20 de junho de 2010

O Melhor & Pior da Semana

Pior RTP


A aposta da estação pública em séries tem sido cada vez maior. No entanto, uma das suas últimas produções ainda não conseguiu vingar, e não o deverá conseguir nos próximos tempos. Apesar de transmitida em horário nobre, Cidade Despida está cada vez mais fraca. O episódio desta semana não foi além dos 12.1% de share!


Em horário nobre, um resultado destes é proibitivo! Qual será a razão para tal acontecimento?

O Melhor & Pior da Semana

Melhor SIC


Apesar de tudo, houve jogos do Camponato do Mundo da África do Sul que ajudaram a estação de Carnaxide. Particularmente os dois que foram transmitidos às 19h30, que, não só ajudaram o Jornal da Noite a ficar em primeiro lugar do dia, como fizeram subir a média geral da SIC.


Numa semana bastante cinzenta para o canal, que já não contou com Perfeito Coração, nem com Tás Aqui, Tás Apanhado, foram algumas das partidas a contar para o evento que se destacaram pela positiva. São elas o melhor da SIC esta semana.

O Melhor & Pior da Semana



Boa Noite! Está em linha a segunda edição de O Melhor e Pior da Semana!


Pior TVI


Morangos com Açúcar VII têm vindo a alcançar cada vez melhores resultados, no entanto, o seu sucessor não os aproveita da melhor forma. Em quatro dias desta semana, o Jornal Nacional foi o bloco informativo que obteve um menor número de telespectadores.


É preocupante para uma estação líder, claro, até porque acaba por ser a "ovelha negra" do canal, embora os resultados não sejam demasiado baixos. No entanto, tendo em conta que por vezes a perda de telespectadores neste horário é fulcral para o sucesso dos seus sucessores, a TVI precisa de tomar uma atitude.

O Protagonista

Boa noite. Seja bem-vindo ao Protagonista desta semana.

Quem ocupa a cadeira central de hoje nesta rubrica? Quem é destacado, ou o que é destacado? Após dez anos desde que foi para o ar a primeira edição, foi noticiado pela TV Guia que Big Brother está de volta em Setembro, O Grande Irmão.


Quem não se lembra do confessionário, e dos milhares de beijinhos que os concorrentes mandavam aos seus entes queridos? E as discussões que muitas vezes se desenrolavam na casa mais vigiada do país?

Indepentemente do sucesso que cada concorrente alcançou "depois do BB", todos eles, e tendo por base entrevistas, assumem que gostariam de voltar a participar, e de reviver todos os momentos por que passaram. De facto, deve ser uma experiência única.
Mas será que hoje este reality-show conseguia fazer o sucesso da primeira e segunda edições? Será que conseguirá parar o país? Ou melhor, será que o país está preparado para uma nova edição do concurso? Os tempos são outros, o pudor é inferior, a busca pela fama é cada vez maior e os princípios e valores para a alcançar são praticamente esquecidos.


Coloco ainda outra questão: afinal porque decidiu a estação de Queluz de Baixo lançar o Big Brother na próxima reentré? Para combater Ídolos na SIC? Para ter uma alavanca para as suas novelas? Sim, porque no passado existia um edição diária do reality-show, com um resumo de tudo o que os concorrentes faziam ao longo do dia. Ou para pura e simplesmente diversificar a grelha, e receber daí os seus frutos?

No que toca a aspectos que necessitavam de ser melhorados, confesso que a TVI deveria ter cuidado com os comportamentos dos concorrentes. Obviamente que a estação de Queluz quer os que sejam mais polémicos, de modo a obter o máximo de audiência possível. Mas será que esse é o melhor caminho? Será que o seu público, principalmente o mais velho (o maior consumidor de novelas) aprova tal atitude? Ponho-me no lugar da minha avó, na cama, a ver três rapazes a pedir cinco ou seis caixas de preservativos, e ainda uma tenda para a masturbação. O que é que ela pensa? "Que pouca vergonha Diogo, já viste? Vou mas é ver o concurso do primeiro canal".

Acima de tudo é necessário existir uma boa selecção de imagens, de maneira a não se cair no comum, naquilo que "não parece bem". Ir buscar o sentimento do amor e da amizade, em lugar do sexo.
Responde o leitor: "Mas isso não dá polémica". E eu digo: "Pode não dar, mas não é por isso que não se cria uma interacção com o público. Por algum motivo o Zé Maria venceu a primeira edição do Big Brother: não era polémico, mas sim humilde e trabalhador".


É neste que sentido que se pede à TVI, e a André Cerqueira que tenham cuidado, cautela e preocupação com a susceptibilidade dos telespectadores, e que pensem que os tempos são outros.
São poucos aqueles que não dizem que têm saudades do Big Brother. Como tal, penso que a estação de Queluz de Baixo deveria ter este aspecto em conta e, como já referi, não cair no fácil, ou seja, na busca de tudo o que é "palavrão", sexo e "ordinarices". Só assim se vai conseguir uma unanimidade entre todos, incluindo os críticos de televisão.
E isso é fundamental.

