova disso é o número de telespectadores que o seu último programa alcançava.

Apesar de ter sido várias vezes vítima de críticas e queixas na Entidade Reguladora para a Comunicação Social, o “professor” nunca alterou a sua forma de estar, nem mudou as suas opiniões. Manteve-se fiel ao seu estilo.

Hoje é o primeiro dia após a sua saída da RTP. Em breve, Marcelo Rebelo de Sousa deverá estar de volta a Queluz de Baixo. Será, quanto a mim, um óptimo reforço para a estação que vem numa época de alguma tensão, devido às polémicas com o primeiro-ministro. Para a SIC, não acredito que vá e penso que é na TVI que está a sua “casa”.

Em Queluz de Baixo, Carnaxide, ou na Marechal Gomes da Costa, o importante é que o público português continue a ter o privilégio de ouvir os comentários deste grande senhor!


Miguel Sousa Tavares, começou a sua carreira televisiva na RTP1, mas foi na SIC, que esta se aprofundou. Na estação de Carnaxide, esteve, por exemplo, à frente de Crossfire, programa de informação que co-apresentava com Margarida Marante. Em 1998, abandonou o canal, e declinou o convite de director-geral da RTP1.
Foi passado um ano, que integrou a família TVI. Nesta casa, o seu primeiro programa chamava-se Em Legítima Defesa, onde dividia o protagonismo com Paula Teixeira da Cruz (vereadora do PSD à Câmara Municipal de Lisboa). Em termos de formatos, na TVI, o seu percurso acabou aqui.

Em 2000, passou a integrar a equipa do Jornal Nacional, como comentador fixo das terças-feiras. Até 2009, foi esse o seu papel no canal.
Foi no final desse ano, que se falou da possível transferência de Miguel Sousa Tavares da TVI, para a SIC. Numa altura, em que a liberdade informativa da TVI, estava a ser posta em causa, pela saída de José Eduardo Moniz da estação, pelo fim do Jornal Nacional de 6ª, pela demissão da direcção de informação do canal, o jornalista aproveitou a onda, e aceitou o convite da SIC, que há muito o andava a "namorar".
Actualmente, está à frente de Sinais de Fogo. A estreia ocorreu no dia 21 de Fevereiro, tendo obtido um resultado bastante positivo: 13,9% de rating.

Para o primeiro programa, nada melhor que entrevistar José Sócrates
. Achei a entrevista bem conduzida, apesar de se notar que muitas das perguntas que Miguel Sousa Tavares fez ao primeiro-ministro, acabaram por não ser respondidas.

A verdade é que, faltava, à SIC, uma figura destas. Um comentador, um jornalista, e acima de tudo, uma personalidade na qual os portugueses têm confiança.
Porque é que eu digo isto, pergunta o leitor.

Bom, se repararmos bem, há sensivelmente um ano, Mário Crespo teve um espaço de entrevista na SIC. Este, Mário Crespo Entrevista, acabou por ir por água abaixo. Os resultados foram desastrosos, e nem mesmo tendo entrevistado figuras importantes da actualidade nacional, os mesmos subiram.
Se repararmos em Sinais Fogo, notamos alguns semelhanças entre os dois formatos. Ora, isto faz-me concluir que, e não desvalorizando o excelente trabalho de Mário Crespo, os portugueses sabem que podem contar com um bom trabalho da parte Miguel Sousa Tavares.
Pessoalmente, nunca fui seu grande fã, talvez por ter comentado num noticiário que não acompanhava (Jornal Nacional), mas na entrevista ao primeiro-ministro, achei a sua postura inteligente. Fez as perguntas que José Sócrates não queria ouvir, nem responder.

Penso que, e tal como diz o provérbio, "um bom filho à casa torna", o percurso de Miguel Sousa Tavares nesta nova SIC, pode ser auspicioso, e estou bastante curioso em relação à evolução de Sinais de Fogo.
O que sei é que, o programa de hoje (1 de Março), e que acabou de começar, promete! O entrevistado vai ser Gonçalo Amaral, o ex-inspector da polícia judiciário, que lidou com o caso Maddie.
E é com estas figuras, com o comentário de Miguel Sousa Tavares, e com o seu conhecimento, que Sinais de Fogo vai vingar!

Iniciado um novo Frente a Frente, dou por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da enquete que opunha as opiniões Leonor Poeiras/Catarina Morazzo:


Leonor Poeiras, por Diogo Santos - 54%
Catarina Morazzo, por Tiago Henriques - 46%

Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Noticias.
Às 21:00, não perca o Frente a Frente desta semana.

Sabe mais que um...?

A avaliar pelo original britânico, As Crianças Estão Certas, que a RTP1 estreia em finais de Março, parece apenas uma variação do velho Sabe mais Que Um Miúdo de 10 Anos? Mas é mais do que isso: é uma variação de todos os concursos de cultura geral feitos até hoje, em linha com a longa série de reciclagens e reconfigurações que os produtores vão engendrando para não cansar o espectador.

Vistos os últimos trinta anos, já tivemos de tudo: concursos com e sem crianças, concursos com e sem famílias, concursos em que um só concorrente enfrentava uma plateia toda e em que dois concorrentes se enfrentavam um ao outro, programas que faziam desfilar 50 perguntas e concursos que durante meia hora não faziam mais de duas ou três, programas em que a ideia era mesmo testar a cultura geral dos portugueses e programas em que não se pretendia outra coisa senão proporcionar um espectáculo divertido. Basicamente, ia tudo dar ao mesmo.

