13 de dezembro de 2010

O Protagonista do Ano - Janeiro


No início do ano, e após o final da saga Uma Canção para Ti, eis que chegam aos ecrãs nacionais os vampiros. Apesar de Daniela Ruah brilhar em NCIS: Los Angeles, e da batalha entre Carlos Costa, Diana Piedade e Filipe Pinto aumentar de intensidade, Destino Imortal e Lua Vermelha concorrem pela medalha da melhor realização, do melhor argumento, do melhor leque de actores. Por isso, e pelo impacto que tiveram no Televisão-Opinião, as duas séries de vampiros são os Protagonistas de Janeiro de 2010.

Destino Imortal e Lua Vermelha


A batalha prometia ser dura. Depois do sucesso da saga Twilight, as estações de televisão portuguesas decidiram apostar em força na ficção centrada na vida de vampiros. Se, para uns, a estreia de Destino Imortal era a mais desejada, para outros, Lua Vermelha ocupava o topo das preferências. Independentemente das escolhas de cada telespectador nacional, uma coisa é certa: ambas as produções geraram curiosidade. Poucos foram os interessados em televisão que perderam a estreia de Destino Imortal e Lua Vermelha e foi igualmente reduzido o número de pessoas que não quis conhecer qual das duas produções ganhava em audiências. Apesar de não terem estreado na mesma altura (Destino Imortal foi para o ar a 24 de Janeiro e Lua Vermelha a 31 de Janeiro), as duas séries de vampiros provaram que a batalha que muitos especulavam era muito mais do que um duelo entre dois novos produtos de ficção. SIC e TVI disputavam, na altura, o mérito de quem saberia fazer melhor. Muitas foram as notícias lançadas no Televisão-Opinião sobre actores, história, horários, entre outros. Sem dúvida alguma que Catarina Wallenstein/Pedro Barroso e Luís Porto Nunes/Mafalda Leite Castro conseguiram, de certa forma, roubar protagonismo ao sucesso de Daniela Ruah na SIC, e à possível transferência de Manuel Luís Goucha para Carnaxide.


Como telespectador de televisão e, acima de tudo, enquanto crítico desta área, sem dúvida que uma batalha entre dois produtos de televisão e, mais do que isso, entre dois canais, é algo que muito agrada.

Apesar de se tratar de uma mini-série, Destino Imortal acabou por ser exibida não em horário nobre, mas aos finais de tarde. Transmitida ao longo de três semanas, em episódios duplos, este produto de ficção acabou por se adiantar a Lua Vermelha. Afinal, e aproveitando todo o sucesso do Ídolos, a estação de Carnaxide lançou a série em directo do seu concurso de talentos. Cláudia Vieira e João Manzarra deram voz a Carlos, Diana e Filipe para cantarem o genérico desta Lua Vermelha que se previa que fosse um autêntico sucesso.


Os resultados foram claros. Lua Vermelha somou 12,4% de audiência média e Destino Imortal 10,6% de rating. Sabendo que ambas as séries foram lançadas em horários diferentes, não se pôde, na altura, afirmar que tenha existido logo um vencedor. O primeiro lugar só foi entregue no dia 7 de Fevereiro, quando Destino Imortal se despediu dos telespectadores. Nesse dia, a série de Queluz de Baixo demonstrou ter criado uma maior ligação com os telespectadores do que Lua Vermelha que, após duas semanas de exibição, começou a cair nas audiências. Nesse sentido, a produção da TVI provou ter alcançado um maior sucesso, dando voz a muitos fãs que defendiam uma segunda temporada da mesma.


Apesar de todas as semelhanças apontadas entre as duas séries e a história de Lua Nova, e de muitas críticas lançadas por existirem determinados pormenores transmitidos que colocavam em causa a qualidade das mesmas, Destino Imortal e Lua Vermelha acenderam a chama da concorrência, e o objectivo de "ser o melhor". A curiosidade do público foi desperta, e o interesse dos portugueses e da própria imprensa foi notável. Como tal, quem mais poderia ter sido O Protagonista deste mês? Apenas e só Destino Imortal e Lua Vermelha.

