24 de março de 2010

Cine-Opinião


Boa noite, seja bem-vindo a mais uma edição Cine-Opinião.

The book of Eli



Uma história de coragem, esperança e acima de tudo perseverança, passada num cenário pós-apocalíptico, é a essência deste filme realizado por Albert Hughes.

Eli (Denzel Washington) mais uma vez com uma excelente e profissional prestação, assume-se como personagem central, nesta história onde o bem e mal assumem contornos extremos e onde a humanidade mais uma vez é posta em causa. Até que ponto é o Homem capaz de reconstruir o seu mundo, escolher o caminho certo e acima de tudo ter fé.

Repleto de imagens poderosas, uma banda sonora muito bem escolhida, cenas de acção estonteantes e uma profundidade que nos prende do inicio ao fim, é, sem duvida, um filme a não perder.


Ficará surpreendido.





Em Árabe e Hebraico Eli pode ter um significado adjuvante ao do nome "Deus".

Até para a semana!

Fecho

O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias. Às 21:00, não perca mais uma edição do Cine-Opinião.


A comissão do Google

O espectáculo mediático que tem sido feito em redor da Comissão de Ética nos últimos dois meses (ontem passaram por lá mais três intervenientes: Paulo Baldaia, director da TSF, João Marcelino, director deste jornal, e Nuno Santos, director de Programas da SIC) não vai dar em nada, já se percebeu.

O que inicialmente parecia ser um caminho para apurar a verdade é hoje apenas um caminho para apurar a verdade que se julgar conveniente. As máquinas partidárias têm feito tudo para retirar qualquer sentido aos trabalhos da comissão, chamando à Assembleia tudo o que mexe.


Se há algo, porém, que todo este frenesi tem provado é um claro e preocupante desconhecimento da realidade jornalística e do mundo em que vivem os deputados da comissão. Ao longo destes meses tenho assistido, incrédulo, a algumas perguntas a que qualquer cidadão normal que leia jornais saberia responder. Tenho ouvido comentários que partem de pressupostos que revelam uma profunda ignorância e um enorme engajamento político. Ainda ontem, houve perguntas feitas que não o teriam sido se os deputados, minimamente, tivessem feito o trabalho de casa (como, por exemplo, quando uma deputada perguntou a Marcelino se já estava na Controlinveste aquando do despedimento colectivo de 2009).


Eu percebo que para muitos deputados estes sejam momentos importantes para mostrar trabalho e justificar o ordenado que ganham. Mas escusavam de chamar tanta gente ao Parlamento. Bastava ir ao Google.

Esta noite..

Às 21:00!

"Mad Men" vai ter bonecos criados pela Mattel


A conhecida série norte-americana, que em Portugal é transmitida pela RTP2 e pela FOX Next, vai ver as suas personagens principais transformarem-se em miniaturas.
Isto porque, e segundo a Notícias TV desta semana, a Mattel estabeleceu um acordo com a estação de televisão AMC. Os fãs da série, poderão assim adquirir Donald Draper, Betty Draper, Joan Holloway e Roger Sterling a partir de Julho de 2010.
Quiosque: Notícias TV

Momentos


Boa tarde. O Momento desta semana pertence à TVI. Casos da Vida estreou em 2008, e teve duas temporadas. Uma boa série de histórias, que a estação de Queluz de Baixo lançou.
Lembra-se?


Fala-se 24/03/2010

Boa Tarde! São 15 horas e, como habitual, está na hora de se falar!
Hoje, as protagonistas são:

Mariana Monteiro

Segundo a revista “TV 7 Dias”, a actriz tem estado muito próxima de João Cajuda. Ao que parece, o actor deverá estar apaixonado pela protagonista de Deixa que te Leve, mas esta vê-o apenas como um amigo.

Aliás, os dois jovens mantêm uma relação muito próxima há mais de cinco anos. Recentemente, estiveram, juntamente com Helena Costa e Sara Prata, a fazer um workshop de representação nos Estados Unidos, o que os terá aproximado ainda mais.

Todavia, Mariana Monteiro garante que tudo não passa de uma bonita amizade: “Eu e o João somos só amigos. Estou solteira e boa rapariga”, avançou à referida revista.

