9 de novembro de 2009

Frente a Frente

O Frente a Frente desta semana é entre dois apresentadores matinais.
Jorge Gabriel e Manuel Luís Goucha são as personalidade que estão em debate!

Jorge Gabriel é uma cara da RTP1, mas o seu percurso profissionais foi também contruído na SIC. "Roda dos Milhões", "Dá-lhe Gás" e "O Bar da TV", contaram com a sua participação, assim como "Donos da Bola" e "Agora ou Nunca".

Foi em 2002, que ocorreu a sua transferência para a estação pública, e foi também nesse ano que Jorge Gabriel passou a apresentar "A Praça da Alegria" com Sónia Araújo. A RTP1 nunca o desperdiçou ao longo dos anos, e colocou-o à frente de outros projectos, como "Sabe Mais Que Um Miudo de 10 anos?", "Quem Quer Ser Milionário", "O Cofre", "Duelo Final" e mais recentemente "Verão Total".

Sim, Jorge Gabriel pode não ter a experiência de Manuel Luís Goucha ou Júlio Isidro, mas é uma pessoa que demonstra o quanto gosta daquilo que faz. A sua simpatia é constante, assim como a sua credibilidade. Faz programas de serviço público, e por isso não se interessa por assuntos que não tenham esta componente. Logo, a cultura, a tradição e a história, são temas que Jorge Gabriel parece dominar, ou pelo menos considera importantes. Se olharmos para "A Praça da Alegria" verificamos exactamente isso.


Faz uma dupla brilhante com Sónia Araújo, e entra no ecrã dos portugueses de segunda a sexta-feira, sempre com a vontade de trabalhar que o caracteriza. Não recorre a "disparates e ordinarices" para animar o espectador lá de casa, como Manuel Luís Goucha. Prova por isso, que é possível ser divertido de forma natural e sem retirar credibilidade aos programas em que participa. Por algum motivo "A Praça da Alegria" é caracterizada por ser mais séria, e o "Você na TV!", e isto por palavras de conhecidos, "uma autêntica peixeirada matinal".

Ultimamente o seu programa tem ganho força, e vencido em alguns dias o seu principal adversário naquele horário - TVI. Se há um ano e meio víamos Sónia Araújo e Jorge Gabriel em último lugar nas manhãs, hoje podemos verificar que raras são as vezes em que não fica ou no primeiro lugar, ou perto do mesmo. Ambos mostraram e mostram que com o trabalho chega-se longe. E este é dos principais valores que Jorge Gabriel deixa parecer.

Imagem vincada e muito trabalhada, pormenores não lhe escapam e não faz a coisa por "meias medidas". Já está nas manhãs à bastante tempo e é a elas que está associado. Deram lhe a oportunidade de abrilhantar as noites e mais uma vez a sua missão é cumprida, ele é Manuel Luís Goucha.
Ainda era pequeno sempre me recordo de o ver em "Praça da Alegria". Dava ânimo ao programa, fazia dele uma festa, com alguns limites claro. Algum tempo depois surge o convite de José Eduardo Moniz para a TVI. Abandonar um programa que já conduzia à bastante tempo e ainda por cima regressar à capital eram "contras" para a sua ida para Queluz de Baixo. Mas com o seu espírito de luta e força aceitou o convite e iniciou um projecto de raiz.

Passou a dizer diariamente "Olá Portugal". Cheguei a ir a esse programa e já aí era notório o seu à vontade com toda a gente, algo que já trazia desde os tempos iniciais da sua carreira. Manuel Luís Goucha era a "alma do programa". Mas o formato não conseguiu impor-se e acabou por dar lugar a um novo. Mais uma vez lá estava o apresentador, desta vez com uma acompanhante, ou melhor, uma "novata", Cristina Ferreira.

A aposta era de risco e muitos a davam como um fracasso. Muita gente acreditava que o "Você na TV" não iria fazer mais que o seu antecessor. Ver o "Você na TV" é o mesmo que estar numa festa constante, a maioria das vezes, ou estar em alturas mais "sérias", mas há sempre momentos de riso e brincadeira. Com o tempo o formato foi-se implantando e arrasou com a líder Fátima Lopes. E o resultado de tanto esforço, quer por parte de Manuel Luís Goucha, quer de Cristina Ferreira, está prestes a ser reconhecido. "Você na TV" será o programa líder do horário matinal de 2009. Uma recompensa mais que merecida. Para além das manhãs o apresentador também pode ser visto nas noites de domingo, inicialmente em "Casamento de Sonho", como jurado, e actualmente como apresentador de "Uma Canção Para Ti".


Este é sem sombra de dúvidas o melhor apresentador da TVI, e é uma referência para todos os outros apresentadores. Sempre manteve a sua vida pessoal em privado até ao dia em que se "revelou" a todos, não teve medo e foi um acto de muita coragem da sua parte. Da minha só merece elogios. Sim, porque apresentadores talentosos, organizados, divertidos, profissionais, e com muitas mais características não se vêem todos os dias. Por tudo isto e muito mais Manuel Luís Goucha é claramente um grande profissional e um Grande Homem. Parabéns!

Iniciado um novo Frente a Frente, dou por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da enquete que opunha as opiniões "RTPN/SIC Notícias":


"RTPN" por Tiago Henriques - 60%
"SIC Notícias", por Diogo Santos - 40%

Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!

Nenhum comentário: