3 de fevereiro de 2011

Ponto M


Boa Noite! Quinta-feira, como habitual, a noite do Televisão – Opinião é dedicada à moda, à moda na nossa televisão.

E não é por já estarmos em Fevereiro que essa rotina será alterada. Nada melhor do que iniciar o segundo mês do ano com um senhor como protagonista do nosso certame!

Depois de Ana Marques, é a vez de o seu actual colega de plateou ser analisado neste Ponto M.

Polémico e “sem papas na língua”, Cláudio Ramos tornou-se bastante conhecido do público português quando a SIC o contratou para a rubrica Tertúlia Cor-de-rosa, do extinto SIC 10 Horas. Desde aí até aos dias de hoje, o comentador não mais desapareceu dos ecrãs.

Por tudo isto, o seu percurso estará, sempre, ligado ao mundo dos famosos e ao social. E, como apaixonado pela moda que já confessou ser, Cláudio Ramos não descura da sua imagem.


Se, inicialmente, apresentava um estilo bastante “pesado” para a sua idade (na minha opinião, parece mais novo na actualidade), nos dias de hoje, é um exemplo para muitos jovens viciados em moda. Surge sempre impecavelmente vestido, com as cores totalmente conjugadas e com uma imagem pouco comum para a maioria dos homens de 38 anos. Sim, leu bem, o alentejano já passou a barreira dos 35 e não, não parece nada.


Foi o próprio, em entrevista recente à revista Caras que admitiu gostar mais do seu aspecto actual: Sinto-me muito mais bonito agora e muito mais homem do que era aos 20 anos. “Gosto das rugas, dos cabelos brancos, da maturidade... Não voltaria atrás no tempo, gosto muito desta idade. Sinto-me mais seguro, gosto da maneira como penso, já perdi aqueles medos e buscas constantes e ultrapassei o problema das afirmações. Esta é a melhor fase da minha vida, não tenho dúvida nenhuma.”


E é precisamente por ser um homem determinado, lutador e esforçado que hoje está no lugar em que está. E não precisa de dar nas vistas, até porque já vão os tempos em que foi na “onda” de causar choque e falatório. Hoje, Cláudio Ramos consegue aliar o bom gosto a nível físico, está em excelente forma, ao profissionalismo.


Ao contrário de muitos outros homens, o colega de Ana Marques possui a eximia capacidade de se adaptar a qualquer cor, isto porque seja em que tom for, ele está sempre bem. Com um discreto preto ou um exuberante vermelho, não há quem lhe possa tecer críticas. Pessoalmente, gosto de o ver com calças de ganga e camisolas de malha. Acho que lhe assentam super bem e o fazem ainda mais jovem.

Para toda esta imagem consistente, muito contribuiu a paixão confessa que tem por ténis All Star. Como já deve ter reparado, é rara a vez em que não aparece em televisão com estes conhecidos ténis. E, não, não julgue que é por estarem na moda. O comentador e cronista já disse por diversas vezes que não costuma ir em modas, mas, por muito que não queira, acaba sempre por se tornar numa referência para muitos jovens. E é por isso que a imagem que os portugueses têm de si é totalmente diferente da que tinham no passado.


Sim, porque para além de ter uma imagem televisiva bastante agradável, ele tem tamm um à-vontade fantástico, ou não fosse já um veterano em tudo isto. Mais do que muitos outros “colegas”, Cláudio Ramos é um entretainner, que não tem receio de dizer que compra na feira ou numa conceituada griffe francesa.

… Três Pontos …


Sabia que:


- Já é possível transportar todos os seus trabalhos, imagens, vídeos ou qualquer outro tipo de ficheiros num anel? Sim, é verdade. A empresa japonesa Gung criou o Memoring, um anel que tamm funciona como pen drive!


- a mais recente colecção Primavera – Verão 2011 da conceituada griffe Dior tem como inspiração várias obras de um artista italiano sediado em Paris? Pois é, René Gruau serviu de referência a John Galliano, quando este perspectivou as criações da Dior para a próxima estação!


E, assim, termina o desfile desta noite!

Tenha uma semana “na moda”!

