31 de outubro de 2009

Fecho



Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Fique também a saber que amanhã, no Televisão-Opinião, poderá contar com o Melhor&Pior da Semana relativo aos 3 canais. A partir deste domingo esta rubrica passará a estar sempre presente semanalmente no blog.


Vida de Pobre

É sempre assim: instala-se a recessão económica e as pessoas passam de imediato a ver mais televisão, um entretenimento barato e exercido no conforto do lar, essa fortaleza a que nunca falta pelo menos alguma capacidade para blindar-nos do inimigo lá fora. Ainda esta semana Roma Khanna, presidente da Universal Networks International, uma das referências mundiais no mercado da TV por subscrição, o dizia, regozijando-se com a subida do número de clientes: "Perante o aumento do custo de vida, a opção pelo entretenimento em casa, com a família e os amigos, tornou-se mais atraente."




Daí que não seja fácil entender a entrevistada dada aqui há uns dias, ao Correio da Manhã, por Manoel Carlos, autor da telenovela da SIC Viver a Vida. Dizia ele, em tom pesaroso: "Hoje, com a Internet, já ninguém sai de casa." Ora, eu pergunto-me se, aos 76 anos, e depois de mais de 30 a escrever telenovelas, Manoel Carlos ainda não percebeu o segredo do sucesso do seu negócio. Quanto mais gente pobre (ou com medo da pobreza) existir, mais gente estará a ver televisão - e, quanto mais gente pobre estiver a ver televisão, mais gente haverá para prender durante horas ao ecrã, ao longo das intermináveis maratonas de telenovelas em que as estações comerciais portuguesas e brasileiras baseiam o seu prime time.
Felizmente, o futuro não passa por aqui. Mas, enquanto durar o presente, talvez não ficasse mal pelo menos algum decoro.

Obrigado


O Televisão-Opinião atingiu hoje as 15000 visitas! Obrigado pela preferência.

Audimetria - 30/10/2009


O dia de ontem foi ganho pela TVI com 29,8% de share. Com futebol, a estação pública distanciou-se ainda mais da SIC.
O programa mais visto foi a novela Deixa que te Leve com 15,3% de audiência média. Seguiu-se o jogo de futebol entre o Futebol Clube do Porto e o Belenenses com 12,9% de rating.
Com a concorrência mais forte, Meu Amor desceu. A novela da TVI ficou-se pelos 12,6% de audiência média e 32,7% de share. Sentimentos bateu os 42 pontos.
O Jornal da Noite foi o noticiário mais visto do dia, e o programa mais visto da SIC com 11% de rating.

Olhemos agora mais pormonorizadamente para as restantes audiências:

O horário das 19:00 foi ganho pela RTP1. O Telejornal obteve 9,9% de rating, contra os 9% de Morangos com Açúcar e os 6,4% de Nós por Cá. Atenção ao espaço informativo da SIC. Tal como já referi na Audimetria, tem vindo a ganhar mais público.
O Jornal Nacional ficou-se pelos 10,8% de audiência média e 29,5% de share.
No que toca ao entretenimento, Pai à Força conseguiu 6,2% de rating e 18,7% de share. A série da RTP1 já fez muito melhor durante a primeira temporada.
Na SIC, M/F conseguiu subir aos 14% de share, e Ídolos passou a fasquia dos 20 pontos, assim como Viver a Vida.
Flor do Mar agarrou cerca de novecentos mil espectadores ao ecrã, tendo por isso obtido 9% de rating e 42,6% de share.

Fonte do quadro: Mediamonitor

Eis a capa do 24 Horas de hoje..


Clique na imagem para aumentar.

Hoje às 21:12..

"Ele é Ela", na TVI!