23 de dezembro de 2010

O Protagonista do Ano - Agosto

Num mês em que as notícias do social inundam as férias dos portugueses, e os preparativos para a reentre começam a ser tomados, fomos surpreendidos com o afastamento de José Carlos Pereira de Mar de Paixão, novela da estação de Queluz de Baixo. Na altura, os portugueses viram terminadas as supostas alegações da imprensa em relação aos problemas do profissional da TVI com o álcool. Numa conferência de imprensa, José Carlos Pereira viu-se acompanhado por André Cerqueira e Júlia Pinheiro e, juntos, transmitiram aos jornalistas que a participação do actor iria terminar em Mar de Paixão, para este se dedicar exclusivamente aos tratamentos.
José Carlos Pereira



Num mês em que a construção da Casa dos Segredos já começava a ser comentada, as gravações do Ídolos agendadas, e a morte de António Feio explorada, José Carlos Pereira acabou por ser o nosso escolhido para Protagonista do mês de Julho.
Conhecido pelo seu longo historial em novelas e, igualmente, pelo seu lado de galã, muitos foram os que, na altura, ficaram surpreendidos com o afastamento do actor da produção do canal da Media Capital. Durante vários meses foram muitos os que não acreditavam no mal-dizer das chamadas revistas cor-de-rosa, que davam conta dos constantes atrasos do estudante de medicina às gravações da novela da TVI. No entanto, e depois de várias notícias, José Carlos Pereira decidiu assumir o seu problema junto daqueles que diariamente difundiam notícias que denegriam a sua imagem. Tal como vários outros profissionais, o actor acabou por perceber que o melhor caminho seria retirar-se durante uns tempos dos ecrãs.

A verdade é que, actualmente, a vida privada de uma figura televisiva passa a ser pública para todos os portugueses. Como sabemos, esse é um dos lados negativos do quotidiano de quem é famoso e, frequentemente, tem de lidar com as objectivas de papararazzi. Se num dia enfrentamos um problema pessoal, ou um familiar nosso está envolvido em alguma confusão, o seguinte irá presentear-nos certamente com uma chamada de capa num jornal português, para além dos vários conteúdos que nele se apresentem.
Foi com isso que José Carlos Pereira teve de enfrentar durante o início do Verão. No entanto, e como prova de que os media nunca se esquecem de ninguém, o actor tem vindo a ser noticiado sobre o seu estado. Páginas de revistas com o título "O regresso às saídas", apenas vêm comprovar que a imprensa está pronta para defender o melhor e o pior de um artista.

José Carlos Pereira apenas veio tornar-se num exemplo para todos aqueles que já sofreram ou que ainda sofrem de um problema denominado alcoolismo. Num mundo onde a bebida e as drogas tendem a chegar cedo de mais, o actor teve a coragem suficiente de assumir um problema que tem mudado a sua vida. Por este motivo, e num mês onde os fait-divers inundam os jornais e revistas portugueses, faria todo o sentido ser o profissional da TVI, que recentemente foi convidado a integrar a equipa de actores da SIC, o Protagonista do mês de Julho.


Por vezes, na nossa vida, é necessário parar, reflectir e decidir. Foi isso que José Carlos Pereira fez, ainda por mais acompanhado com dois dos grandes responsáveis pelo canal da Media Capital. Foi uma boa atitude dos responsáveis de Queluz de Baixo, que impediram assim que um problema deste tipo ficasse associado aos projectos de ficção do canal que muito sucesso têm entre os telespectadores portugueses.

Apesar de já ter participado em várias produções, a verdade é que José Carlos Pereira viu, no mês de Julho, a sua vida transformar-se numa autêntica novela!

Ponto M




É um dos mais talentosos actores da nova geração. Actualmente divide-se entre a representação e a apresentação. Já sabe de quem estou a falar? Exactamente, Pedro Granger é a estrela do desfile desta noite no seu Televisão – Opinião!

Tem já 31 anos, mas continua a parecer um rapaz com 18/20 anos. Esse é, por aquilo que me parece, um dos seus maiores segredos: a excelente forma física e, mais do que tudo, a jovialidade que possuiu. Por algum motivo lhe são dados sempre papéis de rapazes novos.


Com um percurso de excelência, Pedro Granger iniciou-se na RTP, mas foi na TVI, estação pela qual dá actualmente a cara, que se notabilizou, se pensarmos no seu “lado” actor. É que, caso tenhamos em mente a sua “versão” apresentador, aí teremos mesmo que pensar nos tempos em que se deu a conhecer pelos lados de Carnaxide. Foi em Ídolos que se estreou, corria o ano de 2003, regressando depois, já na TVI 24 com o Rédea Solta, no ano passado.

