7 de julho de 2010

Cine-Opinião


Boa noite, seja bem-vindo a mais um Cine-Opinião! Hoje falamos do filme “Atraídos pelo crime”, em exibição nas salas de cinema.

No curso de uma semana caótica, as vidas de três policias da cidade de Nova Iorque são dramaticamente transformadas na sequência de uma operação maciça de drogas em Brooklyn.

Edward “Eddie” Dugan (Richard Gere) é um veterano de guerra, preso num casamento infeliz, que procura refúgio no álcool e numa jovem prostituta, Chantel (Shannon Kane). A sete dias de se reformar, os seus rotineiros vinte anos de serviço estão prestes a chegar a um igualmente rotineiro fim, até ao momento em que lhe é pedido para treinar novos recrutas. Procurando redimir toda uma vida e uma carreira, Eddie tenta utilizar os últimos sete dias de trabalho da melhor maneira possível.

O detective Salvatore “Sal” Procida (Ethan Hawke) está há doze anos ao serviço e trabalha no Departamento de Narcóticos. Pai de cinco crianças e um marido orgulho, Sal deposita todas as suas esperanças numa maravilhosa casa de sonho, bem distante das possibilidades de um polícia como ele. Contudo, não querendo desiludir a sua jovem família, coloca tudo em jogo para alcançar o seu sonho.

Clarence “Tango” Butler (Don Cheadle) passou os últimos três anos a trabalhar como infiltrado juntamente com traficantes de droga e assassinos, tendo inclusivamente passado nove meses na prisão. Tendo deixado levar-se pela vida do crime, sendo naquele momento mais gangster que polícia, Tango está disposto a recuperar a sua vida, antes que seja tarde demais. Quando os seus superiores lhe oferecem a promoção pela qual ele desesperadamente anseia, o detective vê finalmente a hipótese de mudar a sua vida e recuperar a sua mulher. Tudo o que tem de fazer é prender o seu melhor amigo Casanova “Caz” Philips (Wesley Snipes), decisão que o atormenta constantemente e o coloca cada vez mais perto do abismo.
Eddie, Sal e Tango são três homens com vidas completamente distintas, que contudo partilham o mesmo sentimento de desilusão e desespero pela vida e pelas decisões que tomaram no passado. Completos desconhecidos, é uma rusga anti-droga, parte da “Operação Limpeza”, que os encaminha para a mesma fatal cena de crime.

Um delicioso policial capaz de fazer fervilhar o sangue dos telespectadores até ao final. Para os apreciadores do género, uma escolha segura para o fim-de-semana que se avizinha.


Colin Farrell vai interpretar Ozzy Osbourne na cinebiografia, baseada no livro «I am Ozzy». De acordo com o blog de Perez Hilton, o actor já assinou o contrato para protagonizar o filme.

Já está disponível na Internet o primeiro teaser do filme «Paranormal Activity 2», realizado por Tod Williams. O filme deve chegar às salas americanas a 22 de Outubro.

Mark Ruffalo vai protagonizar o drama "The Normal Heart". O blog da "MTV" adianta que Ryan Murphy, o criador das séries televisivas "Glee" e "Nip/Tuck", está ligado a este projecto, sem identificar no entanto qual o tipo de participação de Murphy no filme. A fita tem estreia marcada para 2012.

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, o Cine entra em linha!

A encruzilhada

A televisão é sonho e fantasia. E não há sonho e fantasia sem dinheiro. Quer dizer, o acto de sonhar, por si só, não custa dinheiro. O que custa é concretizar esses sonhos. E para isso é preciso investir.


Ora, a SIC está numa encruzilhada. Por um lado, quer endireitar as suas contas, cortar as gorduras, pôr ordem na casa, moralizar o sistema, permitir que os seus accionistas retirem dividendos do dinheiro que lá têm investido. Por outro, quer fazer uma televisão competitiva, quer manter rentabilidade e receptividade comercial, quer não perder o comboio das audiências, mesmo sabendo que dificilmente pode ombrear com a estação líder.


A saída de Fátima Lopes da SIC para a TVI é um forte rombo e um retrato cruel. A TVI tem capacidade de atracção (porque é líder, porque tem dinheiro para gastar, porque tem um rumo), tem capacidade de permitir aos seus profissionais sonharem com um trabalho melhor e mais reconhecido; e tem um star system que foi capaz de criar nos últimos anos em redor dos seus actores, e que soube preservar e acarinhar, com galas, festas e atitudes.


