13 de agosto de 2010

Os Escolhidos

Os_Escolhidos


Boa Noite! Mais uma vez bem-vindo a Os Escolhidos!


Estão em linha as três opiniões em falta!


Inês Moreira Santos: À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, "Há Volta" é novamente uma aposta da RTP. O formato continua a fazer a concorrência cair. O que pensas do programa em si e da performance dos seus apresentadores? João Baião e Isabel Figueira são uma dupla para manter?

Todos os anos por esta altura, muitos telespectadores acompanham o ciclismo pela RTP. Um programa como o “Há Volta” só vem, na minha opinião, ajudar a fidelizar o público, seja-se ou não fã da modalidade.

João Baião volta a dar a cara pelo formato e, a meu ver, é o apresentador perfeito para este tipo de programas. Gosto bastante dele. Mesmo que muitos lhe apontem defeitos, para mim, é um excelente comunicador. É daquela alegria que muita gente precisa (e deve ter-se em conta que grande parte do público que assiste aos programas da tarde é idoso).

Isabel Figueira, que regressou este ano ao “Há Volta” (já o apresentou em 2007 e 2008), não se está a sair nada mal. Tem-me surpreendido, pois associo-a demasiadamente ao “Top +”, e não estou habituada a vê-la tão natural e espontânea.

Contudo, penso que a RTP poderia ter dado mais uma oportunidade a Diamantina Rodrigues, que em 2009 brilhou no “Há Volta”, junto a João Baião e a Carla Matos Gomes (que se mantém também este ano). Diamantina era uma cara quase desconhecida que surpreendeu pela sua alegria, beleza e simpatia.

Portanto, apesar de estar a gostar da prestação de Isabel Figueira, para mim, a dupla perfeita seria Baião e Diamantina a percorrer o país nas tardes de Verão da volta a Portugal.


André Costa: É cada vez mais certo que "Quem Quer Ganha" vá sair do ar. Com o final do programa e, tendo em conta que André Cerqueira confessou ter projectos para Leonor Poeiras, o que te parece que a apresentadora vá fazer?

Até ver, o “Quem Quer Ganha” está com os dias contados! O programa, que dura há anos e que já teve várias versões e várias apresentadoras, se tivesse à espera das audiências para se manter no ar, já tinha acabado há muito! É um facto que o programa nunca se impôs e nos dias em que, forçosamente, não teve que ir para o ar, ninguém lhe sentiu a falta. Valia os euros que entravam nos cofres da TVI, vindos directamente dos telefones e dos telemóveis dos telespectadores… e foi isso que deu vida ao programa!

Leonor Poeiras, a última apresentadora deste formato, está a ver o seu lugar na televisão ocupado pela outrora “senhora das manhãs” da SIC que agora será das tardes da TVI! Não que a Fátima Lopes vá apresentar o “Quem Quer Ganha”, mas porque o seu programa irá ocupar o lugar deste e o da repetição dos “Morangos com Açúcar”. E o que será feito de Leonor Poeiras? A apresentadora, que merecia mais e melhores oportunidades do que aquelas que já lhe deram, vai para os diários do “Secret Story”. Sabe a pouco? Sempre é melhor do que se saísse do ar. Se tivesse, algum dia, mudado de canal, talvez a sua carreira (e a sua sorte) tivesse sido outra.


Rúben Baía: Ao contrário do que acontece na TVI, as séries emitidas pela SIC consegue fazer bons resultados. Para além dos produtos emitidos após "Passione", como "CSI" ou "Investigação Criminal", também à tarde "Entre Vidas" tem resultado. A estreia da quinta temporada, no passado sábado ficou acima da média da estação. Porque motivo em Queluz de baixo os resultados são baixos e em Carnaxide agradáveis? Será devido à selecção feita pela TVI?

Não me parece que a selecção de séries da TVI seja, de todo, má. Produções como House, Heroes ou Castle têm tanto ou mais recepção por parte dos telespectadores como Entre Vidas e CSI. No meu entender, a questão põe-se tanto nos horários como na promoção feita.

Por exemplo, quando se tenta descobrir em que canal se pode ver NCIS: Los Angeles, em que Daniela Ruah é protagonista, rapidamente se pensa na SIC, devido a toda a publicidade que esta faz ao facto de ter os direitos de transmissão.

Já relativamente a House, os telespectadores pensam mais rapidamente na FOX, uma vez que a TVI, para além de a transmitir tarde, embora lhe faça alguma promoção, não cativa o público.

Por outro lado, o sucesso inesperado de Entre Vidas verifica-se pela hora em que é transmitida. Embora neste horário os filmes sejam “reis”, a série é algo que “rompe” com o standard. Também o cativante enredo da história leva a este sucesso.

Portanto, na minha opinião, a questão não é de qualidade, mas sim de Marketing. A TVI devia apostar tanto em promover as séries como aposta em promover a ficção nacional.



As quatro opiniões estão postadas! Está à espera de quê para votar? Contamos consigo!

Os Escolhidos

Os_Escolhidos


Boa Noite! Seja bem-vindo a mais uma edição de Os Escolhidos!


O João Pedro saiu na passada semana, mas nem por isso a "competição" terminou. É agora tempo de dar por terminada a quinta semana do nosso web talent show! Nesta sexta-feira, infelizmente, dizemos adeus a mais um concorrente!


Um dos cinco foi o menos votado com o somatório das votações do júri e dos leitores do Televisão-Opinião/TV Universo.


Passemos então ao somatório dos votos desta semana:


Votação do público

Inês Moreira Santos : 46 votos – 5 pontos


João Rodrigo : 43 votos – 4 pontos


Rúben Baía : 21 votos – 3 pontos


André Costa : 17 votos – 2 pontos


João Carvalho : 15 votos – 1 ponto


Votação do júri

Inês Moreira Santos : 18 votos – 5 pontos


André Costa: 15 votos – 4 pontos


Rúben Baía : 13 votos – 3 pontos


João Carvalho : 8 votos – 2 pontos


João Rodrigo : 6 votos –1 ponto


Totais:


Inês Moreira Santos: 5 + 5 = 10


André Costa: 2 + 4 = 6


Rúben Baía: 3 + 3 = 6


João Rodrigo: 4 + 1 = 5


João Carvalho: 1 + 2 = 3


Somadas as pontuações do júri e do público, o quarto concorrente eliminado é...


João Carvalho


O João Carvalho fica, assim, por esta fase de Os Escolhidos, mas a sua característica forma de escrever e optimas opiniões marcaram o concurso.


No entanto, ainda há muito "jogo" pela frente e só um destes jovens será O Escolhido!


Nesse sentido, inicia-se agora a quarta fase do nosso web talent-show!


Fique agora com a opinião do João Rodrigo. Daqui a uma hora entram em linha as restantes três!


João Rodrigo: Depois do sucesso de "Viver a Vida" e "Caminho das Índias", "Passione" teima em não conseguir prender os telespectadores. Com um elenco de luxo, o que falta a esta produção da Globo para trazer bons resultados a Carnaxide?


Realmente as anteriores novelas conseguiram cativar os espectadores, e no caso das duas produções referidas, elas foram bem diferentes uma da outra! No entanto, “Passione” que até estreou com um resultado razoável e no meio de duas novelas com bons resultados, tudo fazia prever que a novela crescesse, mas o que aconteceu foi exactamente o contrário, começou a perder audiências cada vez mais até estabilizar nos baixos resultados que normalmente faz.


O autor é um mestre das novelas, o elenco é uma parada de estrelas, tem a Itália e São Paulo como cenários. Parece que não falta nada, mas falta o principal de uma novela, a história. Para mim, “Passione” é a pior história que Sílvio de Abreu escreveu até agora. A novela não tem capacidade para cativar os espectadores, depois a forte pronúncia em Italiano também dificulta, fica difícil entender algumas falas…


Na banda sonora, faltam músicas durante a novela, é tudo muito pouco apelativo. Assim, não chega só ter um elenco de luxo com actores conceituados, a história tem de ser interessante! “Viver a Vida” despertava curiosidade do que iria acontecer no dia seguinte, com “Passione” isto não acontece.



Fecho


Boa noite. Hoje, em fecho, trazemos-lhe mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Hoje é dia de mais uma expulsão em Os Escolhidos. Já sabe, logo a partir das 21:00!

De novo, as repetições
As repetições de programas já exibidos são um clássico do ano todo, mas sobretudo do Verão. As críticas às repetições dos programas já exibidos são um clássico do ano todo, mas sobretudo do Verão. Que o espectador comum não perceba os motivos que levam as estações a aproveitar o período estival para repetir, é algo aceitável. Mas que quem escreve sobre televisão não o entenda já me parece mais grave, porque denota ignorância e desonestidade intelectual.

