Com a emissão das duas produções da Globo a partir das 17:40, Agora É Que Conta deixou de aparecer no top dos dez programas mais vistos do dia. À excepção de terça-feira, a TVI ficou a perder com a estreia da SIC nas suas tardes. O que se irá passar na próxima semana?
Na semana que passou a estação pública deu nas vistas. Não só colocou o terceiro canal a um canto, como ameaçou a liderança da TVI. Com shares médios entre os 25 e os 33%, a RTP1 provou que a sua programação, de um certo modo "alternativa", consegue ser competitiva. Com um Bom Dia Portugal a liderar durante três horas e meia, a alegria da Praça continua com o primeiro lugar. O mesmo acontece com o Jornal da Tarde, que consegue resultados bastante razoáveis para dar um Poder à novela que o sucede. Por sua vez, Portugal no Coração e Portugal em Directo conseguem os mínimos exigidos em termos de audiências, para oferecer à estação pública alguma estabilidade. Apesar de algumas oscilações, ambos os formatos têm sido alvo de um percurso mais sorridente do que o que havia sendo traçado até aqui. A partir das 19:00, a audiência permanece na estação pública, com Fernando Mendes. Sendo repetição ou não, O Preço Certo já está novamente acima de Morangos com Açúcar e de Caras & Bocas. O Telejornal continua a superar as audiências dos noticiários da concorrência: Jornal da Noite e Jornal Nacional. Ainda de referir a perfomance de Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão que, apesar de já não ter a força do Verão, oferece ao primeiro canal resultados consistentes no seu fraco horário nobre. A partir das 22:30, os problemas começam para a RTP1, com os shares a baixar para os 10/15%.
No entanto, até lá, a estação pública troca as voltas da TVI e da SIC. Afinal, qual a principal adversária das privadas? As próprias, ou a RTP?
O reality-show da TVI ainda tem muito para dar. A imprensa está repleta de notícias sobre os concorrentes, os telespectadores estão empolgados, as filas dos autocarros servem para os seguidores de A Casa dos Segredos colocarem as suas opiniões em dia. No entanto, em termos de audiências, o diário do concurso está a ir-se um pouco abaixo. O que aconteceu esta foi uma prova disso. À excepção de segunda e sexta-feira, os restantes dias da semana foram marcados com audiências razoáveis para os segredos de Leonor Poeiras e Pedro Granger. Tendo em conta o investimento que o reality-show implicou para a estação de Queluz de Baixo, será que o razoável, leia-se 30% de share, chega? Afinal, não conseguiriam as novelas fazer muito mais? Obviamente que é necessário diversificar a grelha de programas, mas penso que algo não está a correr tão bem nos diários de Secret Story. Será que fui só eu que notei?
O Minuto Mais Visto desta semana foi ganha pela RTP1. A partida entre a selecção portuguesa e a Dinamarca, transmitida no dia 8 de Outubro, pelas 22:33, obteve 24,4% de audiência média e 60,7% de share. Ao todo, cerca de dois milhões e tercentos mil espectadores estavam sintonizados na estação público aquela hora.
Em segundo lugar neste campeonato ficou a TVI. A gala de A Casa dos Segredos chegou aos 20% de rating, pelas 22:34, no dia 10 de Outubro.
O Porque No Te Callas? desta semana não é dirigido a um director de programas, ou a um apresentador. A questão é colocada a todos aqueles que, ao longo dos últimos tempos, têm criticado a contínua aposta do que não é nacional na grelha de programas da SIC. Tal como podemos verificar, a estação de Carnaxide continua a valer-se das novelas da Globo. Escritos nas Estrelas e Caras & Bocas são um exemplo disso, ao contrário de Passione. Apesar de a última novela do canal não conseguir captar boas audiências, as da tarde não estão a dar tréguas à concorrência. Se há um ano, Nós Por Cá procurava impôr-se, a aposta da SIC nas produções da Globo acabou por ser certeira. Verdade seja dita, esta decisão, comum de há tantos anos atrás, já não é nova para ninguém.
Operação Triunfo estreia dentro de uma hora. Questiono o director de programas do canal do Estado sobre as expectativas que tem sobre este talent-show. Qual o objectivo do mesmo? Chegar ao sucesso alcançado por Ídolos, ou dar alguma energia às noites de fim-de-semana do primeiro canal?