Seja em telenovelas ou em programas, de uma coisa todos temos certezas: Pedro Granger é uma enorme fonte de alegria, boa disposição e “boa onda”. Talvez por ser esta a forma como leva a sua vida, tudo se manifesta no seu visual. Quem o vê, de imediato o associa ao típico rapaz jovem com uma mente aberta e pronto a ajudar qualquer um, mesmo quando interpreta papéis que exigem que tenhamos uma ideia dele enquanto “mau da fita”, como agora em Sedução. Ainda assim, aquele sorriso malandro que faz as delícias de qualquer rapariga não lhe tira a alegria.


E há algo que marca a sua imagem: os relógios que usa. Por algum motivo já deu a cara por vários relógios da Swatch, sejam eles mais desportivos, mais coloridos. Tem que ter sempre, pelo menos um em cada pulso. Esteja ele num registo mais formal, com fato e gravata, como tem acontecido todos os domingos em Secret Story, ou num registo mais descontraído, com umas jeans e uma T-shirt. Eu diria mesmo que Pedro Granger é quase que uma influência para os jovens de hoje, que tantas vezes lhe copiam esta “moda”.


Em termos de estilo, eu diria que não há nada a apontar, tirando muitas vezes as cores dos fatos que costuma utilizar, que fazem com que fique com um ar demasiado “pesado”, mas este é apenas um pormenor. Tirando tudo isto, creio que tem um visual impecável.


Quanto ao seu tom de cabelo e de pele, julgo que quando está mais moreno parece um pouco mais velho, o que acaba por lhe ser mais útil em certas alturas. O seu cabelo, por outro lado, já passou por diversas transformações. Desde o castanho claro que usou nos primeiros tempos da sua carreira, ao mais escuro de Deite Quase Tudo, não esquecendo o loiro claro que caracterizava o Salvador de Fascínios. Todas estas transformações acabam por ser óptimos auxiliares para que o público perceba as diferenças entre cada personagem.

Para além do seu estilo, de tudo o que foi falado anteriormente, há algo em Pedro Granger de que não posso deixar de falar: a sua altura. Já tive oportunidade de o ver ao vivo e tenho a dizer que é, efectivamente, muito pequeno. E, claro está, muito magro. Tudo isto ajudar a que a alcunha de “porta-chaves” lhe assente que nem uma luva.

Este é Pedro Granger, não o “porta-chaves” de Queluz de Baixo, mas um dos activos mais valiosos do canal!


… Três Pontos …


Sabia que:


- A marca italiana de lingerie, Intimissimi, lançou um projecto sustentável para dar uma segunda vida para os sutiãs velhos? A ideia era colectar peças usadas nas suas lojas espalhadas por Itália e depois enviá-las para um processo de reciclagem que lhes daria uma função nobre: o isolamento de som.


- Depois de mostrar como Anna Wintour se comportaria na casa-de-banho, o ilustrador italiano Alexsandro Palombo resolveu colocar a conhecida responsável pela Vogue americana em cenas quentes com uma personagem bastante conhecida: Homer Simpson?


Termina assim mais um Ponto M. Para a semana há mais!

Até lá, Boas Modas!

Falar Televisão


Sem efeitos

Numa altura em que o ambiente de esperança volta a invadir a estação de Carnaxide, torna-se fulcral ter em conta algumas transferências que não chegaram a surtir efeitos. É o caso da de Miguel Sousa Tavares, com os seus Sinais de Fogo. Com uma estreia razoável, o programa do escritor acabou por cair nas audiências desde o primeiro programa. Antes do Verão, a direcção de programas do terceiro canal acabou por decidir suspender Sinais de Fogo por um período indefinido. Sabendo que Miguel Sousa Tavares abandonou a TVI para abraçar um projecto na SIC que lhe permitisse crescer enquanto comunicador, este novo posto acabou por ter os mesmos resultados. É caso para dizer que o jornalista "saiu de um buraco para se enfiar noutro".
No entanto, há mais. Hernâni Carvalho foi outra das grandes contratações deste Verão. Transferiu-se das manhãs de Queluz de Baixo para as de Carnaxide. A examinar casos criminais, o escritor foi anunciado com pompa e circunstância no Companhia das Manhãs por Rita Ferro Rodrigues. As audiências não se ressentiram com tal contratação, na medida em que o talk-show continuou em terceiro lugar. Apesar de Hernâni Carvalho ter sido talhado para outras competências no ano de 2011, a verdade é que a curto/médio prazo ficou aquém das expectativas.

