1 de maio de 2010

Audimetria Semanal


Boa noite. Mais um sábado, mais uma Audimetria Semanal. Fique a par dos principais resultados audiométricos que se registarem durante os últimos oito dias.

Resume Semanal Uma semana onde a TVI dominou. Tanto a RTP1 como a SIC venceram um dia, mas isso não chegou para tirar a estação de Queluz de Baixo do primeiro lugar. De referir que o jogo entre o Liverpool e o Atlético de Madrid ajudou o terceiro canal a trepar os 25 pontos na quinta-feira. Nada mau.

Estrela em Ascenção Os resultados da Grande Reportagem SIC já não são o que eram há algum tempo. No entanto, e nesta terça-feira, o espaço informativo da estação de Carnaxide conseguiu ser competitivo ao atingir os 24% de share. Apesar dos 8,9% de rating significarem que ficou em terceiro a partir das 21:00, a Grande Reportagem SIC obteve uma performance digna de ser a Estrela em Ascenção da semana.

O duelo da semana O duelo desta semana vai para os noticiários da hora de almoço. Na terça-feira, o Jornal da Tarde chegou aos 6,6% de rating e 39,3% de share. Ora, isto significa que a concorrência não teve grandes hipóteses com o noticiário das 13:00 da estação pública. Se o Jornal da Uma se ficou pelos 4,5% de audiência média e 26,3% de share, e se o Jornal da Noite não foi além dos 4,1% de rating e 24,5% de share, o Jornal da Tarde acabou por ser o grande vencedor da hora de almoço. Mais uma vez, a informação da RTP domina.

O desastre da semana
A mensagem de serviço público é perceptível, mas Serviço Público ainda não convenceu os portugueses. Nesta terça-feira, o seu share foi ainda mais baixo que o de Nós por Cá. 11 pontos é muito pouco, mesmo sabendo que o programa é exibido na estação pública. Daí muitos serem os que defendem que 5 Para a Meia-Noite deveria passar o primeiro canal. Os resultados seriam de certeza melhores.

O melhor de cada canal


RTP1 -
Já aqui foi destacado uma vez e, nesta semana, volta a sê-lo.
Vidas Contadas venceu pela primeira vez Repórter TVI. Um excelente sinal para a estação pública, que já garantiu uma segunda temporada do programa de Judite de Sousa, uma marca de concorrência para a TVI, e um sinal negativo para Sinais de Fogo, que continua em terceiro. Por mais que se diga o contrário, a estação pública é, sem dúvida, o canal da informação. E os portugueses sabem disso..

SIC -
Achas que Sabes Dançar? continua a mostrar aos portugueses o talento (ou não) dos artistas nacionais, e a SIC continua os frutos deste "show". Mais uma vez, no domingo, o concurso do terceiro canal obteve uma boa audiência, tendo atingido os 11,8% de rating e 32% de share.

TVI - Apesar de não terem uma liderança totalmente confortável, As Tardes da Júlia têm consigo manter bons equilibrados. Na maior parte da semana tem ganho a Vida Nova, mas perdido para A Armadilha. Há um mês e meio, as derrotas eram consecutivas e, por isso, Júlia Pinheiro está de parabéns por esta recuperação.

Expectativas Não prevejo grandes alterações para os próximos oito dias. A SIC provavelmente vencerá o dia de amanhã. A RTP1 terá um bom resultado na segunda-feira, com O Preço Certo - Telejornal - Vidas Contadas - Super Miúdos. No resto da semana? Vitórias da TVI, claro.
Até ao próximo sábado!

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca a Audimetria Semanal.

Mais canais não s.f.f.

A notícia sobre os planos da RTP para lançar um novo canal de música não pode merecer outra coisa senão estupefacção. Depois de mais um ano a beber na inesgotável fonte do Orçamento do Estado (inesgotável para ela, isto é) e a vampirizar o mercado publicitário que devia caber em exclusivo às operadoras privadas, a estação pública parece determinada a alargar ainda mais o seu leque de canais, desta vez em parceria com a Portugal Telecom.

