22 de maio de 2010

Audimetria Semanal

Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição da Audimetria Semanal.

Resumo da semana


O Verão está quase a chegar, e com ele o Mundial. As apostas dos canais neste evento desportivo já se fizeram notar. A SIC conseguiu somar alguns pontos com O Regresso dos Incríveis, depois de, na semana passada, ter sido "goleada" pela RTP1, aquando da visita de Bento XVI a Portugal.
O share da TVI andou à volta dos 28%, e o da SIC entre os 23 e os 25%. Ao contrário do que previ, a RTP1 não esteve assim tão forte e foi, sem dúvida, a derrotada da semana.

Estrela em Ascenção

O Regresso dos Incríveis

Quando se fala em futebol, muitos são aqueles que apontam o dedo po
r não apreciarem, ou pelo facto de acharem que os meios de comunicação dão demasiado destaque a este desporto. No entanto, e tal como as audiências das partidas, os programas que envolvam os "craques da bola" costumam ter bons resultados. Tal já se tinha verificado há dois anos, quando Daniel Oliveira apostou pela primeira vez nos Incríveis. Em 2010, a história volta a repetir-se. Apesar de o primeiro episódio não se ter destacado em termos de audiências, o mesmo não se passou com o segundo. O programa que mostrava a vida de Miguel Veloso chegou aos 10,5% de rating e 31,6% de share.
É uma boa decisão da SIC transmitir este tipo de produções pois, mesmo não tendo o futebol à mistura, os protagonistas deste desporto conseguem dar à estação bons resultados.

O desastre da semana

Se existem séries da RTP1 que têm o seu sucesso no horário nobre, como Pai à Força ou até Cidade Despida, há outras que passam totalmente despercebidas aos portugueses. Um bom exemplo é A Minha Família que, na terça-feira, se ficou pelos 11% de share. Este resultado é contínuo e coloca-se por isso uma questão: porque é que a estação pública continua a passar esta série?

O melhor de cada canal


RTP1 - Jornal da Tarde - É difícil não salientar mais uma vez a prestação do noticiário da hora de almoço da estação pública. Na segunda-feia, e mesmo não tendo recebido a vitória da Praça da Alegria, o Jornal da Tarde obteve uns estrondosos 41% de share. Com 7,8% de rating, o noticiário, para além de ter vencido a concorrência das 13:00, foi mais visto que os programas de horário nobre da RTP1 - Cuidado com a Língua e Super Miúdos.

SIC - Perfeito Coração - A novela da SIC está a chegar ao fim. Talvez por essa razão os resultados tenham vindo a subir. De tal maneira que, apesar de já não ter sido a primeira vez, Perfeito Coração subiu ao quinto lugar dos cinco programas mais vistos do dia de terça-feira. Com o segundo lugar, a produção da estação de Carnaxide chegou aos 8,8% de rating e 24,3% de share.

TVI - O jogo da Taça de Portugal na estação de Queluz de Baixo obteve um bom share - 51,4%. Nada mau, tendo por base que era o Futebol Clube do Porto que estava em competição. Por outro lado, o seu adversário era um clube que não pertencia à primeira liga - Desportivo das Chaves. Daí considerar que o melhor da semana da TVI tenha sido esta partida de futebol.

Expectativas

Viver a Vida - A entrar nos últimos episódios, a novela da SIC vai, a meu ver, conseguir vencer Sentimentos. A produção da TVI nunca chegou a afirmar-se perante Viver a Vida, e nos últimos capítulos desta duvido que resista. A estação de Carnaxide vai somar pontos. Relembro por fim uma opinião minha - as novelas brasileiras em Portugal não morreram.

Globos de Ouro - A XV edição está a chegar, e a SIC prepara-se para somar pontos. Os convidados musicais são bons, os premiados também. A estação de Carnaxide vai transmitir, de certeza, uma boa gala, e Bárbara Guimarães vai voltar a brilhar. Domingo vai ser um dia diferente para os portugueses.

Festival da Eurovisão - Os portugueses podem contar, esta semana, com o Festival da Eurovisão da Canção 2010. As semifinais realizam-se a 25 e 27 de Maio. A final acontece dois dias depois. Se Filipa Azevedo passar, a estação pública colherá frutos disso.


Ate para a semana!

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, a Audimetria Semanal entra em linha. Até lá!

Jornalismolúdico

Enquanto os jornalistas se vão ocupando com festas e fotografias para as revistas, na presunção de que alguma coisa é preciso fazer para encurtar o caminho entre o seu trabalho e o coração do espectador, ouvinte ou leitor, profissionais de outras áreas vão ocupando um importante espaço que antes lhes pertencia: o da definição de tendências. E a prova mais cabal disso é o regresso ao mercado do Fizz Limão, o mui geracional gelado da Olá que Nuno Markl pediu aos microfones da rádio (e de que, aliás, se tornou já o rosto de promoção).


