31 de maio de 2009

Notícias

RTPN no ar há cinco anos

A chegada de um novo canal de informação à grelha do cabo, em Fevereiro, não interferiu com os números da audiência da RTPN. A nova grelha de programação, apresentada há meio ano, permitiu um ligeiro aumento do share da estação.

Cinco anos depois da primeira emissão, a 31 de Maio de 2004, os indicadores são os melhores possíveis. "Não só não descemos, como temos vindo a ganhar audiências", explicou Dinis Sottomayor, director-adjunto da RTPN, ao JN. "A mudança na programação permitiu um ligeiro crescimento da estação apesar de, no final de Fevereiro, haver um novo canal de informação", precisou.

A audiência da estação, nos primeiros cinco meses deste ano, registou uma subida de 0,2 pontos percentuais face a igual período do ano passado, de 1,4% para 1,6%. E objectivo fixado para este ano é ultrapassar os 1,6% de audiência média de 2008.

Uma meta ao alcance do canal de informação da estação pública de televisão, bastando "um Verão bom" para manter a curva ascendente que tem marcado os primeiros cinco anos da RTPN.

Em 2004, quando arrancou, o canal registou 0,7% de quota de espectadores. Tinham já deixado as linhas do projecto que lançou a NTV, o de "uma televisão do Porto para país", e davam os primeiros passos como um "canal de informação nacional, mas com um olhar particular para todas as regiões do país". A mudança tem garantido um crescimento a um ritmo de 0,2 pontos percentuais por ano, que a direcção da estação pública espera manter.

A RTPN "tem recuperado paulatinamente" dos danos causados pelas cerca de duas semanas em que foi emitida na posição 36 da grelha da Zon TV Cabo. A audiência do canal, durante a actual temporada, no área do Grande Porto foi de 2,5%, sendo de 2,3%, em Maio. Na Grande Lisboa, o canal tem assegurado uma percentagem de audiência de 1,3%, que em Maio foi de 1,6%.

A alteração da Zon TV Cabo terá ditado a perda de metade da audiência média do Grande Porto, que agora começa a ser recuperada. Regressada à posição inicial e garantida a inclusão em todos os pacotes da Zon TV Cabo, depois do acordo celebrado entre as duas empresas, a estação volta a colher os frutos das apostas feitas em Setembro: uma nova imagem, com João Adelino Faria e Carlos Daniel como pivôs principais, dando voz a 24 horas de informação própria.

Com o Verão à porta, a programação da RTPN vai manter-se tal como delineada há meio ano, sendo agora tempo de "consolidar as alterações e aperfeiçoá-las", explicou Dinis Sottomayor.

A chegada da TVI24 não beliscou as audiências das já existentes SIC Notícias e RTPN. A estreia do novo canal trouxe até mais telespectadores para a informação do cabo, uma vez que a TVI24 tem, na temporada, uma quota de 1,1% que se junta, agora, às fatias das outros dois concorrentes. Números que, na opinião do director-adjunto da RTPN, revelam "a maior propensão dos telespectadores pelo cabo".

Fonte: Jornal de Notícias

Nenhum comentário: