9 de novembro de 2009

Frente a Frente

O Frente a Frente desta semana é entre dois apresentadores matinais.
Jorge Gabriel e Manuel Luís Goucha são as personalidade que estão em debate!

Jorge Gabriel é uma cara da RTP1, mas o seu percurso profissionais foi também contruído na SIC. "Roda dos Milhões", "Dá-lhe Gás" e "O Bar da TV", contaram com a sua participação, assim como "Donos da Bola" e "Agora ou Nunca".

Foi em 2002, que ocorreu a sua transferência para a estação pública, e foi também nesse ano que Jorge Gabriel passou a apresentar "A Praça da Alegria" com Sónia Araújo. A RTP1 nunca o desperdiçou ao longo dos anos, e colocou-o à frente de outros projectos, como "Sabe Mais Que Um Miudo de 10 anos?", "Quem Quer Ser Milionário", "O Cofre", "Duelo Final" e mais recentemente "Verão Total".

Sim, Jorge Gabriel pode não ter a experiência de Manuel Luís Goucha ou Júlio Isidro, mas é uma pessoa que demonstra o quanto gosta daquilo que faz. A sua simpatia é constante, assim como a sua credibilidade. Faz programas de serviço público, e por isso não se interessa por assuntos que não tenham esta componente. Logo, a cultura, a tradição e a história, são temas que Jorge Gabriel parece dominar, ou pelo menos considera importantes. Se olharmos para "A Praça da Alegria" verificamos exactamente isso.


Faz uma dupla brilhante com Sónia Araújo, e entra no ecrã dos portugueses de segunda a sexta-feira, sempre com a vontade de trabalhar que o caracteriza. Não recorre a "disparates e ordinarices" para animar o espectador lá de casa, como Manuel Luís Goucha. Prova por isso, que é possível ser divertido de forma natural e sem retirar credibilidade aos programas em que participa. Por algum motivo "A Praça da Alegria" é caracterizada por ser mais séria, e o "Você na TV!", e isto por palavras de conhecidos, "uma autêntica peixeirada matinal".

Ultimamente o seu programa tem ganho força, e vencido em alguns dias o seu principal adversário naquele horário - TVI. Se há um ano e meio víamos Sónia Araújo e Jorge Gabriel em último lugar nas manhãs, hoje podemos verificar que raras são as vezes em que não fica ou no primeiro lugar, ou perto do mesmo. Ambos mostraram e mostram que com o trabalho chega-se longe. E este é dos principais valores que Jorge Gabriel deixa parecer.

Imagem vincada e muito trabalhada, pormenores não lhe escapam e não faz a coisa por "meias medidas". Já está nas manhãs à bastante tempo e é a elas que está associado. Deram lhe a oportunidade de abrilhantar as noites e mais uma vez a sua missão é cumprida, ele é Manuel Luís Goucha.
Ainda era pequeno sempre me recordo de o ver em "Praça da Alegria". Dava ânimo ao programa, fazia dele uma festa, com alguns limites claro. Algum tempo depois surge o convite de José Eduardo Moniz para a TVI. Abandonar um programa que já conduzia à bastante tempo e ainda por cima regressar à capital eram "contras" para a sua ida para Queluz de Baixo. Mas com o seu espírito de luta e força aceitou o convite e iniciou um projecto de raiz.

Passou a dizer diariamente "Olá Portugal". Cheguei a ir a esse programa e já aí era notório o seu à vontade com toda a gente, algo que já trazia desde os tempos iniciais da sua carreira. Manuel Luís Goucha era a "alma do programa". Mas o formato não conseguiu impor-se e acabou por dar lugar a um novo. Mais uma vez lá estava o apresentador, desta vez com uma acompanhante, ou melhor, uma "novata", Cristina Ferreira.

A aposta era de risco e muitos a davam como um fracasso. Muita gente acreditava que o "Você na TV" não iria fazer mais que o seu antecessor. Ver o "Você na TV" é o mesmo que estar numa festa constante, a maioria das vezes, ou estar em alturas mais "sérias", mas há sempre momentos de riso e brincadeira. Com o tempo o formato foi-se implantando e arrasou com a líder Fátima Lopes. E o resultado de tanto esforço, quer por parte de Manuel Luís Goucha, quer de Cristina Ferreira, está prestes a ser reconhecido. "Você na TV" será o programa líder do horário matinal de 2009. Uma recompensa mais que merecida. Para além das manhãs o apresentador também pode ser visto nas noites de domingo, inicialmente em "Casamento de Sonho", como jurado, e actualmente como apresentador de "Uma Canção Para Ti".