Não é preciso estar muito atento para percebê-lo: se antigamente qualquer departamento de relações públicas se pelava por captar a atenção de um jornalista, todos eles trocavam hoje a atenção de uma dezena de repórteres por um mimo apenas de um desses novos comunicadores que, não sendo apenas guionistas ou actores, viraram figuras maiores da cultura pop contemporânea. Hoje, um homem como Nuno Markl (ou Ricardo Araújo Pereira, ou José Diogo Quintela, ou Luís Filipe Borges) gostar de uma coisa e dizer que gosta dela vale mais do que uma dúzia de reportagens.


Com isso, os jornalistas deixam de estar sujeitos a pequenas tentativas de corrupção e libertam-se de qualquer tentação de violar o seu código profissional (nomeadamente com incursões mais ou menos dissimuladas na publicidade). Mas também perdem glamour, incluindo todos os instrumentos de comunicação que esse glamour lhes proporcionava. Pois deviam recuperar um pouco do velho jornalismo lúdico, à medida daquilo que as televisões e os jornais anglo-saxónicos souberam reinventar. Infelizmente, preferem aparecer na Caras, como se ainda estivéssemos nos anos 90.

Sara Barradas estreia-se como vilã


Já muita gente se apercebeu de que Espírito Indomável marca a estreia de vários actores em papéis completamente diferentes daqueles que já interpretaram. Se Vera Kolodzig está de volta às personagens “boazinhas”, Sara Barradas promete causar o ódio na mente dos portugueses.


A actriz será Cláudia, uma vilã que se envolverá com João, personagem de João Catarré. Todavia, não é só no lado dos “mauzinhos” que Sara se estreia. A jovem fará pela primeira vez cenas de nú: “Correu bem, pois fui super protegida. Falei com a equipa e o João Catarré. Também ficaram poucas pessoas no cenário e isso ajudou imenso. Estou ansiosa para ver o resto”, declarou à imprensa no dia de apresentação da nova telenovela à imprensa.


Quiosque: TV Guia

Maya Booth em “Voo Directo”

A vilã Márcia de Deixa Que Te Leve é um dos nomes mais falados para integrar o elenco da nova série da estação pública. Se a notícia se confirmar, a jovem juntar-se-á a Soraia Chaves, numa história bem ao jeito de Sexo e a Cidade, que é como quem diz, com cenas muito quentes e momentos de muito humor.


Outros actores bem conhecidos do público deverão constar no elenco de Voo Directo, uma trama da autoria de Pedro Lopes, guionista da SP Televisão. As gravações arrancam em breve, em território angolano e a estreia ainda está por definir.


Quiosque: Notícias TV

Joaquim Horta na TVI

Afastado dos ecrãs há algum temo, o actor chegou a ser convidado pela estação de Carnaxide para integrar o elenco da substituta de Perfeito Coração.

Todavia, Joaquim Horta recusou a oferta e vai mesmo fazer parte de Bem Me Quer, Mal Me Quer. O actor será o marido da personagem de Maria João Bastos e promete voltar a fazer as delicias do público português, que há algum tempo que não o vê em telenovelas.


Quiosque: TV Guia


Episódio Seguinte


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao Episódio Seguinte desta semana!

Leonor mata Afonso


Prisioneira na sua própria casa, em Aveiro, a jovem aproveita um momento em que Afonso não está presente para avisar Pedro. O arquitecto promete ajudá-la e apanha um táxi de imediato. Entretanto, o vilão está à beira de perder a cabeça com Pedrinho. O menino, raptado pelo gestor, pede para voltar para casa e para perto de Dina e Bento, os seus pais adoptivos. Afonso chega à quinta com Luís e dá ordem a Leonor para que se prepare para viajar. A bióloga tenta ganhar tempo e procura uma forma de fugir. O filho de Guilherme não se deixa enganar e acaba por travá-la com violência e de pistola na mão. Pedro chega nesse momento e Afonso prepara-se para o matar, confessando, cheio de ódio, que foi ele quem o atropelou há cinco anos. Os dois lutam, mas o arquitecto é agredido, e cai no chão, inconsciente. O gestor agarra num atiçador de lareira e procura Leonor. A luta é inevitável, mas a jovem consegue pegar no objecto e espeta-o nas costas de Afonso, assassinando-o.

