26 de setembro de 2010

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana RTP1
Foi uma aposta falhada da dupla de gordos da RTP1. Depois do sucesso de Malato e Mendes no verão passado este ano não se passou o mesmo. O concurso "Carrega no Botão" não pegou e no passado sábado conseguiu bater no fundo com 15% de share e sem alcançar sequer 400 mil espectadores. Aliás o passado fim de semana foi negro para a RTP1 com uma média de share diário inferior aos 20%, e em que o programa dos gordos contribuiu para esse resultado.

Cromos de "Ídolos" comprados!


Apesar de não ser novidade para muitos, o Televisão-Opinião informa que alguns dos "cromos" de "Ídolos" são pagos.
Segundo fonte próxima do blog, os concorrentes do
talent-show da SIC têm de passar a dois castings para enfrentar o temível júri. No entanto, as prestações destes nem sempre conseguem sobressair-se. Neste caso, o talento não interessa! Os participantes que não são dotados de capacidades vocais, mas que têm uma personalidade algo cómica, podem aparecer nos ecrãs da SIC, recebendo para isso uma contrapartida monetária.

É caso para perguntar, onde está a honestidade?

Carina Duarte vence "Projecto Moda"


Chegou ao fim a primeira edição da versão portuguesa de Project Runway. Depois de um desfile bastante bem conseguido, em que cada um dos dois finalistas mostrou os seus argumentos, o grupo de jurados, que teve como convidado o mentor Paulo Gomes, tomou a difícil decisão.


Carina Duarte, pelo seu crescimento, conquistou a vitória de Projecto Moda. Pedro Reis o concorrente que mais desafios venceu, acabou por receber a medalha de prata.

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana TVI
Foi o programa líder ao longo da semana. Liderou todos os dias em que foi transmitida e no domingo (dia em que não foi para o ar) o programa que a substituiu na liderança ("Ídolos") conseguiu menos espectadores que em qualquer outro dia que "Espírito Indomável" foi para o ar. E a saga da liderança da história de Zé e Rafael começou no passado sábado quando foi o programa mais visto, bem distante da concorrência e com cerca de 40% de share. Ao longo da semana foi sempre a subir. Começou nos 13% de rating e terminou nos 16% de rating, não deixando espaço de manobra à concorrência. A TVI vê assim a sua aposta em mais uma novela a ser um sucesso.

O Melhor & Pior da Semana

Boa Noite! Depois de conhecidas as três primeiras escolhas, fique com as "alegações" finais do "Melhor e Pior da Semana" entre as 21h e as 23h.


Pior da Semana SIC
O slogan do novo talk show das tardes de Carnaxide é "Sempre ao seu lado". Mas a realidade é que desde a estreia na semana passada que os portugueses preferem a companhia das outras estações. Júlia Pinheiro não viu beliscada a sua liderança e "Festa das Vindimas" tem sido uma surpresa ao longo das tardes. Conceição Lino tem uma herança das novelas que a antecedem maravilhosa, mas os resultados de "Boa Tarde" têm sido francamente negativos. Valores de share que não chegam aos 20%, já para não falar que nem 200 mil espectadores consegue alcançar. Apesar de Nuno Santos afirmar que Fátima Lopes não faz falta, as tardes na SIC nunca mais foram as mesmas desde a sua saída.

O Protagonista



Boa noite. O Protagonista desta semana é... Teresa Guilherme!

Ela está de volta! Não ao reality-show A Casa dos Segredos, mas sim à casa dos portugueses. A sua estreia deverá ocorrer no final do mês de Outubro, nos ecrãs do canal informativo da TVI.

Segundo André Cerqueira: "Ela vai entrar em casa das pessoas e vai fazer justiça. Vamos voltar a ter polémicas na TVI, vamos voltar a ter a Teresa a fazer confusão. Ela vai cobrar às pessoas, porque vão ter de começar a ser responsáveis pelo que fazem, ela vai ser a cobradora de posturas. Vai ser muito interessante". Este é, desde a saída da apresentadora da SIC, um autêntico sonho. Integrar um canal temático, trabalhar para um público diferente, fazer parte de uma equipa com uma componente de trabalho totalmente diferente, são desejos que brevemente se irão tornar realidade.