Eu até posso não gostar que os canais repitam hoje à tarde um programa que passaram no prime time do fim-de-semana, ou uma série que ainda há quatro ou cinco meses passou em sinal aberto. Posso não gostar mas entendo. Esta é a forma que os programadores encontram, sobretudo no Verão, quando o consumo televisivo é mais volátil, para baixar os custos de grelha, ou compensar apostas especiais. É que reexibir um programa que já foi exibido não deixa de custar dinheiro, mas o valor é muito menor do que da primeira vez.

Ainda segunda-feira, por exemplo, entre as 22.00 e, pelo menos, as duas da manhã, a RTP1 fez-se valer da prata da casa: Conta-me como foi, Um Lugar para viver, Alerta Cobra, dois episódios de Unidade Especial e Carga Pesada. Todos eles passaram em repetição. Numa só noite e tudo de seguida. A televisão pública conseguiu boas audiências? Não, andou na casa dos 10 pontos de share. Mas compensou, seguramente, os altos custos com que os directos do seu day time (Verão Total e Volta a Portugal) vão desbastando os cofres da empresa estatal.

Mais uma saída..

..não perca às 21:00! O concurso está a chegar ao fim, e eles ainda contam consigo! É caso para dizer: Não perca o próximo episódio, porque nós também não!

Colegas elogiam José Carlos Pereira



Estão prestes a chegar ao fim as gravações de Mar de Paixão para o interprete de Eduardo. Segundo a Notícias TV, durante a próxima semana, o actor terminará as suas cenas. Todavia, a Telenovelas desta semana adianta que, nos últimos dias, não só pela emotividade das situações, tem sido complicado gerir as gravações.


É que, ao que apurou a revista, os seus colegas já começam a sentir saudades de José Carlos Pereira e fazem votos para que os seus tratamentos corram bem e o seu regresso seja rápido.


Paula Lobo Antunes foi uma das actrizes que prestou declarações: “Vai custar muito não o ver. Tenho um grande carinho por ele”, confessou. Já Jéssica Athayde fez questão de referir: “Cruzávamo-nos muito nos corredores e só posso dizer que ele é muito bem-disposto. Foi óptimo estar no mesmo projecto que ele.”


Por fim, Pedro Carvalho mostrou-se esperançado com o futuro: “Nos últimos tempos, contracenei muito com o Zeca e adorei. Está sempre animado. Acho que vamos voltar a trabalhar juntos em breve, o que será excelente”, afirmou.


Recorde-se de que, após o término das suas cenas, José Carlos Pereira prepara-se para fazer, durante três meses, um tratamento de cura da sua dependência do álcool, para que, em Novembro esteja “pronto” para integrar o elenco da nova trama de Maria João Mira.


Quiosque: Telenovelas, Notícias TV

Rui Drumond e Sérgio Rosado vão a banhos


É já amanhã que a SIC emite mais uma edição especial com convidados bem conhecidos do público de Salve-se Quem Puder.


Depois de Tiffanie Jorge e Tiago Careto terem dado o ar da sua graça, é a vez de Rui Drumond e Sérgio Rosado tentar ultrapassar as paredes sem caírem à água.

Enquanto que o membro dos Anjos é o chefe da equipa vermelha, o antigo concorrente de Operação Triunfo vestirá o fato azul.


Gargalhadas, boa-disposição e muita água são os elementos-chave desta emissão, onde o apresentador, Marco Horácio, acabará, também ele, por ir a banhos.

A não perder este sábado à noite, pelas 23h25, na SIC.

Fala-se! 13/08/2010



Boa tarde! Seja bem-vindo a mais um Fala-se!



João Catarré


O actor é um dos entrevistados da revista TV Guia desta semana. Entre muitos temas de conversa, João Catarré foi confrontado com a sua separação inesperada da antiga companheira, Patrícia Candoso


Sobre isso, o jovem foi peremptório: “Não, não foi rasteira nenhuma (ter feito juras de amor), é a minha vida. Não vale a pena tocar num ponto que faz parte do passado”, começou por dizer para depois revelar que nem uma amizade restou: “Não. Cada um seguiu a sua vida, não mantemos relação”.

Sobre um novo amor, João pouco disse, confessando apenas: “Sou um apaixonado”.



Júlio Magalhães


Depois de um ano cheio de trabalho, o director de informação da TVI está, finalmente, a gozar umas merecidas férias.

