2 de fevereiro de 2010

Fecho (Discurso Directo)

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma edição de Discurso Directo.
Nesta noite, o Miguel Reis é que faz as perguntas.

Olá! Começo esta entrevista pelo fenómeno Ídolos. Esta semana saiu o concorrente Carlos Costas. O que achaste da sua saída? O que achas dele?

Achei a expulsão justa. O Carlos era claramente um artista, mas nestas duas últimas galas vacilou. Ora, estar-se menos bem à beira da final, é um problema para os concorrentes. Uma vez que Diana e Filipe estiveram melhor, penso que a saída foi bastante justa. Apesar disto, não tenho dúvidas que ainda vou ouvir falar de Carlos Costa. De certeza que ele vai vingar no mundo do espectáculo.

Sobre ele, só tenho uma coisa contra - apelar em directo, para que as pessoas votasse na Diana, para ganhar Ídolos. Não há gesto mais feio. Se eu estivesse no lugar do Filipe, sentiria uma "facada nas costas".

E agora é a final, entre a Diana e o Filipe. Quem achas que vai ganhar e quem é que para ti merece ganhar?

Sim, a Diana é muito versátil. Sim, a Diana tem muita presença. Sim, a Diana canta muito bem. Mas não, para mim não deve vencer. Eu continuo a defender e a apoiar o Filipe. E é nele que vou votar para ganhar a terceira edição de Ídolos.

Para começar, ele está claramente a ser prejudicado. A maioria dos ex-concorrentes diz que a Diana é a melhor, mas que o Filipe ganha por ser popular e por ser giro. Parece que ele não tem talento, quando todos nós sabemos que isso não é verdade. O Filipe chegou, viu e venceu. Desde o primeiro casting que colocou os portugueses de olho nele, e disso não tenho dúvida.

Lua Vermelha estreou na SIC, neste passado domingo. O que achaste do primeiro episódio e do seu resultado audiométrico?

Eu vi o primeiro episódio e gostei. Agrada-me sempre novelas e séries que tenham como base a vida adolescente. No entanto, não posso ficar indiferente a concluir que Lua Vermelha é claramente uma cópia de Rebelde Way, mas com vampiros à mistura. Por outro lado, e segundo o que li, há muitas semelhanças com Crepúsculo e Lua Nova. Quanto à audiência, penso que foi um resultado animador para a estação de Carnaxide. Melhor era difícil.

A SIC vai apostar forte em ficção. Numa área em que a TVI é líder (a nível de audiências), achas que esta é uma boa aposta de Carnaxide?

Acho bem. A SIC está a crescer ao nível da ficção, e finalmente está a colher alguns frutos da sua aposta. Ainda está muito longe da TVI, mas também está longe dos valores deprimentes de Podia Acabar o Mundo.

Mas ficção, não significa só novelas. A estação de Carnaxide deve apostar também em séries. E pelo que li, vem aí uma a caminho.

Miguel Sousa Tavares deverá estrear este domingo. ‘Sinais de Fogo’ é o nome do seu novo programa. Pergunto-te o que achas do nome do programa e o que achas do comentador em si?

Eu não sou seu fã, sou sincero. Desejo-lhe sorte, pois terá de caminhar para ter público a segui-lo. Como sabemos, a SIC não é a RTP1 nem a TVI. Prevejo uma espécie de Aqui & Agora, com cerca de um milhão de espectadores.

Mário Crespo acusou o primeiro-ministro, José Sócrates, e dois membros do Governo de o terem classificado como "um problema" a precisar de solução. Uma grande polémica em que o pivô da SIC esta metido. “Estás do lado de quem”?

Não tenho de estar do lado de ninguém. Mas não me espanta nada que José Sócrates tenha dito isso, e acho muito bem que Mário Crespo tenha tornado o facto público.

O nosso país é uma tristeza. Ao nível da política, justiça, tudo. Está tudo corrompido. As cunhas e o poder são a salvação de muitos. Por algum motivo não votei PS. Boa sorte a Mário Crespo com este problema.

Voltamos na próxima terça-feira!

Num simultâneo Televisão-Opinião e SIC Blog!

Última Hora - Ídolos até dia 21 de Fevereiro


Depois de sabermos que no próximo domingo não será eleito o vencedor do concurso da SIC, chega-nos a informação, pelo 24 Horas, que depois de anunciado o mesmo, no dia 14 de Fevereiro, existirá outra gala especial a 21 desse mesmo mês. Segundo o referido jornal, Nuno Santos deu esta notícia aos jornalistas, após o fim da emissão do talent-show da SIC.

Fonte: 24 Horas

Audimetria - 01/02/2010

O dia de ontem foi bastante renhido. A diferença entre os três canais foi de menos de dois pontos. A TVI levou a melhor com 27,3% de share.
De referir que, segundo o blog A Minha TV, as audiências passam também a incluir os dados do serviço MEO.

O programa mais visto do dia foi a novela Meu Amor, com 16,6% de rating. Seguiu-se Deixa que te Leve, com 14,7% de audiência média. Ambas estiveram acima dos 41% de share.
Em termos de reportagem, mais uma vez os portugueses preferiram a da TVI, apesar da diferença não ser tão grande como outrora.
O noticiário mais visto foi o da RTP1. O Telejornal chegou aos 13,1% de audiência média.
No horário das 19:00, de referir que O Preço Certo venceu Morangos com Açúcar. Enquanto o concurso de Fernando Mendes chegou aos 11,3% de rating, a série da TVI não foi além dos 9,8%. Nós por Cá continua longe (6,9%).

O duelo do dia passou-se entre Sentimentos e Viver a Vida. Depois de vários dias a ameaçar, a novela da SIC liderou durante o período em que foi exibida. 6,8% de rating e 27,6% de share, foi este o resultado de Viver a Vida. Já Sentimentos, ficou-se pelos 6,5% de audiência média e 28,7% de share.
À tarde, quem liderou foi Fátima Lopes. Vida Nova esteve perto dos 30 pontos. Júlia Pinheiro perdeu claramente para as novelas, e para o talk-show da SIC. Ficou-se pelos 21,1% de share.



A curiosidade do dia, vai para Paraíso. A novela da Globo, não só venceu Portugal em Directo, como também entrou no top dos 15 programas mais vistos do dia.Ultrapassou os 30 pontos.
A estreia da nova temporada de CSI: Nova Iorque, conseguiu ultrapassar o público de Mulheres Apaixonadas e Vida Nova. Chegou aos 4% de rating e 38,2% de share.

Fonte do quadro: Mediamonitor

Morreu Rosa Lobato Faria


Aos 77 anos, a actriz e escritora, morreu com uma anemia grave, fruto de uma doença que se arrastava desde o Verão, altura em que foi submetida a uma intervenção cirurgica aos intestinos.

Revista de Imprensa 02/02/2010

Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta terça-feira.

Salvador poderá ter segunda temporada
Terminou ontem Salvador.Depois de 13 episódios, o programa despediu-se dos ecrãs da RTP1. Apesar de nunca ter tido grandes resultados, a estação pública poderá encomendar uma nova temporada do formato. Se isso acontecer, Salvador Mendes de Almeida quer que funcione como alerta para o que falta para quem tem mobilidade reduzida. "Como a maioria dos locais não está adaptada, é mais difícil as pessoas integrarem-se", concluiu.

Vulcanizar é o verbo desta semana

Foi para o ar ontem a primeira emissão de Fevereiro de 5 Para a Meia Noite. O verbo desta semana é "vulcanizar". Depois de Filomena Cautela ter recebido João Baião, hoje Fernando Alvim estará à conversa com Valter Hugo Mãe. Amanhã é a vez de Júlio Isidro ser entrevistado por Nilton e no dia seguinte é Ruth Marlene a convidada de Pedro Fernandes.A fechar a semana, Luís Filipe Borges recebe Rita Egídio.

CITAÇÃO DO DIA

"Ainda hoje é complicado lidar com o público. Sou tímido por natureza"

A citação de hoje é de Francisco Corte Real



Fala-se de: Rosa Lobato Faria

A actriz teve uma recaída após a infecção intestinal de que foi vítima no Verão. Os médicos decidiram interná-la de modo a travarem a anemia de que a escritora tem sido vítima.


Fontes: 24 Horas, TV Guia


Para lá das 24


Boa noite. Seja bem-vindo ao Para lá das 24 de hoje.

Já se sabe que a RTP1 tem os melhores profissionais televisivos. Começando por Sónia Araújo e Jorge Gabriel, passando por Malato, Serenella Andrade, Baião, Catarina Furtado, Fernando Mendes, e não esquecendo Isabel Angelino e Diamantina. São muitos os que se destacam pelo seu talento na estação pública, mas há uma apresentadora em especial, que tem estado à altura da aposta que a RTP1 fez - Tânia Ribas de Oliveira.


Simpática, bonita, culta, humilde, sorridente e divertida, é esta a imagem que tenho desta grande profissional do primeiro canal, que co-apresenta Portugal no Coração com João Baião.
Muitas vezes, acabo por acompanhar este programa pela dupla, pela interacção que existe entre ela, pelos bons momentos que ela proporciona.
Apesar de perder para a concorrência, o talk-show da tarde da RTP1, tem uma das melhores duplas de apresentadores da televisão portuguesa.


Já aqui falamos muito de João Baião, e não custa nada dar mais
destaque a Tânia Ribas de Oliveira. Tal como visualizei no Youtube, alguns dos convidados de Portugal no Coração, chegaram a elogiar a apresentadora em directo, sem que esta estivesse à espera. "Transparente", "boa comunicadora", "inteligente", são três de vários elogios que foram feitos à parceira de João Baião, e que a levaram às lágrimas. E é nisto que Tânia Ribas de Oliveira se destaca - ela demonstra o que sente, é sincera.
Para mim, é uma excelente aposta da RTP1, e que deve ser valorizada no horário nobre, tal como foi feito com a Herança de Verão.