Verdade seja dita, considero o novo programa que a apresentadora irá ter na TVI 24, um autêntico refresh na sua carreira. Depois de Big Brother, reality-show que a capultou para a fama, Teresa Guilherme viu, aos poucos, os olhares dos portugueses desviarem-se para outros profissionais. Apesar de nunca se terem esquecido do seu trabalho em O Grande Irmão, os telespectadores não se importaram de ver Júlia Pinheiro à frente dos concursos que sucederam a Big Brother. Depois deste trabalho, seguiu-se um convite da SIC para integrar a equipa do canal. Na área da ficção, Teresa Guilherme trabalhou com Francisco Penim, tendo lançado os sucessos Floribella, Vingança, Aqui Não Há Quem Viva, Sete Vidas. Com a saída do ex-marido de Clara de Sousa da direcção de programas da estação de Carnaxide, Nuno Santos convidou-a para voltar à apresentação com um programa que prometia ferir a susceptibilidade dos portugueses.
O Momento da Verdade, acabou por provar que a carreira da apresentadora na SIC não poderia continuar. Por isso, Teresa Guilherme abandonou o canal e vendeu a sua quota da produtora Terra do Nunca à estação de Pinto Balsemão. Com uns milhões a mais na sua carteira, a eterna "casamenteira" de Portugal tem estado dedicada ao teatro, aguardando convites na área da televisão.

Para trás ficou uma grande mágoa com a SIC, que resulta em grande críticas sucessivas ao canal. Esta tristeza está prestes a ser colmatada com o seu regresso aos ecrãs portugueses. Teresa Guilherme, tal como já foi afirmado no Televisão-Opinião, irá ser a justiceira de Queluz de Baixo. "Quero pôr os pontos nos "is" em algumas coisas que são mal feitas em Portugal", confessou à TV Guia desta semana.
Com esperança de que o seu programa seja um autêntico sucesso, a também actriz acredita que o mesmo consiga passar rapidamente para canal aberto.


Será assim um novo passo na carreira de Teresa Guilherme. Um passo importante, que poderá vir a ser-lhe útil para corridas futuras. Afinal, e segundo um adágio popular, "depois da tempestade, vem a bonança". E a tempestade é algo que, sem dúvida, passou pela carreira de Teresa Guilherme. Já chega de ela estar na sombra da direcção de ficção ou a acompanhar um programa.
Os portugueses querem voltar a vê-la à frente de um programa de sucesso. E é isso que se espera que aconteça brevemente, na TVI 24. Até lá, resta aguardar e desejar boa sorte a esta apresentadora.

Esta noite...


Descubra qual o Protagonista da semana! Às 20:00, sintonize-se com o Televisão-Opinião!

"Projecto Moda" chega hoje ao fim


Chega esta noite ao fim o concurso da RTP que procura encontrar o melhor designer de moda português. Projecto Moda foi a primeira experiência televisiva para Nayma, que agarrou com unhas e dentes este projecto.

Em jeito de balanço, a modelo sente-se satisfeita com o resultado final mas não esconde que foi bastante difícil para si controlar as emoções no decorrer do concurso: “Este foi o meu primeiro trabalho em televisão, pelo que houve alguma tensão da minha parte. Um dos momentos que registei com mais intensidade foi a despedida dos concorrentes, à medida que eram eliminados”

Apesar de algum desconforto no papel de apresentadora, Nayma considera a experiência em Projecto Moda como boa já que foi uma “oportunidade de explorar uma outra faceta do meio profissional em que estou inserida há quase 20 anos”

Conheça o vencedor, esta noite, na RTP1!
 
Quiosque: Correio TV

José Raposo sentiu-se mal em "Somos Portugal"


O actor da TVI, José Raposo, sentiu-se mal no final dos ensaios da gala Somos Portugal, emitida no dia 16 de Setembro

O papel que coube a Rosa do Canto, foi pensado inicialmente para o ex-marido de Maria João Abreu. No entanto, o actor acabou por passar três dias no Hospital de S. José. "Passou a noite a fazer vários exames, incluindo um cateterismo para não haver qualquer dúvida", explicou a actriz.
Segundo os resultados dos médicos, José Raposo sofreu uma ameaça de enfarte. "Foi uma ameaça de enfarte provocada pelo stresse e excesso de cansaço", avançou Maria João Abreu à Notícias TV.

