19 de fevereiro de 2011

Audimetria Semanal



Boa noite! Sim, são 21:00 e já está em linha a edição desta semana da "Audimetria Semanal".


Resumo semanal



A semana foi marcada pelo decréscimo do consumo televisivo das generalistas. Ao longo dos últimos dias os canais temáticos ganharam terreno, tendo ficado em alguns deles acima da RTP1 e da SIC. Por outro lado, de destacar a estreia de "Ficheiros Médicos". O novo programa de informação da estação de Carnaxide ficou-se pelos 9,4% de audiência média e 21,8% de share.
O futebol marcou igualmente a semana que passou, com um peso significativo nos quadros da Marktest. Por exemplo, na última quinta-feira, a partida entre o Sevilha e o Futebol Clube do Porto atingiu os 15% de rating e 35% de share.
Por fim, de destacar os resultados bastante razoáveis obtidos por "Espírito Indomável", a novela líder de horário nobre na televisão portuguesa.


Manhãs (10:00 - 13:00)

A disputa entre "A Praça da Alegria" e "Você na TV" marcou as manhãs nas generalista. Se o talk-show matinal da estação pública ascendeu os 32% de share na segunda-feira, o da TVI alcançou 3,5% de audiência média na quarta-feira. Quanto a "Companhia das Manhãs", apesar de ter marcado presença no top dos 10 programas mais vistos da SIC em alguns dias, não conseguiu fazer frente à concorrência. De qualquer forma, não é de mais informar que o programa apresentado por Nuno Graciano e Vanessa Oliveira no dia 17 de Fevereiro atingiu os 22,9% de share.


Por fim, e sobre "Companhia d'Amor", não existiram grandes alterações ao nível audiométrico. O especial emitido pela SIC ficou-se pelos 18,1% de share na segunda-feira.


Tardes (14:00 - 20:00)


A repetição do episódio de "Morangos com Açúcar" na última quarta-feira surpreendeu-me. Tendo em conta que "Agora É Que Conta" alcançou um resultado razoável, a performance da série da TVI deixou muito a desejar. 14,5% de share foi um valor deveras baixo. De qualquer forme, seria pior se correspondesse à prestação de um episódio inédito.
Tal como nas semanas anteriores, não houve grandes alterações no final de tarde. Assim, "Portugal em Directo" e "O Preço Certo" continuaram a vencer a concorrência, ficando a SIC mais uma vez em terceiro lugar.


Ao n
ível dos talk-shows Conceição Lino viu ao fim de várias semanas as suas boas tardes serem ouvidas. O programa da SIC conseguiu subir nas audiências, fazendo parte dos dez programas mais vistos da estação em alguns dias da semana que passou. Apesar de ter registado shares que não conseguiram fazer frente à concorrência, "Boa Tarde" conseguiu dar um ar da sua graça.
Quanto a "Portugal no Coraçao", apresentado por João Baião e Tânia Ribas de Oliveira, de salientar que os resultados ficaram abaixo das expectativas. O talk-show das tardes da estação pública não surpreendeu. Pelo contrário, Fátima Lopes com "A Tarde é Sua" manteve a liderança, com uma audiência média acima dps 3%.
Por fim, e no que toca aos talk-shows, não esquecer o resultado alcançado pelo "Companhia d'Amor" na segunda-feira. O especial emitido pela SIC atingiu na parte da tarde 24,6% de share.


Ainda neste espaço, de destacar a performance de "Agora É Que Conta". O concurso apresentado por Leonor Poeiras registou resultados ainda baixos, mas mais consistentes, na ordem dos 22% de share.


Noite (21:00 - 00:00)



Em relação ao horário nobre, é importante referir o programa "Corredor do Poder". Independentemente da qualidade do mesmo, a verdade é que os resultados teimam a aparecer. Em edições passadas desta rubrica já havia comentado a prestação deste espaço da RTP1, porém a emissão desta semana levou-me a voltar a fazê-lo. 2,3% de rating e 7,2% de share é de facto um resultado bastante baixo.


Por outro lado não esquecer os "Malucos". Mais uma vez a repetição das piadas e das mesmas anedotas por parte da SIC continuou a não prender a atenção dos portugueses. Assim, na última terça-feira esta sitcom não foi além dos 7% de audiência média e 16,2% de share.



