22 de agosto de 2010

O Melhor & Pior da Semana



Melhor da semana RTP


A par de Quem Quer ser Milionário, existem outros dois formatos que ajudam, e muito a estação pública a consolidar o segundo lugar. São eles os seus principais blocos noticiosos. Se o Jornal da Tarde é líder inquestionável do seu horário, o Telejornal caminha a passos longos para a mesma posição.


Na semana em análise, apenas por um dia o bloco noticioso não foi o mais visto do horário, muito por culpa da transmissão do jogo da Liga Europa, pela SIC. Nos restantes, o seu share foi sempre superior a 30%. Palavras para quê? Mas qual será, afinal, o segredo para a informação da RTP liderar inquestionavelmente?

O Melhor & Pior da Semana



Pior da semana TVI


Se a RTP consegue fazer excelentes resultados com a sua informação, o mesmo não se pode dizer do quarto canal. Tanto o Jornal Nacional, como o Jornal da Uma são, cada vez mais, terceiros no horário correspondente.


Se, há uns tempos, o noticiário da hora de almoço ainda conseguia equilibrar um pouco as contas e ficar no segundo lugar, neste momento, já perde, durante a semana, para o rival da SIC. Durante os cinco dias úteis desta semana, o programa apenas conseguiu o segundo posto num dia.


Será tudo isto um factor “verão” que pode ser explicado também pela quebra de Você na TV?

João Valente diz adeus a "Projecto Moda"


Terminou a participação no talent-show da RTP para o jovem designer do norte. Depois de uma volta ao mundo em 48 horas, o grupo de jurados, que recebeu Catarina Furtado como convidada, decidiu que, embora seja demasiado esforçado, João Valente não conseguiu fazer uma criação surpreendente.


O outro concorrente que recebeu uma segunda oportunidade foi André Saraiva, que teve como influência a vida cosmopolita de Nova Iorque. A partir de agora deixa de haver imunidade, mas Carina e Vera foram as duas grandes vencedoras deste desafio.


A competição continua para a semana, com uma proposta que promete dar muitas dores de cabeça a cada um dos participantes. É que, de hoje a oito dias, eles apresentarão uma peça para um animal. Sim, é isso mesmo, o próximo desafio de Projecto Moda é confeccionar uma roupa para um cão.

O Melhor & Pior da Semana


Boa Noite! Seja bem-vindo à segunda edição de Melhor & Pior da Semana!



Melhor da semana SIC


Foi na passada segunda-feira que a estação de Carnaxide estreou a quinta temporada de Donas de Casa Desesperadas. Apesar do horário tardio (começa à 1h30), a série fez parte, por diversas vezes, do top 10 dos programas mais vistos do canal.


Com shares bastante agradáveis, 38/39%, Donas de Casa Desesperadas ajudou a SIC a equilibrar um pouco as contas e a alcançar a vitória no horário em questão. A pergunta que se coloca é, então, porque razão a estação não aposta na série logo a seguir a Passione? Terá Nuno Santos receio de que a herança da produção da Globo seja muito fraca?

O Protagonista

Boa noite. O Protagonista desta semana é Conceição Lino!


Durante a reentré de 2008 e 2009, Conceição Lino e o seu Nós Por Cá foram apostas da estação de Carnaxide para o horário que antecede o Jornal da Noite. Mais uma vez, e em 2010, a jornalista volta a ser chamada para os ecrãs de Carnaxide. Ninguém tem dúvidas do seu profissionalismo e, para Conceição Lino, deve saber muito bem ter noção de que existem pessoas superiores a si em termos de funções que continuam a apostar nela.

No entanto, e desta vez, o projecto pelo qual a jornalista dará a cara será diferente de todos os outros que já conduziu. Afinal Conceição Lino, e segundo as últimas notícias, será uma espécie de Rita Ferro Rodrigues ou Júlia Pinheiro. "O que as relaciona?", pergunta o leitor. Ambas começaram na informação, e depressa perceberam que o entretenimento era a sua praia.