Afinal, o actor teve de conciliar as gravações de Espírito Indomável, com o ensaios da peça Violino no Telhado, de Filipe La Féria, e ainda com os preparativos de Somos Portugal. "Foi um aviso para ele se acalmar. Tem andado a trabalhar muito", afirmou a Glória da novela da TVI.

Quiosque: Notícias TV

Parabéns, Alexandra Lencastre!



É por muitos considerada "a diva" da televisão portuguesa. Da sua geração é uma das mais carismáticas actrizes. Já passou pela apresentação e está agora concentrada em Um Electrico Chamado Desejo, que marca o seu regresso aos palcos.


Mas hoje o dia é especial. Alexandra Lencastre celebra 45 anos. E é por isso que aqui estamos a desejar-lhe as maiores felicidades!



Parabéns, Alexandra Lencastre!

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana SIC
Desde a passada semana que o bloco de novelas da hora de almoço da SIC não tem concorrência à altura e esta semana isso foi evidente. Valores de share superiores a 30% e cerca de 400 mil espectadores a assistirem às novelas são valores para deixar Nuno Santos contente. "A Armadilha" esta semana chegou a alcançar 40% de share enquanto que no mesmo dia "Negócio da China" alcançou 36%. Sem sombra de dúvidas que estas novelas foram um grande contributo para que a SIC superasse a RTP1 ao longo desta semana.

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana RTP1
São dois espaços de reportagem da RTP1, que são transmitidos à terça e quarta-feira. E esta semana, nesses mesmos dias com um "Telejornal" a liderar sobre a concorrência, "30 Minutos" e "Linha da Frente" entre as 21h e as 21h30 lideraram com uma média de share superior ao que o canal conseguiu e com quase 1 milhão de espectadores. Foram mais vistos nesses dias do que os noticiários da noite quer da SIC, quer da TVI. E também foram o melhor produto da RTP1 no horário nobre durante a semana.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Bom Dia! Seja bem vindo à edição matinal do "Melhor & Pior da Semana" que estará consigo entre as 10h e as 12h. Fique a conhecer as três primeiras escolhas.


Pior da Semana TVI
Depois de "O Prédio do Vasco", o director de programas da TVI decidiu ir ao baú e foi buscar mais um enlatado da TVI. "Os Batanetes" data do ano de 2004, e é dos produtos mais fracos actualmente em exibição. É verdade que os números que a sitcom alcança não envergonha a TVI, mas também é verdade que nos últimos dois dias da semana a novela da SIC "Passione" foi "atrasada" e passa a concorrer quase directamente com este produto e a SIC tem levado vantagem. Mesmo assim, é um produto que não tem custos e não compromete.

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Faz sentido privatizar?

O que está subjacente à proposta de Pedro Passos Coelho para a privatização da RTP?
Três coisas: a) um operador público é sempre um sorvedor de dinheiros públicos; b) um país em crise não tem de pagar uma televisão armada em serviço público que tem concursos como os das privadas; c) uma televisão estatal está sempre sujeita às pressões políticas de quem está no Governo, PSD incluído.

No plano das ideias isto está tudo certo. Só que, na realidade, nada disto é assim tão simples. Por entre a espuma das marés políticas, que tornam este assunto enjoativamente recorrente, convém perceber se já foi feito tudo o que é possível para conciliar uma programação de serviço público com alguma audiência. Perguntam-me: a RTP não faz serviço público? A resposta é óbvia: faz. O Prós e Contras e toda a grelha de informação a seguir ao Telejornal é serviço público. Os programas sobre a Festa das Vindimas que têm enchido o day time da RTP são serviço público. As séries sobre a República ou sobre o Regicídio, o Conta-me como Foi e outro tipo de ficção histórica são serviço público.


A questão é saber se faz sentido que o dinheiro dos contribuintes vá para programas como as novelas brasileiras da hora do almoço, ou para concursos como O Preço Certo ou Carrega no Botão, para séries como Pai à Força, ou para futebol que os outros podem dar. A questão é saber se, num país em crise, faz sentido o Estado alimentar uma estação que, apesar de uma programação obviamente mais diversificada do que a das privadas, continua a fazer concorrência directa em muitos horários do dia com as armas dos outros.