Mel confronta Clara


Clara pode ter feito tudo o que sempre quis, mas agora prepara-se para pagar pelos erros cometidos. Com a ajuda de Jorge, a jovem estilista descobre, ao falar com Caetano, já fora de coma, que afinal não é a irmã que é filha do empresário, mas ela. Mel fica devastada já que descobre que Clara lhe mentiu durante muito tempo. Abalada com tudo, confronta-a e, sabendo que esta está sem dinheiro, vinga-se e conta tudo a Horácio. Este, que nunca gostara de Clara, com a ajuda de Mel, expulsa-a de casa, deixando-a sem tecto. Todavia, a vilã não se dá por vencida. Sabendo que a irmã está a fazer com Helena uma nova colecção, conta tudo a Estela.

CURTAS:


Em Mar de Paixão, durante uma viagem de barco, a traineira começa a meter água e por pouco Nuno não cai ao mar. Ao ver esta situação, Benedita age com rapidez e resgata a criança mesmo a tempo.

Em Morangos com Açúcar, Margarida descobre que foi o próprio pai a chamar a polícia no dia em que a banda foi parar à cadeia e desilude-se com Bacelar.

Em Lua Vermelha, Laura não resiste ao falso jardineiro e volta a encontrar-se com ele, para mais uma noite tórrida. Beatriz assiste a tudo, chocada.

Em Caras e Bocas, Espeto é surpreendido com o regresso da sua mãe, Lili, e ela descobre o golpe do marido com o macaco pintor.

Quiosque: TV 7 Dias, TV Guia, Telenovelas

Paulo Rocha prepara personagem “diferente”


Já é oficial que o Vasco de Perfeito Coração será uma das muitas estrelas a brilhar na nova trama de Rui Vilhena.

Como não poderia deixar de ser, o argumentista preparou-lhe um papel totalmente diferente daqueles que tem vindo a fazer ao longo da sua carreira. Paulo Rocha dará vida a um cabeleireiro com ar homossexual, mas que, na verdade, é o maior “engatatão” da história. Para criar este jovem, Rui Vilhena inspirou-se no filme Shampoo, mais precisamente no papel de Warren Beauty.


Por outro lado, ao contrário do que se disse recentemente, o actor vai mesmo entrar em Marido de Aluguer. Quem o garante é Aguinaldo Silva: “Está confirmado. Ele tem um compromisso em Portugal, mas dá tempo de sobra para fazer a minha novela. A produção só vai começar em Janeiro”, disse o argumentista à TV Guia.

Lília Cabral em “Caminho da Felicidade”?




Depois de anunciada a parceria entre a SIC e a TV Globo para a produção de duas telenovelas, começam a “chover” nomes de possíveis actores brasileiros que poderão integrar o elenco da substituta de Perfeito Coração.


O primeiro foi o de Taís Araújo, que está em Portugal para participar na XV Gala dos Globos de Ouro e que se reuniu com Aguinaldo Silva, na passada terça-feira. No entanto, devido a compromissos profissionais em Terras de Vera Cruz, a Helena de Viver a Vida não poderá aceitar o convite.


Afastada esta hipótese, a SIC já definiu o novo alvo: Lília Cabral. Quem o garante é uma fonte oficial da estação que disse à TV Guia: “Estamos à espera de uma resposta. Se ela aceitar, vai ter um papel na novela Caminho da Felicidade, que vai começar a ser gravada em breve, em Lisboa.” A confirmar-se este seria o realizar de um desejo da actriz, que ambiciona visitar o nosso país nos próximos tempos.


Resta saber se Lília Cabral estará disposta a passar mais do que um curto período em território nacional.


Augusto Madureira fala sobre “Há Dias Assim”



Após ter concorrido com vários temas a outros Festivais da Canção, o jornalista da SIC conseguiu, finalmente, alcançar a vitória. Embora muito contestada pelo público, Há dias Assim é mesmo a canção que vai representar Portugal no Festival da Eurovisão deste ano.


Apesar de se afirmar tranquilo, Augusto Madureira não deixou escapar o seu descontentamento para com a RTP. É que, após ter feito tudo o que podia para promover o tema de Filipa Azevedo além fronteiras, foi lhe “dito de forma muito clara que era melhor parar”, começou por dizer à Notícias TV, para depois acrescentar: “A prestação em Oslo é da exclusiva responsabilidade da RTP. Todas as sugestões que apresentei foram rejeitadas. Foi me dito pessoalmente e por escrito que estava a ultrapassar as minhas funções, que a minha intervenção como autor terminou no dia em que venci o Festival da Canção. Foi nessa altura que fui remetido a um papel de “mero elemento de palco”. Não é suposto ter nada a dizer sobre roupas, performance, nem sobre nada. Não osso deixar de lamentar.”


