9 de junho de 2010

Cine-Opinião

Boa noite, seja bem-vindo a mais um Cine-Opinião, hoje com o filme "Polícia sem Lei".
Após salvar um prisioneiro de um afogamento, na sequência do devastador furacão Katrina, Terence McDonagh fica seriamente ferido nas costas. Devido ao seu acto heróico, recebe uma medalha e é promovido a tenente, sendo-lhe prescritos analgésicos para aguentar as dores e voltar ao seu posto. Um ano depois, está viciado em Vicodin e em drogas duras. Continuando a trabalhar em nome da lei, é chamado a procurar um assassino de uma família senegalesa e a proteger uma testemunha ameaçada por um traficante de droga.
A sua vida amorosa é igualmente desastrosa, estando envolvido com uma prostituta igualmente toxicodependente. Na convulsão moral em que vive, vê-se também enredado em visões paranóicas de iguana e crocodilos, e o seu envolvimento em actividades ilegais relacionadas com o jogo e a droga podem comprometer a sua missão de forma fatal.
Escrito pelo brasileiro Claudio Carvalho, “Polícia sem lei” é um policial carregado de dramatismo, onde as emoções do espectador são postas à prova até ao limite. Encarnando a personagem de Terence McDonagh está o bem conhecido Nicolas Cage, que dispensa apresentações e volta a dar provas do seu talento.




A saga de Stephanie Meyer continua a arrecadar pontos, desta vez nos MTV Movie Awards, onde foram distinguidos os actores Kristen Stewart e Robert Pattinson com os prémios de melhor actor feminino, melhor actriz feminina, melhor beijo e super-estrela global. Para além disso, Lua Nova ganha também o de melhor filme.

A produtora de Brad Pitt, a Plan B, vai adaptar para o cinema o romance «The Imperfectionists», de Tom Rachman. De acordo com o site «Deadline», o livro conta a história de um jornal inglês com sede em Roma.

Nanny McPhee volta às salas de cinema no próximo dia 10 deste mês, no filme Nanny McPhee e o Toque de Magia

Por esta semana é tudo, voltamos na próxima com mais curiosidades e um novo filme a desvendar!

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias. Às 21:00, o Cine está de volta!

A RTP1 e a República

Com a ficção portuguesa a fazer parte da matriz genética da TVI, e com a SIC a dar passos seguros no investimento em novelas em português, resta à RTP apostar em ficção alternativa. E tem-no feito, umas vezes melhor do que outras, é certo, mas na direcção correcta. Faz parte da missão do serviço público apostar no desenvolvimento de conteúdos em português, e sendo a ficção um género nobre tão do agrado dos espectadores, é bom que a RTP continue este caminho trilhado. Ou em séries históricas, ou em comédias de situação, ou, como agora, em telefilmes.


A notícia da co-produção de quatro telefilmes para assinalar o centenário da instauração da República é uma boa notícia. Trata-se de um investimento avultado que, sejamos justos, apenas a televisão pública poderia empreender: não só pelos custos da operação como até pelos conteúdos a ela inerentes.


As gravações de República, O Segredo de Miguel Zuzarte, A Noite do Fim do Mundo e O Segredo da República arrancam esta semana e só deverão ser exibidos em Setembro. Para lá do interesse das temáticas, contam com o bónus de significarem a estreia de Joaquim de Almeida na televisão portuguesa.


No momento em que apresentou a iniciativa à imprensa, o director de programas da RTP, José Fragoso, garantiu que, pela sua qualidade, os telefilmes representariam um marco na história da ficção na televisão portuguesa.


A expectativa está alta. Veremos se o produto final corresponde ao prometido. Mesmo que, pela sua natureza, não se possam exigir audiências esmagadoras a este tipo de ficção.

D'ZRT despedem-se em Setembro


Depois da grande surpresa que a estação de Queluz de Baixo criou em torno do regresso da banda, eis que chega o momento de cada um dos integrantes voltar à carreira a solo. A despedida está agendada para o final de Setembro, tal como Angélico Vieira afirmou à TV Guia: "Temos agenda cheia até Setembro, depois disso cada um irá seguir o seu caminho."