Frente a Frente


O Frente a Frente das próximas duas semanas ficará adiado. A rubrica que semanalmente coloca em duelo duas opiniões, ficará agendada para os últimos dias do ano, com um especial que já está a ser preparado!
Não perca!

Falar Televisão

Talentos redescobertos

Dizia-me há pouco tempo uma amiga que, aos sábados à noite, quando decidia ficar na companhia de Sílvia Alberto e dos triunfos da RTP1, sentia um certo déjà vu com um concurso de dança da estação de Carnaxide. Por outras palavras, a Operação Triunfo deste ano, lembrava-lhe a primeira edição do Achas Que Sabes Dançar, emitida ao longo deste Verão. De facto, tenho de lhe dar alguma razão. Tal como acontence com outos formatos da RTP1, nos quais podemos recordar alguns dos ex-concorrentes de algum talent-show que o primeiro canal tenha emitido, agora, em Operação Triunfo podemos relembrar os dançarinos da SIC. Tiago Carreto ou Ricardo Pereira são algumas das estrelas que agora brilham perto de Sílvia Alberto.
A pergunta impõe-se: porque razão os finalistas dos concursos de entretenimento têm de acabar em coros, comentadores de talk-shows, ou dançarinos de segundo plano em diferentes talent-shows? É esta a sua única saída em televisão? Porque não oferecer-lhes outros trabalhos, proporcionar-lhes um futuro diferente? Apostar neles! Já chega de ver Rui Dortmund a cantar no extinto Dança Comigo ou de Vanessa Silva (Academia de Estrelas) interpretar diferentes temas nos programas da SIC. Ajudem-nos a criar um banda e a divulgar o seu trabalho além fronteiras!

Obviamente que fazer parte dum programa de televisão dá outra imagem. Compreendo isso. No entanto, torna-se cansativo para o telespectador constatar que um ex-concorrente já tenha arranjado "um tacho" num qualquer concurso de horário nobre.

Fátima Lopes na condução de "As Tardes da Júlia" a partir de Janeiro



Com a garantia de que Júlia Pinheiro vai mesmo para Carnaxide mal termine a primeira edição de Secret Story, começam a ser tomadas alterações decisivas por parte da direcção de programas da TVI. Uma dessas alterações prende-se, naturalmente, em encontrar uma sucessora de Júlia Pinheiro na condução do talk-show das tardes da estação.

E segundo o Diário de Notícias de hoje, Fátima Lopes é o nome mais provável para substituir Júlia Pinheiro nas Tardes da Júlia: "Tudo aponta para que seja a Fátima Lopes", refere fonte próxima da estação de Queluz citada pelo jornal, adiantando também que a chegada de Fátima ao horário das 14h irá apenas causar a alteração do nome e do cenário do programa, porque o conteúdo, esse, permanecerá o mesmo: “As alterações serão no nome do programa e no cenário”, refere.

Mas se pensa que a saída de Fátima Lopes para o horário pós-almoço irá condenar Agora É Que Conta a um hipotético fim, desengane-se. A mesma fonte, ouvida pelo DN, garante que o programa que paga as contas aos portugueses permanecerá no ar em 2011, só que com uma nova cara na apresentação: “O programa vai manter-se no ar. Se a Fátima sair, será encontrada uma solução interna, pois a TVI tem outras apresentadoras. A Leonor Poeiras poderá ser uma boa escolha”

São várias as hipóteses em cima da mesa da administração da TVI, que ao longo desta semana irá decidir em definitivo qual a gerência a fazer com as caras da estação, depois de anunciada a saída de Júlia Pinheiro para a SIC.

