Boa noite. Mais um sábado, mais uma Audimetria Semanal. Fique a par dos principais resultados audiométricos que se registarem durante os últimos oito dias.
Resume Semanal Uma semana onde a TVI dominou. Tanto a RTP1 como a SIC venceram um dia, mas isso não chegou para tirar a estação de Queluz de Baixo do primeiro lugar. De referir que o jogo entre o Liverpool e o Atlético de Madrid ajudou o terceiro canal a trepar os 25 pontos na quinta-feira. Nada mau.
Estrela em Ascenção Os resultados da Grande Reportagem SIC já não são o que eram há algum tempo. No entanto, e nesta terça-feira, o espaço informativo da estação de Carnaxide conseguiu ser competitivo ao atingir os 24% de share. Apesar dos 8,9% de rating significarem que ficou em terceiro a partir das 21:00, a Grande Reportagem SIC obteve uma performance digna de ser a Estrela em Ascenção da semana.
O duelo da semana O duelo desta semana vai para os noticiários da hora de almoço. Na terça-feira, o Jornal da Tarde chegou aos 6,6% de rating e 39,3% de share. Ora, isto significa que a concorrência não teve grandes hipóteses com o noticiário das 13:00 da estação pública. Se o Jornal da Uma se ficou pelos 4,5% de audiência média e 26,3% de share, e se o Jornal da Noite não foi além dos 4,1% de rating e 24,5% de share, o Jornal da Tarde acabou por ser o grande vencedor da hora de almoço. Mais uma vez, a informação da RTP domina.
O desastre da semana A mensagem de serviço público é perceptível, mas Serviço Público ainda não convenceu os portugueses. Nesta terça-feira, o seu share foi ainda mais baixo que o de Nós por Cá. 11 pontos é muito pouco, mesmo sabendo que o programa é exibido na estação pública. Daí muitos serem os que defendem que 5 Para a Meia-Noite deveria passar o primeiro canal. Os resultados seriam de certeza melhores.
O melhor de cada canal
RTP1 - Já aqui foi destacado uma vez e, nesta semana, volta a sê-lo. Vidas Contadas venceu pela primeira vez Repórter TVI. Um excelente sinal para a estação pública, que já garantiu uma segunda temporada do programa de Judite de Sousa, uma marca de concorrência para a TVI, e um sinal negativo para Sinais de Fogo, que continua em terceiro. Por mais que se diga o contrário, a estação pública é, sem dúvida, o canal da informação. E os portugueses sabem disso..
SIC - Achas que Sabes Dançar? continua a mostrar aos portugueses o talento (ou não) dos artistas nacionais, e a SIC continua os frutos deste "show". Mais uma vez, no domingo, o concurso do terceiro canal obteve uma boa audiência, tendo atingido os 11,8% de rating e 32% de share.
TVI - Apesar de não terem uma liderança totalmente confortável, As Tardes da Júlia têm consigo manter bons equilibrados. Na maior parte da semana tem ganho a Vida Nova, mas perdido para A Armadilha. Há um mês e meio, as derrotas eram consecutivas e, por isso, Júlia Pinheiro está de parabéns por esta recuperação.
Expectativas Não prevejo grandes alterações para os próximos oito dias. A SIC provavelmente vencerá o dia de amanhã. A RTP1 terá um bom resultado na segunda-feira, com O Preço Certo - Telejornal - Vidas Contadas - Super Miúdos. No resto da semana? Vitórias da TVI, claro.