Em relação às novelas, nada a acrescentar. Mais uma vez "Espírito Indomável" continuou a atingir valores bastante satisfatórios. Apesar de o consumo televisivo das generalistas ter sido mais contido, a produção da TVI contradisse esta realidade liderando na maior parte das vezes.

"Laços de Sangue" e "Mar de Paixão" não estiveram muito próximas. A novela protagonizada por Paula Lobo Antunes venceu no horário das 22:30.
Quanto a "Passione" e "Sedução", de destacar que a novela da TVI ganhou mais telespectadores, aumentando a audiência em relação à produção da Globo.


Por fim, de referir o terceiro episódio de "Portugal Tem Talento". Bárbara Guimarães conseguiu uns agradáveis 14,2% de rating e 35,9% de share. Porém, o jogo de futebol entre o Benfica e o Vitória de Guima
rães acabou por prejudicar de certa forma o concurso da SIC.


Figura da semana




Fernanda Freitas

Foi no dia de ontem que "Sociedade Civil" completou as 1000 emissões. Um grande número para um grande programa. Apesar de na RTP2 os telespectadores não corresponderam aos concorrência, a verdade é que Fernanda Freitas tomou uma decisão que marcou toda a sua carreira. Ao abandonar a SIC a apresentadora partiu para um espaço que tem um autêntico "serviço público" como slogan. Tal como referi, os valores que "Sociedade Civil" obtém podem não corresponder a grandes resultados, porém é uma honra visualiza-lo de segunda a sexta-feira, pelas 14:00. Fernanda Freitas está de parabéns!


O número da semana

5,4%

... foi o share alcançado pela Sport TV na última quinta-feira. O canal de desporto foi o quarto mais visto desse dia.




MMV - Minuto Mais Visto da Semana




Esta semana o Minuto Mais Visto pertence ao jogo entre Portugal e a Argentina transmitido pela RTP1 (tal como esperado). Às 20h35 do último dia 9 de Fevereiro, estavam ligados aos ecrãs da televisão pública 2 720 900 espectadores, o que equivale a uma audiência média de 28,8% e um share de 61,3%. No último domingo, outro jogo de futebol conseguiu arrecadar o segundo minuto mais visto da semana. Às 19h59, 1 998 000 espectadores viam o jogo entre o Benfica e o Guimarães. No total, 21,1% de audiência média e 49% de cota de mercado.

Esqueceram-se de... Joana Cruz!

Boa noite! Em mais uma edição do Esqueceram-se de Mim, relembramos uma profissional que de certo não deixa ninguém indiferente. Ei-la: Joana Cruz!



Com um sentido de humor super apurado, e com um talento nato para reportagens, durante largos anos Joana Cruz, a conhecida locutora da RFM, deu cartas na estação de Carnaxide. Em Êxtase ou Episódio Especial, a actual cara da estação com maior audiência na rádio, criou desde cedo uma empatia com os que a seguiam. Nas várias aparições que fez em Dá-me Música ou Ainda Bem Que Apareceste, Joana Cruz demonstrou aos telespectadores que consegue realizar um bom trabalho na área da música, representação e apresentação.
Com a sua mudança para a TVI, para a participação no projecto Caia Quem Caia, conseguiu vingar num programa de homens. Vestida de fato preto, gravata e com uns engraçados óculos de Sol, a locutora da RFM provou que tinha talento para ir mais além. Com o término da primeira temporada do formato da estação de Queluz de Baixo, Joana Cruz passou a dedicar-se à sua primeira paixão: a rádio.


Tenho pena que os convites para que a antiga repórter do Episódio Especial volte aos ecrãs das generalistas teimem em chegar. Afinal, nem todos os profissionais da comunicação social conseguem olhar os diversos assuntos do nosso quotidiano com um "humor interventivo".
Com toda a certeza na RFM faz companhia aos ouvintes que já não conseguem viver sem este olhar crítico e bem disposto sobre a sociedade, porém seria um prazer voltar a vê-la na televisão.


Em Ainda Bem Que Apareceste deu um cheirinho daquilo que poderia fazer na representação. Sem qualquer texto decorado, ou preparação prévia, Joana Cruz realizou uma cena em completo improviso, e ainda conseguiu receber largas gargalhadas por parte do público, assim como uma grande salva de palmas no final da actuação.
Obviamente que não sugiro que ela seja convidada para fazer parte de uma novela, mas não entendo o porquê de não merecer um convite para uma série de humor. De certeza que não só conseguiria evoluir na representação, como também prender os telespectadores aos ecrãs. Seria de facto uma experiência bastante agradável, e que até poderia ser finalizada com uma breve participação em A Família Mata, formato que a estação de Carnaxide está a produzir.