Nos últimos anos, a SIC de Luís Marques pode ter feito um trabalho fundamental para se reorganizar e, até, para garantir a sua subsistência, não o discuto. Mas perdeu o sentido estratégico do seu negócio. Deixou os números ganharem à magia. E essa derrota, para já circunstancial, tem de conhecer rapidamente uma reviravolta. Sob pena do que é circunstancial se tornar estrutural. Seria a morte do primeiro canal privado português.

Esta noite..


..dê as boas-vindas às sugestões de cinema de Marta Miranda/Vanessa Dias. O Cine-Opinião também está renovado. Às 21:00!

Momentos

O Momento desta semana relembra um comunicado que José Eduardo Moniz fez, a propósito da polémica entre o Bar da TV da SIC e o Big Brother da TVI. O reality-show da estação de Carnaxide ditou a demissão da sua direcção de programas! Emídio Rangel acabou igualmente por "ir à vida", devido à polémica conversa entre uma concorrente do Bar da TV e os pais! Ora veja..


Gravações de “Malmequer” adiadas


Ao contrário do inicialmente previsto, a nova trama de Rui Vilhena só começa a ser rodada a partir de dia 15 de Agosto. Uma situação que se volta a repetir, uma vez que Malmequer esteve para arrancar nos primeiros dias de 2010.


O motivo para novo adiamento é simples, conforme revelou à TV 7 Dias André Cerqueira: “Os estúdios (de Malmequer) são os mesmos de Meu Amor, que se prolongou por mais 40 episódios. O atraso deveu-se a isso, mas a novela de Rui Vilhena vai estrear na data prevista”, que é como quem diz, no final de Setembro.


Actores como Fernanda Serrano, Maria João Bastos, Sofia Ribeiro, Helena Isabel, Pedro Barroso, Pedro Granger ou Marco Delgado, entre muitos outros, terão, assim, mais algum tempo de férias.

Fala-se 07/07/2010


Boa Tarde! 15 horas são sinónimo de Fala-se!




Benedita Pereira


Visivelmente em excelente forma física, a actriz está de regresso ao nosso país, ainda que por pouco tempo, para gozar umas merecidas férias.


A estudar representação em Nova Iorque há já algum tempo, Benedita Pereira tem um novo amor, embora queira manter a descrição.


Foi durante o lançamento de um novo telemóvel, na passada quinta-feira, que a jovem apareceu com o mais que tudo, de seu nome David Quinta. Embora o rosto de ambos demonstrasse muito amor, Benedita não quis fazer qualquer tipo de comentários.



Patrícia Henrique


Afastada da televisão desde o final de Quando o Telefone Toca, a apresentadora tem um novo desafio profissional, mas fora do pequeno ecrã.


É que Patrícia Henrique foi novamente escolhida para relações públicas dos espaços No Solo Aqua, em Portimão e vilamora.


Para fazer um trabalho ainda de melhor qualidade, a jovem não descura na imagem e mantém uma excelente forma física. Para conseguir estar a tempo inteiro no novo projecto, Patrícia está já de malas feitas para se mudar para o Algarve durante os meses de Julho e Agosto.


Depois do Verão, a apresentadora ambiciona um novo projecto em televisão.


Quiosque: TV 7 Dias

Promos de Big Brother no ar!


Há 10 anos o país parou para conhecer o Big Brother. Está preparado para o que aí vem?
É assim que a TVI apresenta o seu novo reality-show (nova versão do Grande Irmão).

Inscrições

Se tem entre dezoito e quarenta anos, poderá inscrever-se em www.tvi.pt ou pelo apartado 15007 1070-073 Lisboa, enviando fotografia, os seus dados pessoais e um texto para ser O Escolhido!

Manuel Cavaco e Helena Laureano sem contrato renovado


Ele brilha em Meu Amor, e ela é uma das personagens mais badaladas de Mar de Paixão, no entanto, estas interpretações não foram suficientes para que os actores vissem o seu vínculo de exclusividade com a TVI renovado.


Segundo a TV 7 Dias desta semana, esta situação deve-se ao facto de a estação de Queluz de Baixo pretender alterar o conceito generalizado de que a TVI aposta demasiado na ficção, e assim, abrir portas para outra frente: o entretenimento.


É ainda de esperar que outras estrelas percam o selo de “Caras TVI”.

"Red Bull Air Race" cancelada!


Organização de Red Bull Air Race desistiu da etapa em Portugal porque não houve acordo entre Lisboa, Porto e Gaia. Apesar de, neste ano, se ter pensado em dividir a prova a capital e o Norte do país, sabemos agora que esta foi cancelada.
É pena. A televisão portuguesa fica assim mais pobre, sem esta transmissão.

Parabéns, Bárbara Norton de Matos!

Uma das mais talentosas actrizes da nossa televisão está hoje de Parabéns! Pois é, Bárbara Norton de Matos celebra neste dia 7 de Julho 31 Primaveras. Com o regresso ao pequeno ecrã agendado para Agosto, em Malmequer, a actriz terá, certamente, uma festa à altura.


A Bárbara Norton de Matos, toda a equipa Televisão - Opinião deseja as maiores felicidades!


Parabéns, Bárbara Norton de Matos!

Teresa Guilherme fala sobre Fátima Lopes no "Big Brother"!


A TV Mais desta semana noticia a satisfação de Teresa Guilherme na aposta da TVI em Fátima Lopes, para apresentar a nova versão do Big Brother: "Acho que se a Fátima Lopes gostar, poderia perfeitamente apresentar um Big Brother". Ao que parece, e de acordo com a referida publicação, o convite à apresentadora das quatro edições do reality-show ainda não foi feito, confirmando-se assim o exclusivo Televisão-Opinião/TV Universo!
Qual a consequência desta não contratação? Desejará Fátima Lopes dar um pulo para a apresentação do Big Brother? Ou preferirá ficar-se pelos talk-shows? Respostas? Só em Setembro!

Quiosque: TV Mais

Manuel Luís Goucha e/ou Cristina Ferreira a caminho da SIC?




É a edição desta semana da revista TV Guia que avança com a possibilidade de a estação de Carnaxide estar já a preparar a "resposta" à "transferência do ano".


Segundo esta publicação, a SIC poderá tentar contratar os dois apresentadores de Você na TV, ou apenas um deles, para reforçar o seu lote de estrelas. É certo que será complicado, uma vez que o canal poderá não dispor de condições financeiras para a operação, mas não deixa de ser um facto a ter em conta, até porque, recentemente, foi noticiado o desejo dos responsáveis da SIC em contarem com o "rei das manhãs" nos seus quadros.


Há ainda que ter em mente o facto de Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha poderem não estar receptivos à saída da estação onde têm alcançado muito sucesso, por isso, é de crer que tudo não passe de uma simples especulação.


Resta esperar pelos próximos acontecimentos.

Maya acredita que horário nobre influenciou mudança de Fátima Lopes

Fátima Lopes

A "transferência do ano" continua a dar que falar. Desta vez é Maya, grande amiga da apresentadora quem, em declarações à TV Guia, explica um dos prováveis motivos que levaram a colega a mudar-se.


"O sonho da Fátima é fazer um programa de prime time, suponho que o que prometeram para ela ir para a TVI foi fazer o que tanto queria. Ela vai assim realizar o sonho que, tantas vezes, tinha falado em televisão", disse a taróloga. É então de esperar que o "formato ao seu estilo", de que fala André Cerqueira seja um talk-show em horário nobre, que a SIC nunca lhe deu.


Estará então afastada a hipótese de Fátima Lopes abraçar as tardes de Queluz de Baixo? Ou será que a mais recente cara TVI vai repetir o que Júlia Pinheiro tem feito ao longo dos últimos tempos e dar a cara por duas frentes? Esta é uma das muitas questões que se colocam agora, mas é de esperar que, dentro em breve, alguma das partes se pronuncie.

Diana Chaves é o par romântico de Diogo Morgado

Diana Chaves


Tal como a TV Guia adiantara em primeira mão, a actual apresentadora de em Salve-se Quem Puder vai mesmo participar em Caminho da Felicidade. A notícia volta a ser anunciada na edição desta semana da referida publicação e tem honras de primeira página da revista TV Mais.