A notícia ainda não foi confirmada, mas também não foi desmentida - nem pela RTP nem pela PT, de que a Meios&Publicidade, que avançou com a informação, cita fontes oficiais. De resto, a possibilidade de a estação pública diversificar a sua oferta está em estudo desde pelo menos 2007, altura em que o projecto de novo contrato de concessão, da autoria do Governo, foi apresentado.

E a questão é muito clara: se se tratar de um bom negócio, em que o ratio entre o investimento e a facturação permita à RTP aumentar a sua independência financeira (reduzindo, ao mesmo tempo, a sua dependência do Orçamento do Estado), sim; se, pelo contrário, se tratar de mais um departamento para engordar a estrutura, por muito que meia dúzia de pessoas chegue para fazer um canal de música, não.

Já o percebemos: enquanto Portugal for este Portugal, os portugueses estes portugueses e os políticos portugueses estes políticos portugueses, a RTP continuará a sugar o erário público. O mínimo que pode fazer, e já que não diversifica a sua carteira de produtos em áreas onde efectivamente possa ganhar dinheiro sem aumentar a concorrência desleal para com as estações privadas, é um esforço para gastar menos. Pode ser mais simples do que isto?

Fátima Lopes e Solange F. em "Lado B"


A emissão deste domingo do talk-show de Bruno Nogueira promete agarrar o telespectador ao ecrã. Tudo porque será dedicada ao dia da mãe, comemorado nesse dia.

Para tal, o humorista convidou duas “mamãs” bem conhecidas: Fátima Lopes e Solange F. Tanto uma como outra estão bastante empolgadas com esta entrevista e dizem-se preparadas para “tudo”, e sem medo de algumas “brincadeiras” que Bruno Nogueira crie.

No panorama musical, o convidado é Manuel Cruz, vocalista da Banda Foge Foge Bandido.

A não perder, este domingo, pelas 23h25, no canal um da RTP.


Quiosque: 24 Horas

Luís Costa Ribas de regresso aos EUA


Há cinco anos com residência fixa no nosso país, o jornalista está a fazer as malas para regressar a terras de Tio Sam. Lá, Luís Costa Ribas voltará a desempenhar a função que teve durante cerca de duas décadas: a de correspondente da SIC.


Enquanto isso não acontece, na próxima segunda-feira, o jornalista estará à conversa com Fátima Lopes sobre esta decisão e sobre a sua Vida Nova, num programa que promete tabém muitas surpresas.


Quiosque: 24 Horas

Episódio Seguinte


Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Episódio Seguinte!

Gué fica confuso


Francisca está cada vez mais atraída por Gué, mas devido ao seu disfarce, tenta colocar a ideia de namorar com o pescador de lado. Especialmente numa altura em que Leonardo reapareceu na vila piscatória à sua procura. Por outro lado, o rapaz está cada vez mais confuso, uma vez que não percebe o motivo pelo qual se sente atraído pelo colega. Quando conta a Amarelo, este goza-o, dizendo-lhe para parar de pensar em parvoíces, caso contrário terá que contar a Paulo que, certamente, o despedirá. Todavia, a trama prepara-se para tomar contornos ainda mais peculiares. Numa das saídas como Francisca, a jovem encontra Gué… ao ver Leonel, e sem ter como se esconder, beija-o apaixonadamente, e diz-lhe que não sabe viver sem ele. Ele, muito confuso, foge. Contudo, o beija-o lembra-o de Francisco, e quando ele chega a casa, cheio de medo, vai ao quarto do colega e beija-o forçadamente, sendo apanhado por Amarelo.

Mariana e Leo no Você na TV!


