14 de janeiro de 2011

"Depois da Vida" com Carlos Castro adiado!


depoisdavida

Depois de ter anunciado ao longo de toda a semana que o recém-falecido cronista seria o convidado da primeira emissão da terceira temporada do programa, a estação de Queluz de Baixo decidiu voltar atrás.


Num comunicado enviado às redacções, citado pelo Diário de Notícias, o canal anuncia "Tendo em consideração o adiamento entretanto verificado nas cerimónias fúnebres de Carlos Castro, e na sequência de contactos mantidos com os seus familiares, a TVI tomou esta tarde a decisão de adiar a emissão do programa Depois da Vida em que o mesmo era um dos convidados".


Posto isto, a opção recaiu, inevitavelmente, por seguir a ordem inicialmente prevista, sendo Carlos Lopes o primeiro convidado famoso de Iva Domingues.


Quiosque: Diário de Notícias

Like & Dislike


 Boa noite e bem-vindo à edição desta semana do Like & Dislike!


LIKE
O regresso de Casos da Vida


São histórias simples, num formato curto e original. E estão de regresso à antena da TVI, que desde o passado domingo resolveu repor alguns Casos da Vida nos serões de domingo, ocupando assim o lugar até aqui pertencente às galas semanais de Secret Story. 

Claro que há Casos melhor que outros mas, de uma maneira geral, este é um bom produto de ficção. Bons actores, bons autores e, acima de tudo, uma das melhores apostas de ficção na estação de Queluz, aposta essa feita ainda na era de José Eduardo Moniz há cerca de três anos atrás.


DISLIKE
Sub-aproveitamento de Nuno Graciano


A poucas semanas de prometidas mudanças profunda no day-time da SIC, consequentes da chegada de Júlia Pinheiro, Nuno Graciano regressou ao Companhia das Manhãs na última segunda-feira para, supostamente, substituir Francisco Menezes que se encontra de férias e co-apresentar o programa juntamente com Vanessa Oliveira.

E ao longo dos últimos cinco dias, ficou à vista de todos a importância da presença de Nuno Graciano nos formatos da SIC depois de largos anos à frente das tardes da estação. É um apresentador com provas dadas ao longo de uma carreira televisiva astronomicamente maior do que a de Francisco Menezes.

Ao que parece, esta substituição até chamou mais público às manhas da SIC. Mas aí já entram outras circunstâncias e condicionantes, como por exemplo, a exploração do caso da morte de Carlos Castro em destaque nos vários programas da última semana.


Falar Televisão


SIC Júlia

Esta sexta-feira foi o culminar de meses de especulação em torno da transferência de Júlia Pinheiro para a SIC. E foi nesta manhã de 14 de Janeiro que a afamada transferência aconteceu mesmo, com direito a uma emissão especial por parte daquele canal que acompanhou a par e passo, literalmente, a entrada de Júlia nos estúdios de Carnaxide.

E quem viu toda esta apoteose subjacente à emissão especial levada a cabo hoje, ficou com duas principais impressões. Por um lado, a existência de um claro e enorme sentimento de orfandade que se vive por Carnaxide. Sentimento esse que se reflectiu na forma como Júlia Pinheiro foi recebida: sem uma cara carismática e de peso na apresentação daquela mesma emissão especial. Até porque, no fundo, essa mesma cara também já não existe na prática e era, até aqui, apenas mais uma utopia, no meio de tantas, da SIC.


Por outro lado, e apesar de toda a boa vontade, a ideia de desespero em trazer de volta esta grande comunicadora também ficou bem patente ao colocar Júlia Pinheiro num patamar idêntico ao de um chefe de estado de uma potência internacional que visita o nosso país, reflectindo assim o estado em que a estação de Carnaxide está ao quase depender de Júlia Pinheiro para conseguir sobreviver no futuro próximo. E tornando também a mãe de Rui Pego numa espécie de sopa dos pobres dos sem-abrigo.

Esta manhã, praticou-se na SIC, mais uma vez, um triste hábito. Saturar e exceder os limites da sobriedade de intenções e ideias que, no fundo, até são boas. Para além da SIC K, SIC Notícias ou até SIC Mulher, assistiu-se hoje no canal três da televisão generalista à emissão de um novo canal, a SIC Júlia.