Quiosque: Diário de Notícias

Vítor acompanhado com seguranças


Devido às ameaças que tem sofrido, Vítor Rangel, ex-concorrente da Casa dos Segredos, vai ser acompanhado por seguranças nas próximas emissões do reality-show da TVI. Segundo o funcionário público: "Esta proposta partiu da Endemol e só a produtora é que pode explicar as razões, é ela quem é responsável por isto".

Quem não ficou muito satisfeito com esta notícia foram os gémeos Mário e Renato, que pensam que tal situação foi tida em conta para salientar quem são os maus da fita. "Até me chateei com a Endemol por causa disso. Batemos na porta do camarim dele no final do programa, quando fomos buscar as facturas, e os responsáveis chamaram a segurança porque disse que o estávamos a ameaçar", revelou um dos irmãos.

Apesar das ameaças e suspeitas, a produtora da Casa dos Segredos explica que o reforço de seguranças apenas se baseia com o aumento do número de apoiantes de Vítor.


Quiosque: Notícias TV

Fala-se 13/12/2010


 Boa tarde e bem-vindo ao primeiro Fala-se desta semana!


Sara Prata e João Rodrigues

Acabou o relacionamento entre Sara Prata e João Rodrigues. O casal mantinha já uma relação de quatro anos, depois de ambos se conhecerem na novela Morangos Com Açúcar. Ao que parece, a distância ditou o fim do relacionamento há cerca de um mês atrás.

Quem o confirmou foi a própria Sara Prata que, em declarações à Notícias TV, afirmou que os dois já não estão juntos, mas não se alongou em explicações.

Sara e João estão separados fisicamente desde Setembro, altura em que ele viajou para Roma para estudar Arquitectura à margem do programa Erasmus. A distância terá assim ajudado a ditar o fim da relação.


Herman José

Se por um lado há relações que terminam, também há por outro lado relações que são reatadas. É o caso de Herman José e da fadista Mariza. Ambos apareceram juntos na última terça-feira, dia em que Mariza foi condecorada na embaixada de França, em Lisboa.

A polémica que os separou remonta a Maio de 2009, altura em que Herman convidou a amiga para fazer um dueto mas esta declinou a proposta.

Um ano e meio depois, o desentendimento foi colocado para trás das costas, como confirma Herman: “Não chegou a haver reconciliação porque não chegou a haver zanga. Quando muito um arrufo de velhos amigos tão volátil, como inconsequente”, explica.

Quiosque: Notícias TV

Revista de Imprensa 13/12/2010


 Segunda-feira, 13 de Dezembro. A Revista de Imprensa desta manhã!


Contos de Natal de regresso à SIC


Tal como aconteceu no Natal do último ano, também em 2010 a SIC volta a apostar no formato Contos de Natal, com uma emissão diária e a seguir ao Jornal da Noite.

A partir de hoje, dia 13, várias caras da estação de Carnaxide foi ser os narradores de serviço dos pequenos contos alusivos à época natalícia e direccionados para os mais novos.

O primeiro narrador será Henrique Gil, o jovem actor e também apresentador do programa Leite Night da SIC K. Mas há mais actores e apresentadores de Carnaxide escalados. Raquel Strada, Rui Porto Nunes, José Figueiras, Vanessa Oliveira, Nuno Graciano, Ana Marques, Mário Daniel, Ana Rita Clara e Rita Andrade, são alguns dos narradores destes Contos de Natal, a partir desta noite na antena da SIC.


Paula Neves também não gosta do horário de Sedução


Depois de São José Correia, também Paula Neves se junta ao coro de actores da nova aposta da TVI na ficção nacional, Sedução, que estão descontentes com o tardio horário de exibição da referida novela.

Depois de ter estreado logo a seguir aos diários de Secret Story, a novela foi substituída por Espírito Indomável, tendo sido assim arrastada para as 23:00. Facto que deixa descontente Paula Neves que, apesar de tudo, prefere não se preocupar mais com isso: “Está fora das minhas mãos e não é algo que possa controlar, prefiro não me chatear com o horário”, refere.

