30 de maio de 2011

Falar Televisão


"Globar" Televisão


Foi no dia de ontem que a passadeira vermelha brilhou com as várias "estrelas" a caírem nos ecrãs da SIC. As audiências foram satisfatórias, contudo várias questões ficaram por responder. Uma delas esteve relacionada com os nomeados, que teimaram em sofrer grandes alterações. Por outras palavras, já todos percebemos que José Mourinho ou Cristiano Ronaldo têm alcançado feitos históricos. É verdade. No entanto, o grupo de jurados da revista Caras/SIC continua a lembrar-se deles para poderem ter a possibilidade de levarem para casa mais um galardão. Não é altura de parar de os nomear? Por exemplo, no lugar de José Mourinho, poderia ter estado André Vilas Boas, que obviamente foi o mais votado da noite, devido ao ego dos apoiantes do Futebol Clube do Porto. 

Em mais um ano, a gala dos "Globos de Ouro" não me surpreendeu. A "Passadeira Vermelha" evitou as típicas questões do "quem vestiu o quê", para se tornar num autêntico "encher chouriços". Sofia Cerveira, Ricardo Pereira, Liliana Campos, Vanessa Oliveira e Rita Andrade bem tentaram produzir algumas entrevistas rápidas, contudo os trinta segundos por vezes nem permitiam ao telespectador respirar. 
Apesar de tudo, existiram de facto alguns ingredientes poderosos, nomeadamente a actuação de Sofia Escobar, Ricardo Afonso e Madalena Alberto, assim como os momentos de humor pertencentes ao casal Coutinho. De referir igualmente a brincadeira de Miguel Guilherme, quando ouviu o sonar dos tambores, momento a partir do qual começou a "cantar o seu discurso".




Por outro lado, e ao nível da moda, pareceu-me que os estilistas nomeados também não sofreram grandes alterações, com Filipe Faísca, por exemplo, a ser novamente destacado. Considero desnecessário voltarem a repetir-se as nomeações, pois o factor surpresa acaba por ficar à quem. Sendo o momento de desvendar o verdadeiro vencedor de uma determinada categoria importante, é para mim possível adivinhar-se o escolhido muito antes de este ser revelado.

Destaque negativo para a ausência de tão prestigiados profissionais da concorrência, realidade que tem vindo a ser registada nos últimos anos. Manuel Luís Goucha, Cristina Ferreira, João Baião, Tânia Ribas de Oliveira, José Carlos Malato, entre tantos outros, poderiam ter estado presentes nesta "XVI Gala dos Globos de Ouro". Independentemente de existir um não uma categoria dedicada à televisão, a comparência de determinadas caras seria fulcral para o "brilho" deste evento ser maior. Nesse sentido, achei desnecessário o facto de Bárbara Guimarães ter referido a presença de José Alberto Carvalho e Nuno Santos, quando estes apenas foram acompanhantes das suas mulheres que trabalham no terceiro canal.






Terei ainda de destacar a precipitação da mulher de Manuel Maria Carrilho, que acabou por se colocar à frente de algumas das caras que tiverem a oportunidade de entregar um galardão. Laura Figueiredo, por exemplo, sofreu para "se fazer ver" aos telespectadores.

Apesar de tudo, os portugueses foram unânimes na escolha da programação no dia de ontem. A "XVI Gala dos Globos de Ouro" alcançou um resultado bastante satisfatório, derrotando não só "Perdidos na Tribo", como "Anjo Meu" (a novela da estação de Queluz aterrou para o pior resultado desde a sua estreia). 

Para o ano há mais e, esperemos, com novas ideias, com novos nomeados e, já agora, com mais generosidade, como a demonstrada por Paulo Futre.

5 comentários:

Anônimo disse...

Audiencia satisfatoria????? Descupa, mas a audiencia superou a espetativa de quase toda a gente! Ngm esperava que a gala chega-se quase as 50 de share, mas ok, opiniao é opiniao

Ana Cláudia Oliveira disse...

Confesso que aquele aparato todo de mostra de vestidos e a tentar imitar os oscares, não me chamou muito a atenção, por isso continuei a ver o Último a Sair. Gostos não se discutem, e quem lidera são as audiências. Os globos de ouro foram um sucesso. Está mais do que provado que o povo adora estes tipo de festas.
Apesar de não ser do meu agrado, como já referi, há que continuar a investir nelas.

Anônimo disse...

Pertinentes as observações postadas pelo DS.
Concordo com a maioria delas sobretudo no que diz respeito às críticas sobre a Passadeira Vermelha que se assemelha cada vez mais a uma Feira de Vaidades que em nada dignifica o carácter cultural do evento; mas infelizmente parece haver quem aprecie aquele desfile idiota onde se exibem resmas de vestidos emprestados...
Outro aspecto oportunamente focado neste post foi a ausência de artistas ligados a outras estações de televisão e aí os troféus da TV7Dias ficaram claramente a ganhar porque conseguiram juntar toda a gente que é "gente" sem olhar a cores televisivas.
Notou-se muito a falta de grandes vedetas nacionais como o Herman José, o João Baião, o Manuel Luis Goucha, a Cristina Ferreira, o Malato, o Jorge Gabriel, a Alexandra Lencastre, a Fernanda Serrano, o Bruno Nogueira, a Maria Rueff, a Ana Bola, o Joaquim Monchique ou o Manuel Marques e sobretudo notou-se a ausência da Maria Vieira, da Marina Mota e do Paulo Rocha que foram recentemente contratados pela Globo, (recorde-se que a estação brasileira tem uma importante parceria com a SIC) e que inesperadamente não estiveram presentes na gala de ontem!

Anônimo disse...

Melhores rubricas, rubrica de qualidade, entre outras vitórias nas áreas comentário de televisão segundo os PRÉMIOS DOS BLOGUES DE TELEVISÃO - 1ªEDIÇÃO!

Anônimo disse...

É um perfeito disparate que os Globos de Ouro,ao contrário da Gala da TV 7 Dias,não atribuam prémios aos melhores profissionais de televisão!Como é que é possível uma estação de televisão não dar importância ao "métier" em que está diretamente envolvida?
Os Globos de Ouro seriam bem mais importantes e prestigiantes se as grandes estrelas das nossas televisões tivessem participado na festa.
Como já aqui foi referido uma gala sobre televisão tem impreterivelmente de contar com a presença de nomes sonantes da nossa tv e isso não aconteceu nestes Globos de Ouro.
Onde estavam Nicolau Breyner,Eunice Munõz,Alexandra Lencastre,Margarida Marinho,Pedro Lima,Paulo Pires,Paulo Rocha,Manuel Luis Goucha,Cristina Ferreira,Carlos Malato,Jorge Gabriel,Bruno Nogueira,Rui Unas,Herman José,Manuel Marques,Maria Rueff,Ana Bola,Maria Vieira,Joaquim Monchique,Marina Mota...
Para o ano é preciso dar voz e valor aos melhores profissionais das nossas televisões.