De todos, o melhor foi provavelmente O Elo Mais Fraco. Em pouco mais de 20 minutos, os concorrentes eram colocados perante dezenas de perguntas das mais diversas áreas, sempre sem reduzir a cultura geral à actividade "dos famosos" ou à actualidade comezinha. Depois, nunca era preciso passar dez minutos à espera de conferir uma resposta. Nem sequer cinco, ou três ou mesmo um minuto: um instante bastava - e, no entanto, não deixava de haver expectativa, abismo e ansiedade.

Como apreciador do género, gostava de ver regressados esses formatos mais clássicos, sem grandes artifícios ou disfarces. Mas o mais provável é que as pessoas efectivamente não tenham o mínimo desejo de testar a sua cultura geral.

Às 21:00

Não perca!

Diana Piedade e Filomena Cautela já se conhecem há 6 anos


O beijo de Diana Piedade e Filomena Cautela na passada segunda-feira não foi um acaso. A segunda classificada de "Ídolos" já conhece a apresentadora de "5 Para a Meia Noite" há cerca de 6 anos. Na época, as duas jovens participaram num curso de actores da NBP, que acabou por abrir as portas do mundo da ficção a Filomena Cautela, tendo esta sido chamada para a primeira série de "Morangos com Açúcar". Já Diana não teve a mesma sorte e manteve-se afastada do mundo da ribalta.

Fala-se 01/03/2010


Boa Tarde! São 15 horas e como não podia deixar está na hora de? É isso mesmo que está a pensar, está na hora de se falar de alguém! E hoje as "vítimas" são:

Cláudia Vieira e Pedro Teixeira
A apresentadora de "Ídolos" e o actor estão prestes a ser pais de uma menina. Faltam cerca de dois meses para Cláudia Vieira dar à luz e o casal começou agora a frequentar aulas de preparação para o parto. "Ainda só tivemos duas aulas e foram muito teóricas, ainda não passámos à prática", disse a actriz ao 24 Horas. Cláudia Vieira revelou ainda que pretende guardar as células estaminais e que deseja que Maria nasça de parto natural.

Luciana Abreu
A actriz e cantora está cada vez mais ligada a Angola. Depois de ter estado por lá em Dezembro, regressou novamente em Janeiro. Durante essas deslocações, a eterna Floribella manteve contactos com músicos. Enquanto aguarda por uma resposta da estação de Carnaxide, Luciana Abreu está cada vez mais empenhada em seguir uma carreira musical.

Audimetria - 28/02/2010

No último dia de Fevereiro, a SIC venceu com um óptimo resultado. A RTP e a TVI, ficaram com o segundo e terceiro lugar, respectivamente, com um baixo resultado audiométrico.

O vencedor do dia foi o Telejornal, da RTP1, que atingiu 12.3% de rating e 31.8% de share. Sem dúvida que, a gala de SIC, cujo o objectivo era angariar fundos para a Madeira, foi outro dos vencedores da noite, tendo batido os 40 pontos.
De referir ainda a prestação do Jornal da Tarde. O noticiário da hora de almoço da RTP1, foi o segundo programa mais visto da estação pública. Chegou aos 10% de rating.
O derrotado do dia, foi, sem dúvida, a estreia da nova mini série da TVI 37, escrita por Rui Vilhena. Esta foi o 14º programa mais visto dia, tendo atingido os 7,8% de rating e os 26,1% de share. Quanto à novela da TVI Meu Amor, ficou-se pelos 12,2% de audiência média. No que toca ao share, ficou na casa dos 31 pontos. Foi o terceiro programa mais visto do dia.


O destaque do dia vai para Lua Vermelha, que obteve 9,3% de rating e 23,6% de share. A despedida do último programa "As Escolhas de Marcelo Rebelo de Sousa", não se portou mal. Foi o sétimo programa mais visto do dia, tendo alcançado 9,8% de audiência média.
As séries da tarde da SIC estiveram bem. Investigação Criminal Los Angeles e Flashfoward ultrapassaram os 7% de rating e 31% de share.
Fonte: Mediamonitor

Revista de Imprensa 01/03/2010

Bom dia! Seja bem-vindo à primeira Revista de Imprensa de Março.

"Festival da Canção 2010" com mais novidades
Tal como avançado recentemente, o "Festival da Canção" deste ano terá várias diferenças em relação às últimas edições. Assim, na primeira semi-final do programa existirá um tema central: artes de rua e esta temática será tratada em duas actuações. Na segunda semi-final, a quatro de Março, o programa contará com a presença de vozes que marcaram outros festivais, como José Cid, Simone de Oliveira ou Fernando Tordo. Está ainda prevista uma homenagem a Rosa Lobato de Faria. Por último, na final será feita uma homenagem a José Carlos Ary dos Santos e estarão presentes os "The Voca People".

"XXS" chega a 14 de Março
Foi na passada semana que Carolina Patrocínio e Pedro Miguel Ramos, bem como a restante comitiva portuguesa partiram para a Argentina. O motivo é simples: é lá que decorrerão as gravações de "XXS", o novo programa da estação de Carnaxide. As promos ao novo formato já estão no ar e segundo o "Correio da Manhã", a estreia será já no próximo dia 14 de Março. As restantes emissões irão para o ar nesse mesmo dia da semana, sempre após "Lua Vermelha". Está então encontrado o substituto de "Ídolos", ainda antes da estreia da adaptação portuguesa de "So you Think you Can Dance".

CITAÇÃO DO DIA

"Os actores têm um papel importantissimo na sociedade porque a televisão chega a um milhão de pessoas diariamente"
Margarida Vila-Nova

Sugestão do dia:

Não perca hoje, após o "Telejornal" a estreia da sétima temporada de "Cuidado Com a Língua"
Fontes:
. Notícias TV
. Correio da Manhã
. 24 Horas