20 de novembro de 2010

Bruno e João Pedro nomeados!


Bruno Gomes e João Pedro foram os nomeados desta semana de Operação Triunfo! Rita foi salva pela directora da escola do talent-show da RTP por toda a evolução que tem demonstrado aos professores. Por outro lado Lia, que empatou em votos com Bruno Gomes, foi salva pelos três jurados do concurso.
Para a semana, saberemos qual dos rapazes irá permanecer em Triunfo na Operação.

Filipe continua em "Operação Triunfo"

O concorrente da Madeira foi o mais votado para continuar no talent-show da estação pública. Filipe foi eleito com a maioria dos votos. O jovem alcançou 76% dos votos, contra os 24% de Ana Luísa. A concorrente de Vila Nova de Gaia afirmou que adorou a experiência de Operação Triunfo.

Audimetria Semanal


Boa noite. Seja bem-vindo à 33ª edição da "Audimetria Semanal". Peço desculpa a todos os que lêem esta rubrica, por na semana passada não ter havido "Audimetria Semanal". Tal situação deveu-se a motivos que me foram completamente alheios.

Mó de cima



Esta semana na Mó de Cima, fugindo um pouco ao habitual, não temos um programa específico mas sim um canal que é nada mais nada menos do que o...a RTP.

A estação pública ultimamente tem estado em alta, provando a muita gente que ainda não "morreu" e que tem uma palavra a dizer no panorama televisivo português. Segundo os dados de audiências, podemos verificar que a RTP tem lutado pela liderança em quase todos os dias, sendo que em alguns deles conseguiu levar a melhor, mesmo sem futebol. A última segunda-feira foi um óptimo exemplo para esta situação, na qual a estação liderou com 27,6% de share. De referir igualmente que o canal de José Fragoso emite programas que têm conseguido excelentes audiências como o "Preço Certo", "Quem Quer Ser Milionário", "Praça da Alegria", "Portugal em Directo" e a juntar a isto, os noticiários da hora de almoço e jantar.

Veremos se estas resultados duram ou se demonstram apenas uma fase do canal. Independentemente do futuro, uma certeza há no presente: o segundo lugar este ano vai para o canal de José Fragoso.



Mina da Semana


Há já algum tempo quem penso em colocar o programa "Boa tarde" de Conceição Lino na mina da semana e, nesta edição, o talk-show não escapou.

O programa das tardes da SIC já está há 3 meses no ar e ainda não convenceu os portugueses. As audiências não são famosas, sendo que o talk-show raramente entra no top 10 dos programas mais vistos do canal de Carnaxide.

Já vi algumas vezes o programa, e parece-me que está muito virado para assuntos sérios, informativos. Nesse sentido, considero que o mesmo deveria incluir mais entretimento, como outrora o "Às Duas por Três" e o "Contacto" tinham. Afinal é isso que o público gosta de ver, e o que faz falta no programa de Conceição Lino.

Salto Alto

O programa "Portugal em Directo" da RTP tem tido audiências bastante boas, sendo nesse horário que a liderança do canal do Estado começa até, pelo menos; às 21 horas.

No Verão, o programa apresentado por Dina Aguiar sofreu uma grande queda ao nível dos resultados. Porém, agora, parece que voltou a "levantar-se" e a conquistar novamente o público. Na passada quarta feira "Portugal em Directo" conseguiu 7,1% de audiência média e 30,1% de share, liderando o horário.

Uma pergunta a...Luís Marques

Está mesmo em pensar contratar a Manuela Moura Guedes?

Porque no te callas...Pedro Rodil



Pedro Rodil (ex-protagonista dos Morangos com Açúcar) veio esta semana dizer que Vera, a concorrente do reality-show da TVI, quer destruir o seu trabalho. E ainda diz "só peço para não me estragar a paixão que tenho pela representação". Bem, Pedro Rodil está a fazer um drama só pelo facto de a jovem ter dito que já namorou com ele. Até pode ser mentira mas obviamente que não é por isso que a carreira dele ficará em risco. Porque no te callas Pedro Rodil?

Minuto mais visto da semana

O Minuto Mais Visto da semana pertenceu ao jogo "Benfica- Naval". Às 20:00 do dia 14 de Novembro, quase dois milhões de pessoas estavam com a televisão sintonizada na TVI. Já o Minuto Mais Visto da RTP e da SIC centrou-se na informação e, mais concretamente, no "Telejornal" e na rubrica "Perdidos e Achados".

Até para a semana!

Esqueceram-se de...Cristina Câmara!


Boa noite, seja bem vindo a mais um Esqueceram-se de Mim. Esta semana recordo mais uma actriz do nosso panorama audiovisual que tem andado afastada das luzes da ribalta. Cristina Câmara é a actriz de que hoje vou falar.

Mais uma vez não é abundante a informação relativa à actriz e embora seja pouca, não quer dizer que o seu talento seja pequeno, pelo contrário. Adiante, a última vez que a vimos actuar em televisão foi na novela da TVI 'Dei-te quase Tudo' onde interpretou a sedutora Xana e desde aí pouco ou nada ouvimos falar dela. Apesar disso, Cristina Câmara tem uma longa carreira em cinema e no teatro, sendo no cinema, com o seu primeiro filme, que mais se destacou e cujo papel veio a impulsionar a sua carreira. Decorria o ano de 1997 quando a sua personagem do filme de Joaquim Leitão 'Tentação' a lançou para as luzes da ribalta, tornando-a na actriz que hoje é. Apesar de tudo, esquecida pela televisão, continua no activo e as últimas coisas que sabemos dela é que anda pelo Teatro.

Esta noite...


.. mais uma edição da rubrica de audiências do Televisão-Opinião/TV Universo. Não pode perder, uma hora após o Esqueceram-se de Mim!

Episódio Seguinte


Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Episódio Seguinte!


José Carlos é substituído por Ester



Depois de Laura chegar à produtora, José Carlos continua incapaz de aceitar que a filha trabalhe no mesmo local que ele, no entanto, a rapariga não baixa os braços e defende-se, afirmando que nunca abandonará o trabalho. Assim, num dia, pai e filha discutem, até que o apresentador, irritado, abandona vira as costas a Laura e vai para o seu camarim.


Quando lá chega, abre o mini bar e prepara-se para tirar uma garrafa de àgua, quando, para sua admiração, encontra uma garrafa de uísque, que fora colocada por Tiago. Triste e solitário, José Carlos fica embriagado. Ao chegar a casa, volta a beber mais uma garrafa.

Mais tarde, Mafalda chega a casa e fica chocada ao ver o marido sentado no chão, todo desfraldado e com mau aspecto, rodeado de copos vazios. A mulher chega-se a ele e abraça-o, a chorar. Chocada com o que vê, a mãe de Guilherme pede à empregada que chame um médico com urgência.


Todavia, Francisca diz que tem uma chamada da produtora e Mafalda atende. Irritada, diz a Carmo que José Carlos não está bem e que não poderá gravar o programa nesse dia.

Perante esta notícia, a produtora executiva entra em desespero e não sabe o que fazer. Samuel diz-lhe que não se preocupe e chama Ester para apresentar, tendo como convidada Flor.


A emissão é um sucesso e, quando acaba, todos aplaudem, visivelmente contentes e satisfeitos. No entanto, a escritora diz que esteve mal e que aceitar o convite foi um erro. Só que, face ao sucesso e à excelente prestação da amiga, Carmo tenta demovê-la e diz-lhe que esteve brilhante e, quem sabe um dia, não venha a ter um programa só seu.


Diana discute com João



Embora esteja cada vez mais próxima de João, a vilã sente-se insegura na relação do namorado com Inês, considerando qualquer encontro entre os dois como uma ameaça.


Uma noite, ao sair de casa dos pais, Diana, abraçada ao amado, depara-se com a irmã, que espera por Eunice, no carro. O casal está tão próximo que a empresária finge que não o vê. Apesar de lhe custar muito, sai do carro e cumprimenta-os. Ao vê-la, o médico sorri. Calada, Diana apercebe-se dos olhares trocados e, seca, decide pôr fim à conversa, dizendo que está com pressa.


Ao despedir-se de Inês, João ainda lhe diz que foi um prazer vê-la. Já afastados, a vilã discute com o namorado e pergunta-lhe se era preciso ser tão simpático com a ex-namorada. Ele defende-se e diz que foi apenas simpático. Furiosa, Diana responde que não gostou do que viu.

Revoltada, a vilã vira-lhe as costas, embora João ainda tente desculpar-se.


CURTAS:


Em Espírito Indomável, pouco tempo depois de ter feito amor com Rafael, descobre que está grávida. Sem saber o que fazer, a rapariga procura o amado e diz-lhe o que se passa. Só que, o filho de Joaquim, pensado que o bebé é de João, rejeita-a!


Em Mar de Paixão, Gabriela continua a ameaçar Peixoto. Não cedendo à chantagem, o vilão diz-lhe que aquela foi a primeira e última vez que o enfrenta. Irritada, a rapariga diz-lhe que nem sabe com quem se está a meter.


Em Lua Vermelha, Victor dá falsas esperanças a Isabel, afirmando que Jaguar ainda está vivo.


Em Passione, Fred mata Myrna, por esta saber que ele desviou dinheiro da conta de Saulo.


Quiosque: Mariana, Telenovelas

“Laços de Sangue” ganha mais episódios!

Laos_de_sangue_oficial

À semelhança do que tem acontecido com várias produções de Queluz de Baixo, também a nova trama de Carnaxide sofrerá um aumento do número de capítulos.


A notícia é avançada pelo Diário de Notícias, que falou com o supervisor de Laços de Sangue, que revelou: "Era para ter 180 capítulos, mas terá 220."


Esta estratégia vem confirmar o enorme sucesso que a história tem feito junto das classes sociais mais elevadas, algo que acaba por deixar a SIC numa situação confortável. Afinal de contas, nem a TVI se pode orgulhar de ter a telenovela que mais sucesso faz junto das classes que maior interesse têm para os publicitários. Na semana passada, por exemplo, Laços de Sangue foi o programa mais visto pelas classes A e B.


