24 de julho de 2010

Audimetria Semanal

Muito boa noite. Seja bem-vindo à Audimetria Semanal desta semana!

Resumo Semanal

A semana foi ganha pela TVI, mas não só. José Carlos Malato deu nas vistas com o seu Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão. No dia de ontem, o concurso da RTP1 venceu, pela primeira vez, Espírito Indomável. Será que ainda o vamos ver no primeiro lugar dos cinco programas mais vistos do dia?

Aqui Não Há Quem Viva
continua a dar à SIC boas razões para continuar a apostar na série. Mesmo sendo uma repetição, e apesar de ser exibida por volta das 23:00, o que e certo é que em alguns dias desta semana, o programa mais visto da estação foi Aqui Não Há Quem Viva.

As vitórias das manhãs alternaram entre a RTP1 e a TVI. À tarde,
As Tardes da Júlia perderam para as novelas brasileiras. Jornal Nacional deu nas vistas no início da semana.

Estrela em Ascenção


O
Dia D da SIC foi um dia de vitória. A estação de Carnaxide obteve 28,9% de share. A TVI ficou-se pelos 24,3% e a RTP1 não foi além dos 19,6%. O especial dos filmes da Disney surtiu efeito, tendo levado ao terceiro canal alguma luz. Startrusk, O Meu Namorado e 101 Dálmatas, lideraram no horário em que foram exibidos. Ambos ultrapassaram os 32 pontos.
Quanto à ante-estreia de
Toy Story 3, apesar de não ter vencido a concorrência, alcançou um bom resultado: 8,3% de audiência média e 27,6% de share.
De destacar ainda que o
Jornal da Noite, no domingo, foi o noticiário mais visto do dia. O mesmo aconteceu com o Primeiro Jornal. Fama Show liderou igualmente no horário das 14:00, tendo "esmagado" Só Visto. É caso para se dizer que a estação de Carnaxide deve apostar em mais dias destes..

O pior da semana


José Figueiras faz o melhor que pode, mas
Vida Nova não está a chegar aos portugueses. Na última sexta-feira o talk-show da SIC entrou para o top dos 10 programas mais vistos do canal, com 2,5% de rating e quase 20% de share.
E nos outros dias?
A Armadilha está forte, mas nem com ela o talk-show ganha vida.
Não é justo atribuir-se as culpas a José Figueiras. O que faz sentido é questionar-se se vale a pena a SIC continuar a prolongar algo inevitável - alterar as tardes da estação. Se isso acontecer, para quê Figueiras dar a cara por um buraco do terceiro canal?
Não quero com isto dizer que o apresentador esteja mal. Muito pelo contrário. Só tenho curiosidade em saber se o bombeiro de Carnaxide será novamente aproveitado pela SIC em Setembro.


O melhor de cada canal


RTP1 -
O Preço Certo - Tem passado despercebido, mas o programa do final de tarde da RTP1 não está assim tão mal como se pensa. Apesar de já não vencer há algum tempo Morangos com Açúcar, e de Caras & Bocas se ter aproximado, o horário das 19:00 está mais competitivo. Vejamos os resultados da última quarta-feira: Morangos com Açúcar com 7,1% de rating e 30,5% de share, O Preço Certo com 6,5% de rating e 28,1% de share e Caras & Bocas com 5,5% de rating e 27,7% de share. Não quero com isto dizer que Fernando Mendes vai passar a liderar na próxima semana. O objectivo deste destaque é sim informar que a diferença entre os três produtos das sete da tarde não tem sido assim tão grande e que Fernando Mendes ainda continua a fazer rir muitos portugueses.

SIC -
BBC Vida Selvagem - O magazine da vida animal das manhãs de fim-de-semana de Carnaxide obteve, no último domingo, 7,8% de rating e 42,1% de share. No geral, foi o sétimo programa mais visto do dia, com uma audiência média superior a Achas Que Sabes Dançar?, Jornal Nacional, Telejornal, Camilo, O Presidente e Linha da Frente. Mesmo sabendo que BBC Vida Selvagem não costuma obter este pico, a verdade é que o mesmo merece ser destacado. E o mais curioso deste meu comentário, é que nem comparei o magazine da SIC com a concorrência do mesmo horário. Sei Cozinhar e 8º Dia, nem contaram para esta corrida. Mais uma prova de que o Dia D, foi um dia de vitória.