Se, durante esta semana descansou em Armação de Pêra, no Algarve, onde tem casa, já na próxima segunda-feira o destino será outro. É que Júlio Magalhães e respectiva família irão até aos Estados Unidos, mais precisamente Nova Iorque.


Em terras de Tio Sam, o jornalista aproveitará para fazer umas compras, matar saudades da família e descansar. Até porque, dentro em breve estará de volta à antena da estação de Queluz de Baixo.


Quiosque: TV Guia

Parabéns, Mariana Paraízo!



Foi a quarta classificada em Achas que Sabes Dançar? e deu mostras do seu enorme talento. Brasileira, mas residente em Portugal há mais de 10 anos, Mariana Paraízo é a aniversariante de hoje.


Pois é, este dia 13 de Agosto é especial para esta jovem que celebra 22 primaveras. É caso para dizer: “tão nova e cheia de talento!

Felicidades e muito sucesso são os votos de toda a equipa do Televisão – Opinião.


Parabéns, Mariana Paraízo!

Max Fercondini entra em “Laços de Sangue”



Depois de confirmada a presença de Susana Vieira e do seu companheiro, Sandro Pedroso, na nova trama do canal de Carnaxide, eis que a revista Telenovelas revela, na sua edição desta semana, mais uma participação especial de um actor brasileiro em Laços de Sangue.


Max Fercondini é o eleito e dará vida a Ricardo, personagem que anteriormente interpretara em Viver a Vida, um médico conceituado que é um dos amigos de João, vivido por Diogo Morgado. As cenas já foram gravadas em São Paulo, no Brasil, e correram bastante bem.


À semelhança da sua conterrânea, o actor volta a dar vida a uma personagem que interpretara no passado. Trazer de volta personagens que o público brasileiro já conhece, bem como os portugueses, no caso de Ricardo, parece ser uma das políticas que os responsáveis pretendem implantar.


Esta é, assim, mais uma participação inédita na nova trama, que surge devido à parceria entre a TV Globo e a SIC. É de esperar que, no desenvolver na história, outros actores brasileiros dêem o ar da sua graça.


Quiosque: Telenovelas

“Morangos com Açúcar – Escola de Talentos volume 2” já está à venda


Já chegou às lojas um pouco por todo o país o novo CD da conhecida série juvenil. Com temas interpretados pelos actores da história, Morangos com Açúcar – Escola de Talentos volume 2 promete ser um novo sucesso. Ao todo são 16 as faixas que compõem o disco, segundo se pode ler na página oficial da trama no Facebook. Ei-las:
  1. "Leva-me À Descoberta" - João Pedro
  2. "Celebration" – Sérgio, James, Nina e Lolita
  3. "Hey Ya" – Todos
  4. "Dance With Me" – Clara
  5. "Hurts So Good" - Margarida e Rui
  6. "I Want Your Love" - Sérgio, James, Nina e Lolita
  7. "Last Night A DJ Saved My Life" – João Pedro, Paula e Filipe
  8. "Rock You Baby" – Fábio
  9. "She's Sexy And 17" – Bruno
  10. "While My Guitar Gentil Weeps" – Paula
  11. "I Love Rock And Roll" - Leo e Mariana
  12. "Can't Help Falling In Love" - Rui e Margarida
  13. "Good Vibrations" - Todos
  14. "Shout" – Todos
  15. "American Woman" - Sérgio, James, Nina e Lolita
  16. "Bohemian Like You" - Fábio, Margarida, Rui e João Pedro


Rita Andrade e Nuno Graciano nas tardes da SIC


Está encontrada a dupla sucessora de Fátima Lopes para as tardes da SIC. Segundo avança a Notícias TV desta sexta-feira, Nuno Graciano e Rita Andrade vão animar as tardes da SIC já a partir de Setembro, no novo programa substituto do Vida Nova.
.
Fonte próxima de Carnaxide adianta que Rita Andrade é a escolha final depois do nome de Merche Romero também ter estado em cima da mesa: "Desde a saída da Fátima Lopes, que se comenta que as tardes vão para o Nuno Graciano. Inicialmente falava-se na Merche, mas como ela saiu...", contou.
.
Rita Andrade, por sua vez, não confirma esta notícia mas garante que vêm aí novos projectos: "Tenho projectos para Setembro, mas só o director de Programas [Nuno Santos] pode falar". Apesar de não adiantar muito mais, Rita mostra-se satisfeita por poder vir a trabalhar com Nuno Graciano: "Não comento, mas a possibilidade de trabalhar com o Nuno Graciano mesmo por si só, é muito boa porque ele é um excelente profissional. Só posso dizer que seria um projecto muito feliz"
Quiosque: Notícias TV

Revista de Imprensa 13/08/2010


Bom dia! Seja bem-vindo à última Revista de Imprensa desta semana!


