8 de abril de 2011

Like & Dislike

Boa Noite e bem-vindo ao Like/Dislike desta semana!


LIKE


O pedido de ajuda e… a cobertura da SIC

Não é segredo que para mim a informação da SIC é das melhores e mais bem conseguidas dos canais generalistas. Além de bons profissionais, segue uma linha coerente de assuntos e consegue os comentadores certos.

Foi o que na minha opinião se passou quarta-feira, quando o primeiro-ministro falou ao país. Clara de Sousa, Ricardo Costa e José Gomes Ferreira foram a tripla que demonstrou o jornalismo e a opinião no seu melhor.



DISLIKE


Boa Tarde?

Ainda não consigo ver Conceição Lino num formato de talk-show. A sua expressividade jornalística é bastante notória na fala, por vezes metendo-se no meio das conversas, não a deixando apreender ou perceber com exactidão o que os convidados querem dizer. Contudo, desde há umas semanas, parece ter melhorado consideravelmente. Aguardo com expectativa para ver a sua evolução. Afinal, empatia e personalidade já tem.



Falar Televisão



Falar Sedução

Depois de uma estreia pouco auspiciosa, e de um enterro precipitado, a novela de Rui Vilhena está a surpreender os telespectadores. De tal forma que as audiências têm sofrido um grande crescimento nos últimos tempos. Se, há algumas semanas "Passione" aproximava-se de "Sedução", agora isso não acontece. Apesar de actualmente ser "Araguaia" a grande concorrente da produção da TVI, nem ela consegue chamar a atenção dos telespectadores. Prova disso são os valores que "Sedução" tem obtido.

Muito comentámos o facto da novela de Rui Vilhena ter perdido espectadores para a SIC, e do próprio autor da mesma se sentir descontente pela forma como o canal de Queluz de Baixo tratava as suas obras. No entanto, e passado cerca de um mês não terá sido este o melhor destino para a produção que marcou o regresso de Fernanda Serrano?



Ciente de que critiquei a decisão da direcção de programas da Media Capital, actualmente reconheço que fui precipitado. No entanto, a decisão tomada comportava alguns riscos, pois nada garantia este crescimento de "Sedução". Depois de ter tornado a história mais forte, Rui Vilhena deu tudo pela sua novela e, pelos vistos, conseguiu. Nos últimos tempos a produção da TVI não só vence no horário, como marca regularmente presença no top dos 10 programas mais vistos do dia.

Apesar de ainda não chegar ao milhão de telespectadores, não tenho dúvidas de que é um feito uma novela alcançar cerca de 8% de audiência média, num horário em que os canais temáticos começam a ganhar força! "Sedução" está de parabéns, merecendo Rui Vilhena desta vez um grande aplauso por também ele ter contribuído para que esta não fosse "mais uma novela da TVI".

Judite Sousa defende programação da TVI!


Satisfeita, é este o estado de Judite Sousa. Depois de se ter despedido da RTP1 para abraçar o convite para pertencer à direcção de Informação da estação de Queluz de Baixo, a jornalista não tem dúvidas de ter tomado a melhor opção. Apesar de ainda existir algum sensacionalismo associado à estação de Queluz de Baixo, a mulher de Fernando Seabra espera quebrá-lo com o tempo. Segundo a própria, um exemplo disso está relacionado com o facto de os seus últimos entrevistados lhe derem dado uma entrevista a si, e não ao canal da Media Capital: "Eu sei que o meu nome conta. Também mau era que ao fim de 32 anos de carreira, e actuando em todas as disciplinas jornalísticas, não tivesse a noção do que valho ou do que representa o meu nome".

Em relação à evolução que a Informação tem tido na TVI, Judite de Sousa recorda o trabalho de Júlio Magalhães como exímio. "É óbvio que o Júlio introduziu grandes alterações no alinhamento, no posicionamento da informação da TVI. E creio que o mercado e a empresa reconhecem isso ao Júlio e estão-lhe gratos por isso", confessou à Notícias TV.

No que toca à oferta da programação da estação de Queluz de Baixo, colocando na grelha entrevistas a banqueiros e logo de seguida telenovelas, Judite Sousa acredita que o público é diverso, e tem a capacidade de visionar diferentes conteúdos: "Eu não sei, muito francamente, o que é isso de informação dita séria. Para mim tanto é sério e credível entrevistar Ricardo Salgado, presidente do BES, como fazer uma reportagem como uma senhora que aos 38 anos ficou com Alzheimer e tem três filhos para criar. Portanto, acho que a informação não tem de ter um público-alvo específico. Não vale a pena catalogiar as pessoas. É possível casar os vários tipos de conteúdos. Porque é atras da qualidade dos conteúdos que as pessoas vão".

Por fim, e sobre um possível programa de entrevistas bem ao estilo de "Grande Entrevista", na RTP1, a jornalista explica que não está pensado nenhum projecto desse calibre para si no canal da Media Capital. "Numa televisão comercial não faz sentido. mas, se me pergunta se vou fazer entrevistas, digo-lhe que sim. Vou continuar a fazer entrevias. Vão ser integradas no 'Jornal Nacional'. Talvez não sejam entrevistas de 30 minutos como na RTP, mas é possível fazer entrevistas de 15 minutos, de 10 minutos, de 7 minutos", frisou à publicação da Controlinveste.

Quiosque: Notícias TV

Esta noite...



... o Pedro Esteves dá mais um Like & Deslike. Não pode perder, às 21:00!

Fala-se - 08/04/2011


E no último dia útil desta semana, Fala-se de...



Rita Andrade

A apresentadora do "Fama Show" está a passar por uma fase menos boa da sua vida. Segundo uma entrevista que cedeu à revista Caras desta semana, Rita Andrade está separada de Nuno Ramos, empresário com quem mantinha um casamento há cerca de dois anos e meio. "Sim, estou separada", confessou a profissional da SIC à publicação da Impresa.
Em causa está o filho de ambos, Gustavo, com 15 meses de idade.


Hugo Sequeira



O actor de "Laços de Sangue" referiu à revista Caras desta quarta-feira que a paternidade lhe ofereceu um sentido de responsabilidade que nunca havia tido. "Ter um filho resolveu a minha vida. Era muito desprendido", confessou.

Xavier, o seu filho de dois anos, acabou por fortalecer a ligação que Hugo Sequeira mantinha com o exterior: "É uma experiência de vida. O Xavier é o melhor amigo, somos inseparáveis".



Quiosque: Caras

Gestora de peso elogia primeiros resultados de "Peso Pesado"


Os trabalhos já decorrem há algumas semanas e neste momento já uma grande percentagem de peso foi perdida pelos vários concorrentes da versão portuguesa de The Biggest Loser.



É em entrevista à TV Mais desta semana que Teresa Branco, gestora de controlo de peso do programa, se mostra contente com os resultados já obtidos: os resultados “estão a ser bons”, frisou. Contudo, a médica admite que a tarefa tem sido difícil:


“Os erros alimentares que encontrámos nestes concorrentes foram muito grandes”, começa por dizer, acrescentando: “Há concorrentes que não bebima água, que ingeriam muitas bebidas alcoólicas, como, por exemplo, cerveja, que dilata imenso a barriga. Ou que eram capazes de comer em quantidades industriais: repetiam três vezes um prato de massa”. Por outro lado, Teresa Branco explicou ainda que a alimentação também não era das melhores: “Há pessoas naquela casa que não comem legumes e eu não conheço ninguém magro que não os coma.”


Com o avançar do tempo, a pressão psicológica tem sido evidente, nas palavras da especialistas: “Os problemas psicológicos começam a ser evidentes. Eles estão fora da sua zona de conforto. Deixaram de fumar, de beber álcool, só bebem água, fazem uma alimentação completamente diferente e o exercício físico é intensíssimo. Todas as emoções estão ao rubro”.


E lutar com as elevadas expectativas de alguns concorrentes também tem sido uma árdua tarefa para a equipa técnica de Peso Pesado: “As expectativas das pessoas têm de ser muito trabalhadas. Alguns querem ter resultados que não podem”, afirma a médica, acrescentando, em seguida: “Há concorrentes que, à partida, têm mais vantagens. Pelo facto de serem homens, conseguem perder mais peso! O facto de terem mais massa muscular, torna-os mais aptos a treinarem com cargas mais pesadas. Há uma série de factores que causam desvantagem a uns e vantagens a outros. É tudo muito subjectivo, pois o comportamento deles pode ser decisivo e ainda vai variar muito!”, concluiu Teresa Branco.


Quiosque: TV Mais

Inês Castel-Branco reforça “Laços de Sangue”

Com o aumento do número de episódios da telenovela da SIC, novas personagens se preparam para surgir. A mais recente está a cargo de uma das novas exclusivas do canal. De acordo com a edição desta semana da TV Guia, Inês Castel-Branco já iniciou uma curta participação em Laços de Sangue. Na “novela da nossa gente”, a actriz dará vida a Mónica, a ex-mulher de Daniel (Gonçalo Waddington), e surge na história para abalar a relação do veterinário com Rita (Joana Seixas). Depois desta participação especial, Inês Castel-Branco concentrar-se-á no seu próximo projecto: a nova telenovela de Patrícia Müller, onde deverá viver um dos principais papéis.

Quiosque: TV Guia

Namorado de Rita Pereira quer apresentar "Curto Circuito"


Muito se tem especulado que não aprecia muito o mundo em que vive a companheira, no entanto, parece que o empresário se quer aventurar no pequeno ecrã.


