24 de abril de 2011

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana TVI


Com os últimos episódios da novela da SIC, no ar, os "Morangos com Açúcar" da TVI, conseguiram ao longo da semana os melhores resultados desde a sua estreia. No dia em que terminou a novela da SIC, os "Morangos" lideraram com cerca de 950 mil espectadores e 33% de share, já para não falar que nos outros dias fizeram uma média de quase 850 mil espectadores e um share bem acima da média do canal. Sei que as férias da Páscoa influenciaram estes números mas o mesmo aconteceu com a novela da SIC. Por isso mesmo, "Morangos" está, esta semana, de parabéns.

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana SIC


Não se trata do pior da semana da SIC, mas sim, mais uma novela brasileira que chegou ao fim e poucas ou nenhumas saudades irá deixar. Aliás, daqui a umas semanas ninguém se lembrará da existência desta novela na grelha da SIC. "Escrito nas Estrelas" terminou esta semana com uma boa média de espectadores, cerca de 800 mil e uma média de share superior ao que o canal alcançou, mas isso não aconteceu ao longo da sua exibição. Esta novela depois de transferida para as 19h, ficava frequentemente em último lugar e bem longe da concorrência do "Preço Certo" e dos "Morangos", fazendo share de cerca de 22%. Despediu-se esta semana, e na próxima semana outra irá ocupar o seu lugar ("Ti Ti Ti" já em exibição), e espera-se com melhores resultados.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Boa Noite! Fique a conhecer as últimas três escolhas da semana do "Melhor & Pior". Consigo entre as 21h e as 23h.






Pior da Semana RTP1


O concurso apresentado por José Carlos Malato todas as noites da RTP1, já foi um sucesso de audiências e um dos programas âncora e que ajudavam o pobre horário nobre da estação pública. Mas isso agora não acontece. Empurrado diariamente para perto das 22h, perde claramente para a concorrência com um share inferior a 20% e cerca de 650 mil espectadores a assistirem a "Quem Quer Ser Milionário". É sabido que a RTP1 encomendou mais programas, e também é normal que no Verão o programa volte a subir, mas nesta semana os valores foram negativos.

O Protagonista



Boa noite. Neste domingo de Páscoa destacamos uma apresentadora, um programa, treze talentos, uma produção, um canal. "Portugal Tem Talento" despede-se daqui a cerca de quatro horas, e termina também nesse instante um projecto que devolveu a Bárbara Guimarães o brilho de outrora.
Seja bem-vindo ao "Protagonista" desta semana!



Foi no dia 30 de Janeiro que a mulher de Manuel Maria Carrilho estreou a tão aguardada versão portuguesa de um dos talent-shows de maior renome em todo o mundo. Já adaptado pela RTP1, "Got Talent" prendeu os telespectadores aos ecrãs na sua primeira emissão na SIC. Prova disso, foram os 16,1% de audiência média e os 38,4% de share que o programa alcançou.

Na altura, muitos foram os sorrisos despoletados  por estes valores, contudo nas emissões seguintes a queda de "Portugal Tem Talento" na tabela dos programas mais vistos de domingo foi notória. Culpa dos jogos de futebol, culpa de "Uma Canção Para Ti", culpa de Marcelo Rebelo de Sousa, culpa de vários factores. 
Apesar deles, a meu ver não concordo com quem refere que Bárbara Guimarães não prendeu a atenção dos telespectadores aos ecrãs da SIC e que o júri do programa poderia ter sido outro. Conceição Lino emocionou os portugueses a avaliar os concorrentes de "Portugal Tem Talento" e, mais importante, deu outro passo no entretenimento; José Diogo Quintela procurou engraçar com os fãs tal como várias vezes fez em "Zé Carlos" ou "Diz Que É Uma Espécie de Magazine"; Ricardo Pais colocou em prática os seus conhecimentos no julgamento das várias prestações dos concorrentes que passaram por esta aposta da SIC.

                            


Quanto a Bárbara Guimarães, e mesmo sabendo que não é das minhas apresentadoras preferidas, adoptou uma postura mais descontraída do que é normal. Surpreendeu-me, tal como havia afirmado noutras alturas. Sem clichés, e sem aquela imagem associada a "tia", a profissional da estação de Carnaxide regressou momentaneamente aos tempos de outrora. O segundo passo para voltar ao estrelato passa assim pelo futuro, pelos novos desafios profissionais. "Portugal Tem Talento" foi uma prova superada, resta saber se o próximo projecto seguirá o mesmo caminho.


Quanto à produção, é de salientar que esteve impecável, e que poucas foram as falhas que detectei no programa. 

À excepção de uma ou outra gaffe, foi possível visualizar um programa de qualidade, familiar, que demonstra e premeia o talento em português.

Depois das cantorias, danças ou discussões na vida real, o terceiro canal decidiu apostar em outras artes, como a poesia, a ginástica e até a autênticos exemplo de vida. Aliás, é assim relevante referir que o próprio grupo de finalistas foi muito especial. Cada um dos concorrentes teve uma característica própria, o que o tornou muito importante para "Portugal Tem Talento". 
Se o concurso ganhou renome, foi também pela selecção dos jurados do mesmo. A SIC beneficiou deste talent-show, Bárbara Guimarães viu novamente as luzes da ribalta caírem sobre si e, já agora, Portugal viu que ainda existem muitos talentos para mostrar.



Esta noite, apenas desejo uma coisa: que vença o melhor!

Judite Sousa entrevista José Sócrates terça-feira


Depois de ter conversado com Pedro Passos Coelho, Paulo Portas, Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã, a jornalista prepara-se para entrevistar o líder do Partido Socialista.


É já na próxima terça-feira, 26 de Abril, que o primeiro ministro demissionário conversará com Judite Sousa, durante o Jornal Nacional. Uma entrevista que promete abordar os temas da actualidade, entre os quais se destaca a vinda do FMI ao nosso país, ou as listas do PS para as próximas eleições.


A não perder, depois de amanhã, na TVI.

"Controversos" estreia hoje no TVI24


Depois de Mulheres da Minha Vida e De Homem Para Homem, Manuel Luís Goucha está de volta ao TVI 24, com um programa que promete ter convidados Controversos.

A estreia é já hoje, pelas 23 horas e o primeiro a conversar com o apresentador de Você na TV é o actual presidente da câmara municipal de Oeiras, Isaltino Morais.

A não perder, hoje à noite, no TVI 24.

Esta noite...


Saiba qual a personalidade destacada desta semana!
Às 22:00, entra em linha a segunda parte da rubrica O Melhor & Pior da Semana!

SIC apresenta "Peso Pesado" hoje à noite


À semelhança do que tem acontecido com várias séries e telenovelas, a estação de Carnaxide decidiu fazer uma apresentação da sua nova grande aposta.


Embora a estreia esteja agendada apenas para o próximo dia 1 de Maio, a SIC anuncia para hoje à noite um especial de apenas 15 minutos que servirá de apresentação de Peso Pesado. Apesar de não se saber, ao certo, em que consiste, é de esperar que sejam mostradas as primeiras imagens e descodificados alguns pormenores sobre as 10 duplas de concorrentes.


A não perder, esta noite, às 21h35, na SIC. Logo depois, fique com a grande final de Portugal tem Talento!

"O Dom" chega a 1 de Maio


Embora João Cotrim Figueiredo tenha revelado, recentemente, que a minissérie estrearia ainda no mês de Abril, tal não vai acontecer.


Foi ontem revelado, no programa Perfil, que O Dom estreia apenas no próximo dia 1 de Maio. Contudo, ainda não é conhecido o horário de exibição, mas há a possibilidade de a história protagonizada por Pedro Lima e que retrata o mundo o oculto começar apenas após as 23 horas, como tem avançado a imprensa.


O certo é que, muito provavelmente, O Dom irá bater-se com a estreia de Peso Pesado, na SIC.

"Portugal tem Talento" chega hoje ao fim


Treze semanas depois de se ter estreado, o programa que marcou o regresso de Bárbara Guimarães ao activo, depois de ter sido mãe, despede-se hoje do público português.


Treze são os talentos que concorrem pelo grande prémio final de 100 mil euros, mas só um deles o poderá levar para casa.


