29 de outubro de 2010

Like & Dislike


Boa noite e bem-vindo ao Like/Dislike desta semana!


LIKE
Sandra Felgueiras

 
Estreou-se esta semana à frente do também novo Hoje da RTP2 e foi uma óptima surpresa. Sandra Felgueiras foi uma aposta da direcção de informação do canal público que gerou uma também pública controvérsia, levando declarações de desagrado para as manchetes dos jornais.
Mas a verdade é que Sandra Felgueiras foi uma aposta em cheio neste formato em tudo inovador e depois de todas as qualidades que demonstrou enquanto excelente jornalísta, esta espécie de promoção é mais do que merecida!





DISLIKE
Sedução

 
Rui Vilhena é um dos meus autores favoritos. Lembrando grandes sucessos como Ninguém Como Tu ou Tempo de Viver, a inovação na trama, a forma como se abordaram alguns temas e o peculiar efeito-surpresa foram razões de sobra para esta admiração para com o escritor luso-brasileiro.
Por tudo isto, aguardava com alguma expectativa a estreia de Sedução (a nova novela do autor em exibição na TVI) e que arrancou na última segunda-feira. Mas para primeira semana, a trama deixou algo a desejar. A essência para o sucesso está lá: temas controversos, enredos interessantes, óptimos actores, etc. Mas estes primeiros episódios foram demasiado enfadonhos numa falhada tentativa de 'apresentação' da história que em nada beneficiou a trama.
Espero que as coisas mudem drásticamente nas próximas semanas!
 

Falar Televisão


Sociedade Independente das Companhias

Hoje, 29 de Outubro, a SIC quis voltar a apostar em mais uma das suas habituais maratonas, apelidadas de Companhias. E dada a época estival em que nos encontramos, a emissão especial desta sexta-feira denominou-se de Companhia de Outono.
Com a chegada de Nuno Santos, este tipo de iniciativas começaram desde logo a ser desenvolvidas na SIC. Ou com nome de Dia de Heróis, ou agora, mais recentemente, com as Companhias de Reis, de Portugal ou de Férias, vão-se preenchendo oito horas diárias com a música de sempre (disfarçada em playback), os cantores de sempre, as rábulas humorísticas de sempre e os conteúdos de sempre, ou a falta deles, já que nada de novo trazem. No meio de tudo isto, promoções exaustivas aos passatempos que, regra geral, oferecem automóveis aos telespectadores.


Mas o que leva afinal uma estação comercial a apostar sistematicamente (leia-se, uma vez por mês) neste tipo de formatos?

É difícil conseguir encontrar uma resposta óbvia, até porque, as Companhias temáticas não costumam fazer muito mais audiência do que a Companhia original (a das Manhãs). Estas operações ditas especiais apenas acabam por se revelar mais vantajosas apenas no horário da tarde, onde obtêm shares um pouco mais aceitáveis do que os de Boa Tarde ou do já extinto Vida Nova.

Calcula-se, no fundo, que daquelas oito horas em tudo ocas apenas se retiram dois aspectos positivos: um para a estação, as receitas dos telefonemas para os passatempos, e outro para os espectadores, já que são de ressalvar as óptimas prestações do habituais anfitriões - Merche Romero e Nuno Graciano - que, mesmo assim, conseguem oferecer alguns bons momentos como óptimos entertainers que são.

"Anjo Mau será um grande projecto"


Depois de, na semana passada, termos revelado alguns pormenores sobre a nova telenovela da estação de Queluz de Baixo, centrada nos anos oitenta, esta sexta-feira voltamos a falar sobre essa produção, que se arrisca a tornar-se na mais cara de sempre da história da ficção da TVI.
"Será um grande projecto", afirma André Cerqueira à Notícias TV desta semana. O director de programas do canal da Media Capital acrescentou ainda o seguinte: "Vamos ter a ousadia de falar dos nossos anos 80 e, para isso, vamos ter de construir uma cidade".
Por esse motivo, este novo projecto, inicialmente intitulado de Anjo Mau, está a ser trabalhado há alguns meses. "Estamos a trabalhar há bastante tempo. Temos uma grande directora de artes connosco e um grupo numeroso que está a procurar os carros e as roupas para criar uma novela deste género. Temos de continuar a investir num Portugal melhor e procurar inovar todos os dias", revelou o sucessor de Moniz.


Para o elenco, para além de Alexandra Lencastre, estão já escalados José Carlos Pereira, Margarida Marinho e Rita Pereira. Uma vez que a tripa de actrizes resultou em Meu Amor, a estação de Queluz de Baixo volta a uni-las para procurar alcançar mais um sucesso.

Quiosque: Notícias TV

Esta noite...

... o Pedro Esteves vai dar mais um Like e um Deslike.
Saiba a quê, ou a quem, às 21:00!

Ana Isabel e Vítor: o amor irá resistir?


A Telenovelas desta sexta-feira dá a conhecer aos seus leitores alguns pormenores sobre os últimos desenvolvimentos da relação entre Ana Isabel e Vítor. Segundo a referida publicação, o funcionário público e modelo traiu a estudante de Direito antes do programa começar. Ana Isabel, em confidência a Hugo F., afirmou o seguinte: "Dois dias antes de entrar para o programa, soube que o Vítor andou em filmes com uma gaja! E quem me contou foi uma pessoa de que não tenho motivos para desconfiar. Até me começou por perguntar se eu achava que podia realmente confiar no Vítor... Porque sabia que eu não devia!". Por este motivo, a estudante está decidida em falar sobre este assunto com o seu namorado no domingo, quer ele saia ou não: "No domingo, independentemente de ele sair, vou dizer-lhe que soube e vou explicar-lhe porque é que estou assim".

A par desta situação, prevalece uma outra, que sucedeu na quarta-feira. Ao que parece, Ana Isabel e Hugo F., beijaram-se nessa noite. O rumor foi criado na Casa dos Segredos, depois de alguns dos concorrentes terem ouvido o barulho das carícias entre os dois concorrentes. "Se não fosse eu a dizer-te, sei que ninguém to iria contar. Mas gostaria que me contasses. Ontem, como sabes, a Ana Isabel dormiu com o Hugo F. e toda a gente no quarto se apercebeu do barulho dos beijos. Foram para a cama e não foi para dormir", confessou Renato e Vítor. A reacção do homem do Norte foi clara: desilusão. "Estou numa situação complicada... Não posso ter nenhuma reacção, pois estou nomeado", desabafou ao gémeo de Secret Story".

Resta perguntar: o que irá acontecer no domingo?

Quiosque: Telenovelas

Fala-se 29/10/2010


Boa tarde e bem-vindo ao último Fala-se desta semana!


Nuno Homem de Sá

Com o regresso ao trabalho na novela Sedução, o actor perdeu algum tempo para descançar. Mas ainda antes disso, e enquanto gozou de uma pequena pausa na televisão, Nuno Homem de Sá aproveitou todos os minutos para estar com as suas filhas, conforma confidencia: "Arranjei um tempo só para nós. Como a Joana não faz parte do meu dia a dia, pois está com a mãe, tenho saudades dela. Só a vejo ao fim-de-semana... E, quando estamos juntos, é em família, numa confusão, já que são quatro miúdos... mais uma cadela. Por isso, este ano, fomos só os dois até à Isla Mágica e foi excelente"

Soraia Chaves

Soraia Chaves continua a brilhar por terras de nuestros hermanos. A actriz, que está em Madrid a viver e a estudar representação, recebeu mais um convite para um projecto espanhol. Desta vez, Soraia foi convidada a fazer parte de uma série que vai ser produzida em Barcelona.
Segundo a TV Guia desta semana, e citando o agente da actriz, ainda nada está confirmado até porque "A Soraia ainda não assinou o contrato..."

Quiosque: TV Guia


Revista de Imprensa 29/10/2010


Sexta-feira, dia 29. Bem-vindo à última Revista de Imprensa da semana!