Falar Televisão


Evolução

Será já amanhã, pelas 13:00, depois de cerca de um ano e meio na pele de apresentador, que Francisco Menezes se despedirá de Companhia das Manhãs. Sendo um humorista nato, coloca-lo ao lado de Rita Ferro Rodrigues a conduzir um programa composto por algumas histórias de vida, pareceu a muitos uma decisão totalmente descabida. As críticas começaram imediatamente a ser direccionadas para Francisco Menezes, acusando-o de não estar à altura de Rita Ferro Rodrigues e de ser um autêntico erro de casting. De facto, nos primeiros meses de Companhia das Manhãs, o apresentador não participava nas conversas mais sentidas, talvez pela conotação que os entrevistados e telespectadores poderiam dar às suas intervenções. Por outras palavras, uma audiência que está habituada a ver e ouvir as piadas de um humorista, pode encontrar um duplo sentido numa questão que seja por ele realizada a uma pessoa que sofra uma doença ou que se encontre numa fase menos boa da vida. Aliado a este facto, estaria obviamente a inexperiência de Francisco Menezes.



Assim, e passado ano e meio, só tenho a dizer que o colega de Vanessa Oliveira errou, aprendeu e cresceu. Tem hoje um papel muito mais interventivo e claro que nas primeiras emissões de Companhia das Manhãs. Já conduziu o talk-show sozinho, acompanhado, com Liliana Campos, Rita Ferro Rodrigues ou com Vanessa Olvieira. Sem na realidade ter uma parceira totalmente fixa, Francisco Menezes adaptou-se a cada uma delas, fazendo sempre o seu melhor. Se o considero um bom apresentador? Sim. Se considero que Francisco Menezes criou empatia com os telespectadores? Nem sempre. No entanto, e apesar destas conclusões, tenho a dizer o seguinte: Francisco Menezes cumpriu o seu dever, contra tudo e contra todos.
Muitas vezes com um percurso indefinido, tendo em conta as suas publicações no Facebook, o apresentador fez o seu melhor e, só por isso, merece uma grande salva de palmas no final do Companhia das Manhãs de amanhã. Parabéns!

Esta noite...


... O Ponto M, estará em linha às 21:00 em ponto!

“Secret Story II” chega mesmo em Outubro

casadossegredosNOVO

Um vídeo dos bastidores da Casa dos Segredos em remodelação lançou a dúvida, mas está já tudo esclarecido. A segunda edição do reality-show da TVI chegará, de facto, apenas na rentrée televisiva.

Ao contrário do que muita gente chegou a pensar o vídeo que corre no Youtube, onde se podem ver as obras dentro da Casa é real, mas não passa de uma reformulação da habitação onde decorrerá a nova temporada da edição holandesa de Secret Story.


A notícia é confirmada por um dos principais blogs dedicados ao programa, http://casadossegredostvi.blogspot.com, onde se pode ler que esta foi a forma encontrada pela Endemol holandesa para conter custos. Apesar de, à partida parecer mais dispendioso, acaba por se tornar mais rentável para a produtora trazer os concorrentes até ao nosso país e os meios técnicos para que o programa resulte da melhor forma. Com a estreia marcada para o dia 13 de Fevereiro, o Secret Story holandês durará também 3 meses, logo, terminará apenas em meados do mês de Maio.


Tendo em conta que, assim, a nova temporada do programa em Portugal só poderia arrancar em Junho e em meses de Verão as receitas publicitárias são mais baixas, a televisão de Queluz de Baixo só apostará nele para a rentrée, mais precisamente, em Outubro.

Mas a imprensa portuguesa continua a afirmar que a TVI terá um reality-show para concorrer com Peso Pesado da SIC. Será, de facto, o sucesso espanhol Mulheres Ricas?

Nuno Norte tece críticas a Homens da Luta


As polémicas no Festival da Canção já começaram. Nuno Norte criticou o facto de Os Homens da Luta também serem finalistas do certame. À TV Guia, o cantor afirmou que Jel e o seu irmão são demasiado entertainers: "Estas votações não significam nada. Os Homens da Luta são, de facto, conhecidos e as pessoas gostam deles. A música é muito boas, mas eles são uns bons entertainers. Na verdade, ele é um boneco e não sei se é isso, sinceramente, que o público quer ver nos festivais da Eurovisão".
Confrontado com tais declarações, Jel ficou surpreendido pois o público foi unânime: Os Homens da Luta foi o grupo mais votado pelos cibernautas. "Somos, de facto, duas personagens que eu e o meu irmão criámos no programa da SIC Radical, Vai Tudo Abaixo!, há seis anos, mas crescemos como banda musical e temos tido muitos concertos. Compreendo que alguns dos cantores que foram apurados para o festival se sintam picados pela nossa presença, mas isso é bom. Faz com que todos nós demos o nosso melhor e vai ser divertido", explicou.