Andreia Dinis entusiasmada com nova novela


Tal como a imprensa já tinha adiantado, Andreia Dinis irá participar na nova produção da SIC. À Notícias TV, a actriz referiu o seguinte: "Tudo indica que irei participar no próximo projecto de ficção da SIC. É claro que estou muito entusiasmada". Afastada dos ecrãs nacionais desde Perfeito Coração, Andreia Dinis tem dividido o seu tempo entre desafios profissionais, como desfiles, e a sua filha Flor, com cinco meses.
Depois de Teresa Galvão, é agora tempo de aguardar para que a embaixadora da Seat possa brilhar novamente nos ecrãs do terceiro canal.

Quiosque: Notícias TV

"The Biggest Loser" chumbado!


Apesar das inscrições para "The Biggest Loser" já terem ascendido às sessenta mil, muitos são os famosos que recusariam o convite para participar no novo concurso da SIC. É o caso de Nicolau Breyner, que confessa que a força de vontade pessoal é uma mais valia do ser humano: "Era incapaz de participar no programa. Não gosto da exposição pública dos problemas pessoais. Além disso, as pessoas quando querem emagrecer sabem muito bem o que devem fazer". José Carlos Malato partilha da mesma opinião que o actor: "Nunca aceitaria participar porque o programa é ridículo. Vão olhar para os gordos como animais a quem tiram a ração para emagrecer de forma forçada para atingir determinados objectivos". Quanto a Herman José e Margarida Martins, ambos consideram que o concurso pode trazer uma imagem negativa das pessoas que têm excesso de peso. "Parece que estão a pesar gado", revelou a presidente da associação Abraço.

Quiosque: Noticias TV

Esta noite...

... o Pedro Esteves dá mais um Like & Deslike. Não pode perder, às 21:00!

Produções portuguesas no FIPA


Três produções audiovisuais portuguesas conseguiram um lugar entre as 64 a concurso no FIPA - Festival Internacional de Programas Audiovisuais. A série Noite Sangrenta exibida na RTP, a reportagem da SIC O Meu Nome é Portugal e o filme Complexo: Universo Paralelo são candidatos ao primeiro lugar nas categorias a que pertencem.

Fala-se! - 14/01/2011

Boa tarde. Nesta sexta-feira Fala-se de...


Luciana Abreu

Luciana Abreu já é mãe. Foi no dia de ontem que o seu filho, fruto da relação com Yannick Djaló, nasceu. No Hospital dos Lusíadas, em Lisboa, a eterna "Floribella" deu à luz uma criança saudável. Curiosamente, na terça-feira, Luciana Abreu marcou presença na gala da associação Ajuda do Berço, em Ourém, e afirmou que não se importava de carregar o seu filho mais uns meses na sua barriga.



Rita Ferro Rodrigues

A apresentadora da estação de Carnaxide está radiante com o seu filho Eduardo. "Toda a gente tem participado, é um bebé que é criado não só pela mãe e pelo pai, como também pelos manos. Está a ser uma experiência óptima. Tem sido muito fácil e tudo muito bom", revelou à Caras desta semana.

Rita Ferro Rodrigues confessou igualmente que apesar de ter marcado presença no evento que assinalou os dez anos de existência da SIC Notícias, só pensava no filho que tinha em casa: "Hoje, só cá vim dar um beijo aos meus colegas e depois tenho de ir para casa, que ele está à minha espera. Está a ser tão bom cuidar do Eduardo que só me apetece voltar para casa".

Quiosque: Caras, Correio da Manhã

RTP e a sua nova forma de ver televisão

O novo serviço de streaming e on-demand da RTP, o RTP Play, veio colmatar uma falha existente nos sites de media televisivos portugueses. Apesar de muitos disponibilizarem conteúdos de vídeo e até programas completos, a sua utilização sempre foi vista como secundária. A qualidade dos conteúdos multimédia para visualização não era a ideal. Contudo, esta aposta da RTP visou reforçar a qualidade do vídeo e oferecer uma interface gráfica mais coesa e simplificada.

Quiosque: Diário de Notícias

Júlia ao minuto


A apresentadora está de regresso à estação que a elevou ao estrelato. Numa emissão especial, Ana Marques conversou com Júlia Pinheiro sobre os mais diversos assuntos da sua vida. A chegada a Carnaxide foi bastante aplaudida pelos profissionais da estação e fotografada pelos muitos jornalistas que estavam presentes para a receber. Presenteada com um objecto do programa "A Noite da Má Língua", a apresentadora assinou o contrato ao lado de Francisco Pinto Balsemão e Luís Marques.