No entanto, a Laura de Sedução, admite que gostava de ver o fruto do seu trabalho em exibição mais cedo para, acima de tudo, ser vista por um maior número de pessoas: “Gostava de estar no primeiro horário, porque tem o maior número de público. E, em última instância, é esse o nosso objectivo”, remata.


CITAÇÃO DO DIA
"Não tenho problemas em assumir que sou um noveleiro"
António Barreira


CURIOSIDADE DO DIA

Tal como tem sido hábito nos últimos anos, também neste Natal o Preço Certo vai ajudar algumas instituições de solidariedade. Para isso estão já agendados para as próximas semanas programas totalmente dedicados a artistas de música ligeira, à Selecção Nacional, a crianças e também a fãs de Fernando Mendes, em emissões que prometem ser muito especiais. 


Quiosque: Notícias TV, Correio TV

De Olho nos Segredos

Boa noite! Terminou à instantes mais uma gala de Secret Story, e cá estou eu mais uma vez De Olho nos Segredos!

Numa semana em que voltámos a ter três nomeados, tal como esperava, Hugo F foi o escolhido para abandonar a Casa dos Segredos.

Foi uma expulsão injusta, até porque prova que para os portugueses este não é o Secret Story, mas sim um novo Big Brother. Infelizmente ainda não conseguimos deixar de ter pena dos mais “fracos” e enaltecer aqueles que têm a ambição de voar mais alto. Mais sorte para Ivo e António que continuam, assim, o seu percurso pelo concurso.


Expulsão à parte, falemos da semana em si. Uma semana em que dois segredos foram revelados e que demonstrou ainda mais que há cada vez mais harmonia no grupo, esquecendo pequenos conflitos, muitos deles com “mão” da produção.

Gostei imenso da brincadeira com o incêndio, embora defenda que tenha sido um pouco exagerada. Realce para o avançar do romance Vera e Ivo e para a cada vez maior aproximação de Ana e Hugo F. No meu entender, seriam eles os quatro grandes finalistas, até porque seria o cenário mais justo.


A missão de “César e Cleópatra” pareceu-me um pouco desproporcionada, até porque não há ninguém na casa com maiores direitos do que os outros e, nas limpezas, todos deviam ajudar.

Passemos, então, à análise individual:


Hugo F, o confiante


Já se esperava a sua nomeação, apesar de ter ficado com a ideia de que ficou surpreendido quando Júlia Pinheiro disse o seu nome. Continua a ser o mais jogador da casa, embora ainda não tenha conseguido revelar mais nenhum segredo. Está cada vez mais próximo de Ana Isabel e isso é bastante notório. É o meu concorrente masculino favorito. Tal como eu próprio esperava, acabou expulso de Secret Story. Perdeu contra dois dos concorrentes que menos jogam, principalmente António, e assim se percebe que os portugueses ainda não perceberam que neste jogo é importante jogar e apostar, coisa que Hugo F sempre fez. Agora Ana Isabel vai ressentir-se, afinal de contas perdeu o seu grande apoio dentro da Casa dos Segredos. Mas, espero que consiga dar a volta por cima.


António, a “vítima fingida”


Foi nomeado e ficou sentido com isso. Se calhar ainda não percebeu que isso também faz parte do jogo, assim como perder dinheiro. É dos menos apostadores e essa situação em nada abona a seu favor. Para além disto, continua a demonstrar que está ali para ganhar dinheiro e isso foi notório quando passou uma elevada quantia para a conta de Hugo F. este domingo passou o dia todo a “choramingar” e achei que foi demasiado tolo com esta atitude. Ainda não percebeu que fingir-se de coitadinho não irá ganhar muito com isso. Sou da opinião de que os seus comportamentos já começam a chatear. Contrariando as expectativas de muita gente, acabou por permanecer na Casa dos Segredos e está mais forte, apesar de eu achar que não merece estar na final. Estou curioso para saber como será a próxima semana. Irá continuar a não apostar? E não será já tempo de a produção colocar mais pistas sobre o seu segredo?