A aposta na jornalista para um talk-show é deveras surpreendente. Segundo um profissional da SIC, "há consciência de que com a saída da Fátima (Lopes) era preciso rasgar, apostar em algo novo e surpreendente, porque as pessoas já estão habituadas às caras do costume". De facto, esta justificação está correcta. Uma estação que queira ter um programa vencedor, tem de inovar. Isso não significa que esta atitude resulte sempre em primeiros lugares, em lideranças absolutas. Mas considero que esta opção da direcção de programas da estação de Carnaxide bate certo.
Lançar um talk-show com o Nuno Graciano/Rita Andrade, Vanessa Oliveira, Raquel Strada, Ana Rita Clara/Nuno Eiró, não será a mesma coisa que apostar numa jornalista para apresentar um programa cujo objectivo é retratar vidas, informar, proporcionar conforto aos telespectadores. É diferente. Causa curiosidade no telespectador. "Como se sairá?", "Será que conseguirá estar ao nível dos outros apresentadores?", são duas das perguntas que muitos dos que estão lá casa irão fazer quando virem pela primeira vez Conceição Lino, em pé, a cumprimentar os convidados em estúdio, e a demonstrar os seus sentimentos.


Tudo isto faz sentido.
Só existe um senão. E se o novo programa das tardes não resultar? E se for mais uma aposta falhada do terceiro canal? É certo que um talk-show demora a crescer, mas isso também depende muito da prestação dos apresentadores, da empatia que estes têm com os telespectadores. Mais uma vez recorro ao exemplo de Liliana Campos e Francisco Menezes, que não conseguiram obter bons resultados enquanto dupla. No entanto, na semana seguinte a esta "estreia", Rita Ferro Rodrigues e Nuno Graciano conseguiram aumentar os resultados de Companhia das Manhãs. Será que Conceição Lino conseguirá, sozinha, dar razão a esta grande aposta da estação de Carnaxide? Caso contrário, o que acontecerá? Um pequeno passo atrás, voltando a jornalista para a informação?

As mudanças são boas. Fazem bem. Provocam interesse e curiosidade ao telespectador. No entanto, se elas correm mal, existirão de certeza culpas a ser atribuídas. Em
Companhia das Manhãs, o "sacrificado" foi Francisco Menezes. Em Vida Nova, ainda com Fátima Lopes, a culpa pertencia aos temas que eram retratados no talk-show. E com Conceição Lino, o que vai acontecer?
Existirão culpas a ser atribuídas?
Esperemos para ver...

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do
Diário de Notícias.
Às 21:00, entra em linha O Protagonista da semana.

As tardes

O Joel Neto escrevia ontem aqui que o anúncio do nome de Conceição Lino para a condução das tardes da SIC era uma boa notícia, pela esperança de que algo de novo possa surgir. Partilho desta opinião, mas não estou tão optimista. E, atenção, isso não significa que ache que a jornalista não é a pessoa certa para a função.


Já aqui o tinha defendido: a SIC precisava de mudar a tarde. Mas mudar a sério. Mudar de registo, mudar de caras, trocar as voltas àquele baralhar e dar de novo: tira-Figueiras-mete-Graciano-tira-Graciano-mete-Vanessa-tira-Vanessa-mete- -Raquel.


A SIC foi pioneira neste tipo de talk shows. E liderou de manhã e à tarde durante muitos anos. Agora a TVI faz melhor. E com Júlia Pinheiro e Fátima Lopes, duas campeoníssimas no outro lado da barricada, na mesma lógica discursiva, conversa com anónimos e famosos, histórias pungentes de dor e sofrimento, dinheiro a rodos lá para casa, contas pagas, é crível que a liderança se mantenha em Queluz de Baixo.


A SIC tem de inovar. Tem de procurar outro registo e, nessa medida, a escolha de Conceição Lino é uma boa notícia. Pelo que de novo pode trazer. A questão é saber se entre a vontade da jornalista, as necessidades da estação e a vontade do público não haverá um fosso demasiado grande para ser superado.


Será possível fazer um programa totalmente diferente, no conceito e na forma, se o público disponível é aquele? Será possível desprezar as árvores das patacas da vida, quando as IVR (interactive voice response) são hoje já responsáveis por uma não desprezível percentagem das receitas da estação?


Esta noite..


... descubra qual O Protagonista da semana! Às 21:00.