Este é sem sombra de dúvidas o melhor apresentador da TVI, e é uma referência para todos os outros apresentadores. Sempre manteve a sua vida pessoal em privado até ao dia em que se "revelou" a todos, não teve medo e foi um acto de muita coragem da sua parte. Da minha só merece elogios. Sim, porque apresentadores talentosos, organizados, divertidos, profissionais, e com muitas mais características não se vêem todos os dias. Por tudo isto e muito mais Manuel Luís Goucha é claramente um grande profissional e um Grande Homem. Parabéns!

Iniciado um novo Frente a Frente, dou por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da enquete que opunha as opiniões "RTPN/SIC Notícias":


"RTPN" por Tiago Henriques - 60%
"SIC Notícias", por Diogo Santos - 40%

Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Francisco Penim, retirada do Correio da Manhã.
Às 21:00 não perca o Frente a Frente desta semana!



Últimas repetições

Desde que regressou de férias, a repetição aos sábados de ‘Uma Canção Para Ti’ desceu, em média, quase cinco pontos de share. O programa é repetido logo após o ‘Jornal da Uma’ e tem mostrado um desgaste notório, pois fica abaixo da média da TVI.

A razão principal tem a ver com os piores resultados da emissão original. É que desde o seu regresso, sempre que foi emitido em directo um novo ‘Uma Canção Para Ti’, o programa desceu em média 15 pontos de share. Antes das férias fazia 50% de share e hoje faz 35. Qualquer dia a TVI decide não voltar a repeti-lo, porque, nesse caso, repetir é perder para a concorrência... e isso não pode continuar.

23,7%

Foi o share de ‘Dança Comigo no Gelo’, exibido na RTP 1.

Audimetria - 09/11/2009


O dia de ontem foi ganho pela TVI, com 25,2% de share. No entanto, os três principais canais generalistas ficaram muito perto. A diferença entre eles foi de 1,1%.
O programa mais visto foi o último capítulo da novela Flor do Mar, que arrasou Perfeito Coração (fez o pior resultado desde a sua estreia - 6,7% de rating e 15,5% de share). A Grande Reportagem SIC, com concorrência na estação pública e na TVI acabou por não fazer mais que 9,4% de rating e 21,5% de share.
O jogo entre o Rio Ave e o Sporting, transmitido pela RTP1, obteve 14,1% de audiência média e 33 pontos. O que o antecedeu, o Telejornal, acabou por ficar na terceira posição do top5, tal como podemos ver no quadro. Quanto ao Último Passageiro, continua muito baixo. Ontem obteve apenas 10,5% de share.
Tanto João Baião como Sílvia Alberto mereciam algo melhor.

Sem cromos, Ídolos continuou a brilhar. Ontem atingiu, salvo erro, o seu melhor resultado desde a estreia - 12,3% de rating e 37,6% de share.
Acabou assim por vencer Uma Canção para Ti, que se ficou por os 8,7% de audiência média e 32,4% de share.

Por fim de referir os resultados do Jornal da Noite e do Jornal Nacional. Enquanto o noticiário da SIC fez 10,5% de rating e 26,3% de share, o da TVI conseguiu 10,4% de audiência média e 26,1% de share.

Revista de Imprensa 09/11/09

Bom Dia! Bem-vindo à primeira Revista de Imprensa desta semana. Fique a par das novidades chegadas directamente do canal estatal.



João Baião continua na RTP

Depois de ter garantido a continuidade de Jorge Gabriel na semana passada, a RTP garante a permanência de mais um dos seus valiosos apresentadores. Segundo a TV Guia, o apresentador de "Portugal no Coração" e a administração estão prestes a chegar a acordo para o prolongamento do contrato do apresentador por mais 3 anos. Uma boa notícia para a RTP.


5 Para a Meia Noite de volta

Está prestes a chegar à RTP2 a 2ª temporada de "5 Para a Meia Noite". O regresso do formato será recheado de surpresas, uma vez que o cenário será diferente, existirão novas rubricas. Estão garantidas mais 18 semanas de programa, o que implica que o formato seja até bem perto da Páscoa. De referir ainda que "5 Para a Meia Noite" também será emitido na noite de consoada e de passagem de ano, com formatos, ao que tudo indica, gravados.

Fontes: TV Guia, 24 Horas