Está assim anunciado o término do Feeling que os D'ZRT provocaram nos jovens do nosso país. Todavia, até Setembro, serão vários os concertos que a banda dará, um pouco por todo o pais.


Irá o último ser transmitido pela TVI, tal como aconteceu no passado?

Esta noite..

..o Cine-Opinião marca presença às 21:00 no Televisão-Opinião. Não perca!

Cláudia Vieira protagonista de “Caminho da Felicidade”


A TV Guia de hoje confirma - Cláudia Vieira vai ser a protagonista da nova novela da SIC, em co-produção com a TV Globo, Caminho da Felicidade.
As gravações da nova novela arrancam já no próximo mês, impedindo a actriz de gozar a licença de maternidade na sua plenitude. Mas nada disto retira o sorriso a Cláudia que, segundo uma fonte próxima da actriz, está "feliz por protagonizar a sua primeira novela"

Com estreia marcada para Setembro, Caminho da Felicidade é a grande aposta da SIC na ficção nacional para se aproximar ainda mais da líder, TVI.
Virgílio Castelo, o consultor da SIC, acredita no sucesso: "Não devemos fazer mais do mesmo. Estamos a crescer e esta parceria permite-nos galgar mais umas etapas" "A TVI tem uma matriz vencedora que curiosamente foi construída pelas pessoas que estão agora na SP Televisão"
Escrita por Pedro Lopes, o mesmo autor de Perfeito Coração, a novela que também será gravada no Brasil, está também a ser supervisionada por Aguinaldo Silva.
Esta aposta é feita depois do sucesso de Perfeito Coração, a novela ainda em exibição, o que leva Nuno Santos a confessar que "Hoje, fazia mais episódios de Perfeito Coração". O director de programas mostra-se assim satisfeito com os resultados da novela não escondendo que, tal como Moniz, também gosta de apontar "caminhos" e dar ideias.

Momentos

O Momento desta semana pertence à RTP1 e à SIC. Parece impossível, mas não! Lembra-se da despedida de Daniel Oliveira de Só Visto, da estação pública? Não? Nós relembramos!


Maria João Bastos diz-se viciada em “Malmequer”


Maria João Bastos está de regresso às novelas da TVI. A actriz vai participar em Malmequer, a nova produção da autoria de Rui Vilhena que deverá estrear em Setembro na estação de Queluz de Baixo.
"Posso dizer que tenho nas mãos uma história muito bem escrita, o que não me surpreende, vindo do Rui", conta Maria João que, neste momento, ainda está a morar em Nova Iorque. "A verdade é que não consigo parar de ler aquilo que recebo. Isso para mim é um grande sinal, é sinal de que tenho nas mãos uma grande obra" realça, satisfeita com o novo projecto.
A actriz adianta que a sua personagem é "fantastica, como todas" elogiando assim as personagens criadas por Rui Vilhena nas suas obras, pois segundo ela são "um excelente retrato da complexidade do ser humano"
Para já, Maria João Bastos prepara-se para deixar Nova Iorque, cidade onde vive desde Fevereiro: "Devemos começar a gravar a 15 de Julho. Tenho ideia que será por essa altura e irei regressar um pouco antes"

Quiosque: 24 Horas

Fala-se 09/06/2010


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao Fala-se! Desta quarta-feira!



Fernanda Serrano


Prestes a regressar à televisão, a actriz viu recentemente o seu marido revelar à imprensa que a “Fernanda tem falado em adoptar uma criança”.


No entanto, tudo não passou de um lapso de Pedro Miguel Ramos. É que Fernanda Serrano “não quer ter mais filhos”. Em declarações à TV 7 Dias, a estrela da TVI afirmou, divertida: “O Pedro diz muita coisa, mas a adopção não está em cima da mesa. Aliás, quando vi essa entrevista, ele esteve três semanas de castigo”.


Quimbé


Actualmente à frente de alguns projectos na Benfica TV, o apresentador prepara-se para ser novamente pai. É que a sua mulher, Ana Paula, está grávida de 13 semanas.


O segundo filho do casal, que se vem juntar a Vasco, de 3 anos, deverá nascer em meados de Novembro ou Dezembro.