Episódio Seguinte MCA

Boa tarde. Bem-vindo à edição desta semana do Episódio Seguinte - Morangos com Açúcar, Vive o Teu Verão!



James não desiste de Margarida



Mesmo de namoro fixo com Lolita, James não consegue afastar-se de Margarida e nem se preocupa em esconder aquilo que sente. No bar, o rapaz está sentado numa mesa com Lolita, mas assim que vê a namorada de Rui aproximar-se não consegue desviar a sua atenção e concentrar-se nela. Lolita apercebe-se do interesse e avisa-o que se continuar a olhar para a rapariga vai ter de o deixar ali sozinho.
James tenta desculpar-se, mas a verdade é que toda aquela atenção dá nas vistas e Paula, que está com Margarida, comenta com a amiga que James não parou de olhar para ela. A rapariga tenta não valorizar a atitude do rival do namorado, mas realmente sente-se incomodada com o interesse do jovem. Para não magoar Lolita, James acaba por sair do bar com a namorada. No dia seguinte, e para que Lolita esqueça aquela cena, James vai levar-lhe o pequeno-almoço à cama, o que a deixa completamente apaixonada.



Rita ameaça denunciar Bruno

Será a gota de água no relacionamento de Rita e Bruno. O rapaz sente-se mal por esconder da namorada que a primeira vez que fizeram amor – na festa de passagem de ano – foi graças a uma droga que ele lhe deu. A jovem ficou completamente dopada e até se esqueceu de tudo o que fizeram. Na altura nem se conheciam. Disposto a ultrapassar esta história, Bruno confessa tudo a Rita, mas a jovem tem a pior reacção possível. Não só termina o relacionamento como ameaça denunciá-lo à polícia.


CURTAS
- Simara descobre que Sérgio é o ladrão que todos procuram e termina o namoro com ele.
- Almerinda reconhece Nina como Kátia, pedindo-lhe um autógrafo.
Quiosque: Telenovelas

O Melhor & Pior da Semana


Pior da semana SIC


O adeus de Fátima Lopes ao seu programa prejudicou-o, e bastante. Embora os fracos resultados começassem a ser uma constante quando a apresentadora ainda dava a cara pelo Vida Nova, na actualidade os mesmos são ainda mais baixos.


José Figueiras foi de férias, durante oito dias e Raquel Strada ficou com o lugar. Com uma prestação surpreendente, a jovem apresentadora fez o que pôde e provou ser uma aposta ganha do canal. No entanto, isso não bastou para convencer os telespectadores, já que, o programa não conseguiu ficar, uma única vez no top 10 dos mais vistos da SIC.


Sinceramente, penso que foi, definitivamente, uma injustiça para Raquel. No entanto o público é soberano e em Setembro Conceição Lino chega com um novo formato. Apesar de tudo, penso que se levantou um problema. O que fazer agora com a antiga cara de SIX Teen?

O Melhor & Pior da Semana


Melhor da Semana TVI


Se o factor Verão prejudica a grande maioria dos formatos televisivos, há algo na televisão portuguesa que não se pode queixar. Com a concorrência cada vez mais longe, Morangos com Açúcar – Vive o Teu Verão é cada vez mais líder destacado.


Na semana em análise, nem tendo um jogo da Liga dos Campeões e outro da Liga Europa como concorrentes fez com que baixasse a fasquia, muito pelo contrário. A série manteve-se sempre nos 32/33% de share. Palavras para quê? Sucesso é com os “moranguitos” da TVI!

O Melhor & Pior da Semana



Bom dia! Seja bem-vindo à primeira edição de Melhor & Pior da semana!




Pior da semana RTP


Terminou há uma semana o Há Volta, que, durante vários dias, ajudou a RTP a alcançar bons resultados durante o inicio de tarde. Como seria de esperar, os resultados desta semana foram mais baixos. E para isso muito contribuiu a fraca contribuição de Verão Total (edição da tarde).


Se, de manhã o programa se consegue debater fortemente com a concorrência, à tarde, perde para As Tardes da Júlia e, muitas vezes também para o Salve-se Quem Puder. Embora não se saibam os resultados de Vida Nova, não deixa de ser um ponto fraco da RTP que, após quinze dias “alegres” perdeu telespectadores neste horário.