8 de fevereiro de 2010

Frente a Frente


Boa noite. O duelo desta semana ocorre entre duas grandes profissionais da televisão portuguesa: Bárbara Guimarães e Catarina Furtado.

Vote na opinião mais forte!

"Não sou indiferente às pequenas coisas e às pessoas com quem me cruzo", disse em entrevistas recentes. Também ao público português Bárbara Guimarães não é indiferente. A estrela SIC cruzou-se com os portugueses nos primeiros tempos da TVI e não mais saiu dos ecrãs. Começou na informação, mas foi a "entreter" que fez mais sucesso. Quem não se lembra dela em "Chuva de Estrelas"? Ou a fazer "furor" nos ecrãs da SIC?

Formatos de grande entretenimento são, na maioria das vezes, sinónimo da mulher de Manuel Maria Carrilho. É certo que nos últimos tempos os programas pelos quais tem dado a cara não têm sido um sucesso de audiências, mas e daí? O histórico ninguém o apaga e o seu esforço também não fica indiferente a ninguém.

Para além de conduzir programas, Bárbara Guimarães também é mulher, esposa, mãe e embaixadora do Comité Português para a UNICEF. Ela é muito mais do que a apresentadora que vemos no ecrã. E qual o seu segredo para conseguir conciliar tudo? "Uma mulher aprende a multiplicar-se e não a dividir-se" É este o lema de vida que herdou da sua avó. É assim que se faz uma artista, que para além de saber gerir a sua carreira, também consegue resguardar a sua vida pessoal.

Espero vê-la em breve num grande programa de entretenimento, mas acima de tudo desejo que continue a aparecer, ainda que esporadicamente, nos ecrãs e que continue a pôr em prática aquilo que disse recentemente: "A minha vida profissional tem sido feita de muito trabalho e dedicação. O público é o meu júri."

Venha daí um aplauso para esta excelente profissional!


O percurso televisivo de Catarina Furtado é grande. Começou na RTP1, tendo posteriormente transitado para a SIC, para mais tarde regressar à sua casa mãe.

Na estação de Carnaxide, lembro-me de ter apresentado Catarina.com, Chuva de Estrelas, e até uma gala dos Globos de Ouro. Foi no terceiro canal, que se sentiu o potencial que mais tarde Catarina Furtado viria a demonstrar na RTP1.

Na minha opinião, foi na estação pública que a apresentadora se consagrou, com os mais variados programas. Para começar, co-apresentou com José Carlos Malato, a gala comemorativa dos 50 anos da RTP1. Uma missão honrosa que demonstrou o carinho e a confiança que a direcção de programas do primeiro canal tinha e continua a ter nesta grande profissional.

Por outro lado, não podemos esquecer a sua passagem pelas duas edições de Operação Triunfo, assim como por Dança Comigo. Neste último caso, a RTP1 apostou em Catarina Furtado para conduzir não um reality-show, mas sim um programa de dança com participações de famosos. Aparentemente pensava-se que o mesmo não iria ter grande sucesso, mas a verdade é que os maldizentes não tinham razão.

Dança Comigo registou excelentes indíces de audiências durante as três primeiras edições. Mas o seu sucesso também se deveu à apresentadora. O programa, que também foi conduzido numa temporada por Silvia Alberto, foi feito à medida de Catarina Furtado. A elegância, o charme, a confiança e o à vontade, com que esta profissional apresentava o programa, tornavam-na única.

A carreira de Catarina Furtado foi ainda marcada por vários projectos ligados à ajuda humanitária. Exemplo disso, foi a sua participação em Príncipes do Nada. Com certeza que o facto de ter sido nomeada embaixadora da Boa Vontade das Nações Unidas em 2001, deve ter contribuído para que Nuno Santos apostasse nela para a condução deste programa.