Espírito Indomável aumentada





Face ao sucesso que a história de e Rafael tem feito junto do público português, a direcção de programas da TVI decidiu encomendar mais 60 episódios à Casa da Criação, segundo apurou a revista Mariana.

Inicialmente estavam previstos 180 capítulos, mas, face à enorme aceitação do público Espírito Indomável terá agora 240 episódios.


Esta mudança fará com que os actores e equipa técnica tenham mais um mês de trabalho, aproximadamente. Assim, as gravações terminarão somente em meados do mês de Dezembro e o último capítulo da telenovela deverá ser transmitido a meio de Fevereiro.


Concorrente de “Uma Canção para Ti” em “Ídolos IV”




Se, no ano passado, esteve entre os finalistas do talent-show da TVI, este ano, Bruno Sousa poderá brilhar na rival, SIC. É que o jovem de Vila Nova de Gaia foi um dos 4500 candidatos que prestaram provas na cidade nortenha e foi apurado para a fase do teatro, em Lisboa, segundo a revista TV Mais.


Embora ainda não tenha os 16 anos necessários para participar, o pequeno talento está prestes a completá-los, o que não será impeditivo de continuar em competição.

Caso consiga chegar à fase final, Bruno Sousa está preparado para se mudar para a capital, embora ainda seja “muito novo”. Resta esperar para ver se os próximos meses serão passados, à semelhança de 2009, nos ecrãs.


CITAÇÃO DO DIA:


“(um contrato de exclusividade) É óptimo para os actores, pois a nossa vida, em termos de estabilidade de trabalho, não é nada fácil.”


Helena Isabel



Curiosidade do dia:


Chama-se Daniela Martins, é portuguesa, tem 22 anos e participou na versão original de Secret Story, em França. E, como prova de que os segredos que estão em jogo são “surpreendentes”, aquele que esta jovem guardou era verdadeiramente inesperado: nada mais, nada menos, do que ter traído o namorado, há cerca de cinco anos, com Cristiano Ronaldo. Embora não tenha ganho o prémio final, Daniela faz hoje sucesso no mundo da música.




Quiosque: Flash!, TV Guia, TV Mais, Mariana

Para lá das 24

Boa noite e bem-vindo a mais uma edição do Para lá das 24


Ainda antes da notícia avançada por nós sobre o regresso de Rita Ferro Rodrigues juntamente com Nuno Graciano, já era minha intenção dedicar a crónica de hoje ao programa matinal da SIC, Companhia das Manhãs.

Este talk-show está actualmente a atravessar uma das piores, senão mesmo a pior fase, desde a sua estreia! Com Rita Ferro Rodrigues de férias, o programa afundou por completo e em todos os níveis.

A escolha da apresentadora substituta foi uma das causas para esse ‘afundanço’. Liliana Campos, por muitos anos que permaneça à frente das câmaras, nunca conseguirá ser uma comunicadora. Ainda para mais, quando em causa estão três horas diárias em directo. Nas últimas duas semanas, Liliana esteve muito mal à frente do Companhia das Manhãs, não mostrando espontaneidade nem à-vontade e provando apenas o que eu defendo.

Francisco Menezes lá vai fazendo o que pode. Mas apesar de uma evolução bastante satisfatória desde Setembro, continua a também não preencher alguns requisitos básicos que se exigem a um apresentador, acabando assim por muitas das vezes cair no rídiculo e no exagero nalgumas das suas ‘piadas’.

Mas a verdade é que foi esta a dupla que nas manhãs das últimas duas semanas fez a Companhia aos espectadores da SIC. E obviamente que a muito poucos espectadores. Dados apurados na blogosfera dão conta de míseros shares na casa dos 10%. Algo impensável numa estação privada e comercial!

A notícia de hoje apenas reflecte o puro estado de desorientação em que se encontra a Direcção de Programas de Carnaxide, ao tentar regressar ao passado com uma dupla que muitas alegrias deu à estação no antigo Contacto.

Mas por muito que se mude a dupla, o cenário, ou até o nome, os talk-show’s da SIC vão acabar por ser sempre mais do mesmo, já que não primam por coisas tão simples como a inovação e a criatividade. Apostas básicas que fazem a diferença!