Em declarações ao 24 Horas, o repórter revelou que ainda não sabe o sexo da criança: “O que importa é que venha com saúde, mas não nego que gostava que fosse uma menina”.


Quiosque: TV 7 Dias, 24 Horas

“Fernanda” de “Mar de Paixão” inspirada em filha de Artur Agostinho


Foi há 23 anos que Emília Agostinho viu a sua vida desmoronar. Um acidente grave levou-lhe o marido e o filho, então com sete anos.


Tudo aconteceu em Janeiro, como relatou à TV 7 Dias: “O Rodrigo faleceu em Janeiro. Ele andava no colégio Avé Maria, em Alcântara. Nessa manhã, estava chocho. Eu naquele dia tinha uma coisa qualquer dentro de mim… e pensei que, se calhar, era melhor não o deixar na escola, mas ele disse-me que estava bem. Voltei atrás para lhe dar mais um beijinho e fui para o trabalho. Como estava preocupada, liguei para a escola e disseram-me que ele estava bem, mas eu liguei ao pai dele e disse-lhe para o ir buscar. Quando iam a caminho da casa da minha mãe, veio um camião TIR do lado da ponte e o carro deles foi abalroado. O meu filho ficou com um ar muito sereno, tiraram-no facilmente, acho que ainda mexia os olhos; o pai ainda ficou encarcerado e morreram os dois”, contou.


Toda a dor que a filha de Artur Agostinho foi também ela partilhada com o pai, que a ajudou a superar tamanha tragédia. Hoje, Emília, com 57 anos é presidente da Instituição “A Nossa Ancora”, onde se fala da dor e do sentimento de perda de um filho.


Toda esta história da “vida real” serviu de inspiração a Patrícia Müller para escrever a trama central de Mar de Paixão. Na mesma entrevista, a filha de Artur Agostinho elogiou a autora: “Vejo os episódios e estava cheia de curiosidade. Dei-lhe os parabéns porque está muito bem retratado e a Fernanda fez muito bem o papel. O sentimento de culpa existe, o pai a acusar a mãe por ter dado os órgãos, o sentimento de posse por um filho é importante.” Sem querer tirar partido por nenhuma das personagens, Emília deu o seu parecer: “Percebo a parte do pai, mas também a da mãe e a família divide-se”, disse. No final da conversa com a equipa da TV 7 Dias, a senhora referiu ainda que tem a certeza de que quando partir, terá o seu filho a recebê-la de braços abertos.


Histórias da “vida real” que, embora estejam relacionadas com uma figura muito acarinhada pelo público, Artur Agostinho, não deixam de servir de inspiração à ficção nacional.



José Carlos Pereira fora de "Mar de Paixão"?


Após terem vindo a público noticias que davam conta de que o actor não tinha o comportamento mais adequado aquando da sua participação em Morangos com Açúcar, José Carlos Pereira recebeu uma nova oportunidade da estação de Queluz de Baixo. Participou em Sentimentos e é agora o protagonista de Mar de Paixão.


Todavia, as faltas sem justificação voltaram a ser uma constante. Depois de, durante as gravações da trama no Algarve ter desaparecido um dia inteiro sem deixar rasto, o intérprete de Eduardo voltou a não aparecer nas filmagens e provocou um ataque de nervos nos actores que consigo iriam contracenar.


Segundo adiantou uma fonte da produtora à TV 7 Dias, “Desta vez, este assunto está a ser tratado ao mais alto nível, pelos responsáveis da TVI e da Plural”. A mesma fonte revela ainda que “Há alguém com poder na TVI que o tem protegido, mas agora ficou de mãos e pés atados”.


Conseguirá José Carlos Pereira remediar-se? Ou será mesmo afastado de Mar de Paixão?

"Vida Nova" regressa terça-feira


Devido a programação especial da SIC, que arrancou já hoje com o Companhia de Portugal, Fátima Lopes vai estar uma semana fora do ecrã. A notícia foi anunciada ontem, quando terminou mais uma emissão de Vida Nova.