Para fazer face às dificuldades económicas que atravessa, Mariana decide começar a cantar e a tocar na rua. Sempre companheiro, Leo oferece-se para ajudar a namorada, e acompanha-a. Numa dessas actuações de rua, encontram a dupla de apresentadores das manhãs da TVI. Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira reconhecem-lhes talento e decidem dar-lhes uma oportunidade para actuarem no programa. A dupla faz sucesso, arrancado muitos aplausos do público presente em estúdio. No final, os apresentadores surpreendem o jovem com um presente muito especial: uma bateria novinha em folha. Leo fica radiante, agradecendo-lhes a oferta.


CURTAS:


Em Meu Amor, Patrícia começa a sua vingança contra a rival. Subitamente, as criações de Mel e Helena ficam em perigo…


Em Viver a Vida, Luciana e Miguel decidem-se casar numa cerimónia reservada e muito simples, o que contraria as expectativas da família da noiva.


Em Caras e Bocas, Simone pede a Denis cinquenta telas para a exposição, mas ele fica sem saber o que fazer quando Xico se recusa a trabalhar, e o macaco-artista recusa-se a comer aquilo que lhe dão.

Quiosque: TV Mais, TV 7 Dias, TV Guia

Débora Ghira em “Lua Vermelha”


Afastada dos ecrãs desde que se despediu de Morangos Com Açúcar, a actriz está de volta. Ela é a mais recente aquisição do elenco de Lua Vermelha.

A gravar há três meses, Débora Ghira é uma professora, que passa a ser parte integrante do elenco principal da trama.


Quiosque: Maria

“Herman 2010” antecipa jogo do título

Depois de ter festejado o 25 de Abril, Herman José prepara-se para na emissão deste sábado do seu talk-show fazer a antevisão do clássico do futebol português, que oporá o Benfica ao Futebol Clube do Porto. Em caso de vitória, o clube da luz conquistará o titulo de campeão nacional. Para tal, em estúdio estarão o benfiquista Fernando Seara e o portista Manuel Serrão. Na música, haverá actuações de Fernando Tordo.

Estão lançados os ingredientes para uma noite de diversão. Já sabe, é hoje, pelas 23h25, na RTP1.


Quiosque: 24 Horas

MMV - Minuto Mais Visto da Semana

O Minuto Mais Visto da Semana foi ganho pela TVI. O episódio da novela Meu Amor, transmitido no dia 19 de Abril, obteve, pela 22 horas e 46 minutos, 17,9% de rating e 46,8% de share. Em números, mais de um milhão e oitocentos mil espectadores seguiam a TVI aquela hora.
Em segundo lugar neste campeonato ficou a RTP1. O jogo entre o Inter de Milão e o Barcelona chegou, no último domingo aos 17,1% de audiência média.

Fonte do quadro: Correio da Manhã TV

Para lá das 24

Bem-vindo ao último Para Lá das 24 desta semana!

Um genérico com um ritmo contagiante, uma Leonor Poeiras electrizante, quatro concorrentes geralmente bem-dispostos. Assim são as tardes da TVI com o mítico Quem Quer Ganha.

Muitas são as críticas apontadas ao famoso concurso que já perdura na estação de Queluz há quase 7 anos. E na verdade, Quem Quer Ganha cada vez mais se assemelha a um 'call-tv' das madrugadas com o constante aviso aos telespectadores para participarem no respectivo jogo interactivo e com uma fatal facilidade em todos os seus jogos.

Mas nem tudo é mau neste concurso, pois há também algo de muito atractivo nele: Leonor Poeiras, que tem definitivamente uma maneira diferente de estar em televisão.
Ela rompeu com o Quem Quer Ganha fechado e monótono da 'era' de Iva Domingues, tornando este espaço numa coisa diferente em televisão. A sua descontracção, o à vontade com os concorrentes, a envolvência com toda a equipa técnica e um quê de improviso tornam aquela hora de concurso em algo alternativo e bastante acolhedor.

Tudo bem que este concurso não tem nada de extraordinário para dar à televisão portuguesa mas consegue fazer de uma forma simples aquilo de que é rotulado - entreter!