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje não incluí nenhuma rubrica ou crónica, mas sim um apelo. O Televisão-Opinião quer juntar os leitores e, como tal, tencionamos dedicar-lhe a terceira temporada de Os Escolhidos! Como? Através da sua opinião.
E se lhe disséssemos que, às sextas-ferias e semanalmente, teria a possibilidade de fazer um pequeno comentário sobre o seu programa, canal, apresentador ou actor preferido? Se faz parte do lote de pessoas que gosta de televisão, que sabe sempre tudo sobre as apostas dos canais, as suas caras, a sua grelha de conteúdos, e se até gostava de ter um blog de televisão, mas considera que não iria ter tempo para tal função, então esta é a sua oportunidade. O único requisito é mesmo o de o concorrente cumprir, ou seja, de às quintas-feiras enviar a sua opinião (5 a 10 linhas) sobre aquilo que vai defender. Sim concorrente! Os Escolhidos são um concurso! Concurso? Mas isso não exige um prémio? Claro! Depois de oferecidos um telemóvel e um livro, a equipa do Televisão-Opinião vai repetir a dose, com uma recompensa ao vencedor da terceira temporada de Os Escolhidos - MP3 NWZ-W202 2GB SONY.




Portanto, se acha que tem disponibilidade para participar neste passatempo, então deixe um comentário, ou envie um e-mail para geral@televisao-opiniao.co.cc com o seu nome, idade, e o que gostava de defender nesta rubrica.

Se existirem muitos interessados (6-12) nesta terceira temporada de Os Escolhidos, então esta aposta vai para a frente. Caso contrário, e com pena nossa, teremos de pensar noutras novidades para o Verão. Se gostava de participar não hesite! Só tem a ganhar!


Beijo gay de "Morangos com Açúcar" pode ser censurado


A série de Verão da conhecida série juvenil promete surpreender os telespectadores. Entre muitas das histórias, o amor entre dois jovens será um dos temas mais polémicos.


Fábio e Nuno poderão mesmo fazer algo inédito em Morangos com Açúcar. É que foi gravada uma cena em que os dois namorados trocam um beijo. Para Miguel Santiago, o Fábio da trama, esta foi apenas mais uma entre tantas outras: "Não foi difícil. No fundo, é apenas um chocho. Eu cumprimento o meu pai na boca e os meus avós também. Há que olhar para estas coisas sem pudores", disse à Telenovelas.


Todavia, tal situação poderá não ir para o ar, uma vez que ainda não há certezas de que seja para avançar. Foi durante a apresentação à imprensa da trama que André Cerqueira deixou a dúvida no ar: "Nunca fizemos isso (mostrar cenas íntimas homossexuais) nesta série... Esse não é o nosso propósito", revelou à mesma publicação.


A pergunta que se coloca é: "porque razão a estação de Queluz de Baixo pondera não transmitir uma cena que já foi filmada?"

Bailarino de "Achas que Sabes Dançar?" dispensado de "A Gaiola das Loucas"

Ricardo Pereira


A última sexta-feira foi para esquecer na vida de Ricardo Pereira, um dos concorrentes do talent-show da SIC. É que, o jovem foi despedido do musical de Filipe Lá Féria.


Tudo aconteceu 15 minutos antes do ínicio de mais uma apresentação do espetáculo. Tal situação deu-se devido ao facto de o seu irmão, Diogo Pereira, não poder actuar no lugar do irmão, na última apresentação de Gaiola das Loucas, hoje à tarde, ao contrário do que ficara estabelecido recentemente. Recorde-se de que, quando Ricardo passou à fase final de Achas que Sabes Dançar?, o bailarino havia acordado com a produção do musical que aos domingos, enquanto ainda estivesse em competição, seria substituído pelo seu irmão. Todavia, hoje, Diogo não pode estar presente, uma vez que "já tinha assinado um contrato para um cruzeiro", tal como revelou Ricardo ao 24 Horas. A produção do espectáculo optou, assim, por dispensar o bailarino, que estava, inclusivamente, escalado para integrar a Gaiola das Loucas, enquanto o musical fosse apresentado em Portimão, durante o mês de Agosto.


Em declarações à mesma publicação, o jovem referiu que houve falta de compreensão e coerência no que diz respeito à suas ausências por parte da produção do musical. Até porque, hoje, não haverá nenhum bailarino a substituí-lo "Os bailarinos ensaiaram e dividiram entre eles a minha parte", disse. Já Maria Ruivo, directora de produção afirmou que abriu uma excepção e que as coisas correram mal: "O irmão não pôde cumprir aquilo com que se tinha comprometido. Ele nunca nos informou desta indisponibilidade. Se soubéssemos, nunca teríamos aceite", explicou.