Resta esperar para ver como se desenvolverá a trama que, recorde-se, já venceu Sedução, na TVI.


Quiosque: Diário de Notícias

Novo “Ídolo” de Portugal eleito em Albufeira!

idolosfinalistas

Se a TVI já reservou o Campo Pequeno para a grande final de Secret Story, a SIC também não se ficou atrás e já encontrou o local onde fará a sua emissão especial de reveillon.


Assim, e tal como revela o Diário de Notícias, a final de Ídolos decorrerá na Praia dos Pescadores, em Albufeira, em plena noite de dia 31 de Dezembro. Este acontecimento estará inserido no programa de fim de ano da câmara municipal, que fará um investimento de cerca de 250 000 euros.


Ao todo, a estação de Carnaxide enviará cerca de 300 técnicos para uma melhor qualidade do espectáculo televisivo. Na conferência de imprensa que serviu de apresentação a esta parceria, Nuno Santos justificou esta opção como uma necessidade "de a televisão ir ao encontro das pessoas", acrescentando em seguida: "Este tipo de operações é sempre um grande desafio para quem as faz. Não é fácil pegar num programa com o impacto e a importância do Ídolos e colocá-lo ao ar livre a 300 quilómetros de distância do local onde normalmente se realiza."


Já o director-geral da Fremantle, produtora do formato, realçou a emoção sentida com a realização do programa. "É uma alegria no trabalho e divertimo-nos todos. Trata-se de um momento único que os miúdos [concorrentes] nunca irão esquecer", referiu, citado pelo Diário de Notícias.


Resta aguardar pela última noite do ano para saber quem vencerá o programa e como decorrerá o evento, até porque será um espectáculo nunca antes visto em televisão!


Quiosque: Diário de Notícias

Jogos da Taça de Portugal só na Sport TV

taa_de_portugal_milenium

Ao contrário do ano passado, em que a TVI garantiu a transmissão, em sinal aberto, dos jogos da competição organizada pela Federação Portuguesa de Futebol, este ano, nenhum dos canais generalistas conseguiu adquirir o mesmo pacote.


Assim, é a SporTV quem detém os direitos de transmissão dos jogos da competição, tal como revela a edição de hoje do Correio da Manhã. Ao que parece, os valores apresentados pela TVI, RTP e SIC para adquirir um pacote com vários jogos da Taça de Portugal não foram suficientes para a Olivedesportos, empresa responsável pela negociação.


Ainda assim, é garantido que a grande final será emitida por um dos canais generalistas, até porque é uma partida considerada pela lei como um acontecimento de “interesse generalizado do público”, sendo ainda possível que alguma das estações adquira a transmissão de algum dos jogos, mediante o seu interesse comercial e negociação com a empresa de Joaquim Oliveira.


Recorde-se que a estação pública tem a exclusividade de transmissão dos jogos da selecção nacional e Liga dos Campeões, a SIC da Liga Europa e da Taça da Liga e a TVI da Liga ZON Sagres.


Quiosque: Correio da Manhã

Momentos


Bom dia! O Momento de hoje é sagrado! Porquê? Numa das emissões de Você na TV!, Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha receberam o Padre Borga. No entanto, durante a sua actuação, aconteceu um pequeno problema. Como se pode comprovar, o playback nem sempre dá bom resultado. Ora veja...


Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Um confuso jogo de xadrez

A saída de André Cerqueira da Direcção de Programas da TVI, a confirmar-se, pode significar mais do que uma simples dança de cadeiras.

Em Abril deste ano, aquando da nomeação do director-geral da Plural, escrevi, nas páginas do 24horas, um artigo de opinião intitulado "Rei ou torre na TVI?". Nele enunciava duas teorias, partindo de uma pergunta: será André Cerqueira rei ou torre deste xadrez? Trocado por miúdos, seria o novo responsável director para fazer o seu caminho, definir grelhas, pensar na estação a longo prazo, ou, pelo contrário, um profissional chamado a uma missão de serviço, preparando a transição para a, já na altura, quase certa entrada, directa ou indirecta, de Miguel Paes do Amaral na estrutura accionista da TVI.

Sete meses depois, ainda é cedo para perceber a resposta a essa pergunta. Mas que André Cerqueira estava cansado do trabalho de gabinete e revelava pouca paciência para as minudências da função, isso, muita gente o diz na TVI, é verdade.

A saída de Cerqueira, que até à hora que escrevo estas linhas ainda não foi confirmada oficialmente pela Media Capital, acontece numa altura em que a estação revela debilidades pouco habituais na última década. Num momento em que a crise bate à porta de todos, e em que a TVI, naturalmente, terá também de pensar muito bem nos investimentos que tem de fazer, a administração terá resolvido libertar o director de Programas do colete de forças em que estava metido, aproveitando um momento pessoal particularmente delicado de Cerqueira.

Com o director de Programas no Brasil, por tempo indeterminado (ao lado do pai, que acabou de sofrer um enfarte), a TVI aproveitou para mostrar que quer mexer e que não quer deixar de ser líder e rentável.