3 de agosto de 2010

SÓ Séries


Boa noite, seja bem-vindo a mais um Só Séries! De regresso aos dramas familiares, a Fox Life traz-nos, no próximo dia 11 de Agosto, a série “Vida Inesperada”.

Lux (Brittany Robertson) é a protagonista desta série, uma rapariga de 15 anos determinada a conseguir a emancipação do sistema de adopção no qual foi criada desde bebé. O seu objectivo é encontrar os seus verdadeiros pais e conseguir uma assinatura que a deixará finalmente livre e dona de si, longe de um sistema que nunca a soube respeitar. A sua mãe biológica é Cate Cassidy (Shiri Appleby), uma famosa locutora de rádio em Portland que deu Lux para adopção quando ainda era uma adolescente. O seu pai biológico é Nate “Baze” Bazile (Kristoffer Polaha) é um charmoso solteiro dono de um bar, irresponsável e imaturo, que vê a sua vida completamente alterada quando a sua filha, cuja existência desconhecia, lhe aparece à porta.

Agora, Cate e Baze vão finalmente ter de enfrentar a paternidade e todas as responsabilidades que advêm de criar uma adolescente independente, que nunca acreditou conseguir realizar o seu maior sonho: ter uma família. Separados há vários anos, sem nunca terem mais do que a noite em que Lux foi concebida, Cate e Baze terão de voltar a manter contacto e superarem as suas desavenças, tudo isto em prol de participarem no crescimento de Lux. No meio de toda esta complicação familiar está Ryan (Kerr Smith), o namorado, noivo e colega de trabalho de Cate. Juntos fazem o casal perfeito que toda a gente inveja.

Apesar deste novo e emocionante (re)começo, Lux mantém uma forte ligação com o seu passado através da presença do seu namorado e companheiro, Bug (Rafi Gavron), e da sua melhor amiga Natasha (Ksenia Solo). Desde sempre, estes três adolescentes rejeitados conviveram juntos e superaram todas as adversidades da vida, como crianças em lares de adopção.

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, a edição desta semana do SÓ Séries entra em linha.

Polémicas e celebrações

1. O cancelamento de uma cena com um beijo homossexual em Morangos com Açúcar (TVI) foi, em si, um facto. A emissão desse beijo teria sido muito mais pacífica. Bem podem as associações pró-direitos dos gays, portanto, celebrar a decisão do canal. De resto, mais dia menos dia, o beijo homossexual chegará inevitavelmente à televisão nacional - e, a partir daí, será tão vulgar que apenas voltará a ser notícia quando passar a haver pelo menos uns cinco por dia em cada canal. Não foi assim com o sexo também?


2. A Entidade Reguladora para a Comunicação Social chegou à conclusão de que o cancelamento do Jornal Nacional (TVI) foi "significativamente influenciado pelos administradores da Media Capital, especialmente os que aí representavam o grupo Prisa". Parece-me normal: as decisões sobre a continuidade de um espaço informativo devem caber à direcção de informação, mas mau seria se a uma administração não pudesse ser reconhecido o direito ao menos a uma opinião sobre um telejornal que marca tão indelevelmente a imagem de um canal (e de uma empresa), como o Jornal Nacional marcava. É suposto um administrador ver a casa a arder e não poder alertar o director de operações para o facto de o fogo estar a chegar às alcatifas?


3. Dizem os últimos estudos de audiência que o Euronews ganhou em 2010 cerca de 900 mil espectadores, dispondo agora de um total de quase sete milhões. Continua a ser pouco. E a má notícia, para os seus promotores, não é sequer que o canal seja malfeito: é que se dirige a uma população (os "europeus") sem uma identidade. Até pode vir a ser o melhor canal do mundo que, enquanto tivermos esta Europa, o Euronews não será mais do que um canal de zapping.