TVI -
Jornal Nacional - O noticiário das 20:00 da estação de Queluz de Baixo, saiu-se bem esta semana. Se, por exemplo, na quarta-feira liderou com 9,4% de audiência média e 29,3% de share, nos dias anteriores os valores que alcançou não foram muito diferentes. É um resultado positivo para a informação da TVI, que demonstra uma aproximação com o público português. Se as reportagens do canal da Media Capital costumam prender os portugueses ao ecrã, os noticiários nem por isso. No entanto, esta semana, isso não aconteceu. Júlio Magalhães esteve de parabéns!

Expectativas


Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão vai continuar a dar frutos ao primeiro canal. Aliás, o trio da RTP1, que dura das 19:00 até às 22:00, está a tornar-se muito forte.

Sobre a TVI, a reposição de O Prédio do Vasco poderá tornar-se benéfica para a estação. O facto de a partir da meia-noite ser exibida uma novela brasileira e de 5 para a Meia-Noite ainda não ter entrado no ar, acaba por puxar o público para o canal da Media Capital.

Por fim, a SIC poderá contar com um bom resultado do Alta Definição de hoje, e com um resultado satisfatório da final de Achas Que Sabes Dançar?. Não sei se o concurso de dança marcará presença no top dos 5 programas mais vistos do dia, devido ao facto da estação de Carnaxide querer "meter o Rossio na rua da Betesga". Por outras palavras, não sei até que ponto o episódio de Camilo, O Presidente poderá prejudicar Achas Que Sabes Dançar?.
Por outro lado, o concurso terá como concorrência não só as novelas da TVI como a estreia de Projecto Moda na RTP1. Tal como se costuma dizer: "prognósticos só no final do jogo".

Até para a semana!

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, entra em linha a Audimetria Semanal desta semana.
Amanhã, das 10:00 até às 14:00, relembre os melhores momentos de Achas Que Sabes Dançar? no Televisão-Opinião, num pequeno especial que foi preparado para si!


Tudo na expectativa

A confirmação dos nomes Dustin Hoffman e Nick Nolte no elenco de Luck, série da HBO com estreia agendada para o Inverno, consagra em definitivo a televisão como um palco privilegiado para o exercício da ficção audiovisual. Uma coisa era ver estrelas menores trocarem o cinema pela TV. Outra, ver estrelas de segunda linha recuperarem na TV o fulgor que há muito não atingiam o cinema. Nomes como os de Nick Nolte e (sobretudo) Dustin Hoffman já nos introduzem a um novo tempo. Não tarda andarão por lá também Robert de Niro e Meryl Streep.


Dizer que a televisão é o novo cinema seria, naturalmente, uma tontice. Embora o cinema esteja como está, reduzido ao género do fantástico e pouco mais, restarão sempre, no ritual de ir a uma sala "ver um filme", uma série de elementos impossíveis de reproduzir em casa - e, aliás, restarão ali, pelo menos durante mais algum tempo, condições técnicas para induzir atmosferas que nem o melhor ecrã plasma nem a mais movie friendly das salas de estar permitirão. Acontece que esta não é apenas uma mudança de suporte, como o foi a euforia do VHS nos anos 80 e 90. Esta é uma mudança que reflecte uma profunda alteração de costumes no seio da própria indústria.


Até aqui, os grandes actores ganhavam notoriedade nos grandes filmes e iam fazer caixa aos blockbusters. A partir de agora, é a televisão a ocupar este segundo espaço. Os blockbusters continuam a existir, mas como veículo de promoção para actores jovens e mais ou menos marginais ao star system de Hollywood. E, quando se vai fazer as contas, as intrigas, as direcções de actores, as realizações e as próprias produções da TV já são quase sempre mais coerentes do que as deles.

Nicolau Breyner regressa às novelas em 2011

"Fazer novelas é muito cansativo e as gravações duram muito tempo, não me apetece estar focado nisso... Apetece-me, sim, fazer outros projectos que neste momento julgo que devo fazer", confessou o actor à Notícias TV desta semana.