Diana Chaves está, assim, de regresso à representação "a tempo inteiro", uma vez que, ao que tudo indica, será ela a grande protagonista da trama e não Cláudia Vieira, que terá então um papel de menor destaque. Mas as novidades não se ficam por aqui, dado que a parceira de Marco Horácio ganha um novo par: Diogo Morgado.


As gravações arrancam já em Agosto e, por enquanto, ainda são poucos os actores confirmados no elenco da nova história, mas é já certo que a brasileira Suzana Vieira fará uma participação especial.

Revista de Imprensa 07/07/2010



Bom dia! Seja bem-vindo a mais uma Revista de Imprensa!


História de Mar de Paixão alterada?


Com a trama a começar a entrar numa fase crucial, Patrícia Müller tem agora a difícil tarefa de encontrar um rumo para as suas personagens.


Uma das suas preocupações é resolver o imbróglio em que está metida Benedita. Depois de a separar de Miguel, a autora fez com que caísse nos braços de Eduardo.


Apesar de tudo, a TV 7 Dias avança com uma nova possibilidade: a de a personagem de Paula Lobo Antunes se apaixonar por outro personagem, que entrasse por esta altura no enredo.


Resta saber qual a decisão que Patrícia Müller tomará.


Lado B despede-se domingo




É já no final desta semana que Bruno Nogueira e o seu talk-show vão de férias. Depois de 12 emissões, Lado B vê assim a sua primeira série chegar ao fim.


Foram vários os momentos recheados de humor em que o apresentador mostrou o Lado B dos seus convidados. Por lá passaram Daniela Ruah, Fátima Lopes, Ana Bola, Herman José ou Ricardo Araújo Pereira, entre muitos outros.


Ainda não é conhecido se haverá uma segunda temporada do programa, mas é provável que José Fragoso volte a apostar nele.


A despedida está marcada para o próximo domingo, pelas 23h15 e ainda não são conhecidos os derradeiros convidados.


CITAÇÃO DO DIA:


“Os hábitos demoram anos a mudar”


Nuno Santos



Curiosidade do dia:


Com certeza que já perguntou a si próprio, enquanto via Salve-se Quem Puder, qual o critério usado para a selecção dos fatos que os concorrentes utilizam durante a emissão. A verdade é que não existe nenhum critério imposto pela produção, muito pelo contrário: são os próprios concorrentes que decidem se usam os fatos mais compridos, ou os mais curtos.

Quiosque: TV 7 Dias

Para lá das 24


O Cubo é um concurso diferente. Acompanhei um emissão do programa apresentado por Jorge Gabriel há cerca de uma semana. Surpreendeu-me.


A RTP1 tem hábito apostar em concursos cujo objectivo é responder a perguntas de cultura geral. Independentemente da dinâmica dos mesmos, se repararmos em Quem Quem Ser Milionário, A Herança, Jogo Duplo, Duelo Final, Super Miúdos, todos eles apresentam o mesmo modelo de entretenimento: pergunta - resposta.

No caso concreto de O Cubo, isso não acontece. Apesar de os seus resultados não serem auspiciosos, Jorge Gabriel está à frente de um grande formato, que uma vez bem aproveitado, teria uma maior aderência por parte dos portugueses.

O facto de O Cubo testar os concorrentes através de provas sugestivas, que ponham em jogo a sua mente, o seu intelectual e, especialmente, a sua inteligência (não a de conhecimentos, mas a que se centra nos instintos e reflexos), tornam-no num concurso com um grande interesse. Obviamente que corre o risco de cansar os portugueses mas, uma vez que o concurso é exibido semanalmente, é difícil isso acontecer.

Por outro lado, de referir ainda o suspense que o programa cria. A voz-off provoca no telespectador um clima de expectativa e ansiedade - "Será que ele conseguiu? Será que a bola entrou?". No meu ver, existem aqui certas semelhanças em relação ao filme Saw. Sem dúvida alguma que a voz-off, tal como já referi, me faz lembrar Jigsaw, o serial killer deste filme.

Só tenho a dar os meus parabéns à RTP1 por ter apostado neste formato, que vem provar que existem mais formas de entretenimento em horário nobre para além daquelas que se baseiam em perguntas de cultura geral.

Fique agora com uma passagem deste concurso: