16 de fevereiro de 2010

Acontecimentos da última gala de "Ídolos"

Terminou no passado domingo o programa que agarrou o telespectador do primeiro ao último minuto. Na derradeira emissão, Filipe Pinto foi a estrela maior numa galáxia onde outras estrelas também brilharam.

"Sinto uma alegria enorme que me enche a alma. Não quero desapontar as pessoas que acreditaram em mim.", disse o vencedor, momentos depois de arrecadar a vitória. Contudo, há alguém por detrás do sucesso deste jovem: Alexandra, a sua namorada. Quem o garantiu ao 24 Horas foi Maria Tavares, amiga do casal: "A Xana fez de tudo para o ajudar, foi ela que andou à procura de patrocínios para poderem ir a Lisboa assistir às galas. Foi ela que organizou tudo, é ela que trata de tudo. Foi o apoio que ela lhe deu que o ajudou durante estes meses a superar tudo."
O momento agora é de descansar para depois retomar o estudos e começar a tournée do programa. O desfrutar do prémio fica assim adiado. "O que me interessa é acabar primeiro o curso. A minha ideia é ir em Setembro para Londres, só depois de acabar esta etapa.", disse o jovem ao mesmo jornal. Todavia, a formação musical é um objectivo. "Quero instruir-me, quero evoluir, quero fazer terapia da fala e aulas de canto. A terapia da fala é muito importante porque há certos pormenores que devemos saber porque fazem mal à voz."

A outra protagonista da noite foi Diana Piedade. À TV Mais, a segunda classificada demonstrou o orgulho em ter chegado à grande final: "Estou muito contente. Foi uma final muito boa. O Filipe puxou muito por mim. O prémio está muito bem entregue." Para a concorrente de Lagos, a grande vitória foi ter reunido a família para a ver actuar. De realçar ainda o facto de estar adoentada e de ter "imitado" Pedro Abrunhosa, uma vez que também ela caiu no mesmo local que o cantor.

A última gala de "Ídolos" ficou ainda marcada pela grande assistência. Eram cerca de 1600 as pessoas que estavam na plateia, o que motivou a produção a reforçar as medidas de segurança. Quatro elementos do INEM estiveram presentes e socorreram cerca de nove pessoas, devido a desmaios e faltas de ar. Também as votações por telefone foram muitas. Durante a última semana contabilizaram-se mais de um milhão e quatrocentas mil chamadas entre um total de três milhões de telefonemas no decorrer de todo o concurso.

E como vem sido hábito, foram muitas as caras conhecidas que fizeram questão de estar em estúdio. A saber: Ana Rita Clara, Rui Pêgo, Vanessa Oliveira, Rita Ferro Rodrigues, Clara de Sousa, Carolina Patrocínio, Pedro Teixeia, Narciso Miranda (grande apoiante de Filipe) ou a mulher, sogra e filha de José Rodrigues dos Santos.Estes foram alguns dos segredos de uma emissão muito especial que agarrou em média um milhão e duzentos e cinquenta e nove mil espectadores.

Discurso Directo

Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição do Discurso Directo. Esta semana, o Miguel Reis faz as perguntas.

Começo esta entrevista pelo final do Ídolos. Filipe Pinto ganhou. Foi uma vitória justa?


Qualquer um dos dois merecia ganhar. O meu favorito sempre foi o Filipe, no entanto, sei reconhecer que, a Diana estava e continua a estar psicologicamente melhor preparada para enfrentar as câmaras, falar com as pessoas, e interagir com elas. Quando falei com o concorrente do Norte, na sessão de autógrafos, ele, apesar de demonstrar ser a simpatia em pessoa, estava nervoso. Com a Diana, não senti isso. Ela mostrou bastante à vontade.

Talvez por isso tenha ficado com pena do prémio não ser repartido pelos dois. Ambos mereciam!


Lua Vermelha tem obtido bons resultados ao nível de audiências. Esta é a novela portuguesa da SIC, que nos últimos tempos alcançou a melhor estreia e os melhores índices nos primeiros episódios. Pensas que a novela poderá vir a seguir o

mesmo caminho que Perfeito Coração, ou seja, tornar-se diária?

Lua Vermelha ainda não está madura. Está muito novinha ainda, por outras palavras.

Os resultados são animadores, mas não se podem deitar foguetes antes da festa. Aconselho a direcção de programas da SIC a ser prudente. Penso que a novela é um produto que se vê bem, apesar de em termos da temática "vampiresca", estar bem atrás de Destino Imortal.


Não há Crise, vai ser reformulado. Uma das novidad

es é a co-apresentadora de Nuno Graciano, Sofia Cerveira, e as situações novas e inteiramente portuguesas. Achas que, com estas alterações, este programa poderá subir ao nível audiométrico?


Bom, antes de mais nada, tenho a dizer que estou curioso para ver como Sofia Cerveira se vai sair. Ela é uma boa profissional, apesar de não ter um destaque tão grande como Fátima Lopes.

Quanto a Não Há Crise!, tenho uma opinião bastante negativa em relação ao formato. Já deu o que tinha a dar, e não percebo porque é que a SIC continua a apostar em "enlatados". Os custos até podem ser baixos, mas, no meu ver, dão uma má imagem à estação de Carnaxide.


A SIC desde há algum tempo que não tem emissão online. O qu

e achas desta decisão?

Uma aposta inteligente, sempre a olhar para o futuro. Em termos de multimédia, internet, e afins, a SIC é a que mais aposta e arrisca. Tendo em conta a época que estamos a viver, e a que se avizinha, torna-se fulcral antecipar-mo-nos a uma possível mudança nos hábitos dos humanos no futuro.


Notícias em 2ª Mão estreia dia 23, na SIC… No entanto, as expectativas não são muito elevadas. O que estás à espera do programa?


A minha opinião ainda é bastante reduzida. Porém, e tendo por base as pequenas promos que já passaram, gostei do que vi. Acredito que Notícias em 2ª Mão agarre ao ecrã cerca de 800 mil portugueses. É um número agradável para o tipo de programa que se é.


Quais os programas que, para ti, estiveram On e Off esta semana?



Termino esta entrevista, falando do tema com o qual a iniciei: Ídolos. O vencedor foi o Filipe, mas os resultados não são públicos… Apenas sabemos que

existiram 1.400.000 votos. A teu ver, a SIC deveria divulgar as percentagens?


Sim. Acho que é algo que qualquer reality-show ou talent-show deve mostrar. Por exemplo, recordo-me perfeitamente que no Big Brother se lançavam os gráficos com a percentagem do concorrente que era expulso. Este requisito deveria ser a única exigência na votação, nestes programas de televisão.

Fecho


Muito boa noite. O Fecho de hoje leva até si um pequeno esclarecimento.
Às 20:30, não perca mais uma edição do Discurso Directo!

Tal como tínhamos anunciado, no domingo passado, estava planeado um dia totalmente dedicado ao fenómeno Ídolos. Assim se verificou. As expectativas eram altas, e o sucesso ficou confirmado. O Televisão-Opinião não só obteve um bom número de visitantes (422), como alcançou um resultado bastante significativo ao nível de exibições de página (822). Segunda-feira, estes dois valores cresceram! Relativamente aos visitantes, chegámos aos 565. Relativamente às exibições de páginas (número de vezes que uma pessoa acessa ao blog), chegámos às 1134 (recorde). Estes valores foram retirados da nossa conta do Google Analytics. O contador que o leitor pode visualizar na barra lateral é apenas um mero indicador, não tendo muita relevância, uma vez que, os números não estão bem.

Estes valores apenas vêem confirmar o sucesso do concurso da SIC. E foi nisso que o Televisão-Opinião quis apostar. Pelos vistos, agradámos a uns leitores, e degradámos a outros. Infelizmente não se pode ser perfeito.
Quero antes de mais agradecer ao "magistral" (comentário retirado da avaliação de Manuel Moura dos Santos em relação à actuação de Filipe Pinto no Ídolos) trabalho efectuado pelo Tiago Henriques. Mais uma vez, provaste estar à altura. Eu sei que não gostas de agradecimentos, mas aqui fica mais um da minha parte.

