10 de janeiro de 2011

Júlia Pinheiro estreia-se nos ecrãs da SIC sexta-feira!

juliasic_thumb_other374_279



É já na próxima sexta-feira que Júlia Pinheiro terá a sua primeira aparição oficial enquanto apresentadora da estação de Carnaxide.

Quem acompanha a emissão da SIC já viu a promo, onde se anuncia que no próximo dia 14, entre as 10 e as 13 horas haverá um programa especial, no lugar de Companhia das Manhãs onde serão dadas as boas-vindas a Júlia Pinheiro.


Resta saber mais pormenores sobre esta emissão, mas, caso se confirme o que a imprensa tem noticiado nos últimos dias, este será o dia em que a apresentadora assinará, finalmente, o seu contrato laboral com o canal de Carnaxide.

Para além de tudo isto, esta será também uma forma de testar a aceitação do público à chegada de Júlia Pinheiro às manhãs da estação, que está marcada para a última semana de Janeiro ou primeira de Fevereiro.

Frente a Frente


Boa noite! Esta semana colocamos em duelo duas repórteres do magazine social Só Visto!. São elas que lutam pelo protagonismo numa rubrica que conta com duas opiniões. Mas isso, você já sabe! Ora veja...


De todas as repórteres do Só Visto há uma que me desperta sempre a atenção. Sim, eu sei que Marta Leite Castro é a apresentadora principal, que Dália Madruga é a simpatia e elegância em pessoa, mas, se me perguntarem qual a melhor repórter do programa, sem sombra de dúvidas que escolho Joana Teles.


Ela que, com apenas 28 anos já passou pelo Jogo Duplo, pela apresentação do Verão Total, entre outros. Confesso que desde o primeiro momento que o seu sorriso me despertou a atenção. E, para além disso, a forma descontraída como faz reportagem, as perguntas sempre importantes que não tem receio de efectuar, tornam-na numa óptima profissional. Se a tudo isto juntarmos a excelente imagem televisiva que tem, a simpatia que demonstra, o à-vontade que apresenta e a alegria que marcam sempre os seus trabalhos fazem com que seja excelente no seu trabalho.

E a prova de que não sou apenas eu a achar tudo isto está no percurso que Joana Teles tem feito, ao longo dos tempos. Poucos são os profissionais que se podem gabar de já ter algo semelhante. Foi muito bom vê-la em Jogo Duplo, assim como adorei a excelente dupla que formou com Jorge Gabriel em Verão Total

.

Num futuro próximo, espero que apostem ainda mais nesta jovem. Ela que, mais do que ninguém merece tudo o que tem ganho até ao momento. Quem sabe ela não tivesse sido a substituta ideal de Daniel Oliveira quando este saiu do Só Visto? Ou dentro em breve quem sabe não poderá substituir Tânia Ribas de Oliveira quando esta tiver de férias?

Sou, definitivamente, seu fã e, arrisco-me mesmo a dizer, sou apenas um entre outros tantos. A julgar pela beleza e simpatia, Joana Teles é definitivamente, um diamante em bruto!

É uma das repórteres de Só Visto!, e é conhecida pelo seu bonito sorriso. É no magazine social da estação pública que tem crescido como comunicadora e, acima de tudo, como repórter. Não estando talhada, a meu ver, para os directos, Dália Madruga trabalha nas peças do programa do primeiro canal como ninguém. Coerente e com a devida entoação, a repórter entrevista as várias personalidades que passam por Só Visto! de uma forma surpreendente. Neste sentido, considero pertinente a RTP1 dar-lhe uma maior destaque no programa que concorre com o Fama Show. Apesar de apresentar igualmente a Hora da Sorte: Sorteio do Joker, a irmã de Núria Madruga pode ser uma mais valia para outros programas do primeiro canal, tais como os concursos.
Portadora de psoríase, tal como Iva Domingues, nas várias entrevistas que concedeu aos meios de comunicação social a apresentadora demonstrou-se à vontade com uma doença que é hereditária: "É uma doença hereditária mas, até me confrontar com ela, acho que nunca tinha prestado muita atenção ao caso do meu pai". Afinal, são também estes os exemplos de força e coragem que fazem com que um comunicador ganhe a simpatia e a amizade do telespectador.


Para quem pensa que Dália Madruga apenas tem feito carreira na apresentação, então é ainda conveniente informar que a representação também faz parte da sua vida. Tal como a irmã, a profissional da estação pública já participou em várias novelas e séries nacionais. Saber Amar, Inspector Max, Médico de Família, Tudo por Amor ou O Bairro da Fonte são alguns dos projectos que integrou enquanto actriz. Tal como Cláudia Vieira ou Diana Chaves, Dália Madruga passou da representação para a apresentação, não se tendo saído nada mal.


