14 de janeiro de 2010

Feeling


Olá, eu sou a Cláudia Simões, e a partir de hoje vou estar em linha consigo, todas as quintas-feiras, às 21:00. Sinta e recorde o "Feeling"!

Nesta nossa nova rubrica apresentarei as bandas e/ou músicas que marcaram momentos televisivos nos últimos tempos.
Para começar em grande, nada melhor que o sucesso da banda Anjos, na telenovela “Vingança” da Sic, versão portuguesa da novela argentina “Montecristo”.

Os irmãos Rosado, que inicialmente aceitaram interpretar o genérico, acabaram por gravar todos os temas da novela em português.
Quem não se lembra do tão badalado “Eu Estou Aqui”, que se fazia ouvir em todas as rádios de Portugal? Outros dos grandes sucessos foram os temas “Porquê” e “Vingança”. Este álbum ultrapassou as 60 000 unidades de venda, trazendo ainda mais visibilidade a Sérgio e Nelson Rosado.

No enredo deste trama estavam Santiago Medina (Diogo Morgado), Laura Ramalho (Lúcia Moniz) e Rodrigo Lacerda (Paulo Rocha), sendo este último o grande vilão em conjunto com o seu pai Alberto Lacerda (Nicolau Breyner). Rodrigo traiu o seu amigo de infância ao deixá-lo preso em Marrocos por um crime que não cometeu e ao casar com Laura, aproveitando o facto de esta estar fragilizada com a suposta morte de Santiago, o amor da sua vida. A surpresa surge quando Santiago regressa a Portugal dez anos depois para fazer justiça à morte do seu pai (assassinado a mando de Alberto Lacerda), à sua suposta morte e ao amor roubado de Laura. O que Santiago não esperava era encontrar também Matias, o seu filho, fruto da tórrida paixão com Laura, que no final do enredo vence tudo e todos, fazendo deste mais um final feliz nas novelas portuguesas.

Alguns temas que marcaram a novela:






Espero que tenha gostado deste primeiro "Feeling", até dia 28 de Janeiro!

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca o "Feeling"!

Canhão Perdido

A saída de Marcelo Rebelo de Sousa da RTP é lamentável, mas esperada. Lamentável porque, num contexto de empobrecimento do horário nobre da RTP1, os seus comentários representavam um dos raros momentos em que o espectador era instado a tomar consciência do mundo que o rodeia, fintando o alheamento proposto pelas "variedades". E esperada porque, para além das manifestações de desagrado do próprio em relação aos horários que o canal lhe reservava, a verdade é que Marcelo nunca conseguiu reeditar, na estação pública, o impacte transversal que conseguira na TVI.

É pena ver desfazer-se a dupla com Maria Flor Pedroso, a sua melhor interlocutora nestes anos todos. De resto, Marcelo mantém os méritos dos melhores tempos. Tem excelente noção do ritmo televisivo, um perfeito sentido de timing na gestão da punchline e a sábia consciência de que as emoções do público devem ser geridas em ciclos, com altos e baixos, momentos para rir e momentos para pensar. É claro e é malicioso ao mesmo tempo, é assertivo e é sonso logo a seguir - e nunca se esquece de que, lá em casa, entre a massa informe que o acompanha, há gente de todas as sensibilidades e dimensões intelectuais. Mal faz a SIC se não o disputar à TVI, aliás.

E, no entanto, o seu novo interlocutor, qualquer que ele seja, terá de estar atento à carregadíssima agenda de interesses políticos que o professor tem para gerir nos próximos anos. Que Marcelo renderá audiências, não duvido. Mas, exposto neste momento ao stress de uma mudança de antena, fica provavelmente à beirinha de se transformar naquilo a que os anglo-saxónicos chamam um loose cannon (ou um "canhão perdido"). Alguém tem de o proteger. A ele e a nós.

Outras audiências


19:00 - 20:00

O Preço Certo - 11% de rating e 32,5% de share
Morangos com Açúcar - 10,7% de rating e 32,5% de share
Jornal da Noite - 7,5% de rating e 22,5% de share

21:00 - 24:00

Linha da Frente - 11,3% de rating e 26,4% de share
Perfeito Coração - 7,9% de rating e 21,2% de share
Sentimentos - 7,2% de rating e 33,9% de share
Jogo Duplo - 6,1% de rating e 15,9% de share
Viver a Vida - 5,8% de rating e 25,8% de share
O Que Se Passou Foi Isto - 5,3% de rating e 13,4% de share

Não perca..

..hoje a partir das 21:00:


Agarre-o!

Audimetria - 13/01/2010

O programa mais visto de ontem voltou a ser "Deixa que te Leve". A novela da estação de Queluz de Baixo obteve 15,2% de rating, e esteve acima dos 43 pontos.
Seguiu-se "Meu Amor", cujo share esteve abaixo dos 36%. A concorrência às 21:15 era mais apertada.

O noticiário mais visto do dia foi o da RTP1. O "Telejornal" voltou a ficar à frente do "Jornal Nacional", que ficou em segundo lugar, com 11,4% de rating e 27,9% de share, e do "Jornal da Noite", que não aparece na tabela dos 5 programas mais vistos do dia.
Em quarto lugar está o jogo de futebol entre o Vitória de Guimarães e o Benfica, transmitido pela SIC. A partida registou 13,1% de audiência média e 31,8% de share. Exigia-se um bocadinho mais senhor Nuno Santos, não é?

Revista de Imprensa 14/01/10

Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa de hoje.

"1ª Companhia" regressa aos tribunais
É já hoje que José Eduardo Moniz, Júlia Pinheiro e Pedro Curto responderão às acusações de plágio por parte do autor de um formato alegadamente copiado pelo programa "1ª Companhia", que a TVI emitiu em tempos. O suposto autor do programa, Fernando Pereira, reivindica precisamente a autoria do mesmo e afirma que este está regestado com o título "Special Force". Fernando Pereira alega que apresentou a ideia à apresentadora de "As Tardes da Júlia", tendo depois sido encaminhado para a Endemol, onde falou com Pedro Curto. Ao 24 Horas, o queixoso avançou que lhe ofereceram 600 mil euros pelo programa, além de outras contrapartidas. Todavia, foi posto de parte e o canal de Queluz de Baixo emitiu então o programa que retratava a vida militar. "Quero que seja reposta a verdade e que seja indeminizado pelo roubo que me fizeram", afirmou ao mesmo jornal. Os acusados rejeitam as acusações e garantiram, na fase inicial do processo, que "1ª Companhia" era diferente do formato proposto pelo ex-militar.

"Consultório" muda de apresentadoras
Foi recentemente que Júlio Magalhães colocou Mónica Jardim e Carla Pereira d'Ascensão à frente do programa "Consultório", do TVI 24. Todavia ambas já não estão à frente do espaço, uma vez que não conseguiram conciliar esta tarefa com as reportagens que faziam para o programa "Deluxe", na TVI. Cabe agora a Raquel Matos Cruz, Rita Ferreira e Sara Bento a condução do espaço matinal, simultaneamente com o "Discurso Directo".


CITAÇÃO DO DIA

"Pelos meus filhos faço tudo"

A frase de hoje foi proferida por Fátima Lopes









Fala-se de: Sylvie Dias.
A actriz, que foi mãe recentemente, falou ao 24 Horas sobre a experiência da maternidade que está a viver actualmente com o pequeno Afonso, de 7 meses. A jovem adiantou ainda que aguardará dois anos e depois voltará a tentar engravidar.


Fontes: TV 7 Dias, TV Mais, 24 Horas

Para lá das 24


O "Preço Certo" é o líder incontestável das 19:00. Apesar de existirem casos pontuais em que a vitória pertençe a "Morangos com Açúcar", o certo é que Fernando Mendes continua a cativar público há mais de seis anos.
A perguntas é: Como é isso se explica?
Os jogos, apesar de variarem, são praticamente iguais, o apresentador é o mesmo, o estilo do concurso é semelhante, os próprios "manequins" permaneceram, e a audiência continuou. Mas como é possível que num programa, onde a inovação é bastante reduzida, a liderança seja possível?
O segredo está na alegria que Fernando Mendes transmite aos portugueses, na simpatia que os referidos "manequins" demonstram, na cumplicidade do voz-off, e até no bem-estar que os concorrentes sentem naquele estúdio. Quando vejo o "Preço Certo", noto que para as pessoas é um objectivo estarem lá. Isso nota-se na quantidade de ofertas que levam. Apesar de nalguns casos o objectivo das mesmas é fazer alguma publicidade, é ingrato não reconhecer a amizade que o público tem sobre Fernando Mendes.
É talvez o apresentador com maior sucesso na RTP1, e o que permite, em parte, que "Telejornal" mantenha a liderança às 20:00.

E assim se vê a SIC a olhar para o comboio a passar, com o seu "Nós por Cá" nos 22% de share. Contra factos não há argumentos, e a estação de Carnaxide continua com problemas para resolver ás 19:00.