No Televisão-Opinião funcionamos como equipa. Não há um chefe que manda nos "empregados". Somos uma espécie de família, onde se partilham ideias e opiniões. As sugestões de cada membro do blog são sempre tidas em conta. Logo, e segundo um comentário que li, aqui ninguém manda em ninguém. Cada um é livre de fazer o que quiser.
Eu gostaria de responder a todas as opiniões que foram feitas na rubrica Diário de um Ídolo. Mas não o vou fazer, pois o Tiago já teve essa árdua tarefa.

Quero simplesmente agradecer aos que de forma honesta criticaram o nosso trabalho. Elogios ou não, o que interessa é opinarem. A nossa escolha simplesmente teve a ver com um facto que não ficou indiferente a ninguém - o fim da terceira edição do Ídolos. Sempre foi algo que muitos leitores procuraram, e portanto decidimos presenteá-los com algo original.
Não quisemos com isto mostrar que não nos preocupamos com os gostos dos restantes leitores que não seguiam o concurso da SIC. Simplesmente acabámos por dar mais atenção ao Ídolos, num dia em que se revelava o verdadeiro vencedor do talent-show.

Como puderam visualizar, na segunda-feira, o nosso trabalho já tinha voltado ao normal. E assim vai prosseguir!

Hoje às 21 horas...

...não perca os pormenores da última gala de "Ídolos"

"Programa do Além" termina gravações

Terminaram as gravações das três emissões piloto da mais recente aposta da TVI. Ainda sem nome oficial, o programa do além decorre num estúdio simples, com três cadeiras. Durante a emissão desenrola-se "uma conversa simples, que não dura mais que quinze minutos. Quem fala é a médium Anne Germain", enquanto Júlia Pinheiro traduz o que a especialista diz em Inglês.

Os três convidados de cada uma das emissões serão: Joana Solnado, Francisco Moita Flores e Marina Mota. Em conversa com o 24 Horas, o autarca de Santarém revelou que a participação neste projecto não lhe resolveu "as inquietações", uma vez que não passa de um programa de TV". Todavia, aquilo que presenciou não lhe deixou dúvidas de que "é capaz de ser um programa bem conseguido", o que não deixa de parte a hipotese de se criar muita polémica à sua volta Francisco Moita Flores prevê muitas críticas. "Vamos a um programa de TV e não a uma consulta. Por isso as críticas são em torno de um programa. Apenas isso", finalizou.

SIC volta a apostar em dupla de "Tá a Gravar"

A SIC já escolheu a dupla de apresentadores de um dos seus novos programas. Segundo o 24 Horas os anfitriões da versão portuguesa de "XXS" são: Carolina Patrocínio e Pedro Miguel Ramos. A dupla de "Tá a Gravar" volta a trabalhar em conjunto num formato que promete divertir os portugueses.

O grupo português, que incluí apresentadores e concorrentes, parte a 23 de Fevereiro para a Argentina e durante uma semana decorrem as gravações de "XXS". Recorde-se de que ao longo de cada episódio as equipas vão cumprir provas que se realizam numa numa casa gigantesca e na qual todos os objectos são cem vezes maiores que o tamanho humano. No final, a equipa vencedora recebe prémios, todavia a estação de Carnaxide ainda não divulgou o que será oferecido. Também o nome escolhido para a edição nacional deste concurso ainda não foi revelado.

Audimetria 15/02/2010

O dia de ontem voltou a ser ganho pela estação de Queluz de Baixo, que subiu aos 28.2% de share. A SIC ficou-se pelo segundo lugar, com 23.9% de quota de mercado. A RTP continuou no terceiro lugar, fazendo 23.2% de share.

Depois de no domingo terem feito resultados mais baixos do que é habitual, "Deixa Que Te Leve" e "Meu Amor" voltaram ontem a ultrapassar a fasquia dos 14% de audiência média. Em termos de share, a trama protagonizada por Mariana Monteiro ultrapassou os 45% e a de Alexandra Lencastre consegui 37.7%. "O Preço Certo" voltou a levar a melhor sobre "Morangos Com Açúcar", alcançando 11.6% de rating e 34.5% de share. Com uma antecedência destas, o "Telejornal" voltou a vencer: 12.5% de rating e 32.9% de share foram as suas marcas. À tarde, "As Tardes da Júlia" fez um dos seus melhores resultados com 5.5% de audiência média e 31.7% de share.