Patrícia Henrique é a capa da Maxmen de Agosto


A ex-apresentadora das madrugadas da SIC, é a capa do mês de Agosto da Maxmen.
Para quem não sabe, Patrícia Henrique tem uma carreira na televisão igual ou superior à de José Figueiras: "Realmente comecei a trabalhar antes do José Figueiras. O primeiro programa que fiz com ele foi o Paródia Nacional, mas a minha estreia em televisão foi o Destino X, que era um programa da Teresa Guilherme, por volta de 1995...".
Sobre a oportunidade de apresentar o extinto Quando o Telefone Toca, a apresentadora confessa que quando lhe ligaram estava a dormir, tendo acabado por ligar de novo à produção no dia seguinte: "Já tinha trabalhado com a Fremantle como bailarina profissional, entretanto convidaram-me para fazer o casting. O tempo foi passando e não diziam nada, até que um dia ligaram-me a dizer que tinha sido escolhida. Ainda estava a dormir e voltei a adormecer. Quando acordei pensei que tinha sido um sonho e tive de ligar para a produção para confirmar! Acabei por estar dois anos e meio a trabalhar num programa que era para durar seis meses".
Por fim, e em relação à situação mais caricata do programa, Patrícia Henrique concluí que foi uma das muitas chamadas que atendeu: "Uma vez o telefonema começou e ouvia-se muita confusão do outro lado, devia ser um grupo de amigos, e entretanto aquilo começou a descambar. Começaram com elogios mais puxados e a produção terminou a conversa".

Quiosque: Maxmen

Esta noite..

..o SÓ Séries e a Marta Miranda estão de volta ao Televisão-Opinião! Não perca, às 21:00!

Fala-se! 03/08/2010


Boa Tarde! São 15 horas e é tempo de mais um Fala-se!




Carlos Cruz


A pouco tempo de conhecer, finalmente, a sentença do mediático Processo Casa Pia, o antigo apresentador de televisão vive dias complicados. Segundo a edição desta semana da revista Vidas, Carlos Cruz e a esposa, Raquel Cruz, vivem agora uma crise no casamento.


A comprová-lo está o facto de a antiga modelo se encontrar de férias, há cerca de um mês, em Quarteira, na casa dos pais, com a filha de ambos, Mariana, e o marido ter ficado em Cascais, a preparar-se para o grande momento.


Segundo adiantaram amigos próximos à referida publicação, tudo não passa de uma pequena “crise” que, com o tempo, se resolverá.



Marta Melro


A brilhar, actualmente, em Mar de Paixão, a actriz está cheia de projectos. Segundo revelou ao jornal Correio da Manhã, dentro em breve, Marta Melro vai ser professora. “Vou dar aulas de passerelle”, confidenciou.


Com uma assumida paixão por sapatos, a Francisca da trama da TVI é uma das mulheres mais belas do país e, para além de uma excelente fase profissional, está também muito feliz, a nível pessoal. É que, depois de terminado o romance com André Nunes, Marta Melro já tem um novo amor.


Quiosque: Vidas, Correio da Manhã

Inscrições para “Operação Triunfo IV” estão abertas!


Depois de anunciado o regresso do talent-show à RTP, eis que abrem, finalmente, as inscrições para o programa.

À semelhança do que acontece em outros formatos, para se inscrever basta mandar uma mensagem escrita para o número 4901 com o texto: RTP(espaço)Nome Idade Localidade Profissão. O custo da mensagem é de um euro e, quando se iniciarem os castings, a produção contactará os inscritos.


Tal como sucedeu em tempos, devido ao facto de os testes de Ídolos já terem arrancado, é provável que alguns dos candidatos eliminados tentem a sua sorte em Operação Triunfo, como foi o caso de Katiliana, na Operação Triunfo II.


Com estreia marcada para finais de Setembro, ou início de Outubro, a nova edição do talent-show volta a ser apresentada por Sílvia Alberto e continuam sem ser conhecidos os novos membros do júri, bem como o grupo de professores. Dentro em breve, aguardam-se novidades. Enquanto isso não acontece, poderá sempre saber de alguma coisa através da página oficial do programa no Facebook.

Mariana Monteiro fala sobre “Espírito Indomável”



É uma das mais talentosas actrizes da actualidade e começa já a ser um hábito vê-la nos ecrãs da TVI.