Ciente de que o futuro é desconhecido para a maior parte dos seres humanos, quem sabe se o de Joana Cruz não lhe reserva um convite para a televisão? Eu gostava, e muito!


Vera Ferreira “imagina-se uma Júlia Pinheiro” no futuro!

vera_final_thumb_medium282_424

Foi a terceira classificada de Secret Story, mas nem por isso deixou de continuar a dar que falar. Depois de a TV Guia desta semana afirmar que será a substituta de Rita Pereira quando esta não puder ser júri de Uma Canção para Ti, é a própria Vera Ferreira quem volta a mostrar vontade de se tornar apresentadora.


É em entrevista à ANA desta semana que a jovem garante que ambiciona ser como Júlia Pinheiro: “Imagino-me uma Júlia Pinheiro. É uma pessoa que admiro e senti muito orgulho em fazer um programa com ela. A Júlia é um monstro, um dinossauro da televisão e adoro-a. O facto de ter feito algumas brincadeiras nos programas do Goucha e da Leonor Poeiras despertou-me o bichinho da apresentação, gostava de fazer mais coisas nessa área”, confessou.


Enquanto o sonho de ser apresentadora não se concretiza, Vera Ferreira está dedicada ao seu CD, que garante ser uma coisa séria: “É um trabalho composto por originais e uma coisa muito séria, que está a ser preparada com todo o cuidado, para que resulte o melhor possível.”. A jovem prometeu ainda uma surpresa para os seus fãs: “Esperemos pela saída do disco e depois se verá. Prometo que quem viu a Vera, na Casa, a cantar com aquela voz esganiçada, vai ter uma grande surpresa”.


Quiosque: ANA

Esta noite...


.. mais uma edição da rubrica de audiências do Televisão-Opinião/TV Universo. Não pode perder, uma hora após o Esqueceram-se de Mim!

Cláudia Vieira não comenta convite da TVI

claudiavieira2_thumb_medium304_250

Os rumores que dão conta de que a actriz pode estar de regresso à sua casa-mãe voltaram a intensificar-se esta semana e a hipótese de isso acontecer é cada vez mais uma realidade. Todavia, Cláudia Vieira prefere não se alongar sobre essa possibilidade.


“Não posso adiantar nada a esse respeito”, garantiu a actriz ao Correio da Manhã, quando confrontada com o alegado convite da TVI. Recorde-se que a companheira de Pedro Teixeira tem contrato de exclusividade com a SIC até aos últimos dias de 2012.


Rumores à parte, certo mesmo é que Cláudia Vieira vai mesmo participar na nova telenovela da televisão de Carnaxide, tal como a própria garantiu na mesma entrevista: "Em breve, irei entrar numa nova novela, na SIC, mas ainda não sei qual vai ser a minha personagem. Estou muito feliz por voltar à representação".


Quiosque: Correio da Manhã

“Morangos com Açúcar” ao estilo “Glee”

morangoscomacucar8


É já uma realidade que a partir do Verão muitas serão as mudanças na conhecida série juvenil. Para além de David Carreira e Gabriela Barros perderem protagonismo, haverá ainda alterações bastante significativas no próprio elenco.


Segundo a edição desta semana da revista TV Guia, a partir do Verão haverá “menos actores” em Morangos com açúcar”, para que o elenco da trama “seja mais forte”. Ao que parece, segundo uma fonte da Plurarl Entretainment, contactada pela referida publicação, o objectivo “é criar um núcleo tipo Glee, com figuras mais marcantes, para que os telespectadores se prendam mais à história. O sucesso daquela série não passou despercebido a ninguém”.


Ao que parece, os motivos que levaram a esta mudança prendem-se com os resultados relativamente baixos desta oitava temporada da afamada série juvenil. Contudo, está garantido que haverá nona temporada, e os castings para formar o novo elenco estão já a decorrer, para que erros do passado não sejam cometidos.


Quiosque: TV Guia

Episódio Seguinte


Bom dia! Seja bem-vindo ao Episódio Seguinte desta semana!


Rogério quase é enterrado vivo





Numa tentativa desesperada de escapar ileso à suposta intenção da esposa de se ver livre dele, o pai de Susana decide retirar de casa todos os objectos cortantes. Tristão assiste a tudo, incrédulo. Quando regressam do centro comercial, mãe e filha deparam-se com uma sala bem mais vazia do que o habitual, ficando em pânico.

Entretanto, Rogério começa a pensar na teoria que o genro lhe explicou, que a mulher apenas está insatisfeita sexualmente. Sem saber o que fazer, senta-se no sofá e da de caras com o blister de comprimidos que Susana deixou cair na mala para por o marido a dormir. Pensando que são seus, guarda-os.


Convicto de que os sogros precisam de ficar sozinhos para resolverem os seus problemas, Tristão convida a mulher para jantar fora. Quando os dois saem, Rogério fica sozinho e tira o blister do bolso. Olha hesitante para os comprimidos, mas resolve tomar três de uma vez. O relaxex começa a fazer efeito e o marido de Mimi deixa de conseguir controlar os bosejos. Cheio de sono, levanta-se e começa a caminhar pela sala, profundamente adormecido e drogado.

A esposa, que está a descer as escadas, desespera quando vê o marido deitado no chão. Por mais que lhe dê chapadas, Rogério está completamente adormecido e não acorda. Já em pânico, a amiga de Beatriz pega num copo com água e despeja-o na cara do marido, mas ele não reage. É o suficiente para confirmar a teoria de que Rogério estava à beira da morte. Chorosa, chega à conclusão de que o esposo morreu e apressa-se a telefonar para a agência funerária.


Lavada em lágrimas, Mimi recebe o funcionário da agência e o padre em casa. Rogério continua deitado no chão e tem um lençol a tapá-lo até ao pescoço. O funcionário da funerária sorri para a mãe de Susana e estende-lhe um catálogo para poder escolher o serviço que pretender.

Minutos depois, a porta da rua abre-se e Susana e Tristão entram. Estupefacto, o vaqueiro olha para o sogro inerte no chão. Já a jovem fica em choque quando a mãe lhe diz que o pai morrei e abraça-se a ela a chorar. Ao fundo, Rogério começa a abrir os olhos e a acordar. O funcionário da funerária e o padre olham surpresos para ele e, em choque, nada conseguem dizer.

Quando Mimi e Susana o vêem espreguiçar-se, caem redondas no chão. Enquanto isso, Rogério expulsa os “intrusos” de casa.


Luiza Brunet veste Victor Valentim





A vingança de Ariclenes não podia ser melhor. Além de se tornar numa celebridade rapidamente, Luiza Brunet entra na passerelle usando um legítimo modelo Victor Valentim. Leclair quase tem um enfarte. Ari ainda consegue convencer Desirée a sujar o vestido da modelo na hora da apresentação. O rapaz entrega o vestido a Desirée, que o ajuda a vingar-se de Jacques.

Assim que entra na passerelle, Desirée cai e é ovacionada pela plateia. Nesse momento, Amanda aparece e inventa que Clotilde roubou a sua bolsa e consegue afastá-la de Luiza Brunet. Desirée, então, aproveita o momento e derrama vinho no vestido da apresentadora.


Fingindo-se desesperada, a modelo oferece um vestido de Victor Valentim para que ela encerre o evento. Ari vibra quando Brunet aparece linda com uma criação do costureiro espanhol. A mulher faz tanto sucesso que Suzana se oferece para escrever um artigo sobre Valentim, perante a insistência de Stela ao afirmar que a Moda Brasil não pode mais ignorar o estilista espanhol.

O blog de Beatrice M. também anuncia que o costureiro venceu a disputa com Jacques Leclair e Ariclenes comemora. Inconformado com a artimanha do rival, Jacques passa a desconfiar de todos os que trabalham com ele. Enquanto isso, Ari avisa que chegou o momento de acabar com o ex-amigo de infância.


CURTAS:


Em Mar de Paixão, depois de ter sido atropelada e vítima de suborno, a juíza chama Maria Madalena e quer saber se a jovem tem alguma coisa a ver com as situações que lhe têm acontecido.


Em Sedução, depois de descobrir que Belmiro foi um dos cúmplices de Vicente, Júlia escorraça-o de casa e diz que não o quer ver mais. A vilã chega, inclusivamente, a aconselha-lo a fugir do país.


Em Laços de Sangue, depois de conseguir divorciar-se de Adelaide, Gastão procura Sheila. Os dois festejam o facto de ambos estarem livres para viver o amor juntos. O advogado propõe à amada que vá viver com ele, mas a vendedora rejeita. Sheila justifica-se, dizendo que preserva a sua independência e assim quer ficar.