Em suma, resta referir que a apresentadora tem talento profissional para crescer em vários programas da RTP. Apesar de não a considerar perfeita na condução de directos, na medida que não está habituada a fazê-los, tenho a noção de que a repórter do Só Visto! é uma mais valia para o canal do Estado e também para os telespectadores!


Iniciado o Frente a Frente desta semana, resta terminar o anterior. Assim, a opinião que opunha Carla Vasconcelos e Mafalda Vilhenha teve os seguintes resultados:

Mafalda Vilhena, por Tiago Henriques - 53%
Carla Vasconcelos, por Diogo Santos - 47%

Falar Televisão

Uma pausa?

João Manzarra terminou ontem o seu capítulo de vida denominado Ídolos. Independentemente do sucesso da quarta temporada do talent-show da SIC, a verdade é que o apresentador demonstrou uma grande evolução comparando a sua performance com a edição passada. Na gala de ontem, João Manzarra conversava com os convidados sem cartões, tal como um profissional de um talk-show habituado a trabalhar sem um guia.
No entanto, o que seria de esperar de um comunicador que já está praticamente em antena há mais de um ano e meio sem parar? Será positiva a decisão da estação de Carnaxide em continuar a utilizar a imagem de João Manzarra para projectos futuros? Não seria uma boa opção esperar que o apresentador fizesse uma pausa, regressando em Setembro com um novo programa?


Na imprensa especula-se que seja a ex-cara do Curto Circuito a escolhido para conduzir Minute To Win It. Sem dúvida que a SIC precisa de João Manzarra, porém não será que a imagem deste não necessita de uma pausa por parte da direcção de programas do canal de Pinto Balsemão? O facto de se apostar constantemente no mesmo apresentador para os projectos de horário nobre não irá contribuir para que este perca força dentro da estação? Não quero com isto dizer que João Manzarra deixe de ter o protagonismo que tem alcançado ou o carinho que criou com os seus seguidores, no entanto a verdade é que os telespectadores nacionais acabarão por não sentir as saudades de uma cara bem querida do público português. No fundo, a mesma crítica que se aplica às novelas, de o elenco ser de tal forma semelhante que muitas vezes não se sabe qual a produção que se está a acompanhar. Não será isto que pode acontecer com João Manzarra caso a SIC continue a apostar e a re-apostar nele para conduzir novos formatos sem este descansar a sua imagem?

Marco D’Almeida protagonista da nova trama de António Barreira

marco_dalmeida

É já certo que Margarida Marinho e Rita Pereira serão as duas grandes protagonistas da próxima história do autor de Meu Amor. Faltava apenas saber quem seria o homem pelo qual as duas lutarão.

É a edição desta semana da revista Mariana quem revela que esse papel está destinado a um outro actor que participou na primeira telenovela portuguesa a ganhar um Emmy: Marco D’Almeida.


Segundo esta publicação, o actor dará vida a um jovem rapaz que namora com a personagem de Rita Pereira no inicio da trama. No entanto, a mãe da rapariga, Margarida Marinho, separa-se do marido e começa a viver uma bonita história de amor com o companheiro da filha. Obcecada pelo namorado, a personagem de Rita Pereira será capaz de tudo para o ter de volta…

Começam, assim, a surgir mais pormenores da telenovela que promete cativar os portugueses, assim como o fez Meu Amor há bem pouco tempo. E a tarefa de substituir Espírito Indomável também não será fácil…


Quiosque: Mariana

Esta noite...


... não perca mais um duelo televisivo! Às 21:00, o Frente a Frente espera por si!
O vencedor está nas suas mãos!

Fala-se 10/01/2011


Boa tarde e bem-vindo ao primeiro Fala-se desta semana!


Iva Domingues e Ângelo Rodrigues

O casal que assumiu há menos de um mês o seu relacionamento já não esconde o amor que os une. Nas respectivas páginas pessoais da rede social Facebook, Iva e Ângelo trocam constantemente vários comentários bastante cúmplices entre os dois.