Assim, quando se anuncia o regresso de Júlia Pinheiro à SIC, ou a transferência de actores com renome para o terceiro canal, é necessário ter em conta que as pessoas não fazem milagres. O que leva a que os resultados sejam alcançados são as equipas, as grandes equipas. Será que em Carnaxide existe ou vai existir uma?

Imagem: SIC Blog

Polémica com votações de “Secret Story” continua!

casadossegredos2_thumb_medium328_216


Depois de todas as criticas que podem ser vistas um pouco por toda a Internet, o TV Universo/Televisão - Opinião recebeu um novo dado sobre este tema.

A partir de uma fonte próxima a um funcionário da Endemol, os resultados relativos à semana em que Hugo F foi expulso foram manipulados.


Ao que parece, quem deveria ter saído seria António, que recebeu um total de 11190 votos, contra 8581 de Hugo F e 3585 de Ivo. Assim, o pastor de Baião teria sido expulso com 47.9% das votações, contra 36.7% do delegado de propaganda médica e 15.4% do surfista.

No entanto, não foram estes os resultados apresentados, causando, assim, a expulsão de Hugo F. Mais uma prova de que os números que a TVI mostra acabam por não ser tão verídicos como aparentam…

Hugo Marques em telenovela da TVI

hugomarques

Mal saiu da Casa dos Segredos, logo manifestou vontade de fazer carreira no mundo da televisão, mostrando-se entusiasmado com a possibilidade de abraçar a representação. E parece que o seu sonho vai ser concretizado.


Depois de a imprensa noticiar que frequentara já alguns workshops de representação na Plural Entretainment, eis que a edição desta semana da revista TV Guia garante que a estreia oficial de Hugo Marques enquanto actor está para breve. Embora poucos pormenores sejam adiantados, num artigo em que se fala sobre aquilo que cada concorrente tem ganho com a participação em Secret Story.


Parece assim quase certo que o ex-concorrente do reality-show da TVI vai mesmo entrar numa das próximas produções do canal. A pergunta que se coloca é então, qual delas. Será já em Anjo Meu? Ou apenas na trama que substituirá Espírito Indomável, cujas gravações arrancam em meados de Março?


Quiosque: TV Guia

Esta noite...


O Ponto M, estará em linha às 21:00 em ponto!

Cláudia Vieira e José Fidalgo protagonizam “A Rainha da Sucata”

fidalgoclaudia


Já está escolhido, embora ainda não seja oficial, o casal de protagonistas da próxima telenovela da SIC, bem como a história em si.


Ao contrário daquilo que a imprensa chegou a noticiar, a estação de Carnaxide não fará um remake de Tieta ou Roque Santeiro. Segundo a edição desta semana da revista Telenovelas a escolha recaiu em outro grande sucesso da TV Globo: A Rainha da Sucata. Apesar de ainda não estar confirmado, tudo indica que será mesmo esta a escolha de Nuno Santos e companhia.


Para além da trama, estão também já seleccionados os actores que darão vida aos protagonistas Maria do Carmo, anteriormente vivida por Regina Duarte, e Edu, que foi interpretado por Tony Ramos. Cláudia Vieira e José Fidalgo são os escolhidos e prometem surpreender os telespectadores portugueses. Por decidir está ainda quem dará vida à vilã Laurinha Figueroa, interpretada, no passado, por Glória Menezes, mas é provável que seja Helena Laureano a seleccionada.


Resta agora esperar por uma confirmação oficial da SIC, mas é cada vez mais provável que um novo par romântico nasça por aqueles lados.


Quiosque: Telenovelas

Helena Laureano sentida com colegas da TVI


Helena Laureano foi alvo de sorrisos e dissabores com o contrato que assinou com Carnaxide. Ao que parece, a actriz sentiu na pele alguma falta de reconhecimento e simpatia por parte de alguns colegas com quem trabalhou na TVI. "Só fiquei triste pelo facto de não terem reconhecido o meu trabalho em Mar de Paixão. Mas a decisão é deles. O meu contrato não foi renovado e aceitei o convite da SIC, feito pela Gabi. Só fiquei com o bom que vivi. O mau que passei descartei", revelou à TV Guia desta semana.
Prova disso é o facto de já sentir algumas saudades dos amigos que deixou em Queluz de Baixo: "Já tenho alguma nostalgia das pessoas com quem trabalhei, mas isso não quer dizer que não nos possamos encontrar. Simplesmente mudei de casa".


Em relação ao ordenado que irá auferir no terceiro canal, Helena Laureano não se pronuncia sobre os dez mil euros que foram adiantados pela imprensa. No entanto, a actriz aguarda ansiosamente pelos projectos que estão pensados para si na estação de Carnaxide. "Após o início de 2011, já vou saber tudo sobre a personagem e o projecto que me calharam", afirmou.

Quiosque: TV Guia

Fala-se - 23/12/2010


Boa tarde! Neste 23 de Dezembro Fala-se de...


Maria João Luís

A actriz que está a gravar Sedução confessou que este Natal será mais triste que os anteriores. "Infelizmente, vamos avançando na idade e vamos perdendo as pessoas que mais amamos. Por isso, a noite de Consoada é sempre um dia de lágrima no olho. A minha mãe faleceu este ano e é natural que me custe mais... Custa mesmo muito, porque traz-me recordações dela à mesa", afirmou à TV Guia.

Quanto às prendas de Natal para os seus três filhos, sem tempo para de deslocar a superfícies comerciais, Maria João Luís revela que fará as compras através do telefone: "Como tenho pouco tempo, faço tudo por telefone. É a única forma, porque não posso ir muitas vezes às lojas. É uma loucura".

Martinho Silva

O actor já foi pai. Carolina, a sua filha, nasceu no passado dia 16 de Dezembro, no Hospital da CUF, de cesariana.

Com a felicidade à flor da pele, Martinho da Vila irá ter uma época natalícia ainda mais radiante. "Estou definitivamente apaixonado e não há nada a fazer", revelou à publicação da Cofina.

Quiosque: TV Guia

Nicolau Breyner descarta mudança para a SIC

nico

É já no final deste ano que o actor vê o seu contrato de exclusividade com a TVI chegar ao fim. Ainda assim, Nicolau Breyner parece não estar disposto a seguir o mesmo caminho que outros colegas.


É em declarações à edição desta semana da TV Guia que o Caetano de Meu Amor garante que não se vai mudar para a televisão de Carnaxide: “Posso garantir-lhe que não vou para a SIC. A TVI? Não sei… Agora quero concentrar-me nos dois filmes que tenho para realizar. Estou um bocadinho cansado da televisão… tenho de limpar a cabeça”, frisou.


Quererá tudo isto dizer que Nicolau Breyner não renovará com a estação de Queluz de Baixo? Se bem se lembra, chegou a circular na imprensa, dito pelo próprio actor, que dentro em breve voltaria a apresentar um talk-show. No entanto, até nada passou à “acção”.


Quiosque: TV Guia

Revista de Imprensa - 23/12/2010

Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quinta-feira. Fique agora com os principais destaques da manhã deste 23 de Dezembro.

Os três magníficos!

Carlos Costa, Diana Piedade e Filipe Pinto, foram estes os três finalistas da terceira temporada do Ídolos. Nesta última edição, os seus lugares foram cedidos a Carolina Deslandes, Martim Vicente e Sandra Pereira! À TV Guia desta semana, Manuel Moura dos Santos, um dos jurados do talent-show da estação de Carnaxide, afirmou que estes são os melhores concorrentes do concurso. "Eles são os melhores", confessou. O produtor revelou ainda o seguinte: "Sabíamos que a Carolina, a Sandra e o Martim eram os mais fortes e os mais votados pelo público".

Sobre a possibilidade de uma mulher vencer a quarta temporada do Ídolos, um dos desejos de Moura dos Santos, alguns prognósticos já são lançados: "Se na próxima gala sair o Martim, está garantida a vitória de uma mulher, mas o público é que decide e o Martim também leva uma grande vantagem".

Laurent Filipe é mais contido nas suas considerações pois, a seu ver, o grau de dificuldade do concurso da SIC vai aumentar drasticamente a partir do próximo domingo: "Isto agora vai ser difícil".

Depois de Adriano Diouf e Maria Bradshaw terem abandonado o Ídolos, resta agora esperarmos pelos próximos resultados, na medida em que é o público que decide quem merece vencer o talent-show da estação de Carnaxide.

Tozé Martinho lamenta decisões da TVI


O argumentista demonstrou à TV Guia alguma tristeza pelo facto de 2010 não ter sido um bom ano para o seu trabalho. "Fiquei sem escrever em 2010. Foi muito difícil... Não tive nenhum projecto em mãos", afirmou Tozé Martinho à referida publicação.
Sem José Eduardo Moniz por perto, o filho de Tareka afirmou que se o marido de Manuela Moura Guedes ainda fosse director de programas do canal da Media Capital, nada disso teria acontecido. Afinal, "com o Moniz, havia outra prioridade".
Apesar desta insatisfação, Tozé Martinho nada pode fazer, na medida em que está ligado à TVI durante os próximos anos por um contrato de exclusividade. "O meu contrato termina daqui a três anos, mas ninguém gosta de estar sem trabalhar", revelou.