Os seus planos para o futuro estão traçados: gozar um período de férias, realizar filmes e dar vida a um novo talk-show. Ao que parece, este último já está em andamento e deverá estrear ainda este ano: "Sei que o programa está em andamento. Julgo que não deverá estrear em antes de Outubro ou Novembro".
Se pensa que esta é a primeira experiência de Nicolau Breyner na apresentação, desengane-se, uma vez que o actor já conduziu o extinto talk-show João Nicolau Breyner, transmitido na RTP1. A vontade de conversar é grande, tal como afirma à referida publicação: "Eu gosto muito de conversar. Um talk-show é um show de conversa e eu gosto muito disso...".

Por fim, e sobre os convidados, Nicolau Breyner não tem dúvidas! Todos os que tiverem uma história para contar serão bem-vindos.

Quiosque: Notícias TV

Hugo Almeida no "Só Visto"


É já no próximo domingo que Marta Leite Castro conversa com uma das grandes figuras da campanha da selecção nacional no Campeonato do Mundo da África do Sul. Pois é, Hugo Almeida é o entrevistado do Só Visto desta semana.


Numa conversa sincera, o futebolista falou um pouco sobre a sua carreira, bem como da vida pessoal. Tendo como pano de fundo a casa do craque, a entrevista pode ser vista já amanhã, pelas 14h05, na RTP1. A não perder!

Episódio Seguinte


Boa tarde! Seja bem-vindo ao Episódio Seguinte desta semana!


Miguel envolve-se com Gabriela



Depois de sofrer uma desilusão amorosa com Benedita, o gestor decide aproveitar-se de um boato que surge na KEV para se “atirar” a Gabriela. O responsável por todos estes novos acontecimentos é Martinho, que não se cansa de continuar a espalhar a confusão. Desta vez, o vilão irá dizer aos colegas que a rapariga anda a dormir com o patrão.


Alheia a tudo isto, Gabriela procura Rodrigo e pergunta-lhe o motivo pelo qual a anda a evitar, dado que nunca lhe atende o telefone. Este destrata-a e, em tom altivo, diz-lhe que se arrepende de algum dia se ter interessado por ela, pois percebeu que não passa de uma mulher vulgar que se envolve com vários anos apenas por interesse. A rapariga fica em choque e pergunta-lhe o que se está a passar. Rodrigo aconselha-a a questionar os colaboradores da KEV.


Enquanto isto, Ana Marta procura Gabriela e acusa-a de ter um caso com o patrão. A desenhadora desmente e, de imediato, apercebe-se de que está a ser alvo de um boato de Martinho. Posto isto, entra no gabinete do vilão e discute com ele.


Algum tempo depois, o filho de Miguel coloca um colchão no gabinete da rapariga para a provocar e ela quase lhe bate. De forma a vingar-se, Gabriela telefona a Fernanda e inventa que ele está a sentir-se mal e pede-lhe que o vá buscar à empresa. A jovem permanece no gabinete do vilão e começa a fazer-lhe perguntas sobre o seu futuro filho. A matriarca dos Vasconcelos chega nesse momento e fica perplexa quando descobre que vai ser avó. Já em casa, Martinho tenta falar com ela, mas esta fecha-se no quarto e recusa-se a conversar com ele.


Depois de se sentir vingada do vilão, Gabriela confessa a Filipe que não aguenta mais o boato que corre na empresa. Momentos depois, decide falar com o patrão e quase lhe implora que desminta o rumor perante todos. Todavia, Miguel agarra-a pela mão e beija-a perante todos os funcionários, deixando-os escandalizados. A rapariga é completamente apanhada de surpresa e, nessa altura, o patrão garante-lhe que não deixará que mais ninguém a humilhe. Ao cair da noite, Jorge fala com o filho e critica o seu comportamento perante Gabriela.



recusa-se a fazer amor com Rafael




O clima entre o casal está intenso. Completamente apaixonados, os dois beijam-se no quarto da jovem. O engenheiro deita-a na cama disposto a envolver-se sexualmente e consumar a paixão. Todavia, mostra-se muito nervosa.


Se, no inicio, gostou da iniciativa do amado, assim que ele se debruça sobre ela na cama, começa a ficar muito tensa. Em pânico, levanta-se e, em sua defesa, tenta agredir Rafael. O rapaz protege-se do soco quase certo. Só nesse momento se apercebe de que é virgem e que a sua tentativa de se aproximar foi demasiado intensa. A jovem sai do quarto a correr e o filho de Joaquim nem tem tempo para se desculpar.