O destaque do dia vai para a guerra das manhãs. "Você na TV" e "Companhia das Manhãs" dividem o primeiro lugar, uma vez que empataram em rating: 4%. Em share, a vitória foi para o programa de Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira que fez 24.9%, contra os 22.4% do concorrente da SIC. No seguimento dos resultados agradáveis que tem vindo a fazer durante os fins de semana, "Lua Vermelha" fez uma boa prestação. 10.3% de rating e 26.9% de share foram as suas marcas.


Com os bons resultados de "Companhia das Manhãs", "Praça da Alegria" desceu à terceira posição. Fez 3.3% de rating e 20.4% de share. "Viver a Vida" também fez um resultado baixo: 5.5% de rating e 22.6% de share. Já "Jogo Duplo" continua com resultados fracos. Ontem fez apenas 18.3% de share

Fonte do quadro: Mediamonitor

Revista de Imprensa 16/02/2010

Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta terça-feira.

"Não Há Crise" reformulado
Tal como o Televisão - Opinião avançou recentemente, o programa de apanhados vai sofrer várias mudanças. A começar pela apresentação. Nesta nova série, Nuno Graciano passa a ter a companhia de Sofia Cerveira. Juntos trarão até aos telespectadores mais vídeos portugueses e muito mais situações passadas no nosso país. As gravações decorrem na máxima força e a estreia do novo "Não Há Crise" está prevista para o mês de Março.

"Guia para compreender os adolescentes" chega ao Odisseia
É já na próxima segunda-feira, dia 22 de Fevereiro, que o Odisseia estreia "Guia para compreender os adolescentes", uma mini-série composta por cinco episódios que pretende ajudar os pais a desvendar os mistérios dos filhos adolescentes. Os temas das cinco emissões são: "Risco", "Bebedeiras", "Sexo", "Mudanças de Humor" e "Sono". "Guia para compreender os adolescentes" explora o universo da adolescência, apoiando-se na opinião de vários especialistas, dando um conhecimento mais aprofundado sobre os complexos contornos do comportamento dos adolescentes. A não perder entre 22 e 26 de Fevereiro, pelas 22:30h, no Odisseia.


CITAÇÃO DO DIA


"Se houvesse racismo aqui na TVI, de certeza que eu não estaria na equipa do 'Repórter TVI'"

A citação de hoje é da autoria de Conceição Queiroz.



Fala-se de: André Cerqueira.
O director da Plural Entertainment está à procura de casa em terras de Vera Cruz. Esta decisão prende-se com a criação da Plural Brasil, que fará com que o namorado de Joana Solnado trabalhe entre dois países.


Fontes: Notícias TV, 24 Horas

Para lá das 24

Boa noite! Seja bem-vindo ao Para lá das 24, hoje, com uma nova imagem!

Ficámos esta semana a conhecer algumas novidades sobre a produção que substituirá "Sentimentos". Com o título provisório de "Espírito Indomável", a nova trama tem a assinatura da mesma autora de "Feitiço de Amor".

Até aqui tudo certo. O mais curioso é quando olhamos para as personagens principais: Mariana Monteiro, João Catarré, Débora Kolodzig, Diogo amaral e José Afonso Pimentel. Quem serão afinal os membros do mais que provável triangulo amoroso? Seria demasiado mau a TVI criar uma segunda "Deixa que te Leve". É certo que a história de "Luz" e "Pedro" é um sucesso, e daí? Não correrão o risco de o público pensar que está perante as mesmas personagens? É que o intervalo de tempo entre uma trama e outra será, certamente, muito curto.

O que acontece com esta história, é cada vez mais o "prato do dia". Vejamos o caso de "O Bater do Teu Coração", em que os protagonistas são quase os mesmos de "Flor do Mar". Por mais que tente, não consigo perceber porque razão não se aposta em outras caras para protagonizar as telenovelas. Não estarão Sara Prata, Pedro Caeiro ou Jéssica Athayde à altura de Mariana Monteiro, João Catarré e Vera Kolodzig?

Um bom elenco é essencial para o sucesso de uma telenoveala, mas se este se repetir por muitas vezes, o público enjoa. Inovação precisa-se!