A pensar na novela que irá ocupar o lugar de Sedução, o argumentista já começou a escrever alguns episódios: "Já escrevi dois episódios e estou maravilhado. Posso dizer que é uma história urbana que se desenrola nos dias de hoje". A Terceira Vez será gravada em várias localidades, tal como a TVI tem vindo a apostar com outras produções. No caso da de Tozé Martinho, Sintra será a eleita como a principal paisagem desta nova novela.

O
argumentista afirmou ainda que escreveu uma trama para a estação de Queluz de Baixo, acabando esta por ficar nas gavetas do canal. "Trata-se de uma novela de época. Já escrevi, mas não avançou devido aos custos de produção serem elevados. Estamos em época de crise e não há dinheiro", finalizou.

Citação do dia

"Mostrei o meu lado romântico sempre que pude".

Hugo M.


Curiosidade do dia

Alguns dos concorrentes da Casa dos Segredos têm sido bastante requisitados para várias discotecas e presenças em eventos. Se Doriana é a que tem sido mais solicitada, cobrando 500 euros por cada trabalho, Catarina recebe bens materiais ao dar a cara por determinadas empresas do Norte. Já Jade, admite receber apenas 350 euros por presença. No lado oposto estão Mário e Renato, que ainda não receberam qualquer convite para festas e campanhas de publicidade.


Quiosque: TV Guia

Júlia Pinheiro nas manhãs da SIC a 24 de Janeiro?

juliasic


Ainda ontem a TV Guia noticiara a possibilidade de a apresentadora se preparar para abraçar o novo programa matinal da estação de Carnaxide e já hoje o Diário de Notícias avança com uma provável data de estreia deste mesmo formato.


Segundo uma fonte da SIC: “Querem que ela faça logo o novo programa mal venha de férias”. Assim, caso esta hipótese se confirme, a estreia de Júlia Pinheiro à frente dos ecrãs da sua nova estação será mesmo a 24 Janeiro, três semanas depois do seu afastamento oficial dos ecrãs da TVI.


A par de tudo isto, a comunicadora preparará também a versão portuguesa de The Biggest Looser, que apresentará, e cuja estreia continua agendada para meados de Março.

Estes novos acontecimentos surgem igualmente numa altura em Júlia Pinheiro está já afastada das reuniões da direcção de programas da TVI, afastamento esse que, segundo a mesma publicação já se verifica desde que a apresentadora revelou a sua saída para a concorrência.


Quiosque: Diário de Notícias

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Alinhados por baixo

Tenho zurzido na qualidade global dos actores que pulam pela ficção portuguesa (ou, mais concretamente, na direcção de actores em vigor na ficção portuguesa), mas é justo reconhecer que, hoje em dia, já não é habitual fazer-se muito melhor no Brasil. Apesar da actual escassez de ficção brasileira existente entre nós, as provas disso têm sido frequentes.


Basta olhar, por exemplo, para Negócio da China (SIC). Embora se trate de uma telenovela de qualidade especialmente baixa para a bitola brasileira, nenhum dos seus actores portugueses destoa. Há constrangimentos nas actuações, claro - e o menor deles não é seguramente ver Ricardo Pereira a falar brasileiro. Mas o facto é que Ricardo Pereira não vai pior do que Fábio Assunção, Maria Vieira não perde em nada para Cláudia Jimenez, Joaquim Monchique não fica atrás de Oscar Magrini e Carla Andrino nem por isso se bate mal com Xuxa Lopes.


Mérito da direcção de actores da Globo, que extrai o melhor deles? Em parte, talvez. Mas demérito também da renovação de gerações que tem vindo a ser promovida entre os actores brasileiros de telenovela. Falecidos ou reformados os grandes monstros da TV do Brasil, aqueles que hoje fazem de tios e avós são, salvo excepções, os mais canastrões dos tempos áureos da ficção brasileira. Já os mais jovens parecem escolhidos exactamente como o são aqui: pela sua beleza física apenas.


Por um lado, é um gosto: há jovens actrizes brasileiras verdadeiramente bonitas. Mas isso também nós temos. E, em todo o caso, vai-se perdendo a dimensão "étnica" dos elencos. É impressão minha ou muitas daquelas raparigas são tão americanas como as actrizes de Hollywood?