Depois de Morangos com Açúcar – Geração Rebelde, Doce Fugitiva e Fascínios, a estação desafiou-a a protagonizar Deixa Que te Leve. O teste foi superado e a telenovela um dos maiores sucessos do canal.


Aproveitando tudo isto, a direcção de programas voltou a chamá-la para uma nova telenovela. Mas, desta vez, não para o papel principal, algo que Mariana Monteiro agradece: “Acho que é fundamental não ser a protagonista desta novela, até porque um mês depois do final de Deixa Que te Leve já estava com os ensaios desta. É bom este descanso a nível de imagem e, psicologicamente, também não me sentia preparada”, começou por dizer, em entrevista à revista TV 7 Dias desta semana.


Sobre a Joana de Espírito Indomável, assume que esta personagem é “mais mimada e imatura, mas acaba por ter mais garra e personalidade. Se calhar, a personagem da Luz, como heroína da história, aceitava coisas que a uma pessoa normal iria custar e tentaria contrariá-las. Esta personagem não aceita muita coisa, tem força!”, garantiu.


Para terminar, Mariana Monteiro não se coibiu de elogiar a nova produção: “Este projecto é muito latino, completamente diferente de tudo o que temos feito. Tem muita piada e está a ser muito bom; não tem nada a ver com o Deixa Que te Leve. Nem a novela, nem a personagem”, explicou.


Quiosque: TV 7 Dias

Júlia Pinheiro ausente da “Festa de Verão TVI”


Foi no passado sábado que decorreu mais uma festa de Verão da estação de Queluz de Baixo. Ao contrário do que aconteceu em outros anos e por já não existir o Sasha Summer Seshions, o evento teve lugar no Le Club, em Santa Eulália, e foi transmitido pelo canal.


Várias foram as estrelas TVI que por lá passaram, como Sofia Ribeiro, Núria Madruga, Sofia Arruda, Marco Delgado ou Nicolau Breyner. Todavia, houve também muitas ausências. Para além das veteranas Alexandra Lencastre, Fernanda Serrano e Margarida Marinho, nenhuma das quatro “caras fortes” do entretenimento estiveram presentes.


Se Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira não estão de férias e talvez não tenham tido disponibilidade de rumar a território algarvio, tanto Fátima Lopes como Júlia Pinheiro estão, ao que parece, de férias por aquelas paragens. Porque não terão então marcado presença na Festa de Verão TVI? Fala-se de que a antiga cara do Vida Nova como ainda não foi oficialmente apresentada como estrela da estação preferiu resguardar-se. Já a ausência da directora de Formatação de Conteúdos foi, segundo a revista TV 7 Dias desta semana, muito comentada, até porque a grande maioria dos responsáveis da estação marcou presença. Sinais de cansaço? Ou algo por detrás desta ausência?


Quiosque: TV 7 Dias

Revista de Imprensa 03/08/2010


Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta terça-feira!


Jornada estreia a 15 de Agosto




















Se a principal liga de futebol profissional regressa à antena da TVI a 14 de Agosto, o certo é que, no dia seguinte, haverá outra estreia no canal. É esta a data escolhida para o inicio do programa que a estação de Queluz de Baixo criou para acompanhar a Liga ZON Sagres, semanalmente.


Jornada é o nome escolhido e, tal como havíamos avançado anteriormente, é apresentado pela dupla Cláudia Lopes e Joaquim Sousa Martins. Uma novidade, mas que resultará, certamente em sucesso, ou não tivesse a TVI sido rainha, quando emitiu Bwin Liga, em tempos. À semelhança de outros tempos, também este programa irá para o ar pelas 00h15, sendo de esperar que a partir da sua estreia as noites de domingo do canal de André Cerqueira ganhem um novo fôlego, que será reforçado com o grande directo do reality-show que a estação prepara para Setembro.


Mundialito de Futebol de Praia é na TVI




À semelhança do que aconteceu no ano passado, a estação de Queluz de Baixo volta a transmitir a prova dedicada ao futebol de praia. Durante o próximo sábado e domingo, a partir das 14 horas, o canal emitirá vários jogos, sendo que as partidas de dia 6 serão transmitidas pelo TVI 24.