Ivo, o apaixonado



Já provou ser um grande jogador e esta semana não ficou aquém. Descobriu o segredo de Andreia e ficou com uma conta recheada. A sua relação com Vera é estranha, mas acredito que o próprio Ivo tenha sentido que esta era uma boa forma de continuar no jogo e não se fez de rogado. Com isto conseguiu o passaporte para mais umas semanas dentro da Casa dos Segredos e conseguiu também ultrapassar a primeira nomeação. Vai tornar-se ainda mais forte. Estou curioso para ver a evolução da sua relação com Vera.


Andreia, a divertida


Muito por culpa da produção, viu o seu segredo revelado. Não ficou chateada e até agradeceu a Ivo por o ter feito. Mas, ainda antes disto, descobriu o segredo de Vera e mostrou a sua perspicácia. Continuo com algumas dúvidas em relação a vários comportamentos, mas elogio-lhe a disponibilidade que tem para com os outros concorrentes.


Ana Isabel, a gata borralheira



Desde a saída de Vítor que tem sido uma concorrente menos polémica e tem ganho com isso. Continua a ser a minha preferida e, se houver justiça, será, pelo menos, uma das finalistas. Já deu mostras da sua personalidade forte e esta semana recebeu vários “ataques”, tentando sempre manter a pose. Continua tentada a descobrir segredos e isso vai manter-se na próxima semana. Perdeu o seu grande aliado dentro da Casa e vai ressentir-se disso. No entanto, espero que dê a volta por cima e vingue todas as injustiças que já foram cometidas ao longo da competição!


Vera, a ciumenta


É a mulher “do momento”, porque tem mostrado cada vez mais a sua personalidade forte. Esta semana houve menos cantorias e não vimos muito a Veríssima, infelizmente. É forte e acredito que vai chegar à final. Marcou território nos últimos dias e vai continuar a fazê-lo. Tem sempre missões demasiado carregadas, se assim o posso dizer, e por vezes isso pode prejudicá-la. Viu o seu segredo descoberto, mas nem assim baixou as mãos. Apesar de tudo, continua a ser a concorrente que menos aposta, esquecendo-se um pouco do verdadeiro objectivo do jogo.


Terminada a análise à prestação de cada concorrente, resta dizer que gostei da gala, embora continue a achar que há comportamentos de certos concorrentes deploráveis, como o envolvimento de Joana e Hugo M. Já Júlia Pinheiro está cada vez mais solta e nota-se que está no seu melhor.

Com a saída de Hugo, avizinha-se uma “guerra” de Ivo, António e Vera contra Ana Isabel, até porque, se as nomeações não sofrerem mais alterações, Ana Isabel e Andreia estão já nomeadas.


Ainda assim, há que esperar por terça-feira, porque até lá novas mudanças poderão suceder!

Termina assim mais um De Olho nos Segredos! É tudo, por agora! Até ao próximo domingo!

Hugo F é expulso de "Secret Story"!

hugoFSS

Com 46% dos votos, o delegado de propaganda médica foi o escolhido do público português para abandonar a Casa dos Segredos.

De realçar que António ficou com 29% dos votos e Ivo com 25%.

Maria Bradshaw continua no "Ídolos"!


Depois de terminadas as actuações dos cinco finalistas, os portugueses votaram e decidiram. Os telefonemas foram contados, e anunciados os três concorrentes com bilhete de entrada na oitava gala do "Ídolos". Assim, Carolina Deslandes, Martim Vicente e Adriano Diouf foram os sortudos! No lado oposto estiveram Sandra Pereira e Maria Bradshaw, as concorrentes que menos votos registaram.
Ainda assim, foi Maria Bradshaw a menos votada do talent-show da SIC. Sandra Pereira deu, desta forma, mais um passo em frente para uma caminhada que termina no dia 31 de Dezembro.