Disputas à parte, a verdade é que Nuno Norte não tem dúvidas de que esta edição do Festival da Canção irá ser muito renhida. O vencedor da primeira temporada do Ídolos, que vai gravar um novo CD em Março, revelou que conhece quase todos os finalistas: "É a segunda vez que concorro e gostava muito de ganhar. Vai ser uma disputa engraçada, pois conheço quase todos os outros cantores".


Quiosque: TV Guia

Fala-se! 03/02/2011


Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Fala-se!




Merche Romero


Após ter estado separada de Tó Pereira a apresentadora e o dj fizeram as pazes. E como “depois da tempestade vem a bonança”, Merche Romero descobriu que está grávida de cinco meses.


A notícia é surpreendente, até porque a irmã de Óscar Romero manteve, segundo a imprensa, uma relação fugaz com o actor Nuno Janeiro, que poderá ter sido o motivo que levou à separação do namorado.


Apesar de tudo, e em estado de graça, Merche confessa-se “muito feliz”, em entrevista à TV Guia desta semana.




David Carreira


Depois de terem surgido vários rumores de que entre ele e a colega Gabriela Barros havia amor fora dos ecrãs, o actor garantiu à edição desta semana da TV Guia que está enamorado, mas não disse por quem.


“Estou mais ou menos solteiro. Não vou dizer o nome da pessoa. Vamos ver como corre”, começa por dizer, acrescentando de seguida: “sorrimos sem saber a razão. Eu, quando estou apaixonado, estou sempre a sorrir e transformo-me num burro babado. Entrego-me totalmente. Agora, estou bem e feliz. Porém, ninguém vai descobrir quem é a pessoa”.


Quiosque: TV Guia

Luciana Abreu sente saudades da televisão


A presença de Luciana Abreu em Você na TV! foi bastante emotiva. Teresa Guilherme e Sofia de Portugal quiseram dar o seu testemunho sobre a eterna "Borboleta, assim como a sua irmã Luísa e mãe Ludovina.
Luciana Abreu falou um pouco da sua carreira, recordando êxitos como Cantigas da Rua, Floribella e Lucy. Em relação ao seu programa das manhãs na SIC, a actriz confessou que a produção ficou um pouco a desejar. Ciente de que aquilo que tinha planeado para Lucy, não foi de longe aquilo que foi lançado para o ar, a actriz revelou que a mudança de personagem de um projecto para outro foi muito repentina.
Saudosa de regressar novamente às luzes da ribalta, Luciana Abreu demonstrou alguma tristeza por as estações de televisão não a convidarem para novos trabalhos. Afinal, depois de Perfeito Coração, a actriz não mais apareceu nos ecrãs nacionais. O seu futuro profissional está assim envolto em mistério, depois de se saber que Luciana Abreu irá protagonizar uma das minisséries da TVI.

Rita Ferro Rodrigues regressa no “E-Especial”

rita_ferro_rodrigues

Depois de ter sido mãe do pequeno Eduardo, a apresentadora já tem o regresso à televisão marcado. Será já no próximo sábado, com uma rubrica no magazine de sábado da televisão de Carnaxide.


Foi através do seu Facebook, que Rita Ferro Rodrigues deu a boa-nova, apelidando esta colaboração não como trabalho, mas sim de “prazer”:

A partir deste sábado, o E-Especial estreia a rubrica SuperMãe!, protagonizada por Rita Ferro Rodrigues. Neste espaço, vamos acompanhar, como nunca foi feito, a recuperação pós-parto da apresentadora da SIC. O que faz para perder os quilos que ganhou com a gravidez, quais os tipos de exercício, que cuidados com a alimentação, que dicas e conselhos pode dar e de que forma tudo isto se conjuga com a atenção permanente ao pequeno Eduardo. Com uma clara identificação com muitos dos problemas, dúvidas ou angústias por que passam as mães nos primeiros meses, Rita vai mostrar, de uma forma descontraída, bem disposta e empenhada que ser mãe é mesmo a melhor coisa do Mundo!, podia ler-se na referida página.


Já sabe, a não perder, já este sábado, depois do Alta Definição, na SIC.

Revista de Imprensa 03/02/2011


Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quinta-feira!