É o regresso de Júlia à SIC.

Revista de Imprensa 14/02/2011




Bom dia! Seja bem-vindo à última Revista de Imprensa da semana!


Júlia Pinheiro chega hoje à SIC


juliasic

Tal como a estação de Carnaxide vem promovendo ao longo de toda a semana a manhã de hoje será dedicada exclusivamente à sua nova estrela.


A partir das dez horas, o Companhia das Manhãs estará no ar, mas totalmente dedicado a Júlia Pinheiro. E será pela mão da amiga Ana Marques que a apresentadora chegará aos ecrãs. Segundo o Correio da Manhã “A Ana Marques vai buscar a Júlia a Lisboa e acompanhar o percurso até chegar à SIC”.


E será no estúdio do programa matinal que vários amigos a esperam, de onde se destacam Rui Zink, Luísa Castel-Branco, Felícia Cabrita ou Conceição Lino, entre outros. Durante toda a manhã, vários programas que marcaram o inicio de carreira de Júlia Pinheiro na SIC será recordados, até ao momento em que a apresentadora assinará, em directo o seu novo contrato.


Ao lado de Francisco Pinto Balsemão e em sinal aberto para todos os portugueses, a antiga cara da TVI vai assinar o seu novo vinculo contratual. Uma emissão que prova mais uma vez a importância que a SIC está a dar ao regresso de uma das estrelas que viu nascer.


Joana Solnado e João Catarré par romântico em “Diamantes”

Foram irmãos em Morangos com Açúcar e agora preparam-se para viver um grande amor na trama que substituirá Espírito Indomável.


Em Diamantes, nome provisório da nova história de António Barreira, Joana Solnado e João Catarré serão um dos casalinhos que sofrerá bastante nas mãos da personagem de Rita Pereira. Ainda com poucos pormenores, a TV Guia revela ainda que também a personagem de Pedro Carvalho será uma das vítimas da vilã.


Certo é que a pouco e pouco novos actores vão sendo confirmados no elenco da telenovela que sucederá a Espírito Indomável e que terá vários actores de Meu Amor no seu elenco.


CITAÇÃO DO DIA:


“O que me realiza como pessoa é criar, produzir, sentir-me útil”


Iva Domingues

Destaque do dia:


Não perca hoje perto da meia-noite o regresso de Depois da Vida aos ecrãs da TVI, num episódio especial que conta com a presença do recém-falecido Carlos Castro.

Quiosque: TV Guia, Correio da Manhã

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


O crime perfeito

O homicídio da Times Square, que vitimou de forma brutal e bizarra o colunista Carlos Castro, e que continua a preencher a agenda mediática em Portugal, é o crime perfeito para qualquer guionista de televisão ou cinema. E, garanto-vos, não há-de faltar muito tempo para que quem vive da escrita apresente a ideia a um qualquer programador, produtor ou realizador. Pode ser horrível dizê-lo neste momento, sobretudo para as famílias e amigos dos dois protagonistas, mas esta história tem tudo para ser um sucesso. Tem os ingredientes certos para prender os espectadores: a história de um homem que foi violado em criança, desprezado pelo pai, que fugiu de Angola, que se travestiu em Lisboa, que viveu na rua, que sofreu por amor, que adorava os palcos e os holofotes e que achava que ia ser morto.


A história deste homem cruza-se com a de um jovem bonito que sonhava ser modelo, estudante universitário de desporto, jogador de basquetebol, com sucesso entre as mulheres, que participou num programa de televisão e tinha o sonho de chegar longe na moda.


As vidas do homem e do jovem cruzam-se nos bastidores das estrelas. Mas também na cama. Em Lisboa, em Madrid, em Londres e, finalmente, em Nova Iorque. A cidade da morte de Carlos Castro era, por ironia do destino, a sua cidade de vida. Por lá passou mais de 30 vezes, em busca de diversão cultural. Lá foi feliz. Lá sonhou morrer. De lá escreveu. E deixou escrito que era lá que queria que as suas cinzas repousassem, como purpurinas. Lá foi morto e castrado com um saca-rolhas.


Não há enredo melhor: basta ver as audiências dos telejornais, consultar os fóruns de discussão na Net, perceber o número de page views nos sites. Nada vende mais do que um crime suculento.