Confrontados com a continuação da concorrente de vinte anos, os quatro jurados do concurso de Carnaxide acabaram por utilizar a opção de resgate. Desta forma, ninguém saiu esta semana. No próximo domingo dois dos finalistas do "Ídolos" dirão adeus ao sonho de se tornarem na próxima estrela de Portugal.

Para a semana há mais! Não perca.

Diário de um Ídolo - 7ª Gala

Boa noite! O Diário de um Ídolo já está em linha! Neste domingo, os cinco grandes finalistas deram voz aos ouvintes da RFM. Afinal, foram estes que escolheram os primeiros temas para Adriano Diouf, Carolina Deslandes, Maria Bradshaw, Martim Vicente e Sandra Pereira cantarem. Numa segunda fase, a decisão esteve mesmo a cabo do quarteto de jurados do "Ídolos". Preparado para as avaliações individuais a cada um deles? Aqui vão elas!

Adriano Diouf



Num estilo mais soul, Adriano Soul deu vida a I'm Yours de Jason Mraz. Aparentemente afinado, o concorrente demonstrou segurança e confiança durante toda a sua actuação.
Quanto ao segundo tema, a meu ver, considerei o concorrente da Moita bastante intenso. Concordei com a apreciação de Roberta Medina. A brasileira salientou a atitude de Adriano que, de gala para gala, o diferencia dos restantes finalistas.
"Estou um bocadinho dividido entre a opinião do Manuel e da Roberta", referiu Laurent Filipe. O jurado afirmou que Adriano Diouf, em comparação com os seus colegas, está a ficar para trás.
Depois de ter confessado que era seu fã, Pedro Boucherie Mendes referiu que o finalista da Moita era "demasiado amador".

Carolina Deslandes



Interpretou Teenage Dream, de Katy Perry, um dos temas do momento. Cantou, dançou e saltou durante a maior parte da sua actuação e, mais uma vez, conseguiu alcançar o patamar que tem habituado não só os telespectadores do "Ídolos", como o quarteto dos jurados do concurso da estação de Carnaxide. Caracterizada à altura, Carolina Deslandes surpreendeu no corpo de uma autêntica adolescente!
Quanto à segunda actuação, sem dúvida que encantou. Apenas ao som do piano, a jovem de 19 anos, numa perspectiva mais adulta, deu vida a Blower"s Daughter de Damien Rice. Com grande sentimento, Carolina despertou a atenção do público em estúdio e dos quatro jurados.
"Foi altamente potente e poderoso", foi assim que Roberta Medina avaliou a prestação da concorrente.

Sandra Pereira


Durante a primeira actuação, na qual encarnou o papel de Pink, conseguiu demonstrar dois lados, aparentemente opostos. Iniciou o tema com uma postura mais calma e sensível para, posteriormente, aumentar a intensidade da música, e começar a dar uma faceta mais sua, mais alternativa.
Em Natural Woman, e numa versão mais a solo, Sandra Pereira transmitiu o porquê de ter ficado contente com o tema que o júri lhe atribuiu. Tal como na primeira actuação, teve uma grande presença em palco, e fez justiça às expectativas que nela estavam depositadas.
"Estiveste à altura daquilo que nós te lançámos. Tu és uma cantora fantástica", comentou Manuel Moura dos Santos.
Pedro Boucherie Mendes denominou-a como a "furacão Sandra".


Martim Vicente


Os ouvintes da RFM escolheram para o estudante de Sociologia a música You Found Me, dos The Fray. Se na semana passada Manuel Moura dos Santos realçou o facto de ter notado que faltara à a actuação de Martim Vicente o seu cunho pessoal, este domingo, o jovem de 19 anos pareceu ter tido em conta o comentário do jurado do "Ídolos".
Na minha opinião, a segunda actuação do concorrente foi mais marcante. Me and Mr. Jones veio reforçar novamente o artista que há em si. Prova disso foi o facto de Roberta Medina se ter levantado aquando da sua performance.
Para o júri, a prestação de Martim Vicente em You Found Me não se comparou à sua segunda actuação, que foi bastante superior.
"Estiveste lindamente neste tema", referiu Manuel Moura dos Santos.