Polémicas à parte, há que torcer por Filipa Azevedo que vai, certamente, dar o seu melhor para que Portugal consiga uma boa posição.

Dino Alves veste as manicures de serviço


Se alguns já sabiam que Ana Bola e Maria Rueff iriam ser a dupla de humor da "XV Gala dos Globos de Ouro", então ficam agora a par da seguinte novidade: elas vão ser vestidas pelo estilista Dino Alves. Ao 24 Horas ambas confessaram estar felizes pela aposta da SIC nelas, e avisam que os seus vestidos vão ser fantárticos: "Vamos ser vestidas pelo Dino Alves e o modelo vai ser surpreendente".

Quiosque: 24 Horas

RTP apresenta programação dedicada ao Mundial

Depois de a SIC ter arrancado com os seus programas dedicados ao evento desportivo do ano, a estação pública deu a conhecer as suas apostas para os dias que se aproximam.


A primeira delas, Ligados a Portugal, mostrará os bastidores dos treinos, viagens do hotel e autocarro, alimentação dos jogadores, entre outros, e terá uma emissão diária de cinco minutos. Aos sábados, o formato é mais extenso, com vinte e cinco minutos de duração.


Outra das apostas é Agora é que É. Este programa, com cinco emissões que irão ara o ar ainda antes do início do Campeonato do Mundo, dará a conhecer conversas, desabafos e expectativas, quer dos jogadores, quer de Carlos Queiroz.


A 30 de Maio, Dália Madruga e Francisco Mendes darão a cara por uma emissão especial, a partir do concerto que os Black Eyed Peas vão dar no estádio Nacional e que deverá contar com a presença da equipa portuguesa.

Já a 5 de Junho, o canal do estado estará o dia todo em directo, a partir do Parque Eduardo VII, a fazer a despedida da comitiva nacional, que parte nessa noite para a África do Sul.


As surpresas não ficam por aqui. A partir de 13 de Junho, a Praça da Alegria e o Portugal no Coração vão de férias e dão lugar a Força Portugal, emitido ora da Praça da Figueira, em Lisboa, ora da Ribeira, no Porto.


Também a informação fará uma grande cobertura do evento e promete dar a conhecer todos os pormenores do mesmo. A partir do fim-de-semana antes do arranque oficial do Mundial, por volta da meia-noite, Carlos Manuel Albuquerque apresentará Diário do Mundial.


Quiosque: 24 Horas

MMV - Minuto Mais Visto da Semana


O Minuto Mais Visto da Semana foi ganho pela TVI. O episódio de Mar de Paixão, transmitido no dia 10 de Maio, obteve, pelas 22 horas e 28 minutos, 18,3% de rating e 46,4% de share. Em números, mais de um milhão e setecentos mil espectadores seguiam a TVI aquela hora.
Em segundo lugar neste campeonato ficou a RTP1. O Telejornal, transmitido a 11 de Maio, chegou, às 20:48, aos 15,5% de audiência média.

Fonte do quadro: Correio da Manhã TV

Para lá das 24

Boa noite. Bem-vindo ao último Para Lá das 24 da semana!

Ao chegarmos a esta altura do ano a TVI presenteia todos os seus espectadores com as habituais corridas de touros. Na passada Quinta-Feira foi o caso disso, sendo transmitida a primeira deste ano, desta vez em comemoração de mais um aniversário da reinauguração do Campo Pequeno.

Provavelmente apenas os factores hábito e tradição é que devem levar a estação líder em Portugal a transmitir este tipo de corridas. Se há algumas em que o cartaz tem nomes de peso e onde a emoção é uma constante, também há outras bastante mais monótonas e menos interessantes, ainda para mais quando se fala numa transmissão televisiva.

E na Quinta à noite foi esse o caso. Do pouco que eu próprio vi achei um espetáculo mais triste e enfadonho do que o habitual no género. E os resultados que saíram na Sexta de manhã apenas vieram confirmar que a maioria partilhou da minha opinião: a TVI espalhou-se no horário nobre, logo depois da transmissão de Mar de Paixão. Resultado: Perfeito Coração e Viver a Vida conseguiram obter um dos seus melhores resultados desde a estreia (sendo que Viver a Vida obteve mesmo o maior resultado de sempre!)

Face a isto a pergunta que se faz a André Cerqueira é se esta tradição será para continuar. É que a TVI, como estação líder que é, não deve transmitir este tipo de eventos que acarretam cada vez mais um maior risco de (in)sucesso. Muito menos com a máxima "é o que o povo quer ver", pois se há evento onde a noção de divertimento/espetáculo não reúne consenso e é bastante contestada, esse evento é definitivamente a tourada!