Mas não se pense que a vida de Catarina Furtado foi só feita de sucessos. Tal como Bárbara Guimarães, muitos já foram os programas que ficaram à quem das expectativas. O maior exemplo é talvez o fracasso de audiências A Minha Geração. Também poderia enumerar Dança Comigo no Gelo, mas este programa não registou resultados tão baixos, como por exemplo M/F: Sarilhos em Casa.

Em conclusão, o que tenho a dizer sobre Catarina Furtado, e fazendo uma comparação com Bárbara Guimarães, é que a apresentadora da RTP1 tem, no meu ver, uma imagem muito mais simples, muito mais humilde junto dos espectadores. Obviamente que as duas são grandes estrelas, mas penso que Bárbara Guimarães aparenta ter um defeito que Catarina Furtado não tem: a presunção.
E é por isso que continuo a considerar Catarina Furtado uma das melhores apresentadoras de televisão, muito superior a Bárbara Guimarães, que nos últimos tempo tem visto a sua imagem desgastar-se.

Iniciado um novo Frente a Frente, dou por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da enquete que opunha as opiniões Diana Piedade/Filipe Pinto:

Diana Piedade, por Tiago Henriques - 63%

Filipe Pinto, por Diogo Santos - 37%

Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Francisco Penim, retirada do Correio da Manhã.
Às 21:00, não perca o Frente a Frente da semana!
Anunciamos agora, que o Televisão-Opinião vai comemorar um ano no dia 23 de Fevereiro. Vão ser lançadas novas rubricas, iremos desvendar o vencedor do passatempo que está a decorrer no blog, e..iremos mudar de imagem! Mas há mais! Serão feitas duas parcerias! Tudo no dia 23!

Mexer é fazer pior

Em seis sábados consecutivos a SIC continuou a fazer experiências escusadas com o seu horário nobre. A alteração foi a quarta e deu resultados decepcionantes.

Depois de ter acertado com a ordem ‘Não Há Crise’/‘Perfeito Coração,’ que dava melhores audiências, o novo alinhamento ditou ‘Lua Vermelha’/‘Perfeito Coração’/‘Não Há Crise’. O programa de Nuno Graciano foi o grande perdedor da noite, com a novela a fazer quase o seu pior resultado do ano e ‘Lua Vermelha’ a baixar quatro pontos de share.
Mexer para pior é sempre muito mais fácil e o horário nobre de sábado, com ou sem futebol na RTP 1, já estava estabilizado.


32,7 % de share foi o resultado do ‘Alta Definição’ de sábado na SIC.

Hoje na RTP1

Às 21:28!

Hoje às 21:00..


..não perca o Frente a Frente da semana!

É Notícia: Investigação Criminal Los Angeles ganha 2ª Temporada

Não é só em Portugal que Investigação Criminal Los Angeles faz sucesso. Nos Estados Unidos a série que conta com a prestação de Daniela Ruah é vista por mais de 18 milhões de espectadores. Perante tamanha aceitação, a actriz portuguesa e o restante elenco já se preparam para iniciar as gravações da segunda temporada.

Fonte: TV Guia

Audimetria - 07/02/2010

O dia de ontem foi de derrota para a estação de Carnaxide. Isto porque a TVI subiu ao primeiro lugar num domingo! A RTP1 ficou-se pelos 20,3% de share.

No que toca a vencedores há um que é claro: Destino Imortal. A série da TVI chegou ao fim, e alcançou o melhor resultado desde a estreia. Chegou aos 12,5% de rating e 34,2% de share. Ora, a liderança que se construíu a partir das 18:00, continuou para as 20:00, pois o Jornal Nacional ganhou à concorrência.
Meu Amor foi o programa mais visto do dia, com um bom rating: 16,2%.
Ídolos desceu, mas venceu a Deixa que te Leve, apesar da distância ser menor.