Filipe Santos, Tiago Ribeiro, Gonçalo e Sofia, Ivo Soares, Eduardo Marques, Momentum Crew, Guilherme Gomes, Mad Stunts, Armazém Aér(i)o & Afidance, Andrely, Guimnocerco, Trial Portugal ou Feedback apenas um deles será o grande vencedor de Portugal tem Talento! Já fez a sua aposta?

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana SIC


A exibição no passado fim de semana do documentário "Pare, Escute, Olhe" na SIC, foi visto por cerca de 420 mil espectadores no final da noite de sábado. Um grande trabalho documental em que foi apresentado o lado mais emocional da luta da linha do Tua, e o papel da sociedade civil, critica e interventiva, na procura de um rumo para um Portugal mais justo. Foi um grande momento de televisão, proporcionado por um documentário que já foi premiado, e parabéns à SIC pela sua exibição no canal generalista.

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana TVI


Foram para o ar, até hoje, três programas de "Perfil" mas os resultados dos dois primeiros não são de todo animadores. Foram cerca de 300 mil espectadores e uma quota de 13% de share, valores muito baixos e bem atrás do que faz a concorrência no mesmo horário, principalmente o campeão "Alta Definição". O grafismo de "Perfil" é óptimo, a ideia está bem concretizada e a TVI tem matéria-prima para fazer um bom magazine social. Espera-se que com o tempo os resultados do programa melhorem, mas se isso não acontecer será que muda de horário ou acaba mesmo?

O Melhor & Pior da Semana

Olá Bom Dia! Antes de mais uma Santa Páscoa para si, leitor assíduo do Televisão-Opinião. Fique com as três primeiras escolhas do "Melhor & Pior da Semana" entre as 10h e as 12h.



Melhor da Semana RTP1


Um programa de humor com alguns dos melhores humoristas/actores em Portugal. Juntar Maria Rueff, Ana Bola, Joaquim Monchique e Manuel Marques (Eduardo Madeira é o elo mais fraco), num mesmo programa é um luxo e a RTP1 está de parabéns pela audácia em colocar no ar um humor inteligente e sem censura. "Estado de Graça" desde a sua estreia tem tido resultados bastante satisfatórios nas noites de sexta-feira, e esta semana não foi excepção com cerca de 800 mil espectadores a assistirem às piadas e "agulhadas" dos humoristas ao nosso Portugal. Momentos como os da imitação de Bárbara Guimarães e José Castelo Branco são já um sucesso nas redes sociais.

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

O lugar do porno



Toda a gente tem direito a uma determinada dose de pornografia - e toda a gente, aliás, usufrui dela. É curioso comparar o que hoje consideramos pornografia com aquilo que, há cinquenta anos apenas, os nossos avós rotulavam com essa palavra. É verdade que o anátema se mantém, mas por outro lado os limites comprimiram-se.

Há apenas umas décadas, um peito desnudo ou um palavrão eram suficientes para gerar o choque, o debate e, em muitos casos, novas diligências proibicionistas. Hoje convivemos com peitos e rabos com a maior das facilidades, no cinema, na TV e até na publicidade mainstream. Pornografia já é só o acto sexual em si - e tem de ser bem explícito, incluindo glandes e prepúcios. Nem a pornografia à japonesa, com mosaicos a tapar as zonas de fricção, já é bem pornografia. Quando muito, é soft porn.

Todas as grandes crises económicas foram terreno fértil para o desenvolvimento da actividade. Esta tem-no sido também. A Internet disseminou as oportunidades - e não são poucos os cidadãos anónimos que, com maior ou menor grau de perversidade, lançaram os seus negócios na área. E, entretanto, muitos outros anónimos ainda, nomeadamente jovens, estão agora na disposição de fazer sexo em frente às câmaras apenas pelo prazer da experiência.

Uma série de ficção sobre o crescimento desse universo, como aquela que o canal Arte anunciou (Xanadu), é uma boa ideia. Assim como é uma boa ideia a importação, pela SIC Radical, do programa Sexcetera, da Playboy TV. A desmistificação tem sempre o efeito de reduzir a vertigem. Mas, mais uma vez, a TV cumpre o seu papel de democratizar. De resto, há telenovelas com conteúdo bem mais obsceno, até porque desprovidas de humor.