Por altura do Natal, isso foi perceptível. Iva Domingues não se inibiu de desejar ao seu mais que tudo: “Boas festas*… no corpo todo!!! :)” , ao que Ângelo por sua vez respondeu, “Sabes bem … :)”




Daniela Ruah

E também foi nas redes sociais que Daniela Ruah noticiou o seu mau estado de saúde no final do ano. A passagem de ano não correu muito bem para a actriz portuguesa que brilha nos EUA, já que Daniela sofreu uma intoxicação alimentar exactamente na véspera de Ano Novo.

A actriz escreveu na sua página do Twitter: “Ah… uma intoxicação alimentar mesmo antes do ano novo. Dores no corpo e receio que não haja qualquer festa para mim hoje à noite”

Quiosque: Notícias TV

Revista de Imprensa 10/01/2011

Segunda-feira, 10 de Janeiro. Bem-vindo à Revista de Imprensa!


Frederico Ferreira de Almeida: "The Biggest Loser vai ser uma grande produção"


Está prestes a arrancar uma das mais fortes apostas da SIC para os próximos meses. The Biggest Loser vai contar com a produção da Fremantle, produtora também encarregue de formatos como Ídolos, na SIC, ou Preço Certo na RTP.

Frederico Ferreira de Almeida, director-geral da Fremantle, promete que o novo programa de Júlia Pinheiro na SIC irá manter-se fiel ao formato original e que, talvez por isso, irá ser uma agradável surpresa no panorama televisivo nacional: “Vamos manter-nos fiéis aos formatos originais. The Biggest Loser vai ser uma grande produção e é um projecto muito interessante”, afirma.

O director-geral da Fremantle acredita, aliás, que as tendências de mercado para 2011 irão centrar-se nos programas de talentos e reality-shows já que, apesar de se tratarem de formatos caros, “os custos podem ser compensados pelo tempo que estão em exibição”


Sandra Barata Belo regressa à televisão


Depois de termos aqui noticiado um possível regresso à televisão de Sandra Barata Belo, eis que agora chega a confirmação na voz da actriz que encarnou Leonor em Perfeito Coração. Sandra afirma que no decorrer de 2011 irá regressar para um novo projecto, mas não adianta pormenores: “O ano de 2010 foi totalmente dedicado ao teatro, mas, em breve, terei novidades a nível profissional, na área da televisão”

Recorde-se que Sandra Barata Belo estreou-se em televisão como protagonista da novela da SIC e desde então nunca mais participou em nenhum dentro do pequeno ecrã. Talvez por isso, a actriz acaba por confessar que “já estava com saudades da televisão”


CITAÇÃO DO DIA
"Eu já trabalhei em todas as estações, mas a minha casa é a TVI"
Paula Lobo Antunes



NÚMERO DO DIA
4,8
Este foi o resultado, em share, da emissão da SIC Notícias no último sábado, dia de aniversário daquele canal. Neste sábado, dia 8 de Janeiro, o canal de notícias de Carnaxide foi o mais visto do Cabo e o quarto canal mais visto em Portugal, ficando à frente da RTP2.


Quiosque: Notícias TV, Correio TV

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Prisioneiros ou livres

A televisão, tal como a conhecemos, está a morrer. Ainda na última crónica aqui falei do peso que o YouTube e as redes sociais como o Facebook têm na mediatização da TV e na forma como consumimos programas de informação e entretenimento. Ora nem de propósito! Ainda quinta-feira a RTP apresentou a sua mais recente plataforma digital, que baptizou como RTP Play. Trata-se de um site dentro da própria página da televisão pública na Internet, onde é possível acompanhar as emissões em directo de todos os canais de televisão e rádio da empresa pública, seleccionar programas e "gravá-los" para ver mais tarde. No limite, um espectador/internauta pode "fazer" a sua própria grelha de programas e, portanto, consumir apenas aquilo que realmente quer fazer. Para já, isso é possível apenas no universo da RTP, mas num futuro, que não será seguramente tão longínquo como isso, não faltará um agregador que permita ao simples espectador ser o seu próprio director de programas.



Ora, isto, para lá de representar um sopro de liberdade na relação entre o espectador e os operadores, obrigará a indústria (de programadores a directores comerciais, de patrões a jornalistas, de anunciantes a fabricantes de tecnologia) a modernizar-se e a perceber as potencialidades dos novos media e a avaliar as tendências de consumo dos espectadores.


No espaço de uma década tudo será diferente. E a lógica das grelhas horizontais, que facilitam a fidelização dos espectadores à caixinha mágica, criará um novo paradigma: de prisioneiros, os espectadores passarão a homens livres. De sujeitos passivos, a sujeitos activos. Não verão porque a TV "estava ligada", verão porque querem. E isso, comercialmente, valerá muito mais.