Em Passione, Clara revela a Danilo que Totó lhe faz lembrar os homens com que foi obrigada a ter relações em criança e decide planear a morte do homem.


Quiosque: Mariana, Maria, Telenovelas, TV Guia, ANA

Hugo Felgueiras “obrigado” a rejeitar proposta da SIC

hugofelgueiras

Participou em Secret Story e foi um dos concorrentes que mais deu que falar. Ambiciona uma carreira na moda e na representação e a estação de Carnaxide já o sondou. Todavia, o jovem viu-se na iminência de rejeitar a proposta.


É em entrevista à edição desta semana da revista Maria que Hugo Felgueiras explica a situação: “Para aceitar a proposta da SIC, teria de rescindir o contrato com a TVI até ao final do ano. A quantia da rescisão é astronómica. São cerca de 30 mil euros, que agora não tenho”, afirmou.


Apesar de manter este vínculo com a televisão de Queluz de Baixo, o antigo delegado de propaganda médica mostrou-se triste com o facto de ainda não ter recebido qualquer proposta de trabalho por parte do canal, nomeadamente um convite para fazer parte do elenco de uma telenovela, algo que há muito aguardava.


Depois de Vera Ferreira e Andreia Leal terem sido apontadas como alvos da SIC, é a vez de Hugo Felgueiras confirmar o convite da televisão de Carnaxide.


Quiosque: Maria

David Carreira na SIC no Verão?



Depois de o próprio ter confirmado que o seu nome tem sido falado em outros canais que não a TVI, eis que a edição desta semana da revista Maria dá conta de que o jovem poderá estar mesmo de malas aviadas para a SIC.


Ao que parece, mal terminem as gravações das férias de verão da presente temporada de Morangos com Açúcar, David Carreira deverá mudar-se para a estação de Carnaxide, que é como quem diz, durante o Verão deste ano.


Apesar de esta temporada da série juvenil não estar a cativar tanto os telespectadores, o seu protagonista deverá seguir para um outro projecto, mas na concorrência. A menos que a TVI se apresse e o segure…


Quiosque: Maria

Momentos


Bom dia! Nesta manhã de sábado oferecemos aos leitores de Televisão-Opinião um Momento diferente, e muito negativo nos ecrãs nacionais. O pivô Bernardo Santos, agora no TVI 24, teve um mau dia quando conduziu um noticiário no extinto canal NTV. Não acredita? Então veja com os próprio olhos.
Avisamos contudo que o primeiro vídeo tem uma linguagem que pode ferir susceptibilidades.





Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


Três casos de sucesso

1. O resultado que Príncipes do Nada, de Catarina Furtado, conseguiu terça-feira à noite é notável: um milhão de espectadores e 25% de quota de mercado. À mesma hora, Malucos do Riso tinha 16% e menos 350 mil espectadores. Um documentário sobre África e as suas carências visto por um milhão de espectadores é um sinal de que as coisas assim estão no seu sítio certo: os portugueses não gostam só e sempre do mesmo e a RTP1, apesar dos pesares, cumpre bem a sua missão.


2. O crescimento dos canais temáticos continua galopante, a fazer pensar em novos cenários. Ainda um destes dias, no late night dos canais generalistas, um dos CSI que a SIC transmite diariamente liderava as audiências com valores pouco superiores a 20% de quota de mercado. O tempo das lideranças de 50% já lá vai. Hoje, o normal é um programa liderar com 30 e poucos pontos. Mas já há horários, como o late night, em que os canais de cabo e IPTV têm mais peso, que 20 e poucos por cento dos portugueses que vêm canais generalistas chegam para dar liderança a um programa. Sinal dos tempos e do que aí vem.


3. A TVI estreia já este domingo a quarta temporada de Uma canção para ti, que tão boas audiências deu à estação no passado recente. A estreia é uma prova de vida e uma prova de fogo. De vida, porque permitirá à TVI mostrar que continua a ser capaz de inovar e conquistar o coração dos espectadores também ao domingo à noite (depois do fim de A Casa dos Segredos). De fogo porque vai permitir tirar a temperatura a Portugal tem Talento. As primeiras sessões foram muito boas, veremos agora com concorrência à altura, o que vai acontecer a Bárbara Guimarães e seus pares.