Andreia Leal exclusiva da TVI por 3 anos!



Já saiu da Casa dos Segredos à quase dois meses, mas ainda não parou de somar sucessos profissionais. Depois das entrevistas, o livro e após esta obra, deverá surgir o tão falado programa de televisão.


Face ao anunciado assédio de Carnaxide, a televisão de Queluz de Baixo viu em Andreia Leal uma aposta de futuro e ofereceu-lhe um vínculo de exclusividade. É a própria quem o garante, em entrevista à TV Guia desta semana: “Vou assinar contrato por três anos, já na segunda-feira. Estou muito feliz”.


Resta saber se a estreia da ex-acompanhante de luxo na TVI será ainda este ano, como apresentadora, ou apenas como colaboradora de um dos programas de day-time do canal.


Jorge Corrula e Rodrigo Menezes em Eclipse!



Já trabalharam com António Barreira em produções anteriores e o reencontro com o autor da primeira telenovela portuguesa a conquistar um Emmy Internacional já está marcado. Os dois actores estão já escalados para o elenco da substituta de Espírito Indomável.


A notícia é avançada pela edição desta semana da revista TV Guia, que dá conta de que Rodrigo Menezes e Jorge Corrula terão papéis bastante importantes nesta história. Ao que parece o Cláudio de Meu Amor voltará a contracenar com Rita Pereira, a grande vilã da história, enquanto que há possibilidades de Jorge Corrula fazer parte do mesmo núcleo que Paula Lobo Antunes.


Para além destes dois nomes, também Sílvia Rizzo e a veterana Carmen Santos farão parte do elenco de Eclipse, não esquecendo ainda outros nomes já conhecidos, casos de Margarida Marinho, Patrícia Tavares, Lourenço Ortigão, Pedro Carvalho, Joana Solnado, Sofia Alvez, João Catarré, Sara Prata ou Mariana Monteiro.


CITAÇÃO DO DIA:


“Estou muito feliz na TVI e sei que fiz a escolha certa”


Fátima Lopes



Curiosidade do dia:


A versão portuguesa de The Biggest Loser está a chegar à SIC e não é só entre anónimos que o programa tem fãs. É em entrevista à TV Guia desta semana que Vanessa Oliveira confessa que esta é uma excelente forma de a estação de Carnaxide proporcionar a muitas pessoas uma vida melhor. A própria apresentadora já viveu de perto o drama do excesso de peso, uma vez que o seu pai chegou a pesar 152 kilos.

Quiosque: TV Guia


Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do
Diário de Notícias.


Bem-vindo Bárbara

Bárbara Guimarães é a grande novidade de Portugal Tem Talento. E é a melhor notícia para a SIC. Na estreia do novo talent show da estação, a apresentadora surgiu solta, interessada, espontânea, sem telepontos desnecessários. A ideia de ter uma câmara a acompanhá-la enquanto espreita para a prestação dos concorrentes é boa e permite a Bárbara colocar-se ao lado do espectador: ela entusiasma-se ao mesmo tempo que nós, vibra tal como nós, ou goza com performances inqualificáveis tal como nós.


Depois de fracassos anteriores como Atreve-te a Cantar ou M/F, Bárbara precisava deste programa e a SIC precisava de uma Bárbara assim.


Quanto ao formato, parece ainda muito preso ao registo de sucesso de Ídolos. A produtora é a mesma (a Fremantle) e faz o seu trabalho da forma competente que se conhece. Mas, em minha opinião, o programa ganharia mais se a estética e lógica narrativas não fosse a mesma (até Bárbara Guimarães apareceu de megafone em punho, como João Manzarra e Cláudia Vieira o fizeram). Na aproximação às actuações, teria gostado de ver mais histórias de vida, mais sonhos de quem acha que tem talento, mesmo quando salta à vista que não tem. São também essas as histórias que nos cativam, que nos emocionam e que nos prendem ao pequeno ecrã.


Apesar destes reparos, a estreia não podia ter corrido melhor. Mesmo contra quase duas horas de Espírito Indomável na TVI (o espírito de Moniz ainda anda à solta por Queluz de Baixo...), Portugal Tem Talento foi o programa mais visto do dia e rondou os 40 pontos. Para já, o concurso tem potencial. Tem música, teatro, bailado, dança, poesia e muitas palhaçadas no mesmo palco. E tem as lágrimas de Conceição Lino. Não é coisa pouca...