Apenas no dia seguinte Rafael consegue conversar com a amada. Pede-lhe perdão pela sua atitude, referindo que nunca se tinha apercebido de que ela era inexperiente. Magoada, afirma que Júnior nunca agiria assim. Vingativa, acrescenta que o falecido seria o homem perfeito para ela. Esta frase cai com que uma pedra no coração do rapaz, que, desiludido, confessa que a ama, mas que não pode mesmo ficar com ela, pois sente que estaria a trair a memória do irmão.


Irritada com tudo isto, deixa-o a falar sozinho e procura Tininha a quem relata a acesa discussão que teve com o filho do patrão e explica que está disposta a voltar para o Uruguai. A empregada aconselha-a a ter calma e a perdoá-lo, pois, mesmo que viaje para o estrangeiro, o seu coração ficaria sempre preso a Portugal e ao amado. suspira, sentindo um turbilhão de emoções.


CURTAS:



Em Meu Amor, completamente perturbada, Patrícia entra na empresa do marido e desfaz os carros de Quim com um pé-de-cabra.



Em Lua Vermelha, no bar de Máximo, Isabel avista Jaguar e sente que já o conhece. É que o caçador de vampiros é o pai biológico da amada de Afonso.



Em Passione, Gerson tenta tirar a própria vida, depois de receber o pedido de separação de Diana. Esta também lhe pede que tente controlar o seu vício.



Em Caras e Bocas, Piedade decide andar com Jacques, mas teme aproximar-se fisicamente. Mais tarde, contudo, acaba por ceder e beija o namorado com paixão.



Quiosque: ANA, Telenovelas, TV Guia

Eles são os 10 magnificos de "Projecto Moda"

Está a chegar à RTP a versão portuguesa de Projecto Moda. A estreia é já amanhã, e, como não poderia deixar de ser, começam a surgir novidades.


A mais recente diz respeito aos 10 concorrentes que prestarão provas. Ei-los:


Ana Brito

Licenciada em Marketing e Publicidade, Ana é uma jovem de 32 anos, de Lisboa que se apaixonou pela moda a partir do curso profissional de Técnica de Design de Moda que frequentou. Tem uma “visão urbana da moda” e os estilistas que mais a inspiram são: Alexander McQueen, Garreth e Hussein Chalayan. A personalidade que mais gostaria de vestir é a fadista Mariza.


André Amorim


É um recém-licenciado em Design de Moda e Têxtil, pela Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. Com apenas 23 anos, vem de Santa Maria da Feira. Concluída a licenciatura, saltou de imediato para um estágio numa empresa de acessórios de luxo. Não gosta de falar sobre si, mas no seu ainda curto percurso já conquistou vários prémios, entre os quais se destacam os ganhos no Arts of Fashion Foundation 2008 e no European Fashion Awards 2010.


André Saraiva


Vem do Peso da Régua e tem apenas 19 anos, sendo o mais novo dos finalistas. Estuda design de moda e para si, o design é uma forma de estar na vida. Gostaria de vestir Vicky Fernandes, por ser uma das mulheres mais elegantes do nosso país. Internacionalmente, a sua opção recai em Tilda Swinton. Quanto ao seu estilista favorito é Marc Jacobs, pela irreverência que o caracteriza.


Carina Duarte


É licenciada em Design de Moda, e especializada em design de calçado, pela escola Central Saint Martins, em Londres. Tem 23 anos e vem do Seixal. À semelhança de Ana, a sua inspiração é o falecido Alexander McQueen. Gostaria de vestir a editora de Moda da Vogue Japão, Anna Dello Russo, por ser uma ícone no estilo e não ter medo de arriscar.


Joana Matos


É mais uma das recém-licenciadas do programa. Estudou no CITEX o curso de Designer de Moda, tem 24 anos e é de Celorico de Basto. A sua referência é Hussein Chalayan e ambiciona vestir a actriz e apresentadora Catarina Furtado. Considera-se criativa e funcional e revelou que é bastante perfeccionista.


João Valente

É bacharel no curso de Design de Moda. Tem 28 anos e vem da cidade Invicta. Considera que para além da estética, o conceito, funcionalidade e conforto são essenciais para qualquer confecção. Admira os estilistas portugueses Luís Buchinho e Nuno Baltazar e considera-se criativo, empenhado e sonhador.


