31 de maio de 2009

Hoje e amanhã..

Amanhã na SIC, com Diana Chaves e Marco Horácio..Salve-se quem Puder!



Hoje à noite, a grande final de Uma Canção Para Ti depois de Equador.


A Personalidade


Artur Agostinho


Jornalista desportivo, locutor de rádio, apresentador de televisão e actor, Artur Fernandes Agostinho nasceu a 25 de Dezembro de 1920, em Lisboa. Na sua juventude foi locutor de rádio amador, mas aos 25 anos aplicou-se a tempo inteiro nesta actividade, na altura em que ingressou na Emissora Nacional.
Artur Agostinho dedicou-se também ao cinema e entrou como actor em alguns filmes durante as décadas de 40 e 50 do século XX. Assim, representou em filmes como Capas Negras (1947), O Leão da Estrela (1947), Cantiga da Rua (1949), Sonhar É Fácil (1951), Dois Dias no Paraíso (1957), O Tarzan do 5.º Esquerdo (1958) e Encontro com a Vida (1960). A nível de representação teve, já em 2001, uma participação na primeira telenovela portuguesa da SIC, chamada Ganância.
Em 1952, foi fazer a cobertura dos Jogos Olímpicos de Helsínquia, na Finlândia, ao serviço da Emissora Nacional e o jornal desportivo Record aproveitou para lhe encomendar algumas reportagens. Passou a trabalhar regularmente com o jornal e, quatro anos depois, chegou a director, cargo no qual se manteve até 1974.
Durante esse período, consagrou-se a fazer relatos de futebol na Emissora Nacional, numa altura em que ainda havia poucas transmissões televisivas e em que a televisão não chegava a todo o país. Era assim, na extinta Emissora Nacional, que os amantes de futebol seguiam os jogos fazendo dos relatadores verdadeiras estrelas. Alguns, como Artur Agostinho, fizeram escola neste tipo específico de jornalismo. Artur Agostinho foi uma das vozes que transmitiu aos portugueses as vitórias da selecção no Mundial de 1966, em Inglaterra.
Entretanto, em 1957, ano em que a Radiotelevisão Portuguesa começou a emitir regularmente, já tinha passado também a trabalhar em televisão, como jornalista e como apresentador de programas e concursos.
Em finais da década de 70, juntamente com Ribeiro Cristóvão, foi um dos responsáveis pela criação do departamento desportivo da Rádio Renascença, secção que viria a ser um exemplo nesta matéria. Na década de 80, esteve na Rádio Comercial em cargos de chefia.
Artur Agostinho foi ainda, até meados de 2000, presidente do Grupo Stromp, entidade ligada ao Sporting Clube de Portugal que tem por objectivo principal organizar uma festa que premeia os atletas do clube que mais se destacaram durante o ano.
Em 2003, foi um dos actores a entrar na série televisiva Ana e os Sete e um ano depois no filme Tudo Isto é Fado.


No programa Sexta à Noite

Notícias

RTPN no ar há cinco anos

A chegada de um novo canal de informação à grelha do cabo, em Fevereiro, não interferiu com os números da audiência da RTPN. A nova grelha de programação, apresentada há meio ano, permitiu um ligeiro aumento do share da estação.

Cinco anos depois da primeira emissão, a 31 de Maio de 2004, os indicadores são os melhores possíveis. "Não só não descemos, como temos vindo a ganhar audiências", explicou Dinis Sottomayor, director-adjunto da RTPN, ao JN. "A mudança na programação permitiu um ligeiro crescimento da estação apesar de, no final de Fevereiro, haver um novo canal de informação", precisou.

A audiência da estação, nos primeiros cinco meses deste ano, registou uma subida de 0,2 pontos percentuais face a igual período do ano passado, de 1,4% para 1,6%. E objectivo fixado para este ano é ultrapassar os 1,6% de audiência média de 2008.

Uma meta ao alcance do canal de informação da estação pública de televisão, bastando "um Verão bom" para manter a curva ascendente que tem marcado os primeiros cinco anos da RTPN.

Em 2004, quando arrancou, o canal registou 0,7% de quota de espectadores. Tinham já deixado as linhas do projecto que lançou a NTV, o de "uma televisão do Porto para país", e davam os primeiros passos como um "canal de informação nacional, mas com um olhar particular para todas as regiões do país". A mudança tem garantido um crescimento a um ritmo de 0,2 pontos percentuais por ano, que a direcção da estação pública espera manter.

A RTPN "tem recuperado paulatinamente" dos danos causados pelas cerca de duas semanas em que foi emitida na posição 36 da grelha da Zon TV Cabo. A audiência do canal, durante a actual temporada, no área do Grande Porto foi de 2,5%, sendo de 2,3%, em Maio. Na Grande Lisboa, o canal tem assegurado uma percentagem de audiência de 1,3%, que em Maio foi de 1,6%.

A alteração da Zon TV Cabo terá ditado a perda de metade da audiência média do Grande Porto, que agora começa a ser recuperada. Regressada à posição inicial e garantida a inclusão em todos os pacotes da Zon TV Cabo, depois do acordo celebrado entre as duas empresas, a estação volta a colher os frutos das apostas feitas em Setembro: uma nova imagem, com João Adelino Faria e Carlos Daniel como pivôs principais, dando voz a 24 horas de informação própria.

Com o Verão à porta, a programação da RTPN vai manter-se tal como delineada há meio ano, sendo agora tempo de "consolidar as alterações e aperfeiçoá-las", explicou Dinis Sottomayor.

A chegada da TVI24 não beliscou as audiências das já existentes SIC Notícias e RTPN. A estreia do novo canal trouxe até mais telespectadores para a informação do cabo, uma vez que a TVI24 tem, na temporada, uma quota de 1,1% que se junta, agora, às fatias das outros dois concorrentes. Números que, na opinião do director-adjunto da RTPN, revelam "a maior propensão dos telespectadores pelo cabo".

Fonte: Jornal de Notícias