Jorge Gabriel é uma cara da RTP1, mas o seu percurso profissionais foi também contruído na SIC. "Roda dos Milhões", "Dá-lhe Gás" e "O Bar da TV", contaram com a sua participação, assim como "Donos da Bola" e "Agora ou Nunca".
Foi em 2002, que ocorreu a sua transferência para a estação pública, e foi também nesse ano que Jorge Gabriel passou a apresentar "A Praça da Alegria" com Sónia Araújo. A RTP1 nunca o desperdiçou ao longo dos anos, e colocou-o à frente de outros projectos, como "Sabe Mais Que Um Miudo de 10 anos?", "Quem Quer Ser Milionário", "O Cofre", "Duelo Final" e mais recentemente "Verão Total".
Sim, Jorge Gabriel pode não ter a experiência de Manuel Luís Goucha ou Júlio Isidro, mas é uma pessoa que demonstra o quanto gosta daquilo que faz. A sua simpatia é constante, assim como a sua credibilidade. Faz programas de serviço público, e por isso não se interessa por assuntos que não tenham esta componente. Logo, a cultura, a tradição e a história, são temas que Jorge Gabriel parece dominar, ou pelo menos considera importantes. Se olharmos para "A Praça da Alegria" verificamos exactamente isso.
Ultimamente o seu programa tem ganho força, e vencido em alguns dias o seu principal adversário naquele horário - TVI. Se há um ano e meio víamos Sónia Araújo e Jorge Gabriel em último lugar nas manhãs, hoje podemos verificar que raras são as vezes em que não fica ou no primeiro lugar, ou perto do mesmo. Ambos mostraram e mostram que com o trabalho chega-se longe. E este é dos principais valores que Jorge Gabriel deixa parecer.
Ainda era pequeno sempre me recordo de o ver em "Praça da Alegria". Dava ânimo ao programa, fazia dele uma festa, com alguns limites claro. Algum tempo depois surge o convite de José Eduardo Moniz para a TVI. Abandonar um programa que já conduzia à bastante tempo e ainda por cima regressar à capital eram "contras" para a sua ida para Queluz de Baixo. Mas com o seu espírito de luta e força aceitou o convite e iniciou um projecto de raiz.
Passou a dizer diariamente "Olá Portugal". Cheguei a ir a esse programa e já aí era notório o seu à vontade com toda a gente, algo que já trazia desde os tempos iniciais da sua carreira. Manuel Luís Goucha era a "alma do programa". Mas o formato não conseguiu impor-se e acabou por dar lugar a um novo. Mais uma vez lá estava o apresentador, desta vez com uma acompanhante, ou melhor, uma "novata", Cristina Ferreira.
A aposta era de risco e muitos a davam como um fracasso. Muita gente acreditava que o "Você na TV" não iria fazer mais que o seu antecessor. Ver o "Você na TV" é o mesmo que estar numa festa constante, a maioria das vezes, ou estar em alturas mais "sérias", mas há sempre momentos de riso e brincadeira. Com o tempo o formato foi-se implantando e arrasou com a líder Fátima Lopes. E o resultado de tanto esforço, quer por parte de Manuel Luís Goucha, quer de Cristina Ferreira, está prestes a ser reconhecido. "Você na TV" será o programa líder do horário matinal de 2009. Uma recompensa mais que merecida. Para além das manhãs o apresentador também pode ser visto nas noites de domingo, inicialmente em "Casamento de Sonho", como jurado, e actualmente como apresentador de "Uma Canção Para Ti".
Este é sem sombra de dúvidas o melhor apresentador da TVI, e é uma referência para todos os outros apresentadores. Sempre manteve a sua vida pessoal em privado até ao dia em que se "revelou" a todos, não teve medo e foi um acto de muita coragem da sua parte. Da minha só merece elogios. Sim, porque apresentadores talentosos, organizados, divertidos, profissionais, e com muitas mais características não se vêem todos os dias. Por tudo isto e muito mais Manuel Luís Goucha é claramente um grande profissional e um Grande Homem. Parabéns!
Iniciado um novo Frente a Frente, dou por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da enquete que opunha as opiniões "RTPN/SIC Notícias":
"RTPN" por Tiago Henriques - 60%
"SIC Notícias", por Diogo Santos - 40%
Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!