Hoje, a grelha é ocupada com o especial de apoio à selecção nacional, amanhã é feriado e, como tal, a estação de Carnaxide preparou um lote de estreias cinematográficas. Sexta-feira ainda não está decidida a programação, e, segunda-feira pelas 15 horas, o canal de Francisco Pinto Balsemão emite o primeiro jogo que adqiriu do Mundial 2010, Japão vs Camarões. Terça-feira, já está de volta o Vida Nova, que, contudo, voltará a não ser emitido durante alguns dias, devido à transmissão de partidas a contar para o campeonato.

Revista de Imprensa 09/06/2010


Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quarta-feira!


Tás aqui, tas apanhado volta em Setembro



Estreia hoje à noite um novo formato de apanhados na estação de Carnaxide. A ideia é um original de Nuno Graciano e mostra vários craques do futebol bem conhecidos do público português em situações improváveis.


Apesar de estarem gravados 13 programas, para já só serão emitidos 3. Os restantes integram a grelha da SIC para a reentre, em Setembro.


Hoje, amanhã e sexta-feira, os telespectadores poderão ver Bruno Alves, Dí Maria, Eduardo, Miguel Veloso, David Luiz ou Raúl Meireles “em acção”.


Tas aqui, tas Apanhado é apresentado por Nuno Graciano e Sofia Cerveira e promete fazer rir os portugueses, durante estas três emissões muito especiais, dedicadas ao “desporto rei”.


Sábado há festa a dobrar na RTP




É já no próximo sábado, véspera do dia de Santo António, que a estação pública emite os Casamentos de Santo António, durante o dia, e as Marchas de Lisboa, à noite.


Se as cerimónias e o copo de água serão integrados num programa especial, cuja apresentação estará a cargo de Diamantina e Jorge Gabriel. A partir da Avenida da Liberdade estarão Tânia Ribas de Oliveira e José Carlos Malato a apresentar as Marchas.


Como repórteres, a direcção de programas escolheu Dália Madruga, Isabel Angelino, Helena Coelho, Serenella Andrade, Carla Matos Gomes, Cristina Alves, João Baião e Sérgio Mateus.


A não perder, este sábado, na RTP.


CITAÇÃO DO DIA:


“Em Portugal, todos os dias, para todos os canais de televisão, se recebem argumentos. Mas em cada dez, nove são iguais”


Virgílio Castelo


Curiosidade do dia:


Quem os viu dançar no talent-show da SIC, não imagina que os dois jovens vivem juntos. Pois é, Gleysson Moreira e Mariana Paraízo são amigos, brasileiros e vivem com mais duas amigas, numa habitação, em Mem Martins, Sintra.




Quiosque: TV 7 Dias, 24 Horas

Para lá das 24



Boa Noite! Seja bem-vindo a mais um Para lá das 24!


Terminou na passada semana aquela que foi uma das grandes apostas da estação de Carnaxide tendo em vista a participação portuguesa no Mundial 2010 da África do Sul.


O Regresso dos Incríveis não sendo um "boom" em termos de resultados audiométricos, demonstrou mais uma vez que o profissionais portugueses também conseguem fazer bons produtos. Tive a oportunidade de ver todas as emissões do programa e não houve nenhuma de que não gostasse.



Em O Regresso dos Incríveis pudemos ver o outro lado de alguns jogadores da nossa selecção. Uma prova de que, dentro dos possíveis, eles são iguais a todos nós, têm uma vida fora dos relvados, uma família, alegrias, tristezas. Este programa é aquilo a que eu chamo de trabalho de jornalístico de proximidade. Algo que raramente vemos na nossa televisão e que por si só tem todo o mérito. Em termos de audiência, a SIC pode estar muito agradecida, uma vez que o formato ajudou a equilibrar as contas.


Não poderia deixar de referir o nome de Daniel Oliveira. É dele toda esta produção, todo este sucesso. É certo que o facto de ter vários contactos no seio da selecção nacional ajuda bastante, mas não é por isso que o talentoso profissional deixa de ter mérito. Muito pelo contrário. Ele prova-o todas as semanas com uma fantástica entrevista em Alta Definição.


Muito orgulhosa deve estar a estação de Carnaxide, por poder contar com Daniel Oliveira no seu lote de profissionais, e tudo deve fazer para o poder manter, uma vez que, em tudo aquilo em que ele mete as suas mãos, o sucesso é garantido!