27 de dezembro de 2009

Diário de um Ídolo


A gala de "Ídolos" já acabou, e o Diário de um Ídolos acabou de ser lançado.

Para variar, a abertura do programa começou bem. Notei mais descontracção por parte dos dois apresentadores, e vimos, por isso, Cláudia Vieira a soltar-se mais.
No momento em que os concorrentes entraram, acredito que muitos eram os portugueses que queriam estar no estúdio de "Ídolos", para sentir toda aquela vibração.

Relativamente ao tema da gala, foi interessante. Relembrar o Michael Jackson, foi uma boa ideia, pois é um "Ídolo" imortal.

Relativamente às actuações dos 8 concorrentes:


Catarina Boto - Muita garra. Apesar de ter estado bem, penso que vai ser difícil superar a sua prestação da semana passada.
Achei a música muito difícil, nomeadamente ao nível da respiração. No entanto, conseguiu transmitir a energia que se pedia, prendendo a atenção do público do estúdio, e de cá de casa.
Não merecia ter saído.


Salvador Sobral - Com uma balada, Salvador mostrou um lado diferente daquele que tinha habituado o público. Analisando toda a sua prestação, penso que esteve melhor na segunda metade da música.
Por outro lado, achei-o um bocado arrogante. Ao contrário da Mel (ex-concorrente), que assumia as críticas, Salvador refuta-as.

Inês Laranjeira - "Black or White" foi uma excelente escolha de música. Esteve mexida, e deu uma nova imagem de si. Acho que melhorou em relação à semana passada.
Também concordei em parte com o júri. Apesar de ter gostado, poderia ter dado mais.

Solange Hilário - Esteve muito bonita. Teve garra. Melhorou, e mereceu o elogio do júri. Mas não foi a melhor da noite, pois os concorrentes que a sucederam, foram superiores.

Carolina Torres - A sua prestação foi boa. Não foi "engolida" pela banda, e deu um toque de si própria à sua interpretação.
Mais uma vez, Carolina Torres surpreendeu. Acho que esta concorrente, apesar de parecer que passa despercebida, poderá chegar aos lugares cimeiros de "Ídolos", pelo seu talento e pelo seu lado extrovertido.

Diana Piedade - Incentivou o público, pedindo a sua participação logo no início da música. Teve garra, e escolheu muito bem a música. Foi original. Sem dúvida alguma que deu um grande show!
Foi o "momento da noite", tal como Manuel Moura dos Santos disse.

Filipe Pinto - A curiosidade estava posta neste concorrente. Como seria a sua prestação a cantar Michael Jackson? Resultado: adaptou o seu estilo grunge ao pop. Deixou de pegar o microfone com as duas mãos, deixou de estar tão parado, e agarrou a música da melhor maneira. Surpresa da noite!

Carlos Costa - Menos excêntrico, e por isso mais calmo. Esteve muito bem. Demonstrou inteligência na escolha da música, pois permitiu passar uma imagem diferente de si. A par de Filipe Pinto, surpreendeu.

Numa apreciação geral, concluí-se que só a partir de Solange Hilário, a gala começou a ganhar brilho. As actuações dos concorrente que a seguiram, foram as mais fortes.

No que toca ao júri, Laurent Filipe demonstrou mais uma vez todo o seu conhecimento. Pedro Boucherie deixou de apostar tanto nas informações musicais, para dar as suas avaliações. Prestação de Manuel Moura dos Santos e Roberta Medina normal.

A dupla Cláudia Veira e João Manzarra esteve bem. Não me lembro de ter visto enganos graves (tirando talvez o descuído de Manzarra para anunciar que as votações estavam encerradas), e considerei a prestação de ambos positiva.
Em 10, dou 7.



Termino a edição do "Diário de um Ídolo" com a avaliação (1-10) das prestações dos diferentes concorrentes:

Catarina Boto - 7
Salvador Sobral - 5
Inês Laranjeira - 5,5
Solange Hilário - 7,5
Carolina Torres - 9
Diana Piedade - 9,5
Filipe Pinto - 10
Carlos Costa - 8
A cor vermelha, corresponde ao concorrente cuja actuação achei mais fraca. Pelo contrário, a cor verde, pretende destacar as melhores prestações da noite.
PS - Concordei com Pedro Boucherie, quando referiu que João Manzarra foi a grande revelação de 2009.

O Protagonista do Ano - Setembro

Boa Noite! Continuamos a eleger o Protagonista do Ano. O de hoje corresponde ao mês de Setembro.
Esmiuçar: examinar em pormenor. Alguma vez tinha pensado nesta palavra?

Muito pouca gente a dizia, mas desde o dia 14 de Setembro que passou a ser uma das palavras mais usadas pelos portugueses. Por que motivo? Aqui há gato… E não é que há mesmo? E não é um gato qualquer. São quatro! E são fedorentos.

Como não podia deixar de ser os Gato Fedorento são o Protagonista do mês de Setembro.

Agosto chegou ao fim e a estação de Carnaxide desceu ao terceiro posto. Setembro era um mês vital para a SIC. Nuno Santos apostou em todas as frentes, e o décimo quarto dia deste mês era o tão ansiado momento.

De todas as novidades há uma que marcou tudo isto. “Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágios” foi algo que nunca se tinha visto na televisão portuguesa.

Bateu por diversas vezes as telenovelas da TVI e chegou a vencer um jogo de futebol a contar para a Liga dos Campeões. Algo inédito, por sinal.

