9 de janeiro de 2010

Fecho


Boa noite. São 20:00, e daqui a vinte e quatro horas vão estar em linha as novidades do Televisão-Opinião para o inicio de 2010. Espero que vos agradem, e que continuem na nossa companhia durante os próximos tempos.
Por hoje temos uma crónica de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Uma questão de justiça

Esta crónica tem uma semana de atraso. Mas chega a tempo. Sobretudo porque nunca é tarde para fazer justiça e para mostrar que, afinal, ao contrário de todas as expectativas, os críticos (como os de televisão, por exemplo) também podem dizer bem.

A noite televisiva de final de ano ficou marcada pelo fim de Uma canção para Ti (TVI), que ganhou a sempre mediática batalha das audiências. Mas, do ponto de vista artístico, há algo que sobressai na espuma dessa noite. Falo das notáveis interpretações de Joaquim Monchique na gala especial de Ídolos na SIC. As caricaturas de Obama, de Manuel Luís Goucha, da família Castro, mas sobretudo de Manuela Ferreira Leite são notáveis, são peças de humor inteligente: perspicazes na observação, actuais no conteúdo, competentes na mensagem. E isto não acontece por acaso. Monchique é há muito um mestre na identificação dos tipos humanos, com espessura intelectual, versatilidade plástica e densidade corporal. Expliquemo-nos: as gargalhadas que aquele cruel retrato de Ferreira Leite despertaram nos espectadores (e que estão acessíveis no YouTube) não derivam apenas de um texto inteligente e mordaz, mas sim dos olhos, das mãos, das pernas, dos silêncios.

Durante anos na sombra de Herman José, Joaquim Monchique deu em boa hora o grito do Ipiranga. Bebeu do mestre, de quem continuará a ser amigo, mas fez-se à vida sozinho. A excelência do espectáculo Paranormal, que já esteve em Lisboa em 2008, que já percorreu o País e que está agora em reposição em Lisboa, no Cinestúdio Mário Viegas até ao fim do mês, é a prova provada de que a justiça pode tardar, mas nunca falha. Como esta crónica, afinal...

Rever..

Aqui fica um momento de "Uma Canção para Ti" bastante engraçado. Colocar os júris a cantar foi uma boa ideia. Apanhei este vídeo no Youtube e decidi postar.


Outras audiências


19:00 - 20:00

O Preço Certo - 11,2% de rating e 33,5% de share
Nós por Cá - 7% de rating e 20,8% de share

20:00 - 21:00

Jornal da Noite - 10,7% de rating e 26,8% de share

21:00 - 24:00

Antes Pelo Contrário - 8,8% de rating e 21,4% de share
Sentimentos - 8,6% de rating e 32,6% de share
Pai à Força - 7,5% de rating e 17,7% de share
Viver a Vida - 7,3% de rating e 27,5% de share
Jogo Duplo - 6,5% de rating e 16,8% de share

Audimetria - 08/01/2010

O dia de ontem foi ganho pela TVI, com 30,1% de share. A RTP subiu duas décimas, e a SIC permaneceu com o mesmo resultado que havia atingido na quinta-feira.

Sejamos sinceros. A TVI continua a liderar. Mas a verdade é que as coisas andam mais equilibradas. À parte de favoritismos, a verdade é que gosto de ver canais mais competitivos. Dá mais gozo pessoalmente.
Logo, quando vejo que a SIC está a subir, isso agrada-me, pois não gosto que haja uma grande discrepância entre a estação de Carnaxide, a RTP1 e a TVI.
Penso que é bom existir um maior equilíbrio.


O programa mais visto de ontem foi a novela "Meu Amor", com 17,3% de rating. As produções da TVI tem aumentado a sua audiência média. Talvez seja por causa do frio, mas a verdade é que nota-se que durante as últimas semanas, tem havido uma subida no rating das novelas da estação de Queluz de Baixo.
Tanto "Meu Amor", como "Deixa que te Leve" estiveram acima dos 40% de share.
No que toca a noticiários, o "Telejornal", mesmo sem a liderança de Fernando Mendes, conseguiu vencer a concorrência das 20:00. Seguiu-se o "Jornal Nacional", tal como podemos ver no quadro dos 5 programas mais vistos do dia.
O horário das 19:00, foi ganho por "Morangos com Açúcar". A série da TVI subiu aos 11,6% de rating e passou os 34 pontos.
Foi por um triz, ou como quem diz duas décimas, que "Perfeito Coração" não entrou no top5. Nuno Santos deve andar mais contente, pois o reencontro entre Pedro e Leonor chegou aos 11,4% de audiência média e 27,4% de share.

Amanhã há "Vozes Inconfundíveis" em Ídolos


Na gala de amanhã, os concorrentes ainda em "jogo" prometem recordar "vozes inconfundíveis" da música. E os temas de amanhã são:

Carlos Costa: "Can't Help Falling in Love" de Elvis Presley

Carolina Torres: "Boys Don't Cry" dos The Cure

Diana Piedade: "Piece of my Heart" de Janis Joplin

Filipe Pinto: "Valerie" de Amy Whinehouse

Inês Laranjeira: "Big Spender" de Dame Shirley Bassey

Solange Hilário: "Like a Player" de Madonna

Recorde-se ainda que amanhã o júri terá apenas 3 pessoas, uma vez que Manuel Moura dos Santos não estará presente. A gala de amanhã fica ainda marcada pela actuação de Anjos, que vão "Virar a Página".

MMV - Minuto Mais Visto da Semana


O Minuto Mais Visto desta semana foi ganho pela TVI, ainda que por pouco. A novela "Deixa que te Leve", obteve por volta das 22 horas e 33 minutos, do dia 2 de Janeiro, cerca de 20,4% de rating e 54,4% de share. Em números, quase dois milhões de pessoas estavam sintonizadas na TVI aquela hora.
Em segundo lugar deste campeonato ficou a SIC. A partida de futebol transmitida no dia 3 de Janeiro, pelas 21:49, chegou aos 20% de audiência média.
De referir por fim, o resultado do jogo de futsal entre o Sporting e o Benfica. Parece que a RTP2 fez bem em apostar nesta modalidade.

Fonte do quadro: Correio da Manhã TV