O filme que a SIC transmitiu a partir das 18:00, Uma Caloira, Sete Paspalhos, não esteve assim tão mal, mas perdeu claramente para Destino Imortal. Ficou-se pelos 23% de share. Pior mesmo só a repetição de Família, Família, que consegue melhor resultados que o programa em directo.
A tarde de séries da SIC não correu bem. Tanto Investigação Criminal LA, como FlashForward ficaram longe dos resultados anteriores. Estiveram na casa dos 5% de rating.
Na TVI, o principal derrotado foi o Jornal da Uma. Enquanto o Jornal da Tarde atingiu os 9,5% de audiência média e o Primeiro Jornal 7,8%, o noticiário de almoço da estação de Queluz de Baixo ficou-se pelos 6,8%


Apesar destas derrotas da estação de Carnaxide, Lua Vermelha obteve um resultado razoável, tendo chegado aos 10,4% de audiência média e 25,5% de share.
Na RTP1, As Escolhas de Marcelo Rebelo de Sousa, conseguiram 10,3% de rating e ultrapassou os 25 pontos.


Fonte do quadro: Mediamonitor

Revista de Imprensa 08/02/2010

Bom dia! Seja bem vindo à primeira Revista de Imprensa desta semana.

Meu Amor alargada
Meu Amor é sem dúvida um dos maiores sucessos dos últimos. Perante esta realidade, a direcção de programas decidiu estender a trama até aos 240 capítulos. Assim, em vez de as gravações terminarem em Junho, os actores só entram de férias em finais de Julho.

Sofia Ribeiro não quer estudar fora do país
Mariana Monteiro, Sara Prata ou Benedita Pereira, entre outros, são actrizes portuguesas que decidiram apostar na formação fora de Portugal. Apesar de parecer moda, Sofia Ribeiro não pretende seguir os passos das colega. "Sou muito agarrada à minha terra, às minhas pessoas, ao meu mundo e não sou muito o tipo de pessoa de pegar na minha mala de cartão e ir para outro sítio em busca de alguma coisa. Acima de tudo quero crescer e aprender no meu país. Se, mais tarde, vou pensar em ir para outro lado? Não sei", disse a actriz à Notícias TV.

Carla Andrino de regresso às telenovelas
O seu último trabalho para a televisão portuguesa foi em "Um Lugar Para Viver", na RTP. Todavia, Carla Andrino está de volta a uma produção da estação de Queluz de Baixo. A actriz prepara-se para integrar o elenco de Espírito Indomável, em que dará vida a uma "mulher de Luta", Josefa. As gravações arrancam já em Março e as cenas iniciais serão gravadas em terras de Vera Cruz.

TVI assina parceria com TV Brasil
Foi durante a passada semana que Júlio Magalhães esteve no Brasil. O director de informação do canal de Queluz de Baixo esteve no Rio de Janeiro em negociações com a TV Brasil para o estabelecimento de diversas parcerias. A TVI pretende encontrar um correspondente naquele país e apoios para o financiamento de meios técnicos, Em contrapartida, a estação brasileira quer trabalhos jornalísticos da TVI e de Pedro Moreira, correspondente da estação de Queluz de Baixo em Bruxelas. A confirmar-se, esta parceria poderá também fazer chegar trabalhos sobre o Mundial 2010 à estação dirigida por Bernardo Bairrão.


CITAÇÃO DO DIA

"Só num país de atrasados mentais, como é Portugal, é que o facto de uma pessoa demonstrar conhecimento em contexto é visto com uma coisa bizarra."

A citação de hoje foi proferida por Pedro Boucherie Mendes.


Fala-se de: Mafalda Pinto.
Ao contrário daquilo que a Notícias TV da passada semana avançou, a actriz não reatou o namoro com José Carlos Pereira. "É mentira. Somos só amigos. É natural que, três meses depois de termos terminado a relação, tenhamos voltado a ser bons amigos, mas não namoramos", disse Mafalda Pinto à TV Guia.

Fontes: Notícias TV, TV Guia, 24 Horas

A pedido de muitos leitores..