Rui Porto Nunes estreia-se na próxima terça-feira no CC


Há muito que se fala de Rui Porto Nunes no lugar de apresentador do mítico magazine da SIC Radical, Curto Circuito.

Mas segundo a TV Guia desta semana, que cita uma fonte da SIC, a estreia do protagonista de Lua Vermelha nos ecrãs da Radical vai acontecer já na próxima terça-feira, dia 2 de Novembro.

Ao que parece, Rui Porto Nunes tem dedicado os últimos dias a acompanhar as emissões do Curto Circuito por detrás das câmaras, para assim se inteirar de todas as tarefas que terá de desempenhar assim que comece a fazer companhia a Rui Pego, Diana Bouça-Nova e Carolina Torres.

Questionado sobre esta estreia enquanto apresentador, Rui Porto Nunes não fez qualquer comentário mas deixou escapar que em breve irá abraçar um novo projecto.

 

Ana Marques e Cláudio Ramos satisfeitos na rúbrica Capa de Revista


Juntos há mais de um mês nas manhãs da SIC, Cláudio Ramos e Ana Marques não escondem a já enorme cumplicidade que os une enquanto colegas de comentário.

Intitulam-se como “a dupla mais improvável de todos os tempos” e acreditam que o sucesso está mesmo nessa imprevisibilidade entre ambos: “A ideia é fazer uma bipolaridade. O Cláudio está mais habituado aos programas mais populares e eu ao infotainment”, explica Ana Marques, especificando a ideia de que o que se queria era mesmo misturar “o mais popular com o mais sofisticado”, na pele de Cláudio e Ana, respectivamente.

A dupla promete continuar a animar as manhãs de Carnaxide, relatando as últimas da imprensa cor-de-rosa, até porque, segundo Cláudio Ramos: “Temos um ponto de contacto muito bom, que é o sentido de humor!”



CITAÇÃO DO DIA
"É como tudo: a gente habitua-se a um prato e acaba sempre por pedir a mesma coisa"
Rodrigo Guedes de Carvalho, (sobre sucesso das novelas na TV)



NÚMERO DO DIA
28,4%
Este foi o resultado, em share, da estreia de Condenados, o novo espaço de reportagem da SIC que conta com a apresentação de Sofia Pinto Coelho.


 
Quiosque: TV Guia, TV Mais

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


Coisas da bola

A televisão portuguesa está cheia de comentadores que não acrescentam nada ao óbvio. Que não são polémicos, que não ajudam o espectador a pensar, que têm agendas próprias e que defendem interesses próprios.

E é por isso que dei por mim entusiasmado a ouvir os comentários de Pacheco, antigo jogador do Benfica e do Sporting, durante a transmissão do Portimonense-Benfica, domingo à noite na Sport TV. Ao longo de todo o jogo, António Pacheco, ele próprio um algarvio que também jogou no velhinho estádio de Portimão, demonstrou as várias características, tão difíceis de reunir num só homem, que fazem dele um bom comunicador em televisão (ou em rádio): 1 - tem uma voz bonita e agradável; 2 - sabe falar português e não diz "tênhamos" e "póssamos"; 3 - tem conhecimentos técnico-tácticos; 4 - não se limita a comentar o que o espectador acabou de ver; 5 - é capaz de lançar pistas de reflexão a partir do que vê nas quatro linhas. Pacheco mostrou que sabe do que fala, sem se arvorar em teórico da modalidade. A sua prática de anos a fio (e que alegrias me deu ele quando jogava naquela asa esquerda do ataque encarnado...) nota-se nos seus comentários.

Pacheco integra uma nova vaga de comentadores, de homens que penduraram as chuteiras e que as trocaram pelas câmaras de televisão. Um lote que se afasta da velha ideia, quase anedótica, dos jogadores de futebol que rematavam "com o pé que têm mais à mão" e que estiveram "à beira do precipício... mas deram um passo em frente". Hoje, homens como Pacheco, como Pedro Henriques (outro grande comentador da Sport TV), ou Pedro Barbosa, que domingo se estreou na TVI, provam que o futebol até pode ser para homens de barba rija, mas não tem de ser só jogado com os pés...