Maria Bradshaw


A meu ver Maria Bradshaw torna-se cada vez mais uma das possíveis finalistas do concurso da SIC. As suas actuações têm subido de qualidade de semana para semana. A primeira deste domingo, provou que a jovem de 20 anos conseguiu interpretar uma personagem mais "teen".
Na segunda actuação, Maria Bradshaw esteve à altura. Numa faceta mais mexida, a concorrente teve presença, atitude e muito sentimento a cantar. Sem dúvida que, a meu ver, Maria Bradshaw continua a merecer o voto dos portugueses aos domingos. Roberta Medina não se cansou de elogiar a jovem de 20 anos.
"Acho que deste um passo gigante esta noite", afirmou Pedro Boucherie Mendes.

Os melhores da noite:

Carolina Deslandes
Maria Bradshaw

Depois de terminadas as actuações dos cinco finalistas, os portugueses votaram e decidiram. Os telefonemas foram contados, e anunciados os três concorrentes com bilhete de entrada na oitava gala do "Ídolos". Assim, Carolina Deslandes, Martim Vicente e Adriano Diouf foram os sortudos! No lado oposto estiveram Sandra Pereira e Maria Bradshaw, as concorrentes que menos votos registaram.
Ainda assim, foi Maria Bradshaw a menos votada do talent-show da SIC. Sandra Pereira deu, desta forma, mais um passo em frente para uma caminhada que termina no dia 31 de Dezembro.

Confrontados com a continuação da concorrente de vinte anos, os quatro jurados do concurso de Carnaxide acabaram por utilizar a opção de resgate. Desta forma, ninguém saiu esta semana. No próximo domingo dois dos finalistas do "Ídolos" dirão adeus ao sonho de se tornarem na próxima estrela de Portugal.

Para a semana há mais! Não perca.

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Resultados e resultados

1. A notícia de que a RTP dará lucro em 2010 deve ser lida com cuidado. A estação pública poderá efectivamente ter resultados favoráveis, mas porque conta com centenas de milhões de euros de financiamento do Estado. Ou seja: bem feitas as contas, e considerados os dez milhões de euros de lucro previstos (e que, aliás, só não chegam a 18 milhões porque "a adesão ao programa de rescisões voluntárias superou as previsões"), a RTP não precisa de 400 milhões de euros anuais de investimento, mas de 390 milhões apenas. O dado é positivo, mas o problema essencial mantém-se.


2. Os bons resultados obtidos pelo Jornal da Noite (vide o dia de segunda-feira, em que voltou a bater o Telejornal e o Jornal Nacional) são a prova de que, por muito que mexa na programação, a SIC não devia mexer na informação. Contratar Júlia Pinheiro é uma coisa, contratar Manuela Moura Guedes é outra. A televisão vai ficar mais uniformizada ainda. No caso das telenovelas e dos reality shows, as mudanças vão seguramente trazer vantagens a Carnaxide. No caso dos telejornais, será o contrário. E em ambas as situações quem mais perde é o telespectador.


3. Previ mal duas coisas importantes ao longo dos últimos meses. Rui Moreira, está confirmado, não foi para a TVI, mas para a RTP2; e as transferências de monta entre a SIC e a TVI, parece cada vez mais próximo de confirmar-se, não acabaram em Fátima Lopes, mas estender-se-ão a Júlia Pinheiro. Qualquer das duas histórias é sinal de que a televisão generalista tenta pontapear em resposta à crise (que é geral, mas que é também endógena). E, apesar de tudo o resto, há que celebrar essa resposta.