Luciana Abreu

Os rumores da possível gravidez da actriz foram retomados. Tudo porque a namorada de Yannick Djaló faltou a um evento de solidariedade e, no local, foi dito que a ausência se devia a complicações na gestação. Apesar de tudo, Luciana Abreu desmentiu esta versão: “Já tinha informado com antecedência que não ia estar presente.”

Quiosque:
24 Horas, TV 7 Dias

Revista de Imprensa 24/03/2010

Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quarta-feira!

Rita Ferro Rodrigues pondera regresso "às origens"
Foi em 2006 que entregou a sua carteira profissional de jornalista, para apresentar o então programa das tardes de Carnaxide, Contacto. Quatro anos volvidos, Rita Ferro Rodrigues voltou a fazer o “trabalho de terreno”, durante a catástrofe que ocorreu no Funchal.

Com este regresso às origens, a apresentadora voltou a ter presente em si o “bichinho de repórter” que julgava “adormecido”.

Em entrevista ao “24 Horas”, a filha de Ferro Rodrigues admitiu que a hipótese de voltar a sair de estúdio é algo bastante viável e que, quando tiver hipótese, regressará a trabalhos de reportagem.

Série sobre Aviação prestes a chegar à RTP

Depois do final das gravações de Cidade Despida, a SP Televisão já está a preparar uma nova série, também para o canal do estado. Ainda sem nome definido, este projecto resulta de uma parceria entre a RTP e a TAP, e retratará o mundo da aviação comercial e as relações existentes entre três operadoras aéreas distintas.

Para o elenco já estão escalados os actores Patrícia Bull, João Ricardo e Eric Santos. O arranque das gravações está agendado já para o inicio de Maio.

CITAÇÃO DO DIA:

“Quando paro para pensar em tudo o que deixei que me acontecesse sinto-me orgulhosa e feliz.”

Marta Fernandes

Curiosidade do dia:

Apesar de já não estar na TVI, José Eduardo Moniz continua a aplaudir o sucesso da estação. Depois da estreia de Mar de Paixão, o antigo director geral do canal fez questão de enviar uma mensagem de parabéns à autora da história, Patrícia Müller.

Quiosque:
24 Horas

Para lá das 24

Boa noite. O Para lá das 24 de terça-feira já está em linha!

Falar. Expressar. Comunicar. São três palavras essenciais que, na maioria dos casos, exigem algo, sem o qual não nos imaginamos - a voz.

Pare o que está a fazer neste momento. Esqueça as preocupações e aquele mau momento que hoje teve de enfrentar. Se se lembra do senhor que hoje foi mal educado consigo à saída do autocarro, mande-o dar uma volta. Se não lhe sai da cabeça aquela pessoa que hoje passou por si, e que tinha o mistério no rosto, deixe de lado.
Foque-se apenas no ecrã do seu computador e pense no seguinte: e se lhe tirassem a voz, o que faria? Se de um momento para o outro deixasse de falar, qual seria o próximo passo?

Não, não está ninguém em casa. Faltou a luz. O seu telemóvel ficou sem bateria, e está a chover lá fora. Instala-se o pânico dentro do seu ser. Posteriormente acalma-se e pensa numa solução. Chamar um táxi? Não, como lhe dizia a morada para o sítio pretendido? Apanhar o autocarro? Como pediria o bilhete ao motorista? Decide ir a pé para o hospital mais próximo. Pega no seu guarda-chuva, e demora cerca de vinte minutos a chegar.
Quando chega, estão trinta pessoas à sua frente e você não consegue dizer nada. E aí volta a sentir o medo.

Este texto é apenas um possível início de algo. E o meu objectivo com ele, é apenas destacar algo que por vezes forçamos, sem ter a consciência que podemos provocar um grave problema. A voz é uma preciosidade do ser humano. Apesar de sem ela também ser possível comunicar, neste caso, as coisas tornam-se mais complicadas.

Estar muitas horas a falar, sem ir bebendo um copo de água, sem fazer pequenas pausas, ferem as cordas vocais. Consequências: nódulos na garganta, rouquidão, e chegar a uma idade onde a nossa voz seja totalmente diferente daquela que tínhamos.

A 16 de Abril comemora-se o Dia Mundial da Voz. Pense nisto!