Agora, embora ainda esteja em competição, Ricardo Pereira está também desempregado.

"Face Model of the Year 2010" é na SIC!


À semelhança do que aconteceu no ano passado, também este ano serão eleitos os dois melhores modelos do país, através do concurso Face Model of the Year 2010. No entanto, ao contrário do que aconteceu no ano passado, desta vez o evento tem como parceiro televisivo o canal de Carnaxide.


Está, assim, encontrado o programa sobre moda que a SIC anuncia desde a passada sexta-feira. Desta vez, o formato será produzido pela CBV e irá mostrar as diversas fases de casting até se chegar aos dois vencedores, um do sexo masculino, outro do sexo feminino.


Os
castings estão prestes a arrancar e decorrem em Lisboa e Porto. Para concorrer, basta que tenha entre 15 e 22 anos e que envie uma mensagem com MODELO(espaço), Nome, Idade e Localidade para o número 68327. O custo da mensagem é de um euro.


Face Model of the Year 2010 ainda não tem apresentador conhecido, mas a escolha deverá recair em Vanessa Oliveira ou Liliana Campos e estreará na SIC ainda no Verão, após o término de Achas que Sabes Dançar?.


Quiosque: Vidas, 24 Horas

Parabéns, João Manzarra!

Hoje também é dia de aniversário da mais recente revelação na apresentação. Pois é, João Manzarra completa hoje 25 primaveras. E, como prova do seu excelente profissionalismo, vai estar a trabalhar!


É de prever que em Achas que Sabes Dançar? estejam reservadas várias surpresas para o jovem! Como não podia deixar de ser, toda a equipa do Televisão - Opinião deseja as maiores felicidades a João Manzarra!


Parabéns, João Manzarra!

Às 21:00..


..quem será, ou o que será? Uma hora antes fazemos-lhe um apelo! Saiba tudo às 20:00!

Os convidados de "Lado B"


Os convidados desta noite do late-night de Bruno Nogueira são, sem dúvida, extremos. Se de um lado temos a psiquiatra Joana Amaral Dias, do outro uma maquilhadora de cadáveres - Irene Melo. O comunicador António Sala fará ainda parte desta conversa, que será fechada com Os Virgem Suta. Curioso? Então não perca hoje, na RTP1, Lado B, a partir das 23:00.

Quiosque: 24 Horas

Parabéns, Cláudia Vieira!


Foi neste mesmo dia, em 1979 que nasceu a actriz e apresentadora da SIC. Com uma carreira de sucesso, Cláudia Vieira recebeu recentemente um dos melhores presentes que uma mulher pode alcançar ao longo da sua vida: foi mãe!


Num dia de festa, em que a companheira de Pedro Teixeira completa 31 anos, toda a equipa do Televisão - Opinião deseja-lhe as maiores felicidades.


Parabéns, Cláudia Vieira!

O Melhor & Pior da Semana

Melhor TVI


A semana que se passou, foi atípica, uma vez que houve várias partidas do Mundial da África do Sul que foram transmitidas já em horário nobre. Todavia, as produções da TVI não vacilaram.


O Melhor desta semana da estação foi, claro está, Espírito Indomável, que se fixou como o programa mais visto do dia várias vezes, e só por uma vez perdeu o estatuto de programa com maior número de telespectadores da estação de Queluz de Baixo para Mar de Paixão.

O Melhor & Pior da Semana


Pior SIC


Se a RTP conseguiu acertar na mouche com as escolhas das partidas do Mundial da África do Sul que transmite, a SIC não se pode orgulhar do mesmo. Principalmente no que toca às partidas que transmitiu no início da tarde. Em dois desses jogos, o share alcançado foi, inclusivamente, inferior a 20%. Tudo isto contribuiu ainda mais para os desastrosos resultados que a estação fez em alguns dos dias. Alerta vermelho, tendo em conta a quantia que deverá ter sido gasta.

O Melhor & Pior da Semana

Bom dia! Seja bem-vindo à primeira edição de Melhor e Pior da semana, referente aos últimos sete dias!


Melhor RTP


A aposta da estação pública na transmissão dos jogos do Mundial 2010 da África do Sul foi aquilo a que se pode chamar de certeira. Detendo os direitos de exclusividade, a RTP aproveitou as partidas que mais potencial tinham e, ao fim de uma semana, pode perceber-se que foi uma aposta em cheio.


Os resultados gerais diários do canal subiram e quem ficou prejudicada foi, claramente a estação de Carnaxide. Resta aguardar que as equipas qualificadas sejam as mais reconhecidas, o que trará, certamente, ainda mais telespectadores à RTP.