Pedro Reis


Tem 30 anos e é de Braga. Frequentou o curso de Estilismo/Modelismo, mas não o concluiu. Ainda assim, foi designer para várias empresas nacionais. Neste momento é responsável pela imagem da marca ID-Values para os desfiles do Portugal Fashion e pelos figurinos das bailarinas de uma discoteca. Aprecia o trabalho desenvolvido pelos designers Alexander McQueen, Balenciaga e Madeleine Vionnet. Apesar de ser apaixonado pela sua profissão, considera que o Design de Moda ainda não é uma arte reconhecida.


Rosina Almeida


Vem do distrito da Guarda e tem 39 anos. Designer de Moda há 15 anos, define-se como criativa, ousada e excêntrica. À semelhança de outros concorrentes, também ela elege o estilista Alexander McQueen como o seu favorito. Fátima Lopes é a sua referência nacional. Gostava de vestir Bibá Pitta, por ser uma mulher bem sucedida, energética e cheia de vitalidade.


Vânia Dias de Almeida


Licenciada em Design de Equipamento pela Faculdade de Belas Artes, tem 25 anos e é da Póvoa de Santa Iria. O seu estilista de eleição é Issey Miyake, pelo raciocínio e conceito de “a piece of cloth” que lhe são característicos. Gostava de confeccionar uma criação para atleta Naide Gomes.


Vera Couto


Tem 28 anos e vem de Almada. Licenciada em Design de Moda pela Faculdade de Arquitectura de Lisboa, deu aulas em Pequim durante dois anos, onde conheceu Lejla Salaka, com quem trabalhou. Tem como referência Balenciaga e admira Coco Chanel, pela importância que tem na história da moda. Gostava de vestir a primeira dama francesa, Carla Bruni, por ser um símbolo de elegância irreverente e por possuir um gosto sofisticado.

São estes os dez magníficos que serão avaliados, semanalmente, por um poderoso painel de jurados. Apresentado por Nayma, Projecto Moda promete ser um sucesso!


NOTA: todas as informações apresentadas, bem como fotografias apresentadas foram retiradas do blog oficial do programa, em http://ww1.rtp.pt/blogs/programas/projectomoda/

Manuel Luís Goucha apresenta "De Homem Para Homem"


É já no final de Agosto que o apresentador termina a segunda série de Mulheres da minha Vida. Mas não se pense que a "aventura" de Manuel Luís Goucha em programas de entrevistas fica por aqui.


O companheiro de Cristina Ferreira já tem outro projecto: De Homem para Homem. Com algumas semelhanças com o outro programa, este é também uma ideia original do apresentador. Desta vez, os convidados serão homens que marcam a actualidade.

E, para a estreia, está já assegurado um convidado de luxo: o primeiro ministro José Sócrates. Na segunda emissão, Manuel Luís Goucha conversará com o líder do PSD, Pedro Passos Coelho.


Apesar de tudo, o apresentador disse à Correio TV: "É um registo diferente do anterior. Não serei tão contundente como um jornalista, mas colocarei perguntas de forma frontal, franca e civilizada".

O primeiro De Homem Para Homem deverá ir para o ar a meio do mês de Setembro, e será emitido, ao que tudo indica, no horário do antecessor.



Quiosque: Correio TV

SIC volta à carga por Manuel Luís Goucha

Gorada a transferência de Cristina Ferreira, a estação de Carnaxide já tem um novo alvo. Ou melhor, volta a apontar para um desejo do passado.


Segundo a edição desta semana da revista Nova Gente, Manuel Luís Goucha voltou a receber inúmeros contactos dos responsáveis da SIC durante os últimos dias. O apresentador está muito satisfeito na TVI e não aceitará, certamente, a mudança para outra estação neste momento da sua vida. Todavia, dadas as actuais circunstâncias do mercado, nunca se poderá dizer nunca.


O certo é que Nuno Santos e a sua equipa estão apostados em contratar uma grande estrela para a sua galáxia. Depois de Júlia Pinheiro, que foi também convidada, a aproximação à cara de Você na TV é a mais recente. E há quem diga que Gabriela Sobral já está a ajudar o director de programas.


Quiosque: Nova Gente

Clara de Sousa renova contrato com a SIC


A “guerra” que se instaurou na televisão, iniciada pela transferência de Fátima Lopes para a TVI, promete não ter fim. E, como nenhum canal quer perder os seus activos mais valiosos, começam a rever os seus contratos com as verdadeiras estrelas.


Com receio de ver a pivô do Jornal da Noite aliciada pela concorrência, a estação de Carnaxide decidiu melhorar o contrato de Clara de Sousa. Quem o garante é a revista Nova Gente, que apurou a boa nova junto de fontes próximas.

No entanto, a jornalista negou o aumento de contrato. Contactada pela referida revista, Clara de Sousa disse: “Não dei por nada. Era bom que fosse, mas que eu saiba não. Mesmo que isso tivesse acontecido, era um assunto do foro privado”, garantiu.


Segundo a mesma publicação, este caso era pautado por alguma urgência, dado que a entrada da jornalista para o canal deu-se aquando da fundação da SIC Notícias e a pivô tinha, assim, um salário a condizer com o orçamento de um canal do cabo. Com a mudança para a SIC generalista, C­lara ainda não tinha um vencimento à altura das suas capacidades profissionais.

Resta saber quais serão os próximos profissionais a ver o seu contrato renovado, até porque “a SIC espera manter os nomes que se fundem com a sua história”, garante a mesma fonte.


Quiosque: NovaGente

MMV - Minuto Mais Visto da Semana

O Minuto Mais Visto da Semana pertence à estação de Queluz de Baixo. O episódio de Espírito Indomável, transmitido no dia 12 de Julho, obteve, pelas 22 horas e 35 minutos, 18% de rating e 47,3% de share. Em números, mais de um um milhão e seiscentos e cinquenta mil espectadores seguiam a TVI aquela hora.
No segundo lugar ficou a informação da SIC que, no dia 10 de Julho, pelas 21:09, alcançou os 13,4% de audiência média, tendo ultrapassado os 40 pontos.
Destaque ainda para Quem Que Ser Milionário - Alta Pressão que esteve próximo da segunda posição neste campeonato.

Fonte do quadro: Correio da Manhã TV

Última Hora: "Projecto Moda" estreia domingo!


Está encontrado o programa que irá combater o final de Achas que Sabes Dançar?, na SIC. Ao contrário do que se esperava, a estação pública decidiu estrear a sua grande aposta para o Verão já no próximo domingo, às 21 horas. Quem o garante é o jornal Público, na sua edição on-line.


Projecto Moda marca a estreia da modelo Nayma na apresentação de um programa e promete surpreender os telespectadores. Conseguirá a versão portuguesa de Project Runway vencer a final do talent-show apresentado por João Manzarra?


Para conferir, no próximo domingo, na RTP1

Para lá das 24


Depois das emoções fortes em Os Escolhidos, há mais opinião no seu blogue de televisão. Bem-vindo ao Para lá das 24, o último da semana!

Nesta semana surgiu a confirmação de que afinal não haverá o tão badalado beijo entre o par romântico Nuno & Fábio de Morangos com Açúcar, criando alguma surpresa e até discórdia nalgumas pessoas que seguem a série e que até estavam algo entusiasmadas.
.
Desde há alguns meses que se especulava sobre um simples beijo (em tudo técnico e profissional) entre os dois jovens actores. Todos falavam se haveria ou não o tal beijo. Fontes próximas da produção dos MCA até exaltavam esta 'fogueira', garantindo um "passo histórico na produção nacional" com cenas explicitamente íntimas entre os dois.
.
Alguns aplaudiam a TVI e a Plural por arriscar desta forma, mas também havia quem visse isto com maus olhos e algumas associações de pais afirmavam mesmo que estas cenas "não ofereciam nada de construtivo" para o público-alvo da série, os jovens. Pois bem, a verdade é que o par Nuno & Fábio foi por água abaixo com a confirmação desta semana.

E enfim, tudo isto é triste. É triste por ainda não se conseguir retratar verdadeiramente um relacionamento gay, muito menos numa vertente mais juvenil. É triste pela rapidez em que se voltou atrás na decisão de gravar as tão afamadas cenas. É triste pela instantaneidade de vozes que se insurgiram contra a exibição de simples beijos entre dois rapazes. E é triste por tudo isto ainda ser notícia em pleno século XXI!