E qual a razão para tanto sucesso? A marca e o humor Gato Fedorento. É inquestionável que este grupo de profissionais é o melhor do género que temos na actualidade. Possuem um sentido de humor extraordinário e uma capacidade de fazer rir fabulosa. E o facto de terem esmiuçado os políticos, algo que nunca ninguém ousou fazer também foi um dos pontos fortes deste programa.

Infelizmente “Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágios” só durou até Outubro, mas até nisso o grupo mostrou a sua inteligência. Retiraram-se num bom momento, provocando no público aquele sentimento “Quando é que voltam?”.

E é essa a pergunta de agora, quando e em que canal se dará o regresso dos Gato Fedorento?

Vitória


O Televisão-Opinião venceu o concurso levado a cabo pelo TVI Blog - "Blog do Ano".
Obrigado a todos os que votaram, e parabéns ao Rodolfo por esta ideia!

Fecho



Boa noite. São 20:00, e está em linha o Fecho de hoje. Antes de mais, queria contar com o seu voto, para saber o sítio de onde nos visita. O Televisão-Opinião quer saber mais sobre os leitores!
Daqui a uma hora não perca o "Protagonista do Ano", em relação ao mês de Setembro.


Quanto ao Fecho de hoje, temos para si, uma crónica de Francisco Penim, retirada do Correio da Manhã.
Serviços públicos


Na passada segunda-feira, a RTP prestou dois serviços públicos em dois horários importantes. A eleição FIFA para o jogador do ano justifica-se porque lá esteve presente um herói nacional, Cristiano Ronaldo, e por isso a retirada da grelha do ‘Preço Certo’.


O conteúdo fez um bom seguimento com a Informação e a audiência foi na mesma linha do que a RTP faz no horário. O mesmo não se pode dizer de ‘Além De Nós’, um documentário exibido às 21h30 que teve uma audiência fraca, menor do que a das últimas quatro segundas-feiras e que deveria causar uma nova reflexão aos responsáveis da RTP. Não vão eles querer repetir.


17,9%
De share foi o resultado de ‘Além De Nós,’ exibido na RTP 1.

Hoje às 21:00..


..saiba qual o Protagonista do mês de Setembro!

Outras audiências


19:00 - 20:00

Eragon - 8,1% de rating e 27,8% de share
Ídolos (repetição) - 7.4% de rating e 26,6% de share

21:00 - 24:00

Perfeito Coração - 9% de rating e 24,1% de share
Dança Comigo no Gelo - 8,4% de rating e 23,7% de share
Ele é Ela - 7,8% de rating e 33,8% de share
Circo de Monte Carlo - 7,5% de rating e 23,6% de share

Audimetria - 26/12/2009

O dia de ontem foi ganho pela TVI. No entanto, a diferença entre a estação de Queluz de Baixo, a SIC e a RTP1, é de menos de 2% de share.

O programa mais visto do dia foi a novela "Deixa que te Leve", com 13,3% de audiência média e 39,3% de share.
Seguiu-se "Meu Amor", que se ficou pelos 34 pontos.

Em termos de noticiários, o "Telejornal" foi o mais visto, tal como podemos ver no quadro. Seguiu-se o "Jornal Nacional", e por fim o "Jornal da Noite", com 10% de rating e 27,6% de share.

O especial "Preço Certo", ocupou a posição 5 do top5, com 10,3% de audiência média. Foi o programa mais visto das 19:00

O Melhor & Pior da Semana (TVI)

Melhor - É de conhecimento geral que a informação da SIC é aquela que mais prémios tem granjeado, principalmente a "Grande Reportagem". Mas a TVI, apesar de não receber esses prémios (com excepções claro) ganha em audiências, e o "Repórter TVI" tem-se tornado no preferido dos portugueses no "duelo" que se instalou nas noites de segunda-feira.
Pior - Quantas vezes já não se viu "Sozinho em Casa" na televisão? As vezes suficientes para a TVI não voltar a transmitir o filme nos próximos anos. Não está em causa a qualidade do filme, mas o facto da repetição incontável e que incomoda sempre que vemos quais os filmes de Natal.

O Melhor & Pior da Semana (SIC)

Melhor - Um presente de natal que a SIC quis oferecer aos seus telespectadores. Não se tratou do novo programa de Marco Horácio, mas sim a adaptação em duas emissões de um programa de grande sucesso na vizinha Espanha. Tenha-se gostado ou não do conteúdo do programa, ajudou a SIC a subir na média diária.
Pior - "Não Há Crise" voltou à emissão da SIC com um novo grafismo e novos apanhados. Mas para mim, tratou-se do mesmo que já se conhecia. Um programa de "enlatados" que apesar de ajudar a SIC (com melhores resultados que "Cenas do Casamento"), não prima pela qualidade.

O Melhor & Pior da Semana (RTP1)

Melhor - Questionável ou não a função de serviço público, a verdade é que "Preço Certo" continua na grelha da RTP1 e o seu sucesso deve-se sobretudo ao carisma do seu apresentador: Fernando Mendes. Ele tem um público fiel, que semana após semana, lhe tem dado audiências regulares e que tem dominado no horário. Um concurso popular que apesar de tudo vale pelo apresentador.
Pior - "Jogo Duplo" é, na minha opinião, um dos melhores concursos de cultura geral que a RTP1 transmitiu. E muito do sucesso e da aceitação do programa passa pela apresentação irrepreensível de José Carlos Malato. Só que nesta semana com uma concorrência mais feroz (leia-se SIC), o concurso afundou em valores que só prejudicam a RTP1, abaixo dos 20% de share.