De acordo com a edição desta semana da TV Mais, Miguel Mouzinho é um dos muitos jovens que concorreram ao CC Casting 2011. Segundo a referida revista, o namorado de Rita Pereira prestou provas na passada segunda-feira, dia 4, e ficou à espera de um novo contacto por parte da produção do programa.


Será que, num futuro bem próximo veremos Miguel Mouzinho à frente do Curto Circuito da SIC Radical?

Quiosque: TV Mais

Revista de Imprensa - 08/04/2011


Bom dia! Seja bem-vindo à última "Revista de Imprensa" desta semana.

Sandra Pereira junta-se a Laurent Filipe



Depois de terminada a quarta temporada do "Ídolos", pouco se tem ouvido falar de Sandra Pereira. No entanto, e passados alguns meses, a imprensa noticia que a vencedora do talent-show da estaReção de Carnaxide se vai aliar a Laurent Filipe na gravação de um tema a solo. Segundo a TV Guia desta semana este é o mais recente projecto de Sandra Pereira, associando-se assim a um dos jurados do concurso da SIC. Para além disso, os dois músicos fazem ainda parceira na nova campanha do Santader Totta, publicitando um serviço do banco para o ordenado dos portugueses.

Para além destas caras, não esquecer o primeiro concerto de Martim Vicente, que ocorreu no passado 27 de Março. Em Sintra, o segundo classificado do "Ídolos" emocionou o público, depois de ter promovido o seu novo tema original no "Curto-Circuito".

Numa altura em que os concorrentes da "Casa dos Segredos" colhem alguns dos frutos do mediatismo do reality-show da TVI, não esquecer igualmente os que participaram no concurso da SIC! Afinal, da vida real à musica, uma grande diferença existe ao nível de novos projectos!


TVI 24 em segundo plano




O canal de notícias da estação de Queluz de Baixo vai estar, nos próximos tempos, em segundo plano. Depois de José Alberto Carvalho e Judite Sousa terem encabeçado a direcção de Informação da TVI, um plano está a ser traçado para relançar uma área tão importante para as televisões nacionais. Porém, e tal como explica o jornalista, o TVI 24 não será uma prioridade nos próximos tempos.
"O TVI 24 não é uma prioridade neste momento", frisou ao Meios & Publicidade.


Assim, só depois das eleições legislativas, agendadas para o mês de Junho, as alterações ao nível da informação desportiva, assim como o próprio rumo da estação de Queluz de Baixo, se poderá pensar numa eventual mudança no TVI 24.

Nos últimos tempos o canal de notícias da Media Capital tem registado uma evolução inconsntante, vencendo alguns dias à RTPN, mas nunca ultrapassando a SIC Notícias. Disponível em diferentes operadoras, o TVI 24 continua à espera de um novo plano para conseguir fortalecer os seus resultados. Com esta atitude de José Alberto Carvalho, apenas em Setembro serão pensadas as novidades para o temático de Queluz de Baixo.

Citação do dia

Voltei ao princípio e estou feliz, porque sempre achei que as mudanças e os desafios são bons.


Nuno Santos



Número do dia

14,5%

... foi o share alcançado pela emissão de "5 Para a Meia-Noite" da última quarta-feira.



Quiosque: Meios & Publicidade, TV Guia

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.


Liberalismo na gaveta?

Fernando Negrão recebeu na Assembleia da República representantes dos 14 sindicatos da RTP e, no final do encontro, estes manifestaram a sua satisfação perante a abertura do deputado do PSD (e, julga-se, do projecto de Governo social-democrata) para com uma eventual manutenção do estatuto público da estação. Os jornais chamaram-lhe "receptividade" - e Fernando Andrade, um dos delegados sindicais presentes, sentiu-se mesmo à vontade para pronunciar esta frase: "[Negrão] reconheceu que tinha sido benéfico ouvir-nos antes da audição do presidente da administração da RTP."


Já aqui o escrevera há um par de meses: assim que chegasse ao poder, e por muito que houvesse feito cavalo de batalha eleitoral da privatização da RTP, Passos Coelho arrumaria a ideia na gaveta. Era questão de encontrar o argumento certo, não mais - e agora até há esse de a estação pública de televisão não custar mais de dez cêntimos por dia a cada português (como se isso, aliás, não fosse uma escandalosa fortuna). Veremos o que acontece.


Para já, faço questão de dizer que estou atento e que vou cobrar - e que, como eu, outros estão atentos e vão cobrar.


O problema da RTP, insisto, começa na sobrecarga do erário público e prolonga-se no despesismo, mas não se extingue aí. A existência da RTP nestes moldes, com esta dimensão e com estas prerrogativas, esmaga o desenvolvimento da televisão privada e o normal funcionamento da economia do sector.


Independentemente dos dilemas filosóficos que representam o domínio da comunicação de massas pelo Estado num país fundamentalmente liberal (e em breve, supostamente, mais liberal ainda), não é isto, de certeza, que Passos Coelho tem vindo a prometer.