Em directo de Portimão, com relatos de Valdemar Duarte, João Querido Manha, Manuel Queiroz ou Nuno Madureira, Portugal, Brasil, Estados Unidos da América e Argentina lutarão pela vitória e consequente título mundial.

A não perder, na TVI.


CITAÇÃO DO DIA:


“Acho que deixou de haver aquela regra de ouro de que se devem começar por fazer programas à tarde, depois de manhã e finalmente à noite”


Teresa Guilherme





Curiosidade do dia:


Depois do sucesso de Telerural, João Paulo Rodrigues e Pedro Alves ainda colhem frutos do carinho que conquistaram dos portugueses. Foi na passada sexta-feira que a dupla gravou um novo DVD de stand-up comedy, em pleno Teatro Helena Sá e costa, na cidade Invicta. Por revelar está um possível regresso do programa aos serões da RTP.




Quiosque: Correio TV, Nova Gente

Para lá das 24




Boa noite! Seja bem-vindo ao primeiro Para lá das 24 desta semana!


Estreou no passado domingo o novo talent-show da SIC. Depois de a voz e de os movimentos dos portugueses serem avaliados, é agora tempo de os corpos ganharem destaque.

Embora ainda seja cedo para grandes comentários, no compute geral gostei. Boa realização por parte da CBV, Vanessa Oliveira e Pedro Guedes a conseguirem entender-se e uma Fátima Lopes bastante segura no seu papel, bem como Susana Marques e Gonçalo Gaioso, que demonstraram constituir um júri credível e em sintonia.


Mas a alma do programa foram, como é normal neste tipo de formatos, os concorrentes. Mais uma vez ficou provado que em Portugal há, efectivamente, muitos talentos no mundo da moda, todavia, também os inevitáveis “cromos” se manifestaram. Embora em À Procura do Sonho – Face Modelo f the Year não tenham sido tão explorados, é claro que os houve.

Fiquei um pouco surpreendido por não terem recebido muito destaque, mas compreende-se, ainda para mais tendo em conta que, antes de o programa ter estreado a própria estilista e mentora do concurso ter referido que não seriam um júri brusco, apenas sincero e muito directo. E foi, efectivamente, isso que pudemos ver durante a emissão.


Assumindo o papel de presidente do grupo de jurados, Fátima Lopes esteve bem. Embora no inicio me tenha parecido um pouco “nervosa” com as novas funções, com o decorrer do programa percebeu-se a sua enorme competência e mestria. Susana Marques também foi uma agradável surpresa, sobretudo por ter sido muito directa e dizer o que muitos têm vergonha, mas de uma forma suave e sem polémicas por traz. Quando a Gonçalo Gaioso, não há muito que dizer. Cumpriu com a sua missão e conseguiu demonstrar os seus conhecimentos a nível de fotografia e do que um modelo necessita para vingar num mundo tão competitivo como a moda.


A dupla de apresentadora surpreendeu-me. Ao mano Guedes coube o papel de “brincalhão” de serviço e, percebeu-se que estava bastante descontraído e à vontade, embora se tenha notado alguma inexperiência. Já Vanessa Oliveira, para além de muito bonita, sobretudo nos dia de castings do Porto, esteve, como não podia deixar de ser, muito bem. Desde o à vontade com que falou com os concorrentes aos conselhos que lhes deu antes de estes entrarem na sala, tudo ficou muito bom, mesmo. É claro que há arestas a limar, como uma ainda maior naturalidade, mas, com o decorrer do tempo, tudo chegará. O entrosamento dos dois jovens foi interessante, até porque mostraram bastante cumplicidade.


Resta aguardar pela próxima semana, mas para já, tudo foi uma conquista para os lados de Carnaxide que conseguiu que Face Model of The Year vencesse Meu Amor e ficasse próxima de Mar de Paixão. Sinal de que os portugueses gostaram? Ou de que as telenovelas começam a cansar? O certo é que, como disse Fátima Lopes, “a moda está na moda”!