Resumo semanal
A semana foi marcada pelo decréscimo do consumo televisivo das generalistas. Ao longo dos últimos dias os canais temáticos ganharam terreno, tendo ficado em alguns deles acima da RTP1 e da SIC. Por outro lado, de destacar a estreia de "Ficheiros Médicos". O novo programa de informação da estação de Carnaxide ficou-se pelos 9,4% de audiência média e 21,8% de share.
O futebol marcou igualmente a semana que passou, com um peso significativo nos quadros da Marktest. Por exemplo, na última quinta-feira, a partida entre o Sevilha e o Futebol Clube do Porto atingiu os 15% de rating e 35% de share.
Por fim, de destacar os resultados bastante razoáveis obtidos por "Espírito Indomável", a novela líder de horário nobre na televisão portuguesa.
A disputa entre "A Praça da Alegria" e "Você na TV" marcou as manhãs nas generalista. Se o talk-show matinal da estação pública ascendeu os 32% de share na segunda-feira, o da TVI alcançou 3,5% de audiência média na quarta-feira. Quanto a "Companhia das Manhãs", apesar de ter marcado presença no top dos 10 programas mais vistos da SIC em alguns dias, não conseguiu fazer frente à concorrência. De qualquer forma, não é de mais informar que o programa apresentado por Nuno Graciano e Vanessa Oliveira no dia 17 de Fevereiro atingiu os 22,9% de share.
Por fim, e sobre "Companhia d'Amor", não existiram grandes alterações ao nível audiométrico. O especial emitido pela SIC ficou-se pelos 18,1% de share na segunda-feira.
A repetição do episódio de "Morangos com Açúcar" na última quarta-feira surpreendeu-me. Tendo em conta que "Agora É Que Conta" alcançou um resultado razoável, a performance da série da TVI deixou muito a desejar. 14,5% de share foi um valor deveras baixo. De qualquer forme, seria pior se correspondesse à prestação de um episódio inédito.
Tal como nas semanas anteriores, não houve grandes alterações no final de tarde. Assim, "Portugal em Directo" e "O Preço Certo" continuaram a vencer a concorrência, ficando a SIC mais uma vez em terceiro lugar.
Ao nível dos talk-shows Conceição Lino viu ao fim de várias semanas as suas boas tardes serem ouvidas. O programa da SIC conseguiu subir nas audiências, fazendo parte dos dez programas mais vistos da estação em alguns dias da semana que passou. Apesar de ter registado shares que não conseguiram fazer frente à concorrência, "Boa Tarde" conseguiu dar um ar da sua graça.
Quanto a "Portugal no Coraçao", apresentado por João Baião e Tânia Ribas de Oliveira, de salientar que os resultados ficaram abaixo das expectativas. O talk-show das tardes da estação pública não surpreendeu. Pelo contrário, Fátima Lopes com "A Tarde é Sua" manteve a liderança, com uma audiência média acima dps 3%.
Por fim, e no que toca aos talk-shows, não esquecer o resultado alcançado pelo "Companhia d'Amor" na segunda-feira. O especial emitido pela SIC atingiu na parte da tarde 24,6% de share.
Ainda neste espaço, de destacar a performance de "Agora É Que Conta". O concurso apresentado por Leonor Poeiras registou resultados ainda baixos, mas mais consistentes, na ordem dos 22% de share.
Em relação ao horário nobre, é importante referir o programa "Corredor do Poder". Independentemente da qualidade do mesmo, a verdade é que os resultados teimam a aparecer. Em edições passadas desta rubrica já havia comentado a prestação deste espaço da RTP1, porém a emissão desta semana levou-me a voltar a fazê-lo. 2,3% de rating e 7,2% de share é de facto um resultado bastante baixo.
Por outro lado não esquecer os "Malucos". Mais uma vez a repetição das piadas e das mesmas anedotas por parte da SIC continuou a não prender a atenção dos portugueses. Assim, na última terça-feira esta sitcom não foi além dos 7% de audiência média e 16,2% de share.
Em relação às novelas, nada a acrescentar. Mais uma vez "Espírito Indomável" continuou a atingir valores bastante satisfatórios. Apesar de o consumo televisivo das generalistas ter sido mais contido, a produção da TVI contradisse esta realidade liderando na maior parte das vezes.
"Laços de Sangue" e "Mar de Paixão" não estiveram muito próximas. A novela protagonizada por Paula Lobo Antunes venceu no horário das 22:30.
Quanto a "Passione" e "Sedução", de destacar que a novela da TVI ganhou mais telespectadores, aumentando a audiência em relação à produção da Globo.
Por fim, de referir o terceiro episódio de "Portugal Tem Talento". Bárbara Guimarães conseguiu uns agradáveis 14,2% de rating e 35,9% de share. Porém, o jogo de futebol entre o Benfica e o Vitória de Guimarães acabou por prejudicar de certa forma o concurso da SIC.
Fernanda Freitas
... foi o share alcançado pela Sport TV na última quinta-feira. O canal de desporto foi o quarto mais visto desse dia.
MMV - Minuto Mais Visto da Semana