10 de setembro de 2009

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma rubrica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias:

Vida Nova ou nova vida?

Deixem-me lá ensaiar. "Boa tarde, bem-vindos ao Vida Nova." Não, soa-me a programa da TV Record. Nova tentativa. "Boa tarde, começa aqui uma Vida Nova." Humm, estou mesmo a ver a Fátima Lopes a dizer isto e a abrir a porta a um pastor da Maná, que entra pelo estúdio adentro. Última tentativa: "Boa tarde. Está farta da sua vida? Ainda bem, chegou à Vida Nova." Medo!

Não, definitivamente não. Não sei de quem foi a ideia: se de Nuno Santos, de quem sou amigo, se de Luís Marques, que respeito e considero, se do próprio Francisco Balsemão, que estimo muito. Mas, desculpem, era difícil escolher pior nome para o novo programa de Fátima Lopes, com que a SIC quer atacar a liderança nas suas tardes.

Sim, eu sei que um título é pouco importante e que o que interessa mesmo são os conteúdos, mas, caramba, escusavam de abusar. Vida Nova, além de não ser facilmente comunicável, é pretensioso, bacoco e um enorme risco. E se o programa não resulta? E se a SIC continua a não marcar pontos à tarde? Como justificar o falhanço da "vida nova" da SIC?

Já agora, e para dar uma mãozinha a quem manda em Carnaxide, deixo aqui, de graça, uma lista de propostas para baptizar um eventual novo programa de Merche Romero (independentemente da hora e do dia da semana): Nova Merche; Debaixo do sombrero com Romero ou, ainda, E Merche, Remerche. Sou pela última. Pediam ao Marco Paulo ajuda e já tinham banda sonora...

Revista de Imprensa


Bem-vindos à revista de imprensa desta quinta-feira.

“Gostar e Cuidar” estreia hoje na SIC Mulher


Produzido pelas Produções Fictícias, o programa que dará dicas aos telespectadores sobre como cuidar dos animais de estimação é apresentado pelos mais que famosos “Manos Guedes”.
"Gostar e Cuidar" contará com a presença de especialistas, e em apenas 5 minutos, serão retratadas inúmeras áreas, tais como mimos, nutrição, saúde ou higiene, entre outras.
Os modelos prometem muito humor, num programa que promete ser um sucesso. Em declarações à revista TV Mais Pedro Guedes “brincou” um pouco.”Não tenho animais de estimação, a não ser o meu irmão”. Palavras para quê? Espreite hoje às 20 horas na SIC Mulher.

Ultimo casting de Ídolos hoje em Lisboa


A grande aposta da SIC para a reentré volta hoje à capital para dar uma última oportunidade a quem não conseguiu submeter-se ao mais que temido grupo de jurados. A partir das 11 horas, no centro de Congressos do Estoril inicia-se a derradeira oportunidade para encontrar o próximo ídolo de Portugal.


Caras da televisão unem forças numa campanha solidária



Sandra Barata Bello, Joana Seixas, Ana Rita Clara, São José Correia, Joana Cruz e Mafalda Pinto são as embaixadoras deste ano da campanha da Laço, que pretende consciencializar as mulheres portuguesas para o crescente problema que é o cancro da mama. As conhecidas actrizes e apresentadoras uniram esforços para ajudar a Laço nesta campanha anual.

“Companhia das Manhãs” estreia segunda na SIC


É uma notícia de última hora, que está a passar nos rodapés da SIC. Já é conhecido o nome do novo programa das manhas de Carnaxide.
“Companhia das Manhãs” fará parte da grelha da estação, e ao que tudo indica será apresentado por Merche Romero.
Ainda está por confirmar se existirá companhia masculina e quem será. Especula-se que será Nuno Graciano, no entanto não existem ainda confirmações oficiais.


Nota: Termina hoje este especial de Revista Imprensa. Durante 6 dias contámos com as novidades da Imprensa no Televisão-Opinião. Sábado tudo volta ao normal, com a Revista de Imprensa a sair de manhã.

Fontes: 24 Horas, ANA, TV Mais

Momentos


José Figueiras era o anfitrião deste programa. No entanto, nele todos brilhavam! Dê uma vista a uma promoção de "Ai os Homens!":


Outras audiências

19:00 - 20:00

O Preço Certo - 6,8% de rat e 29,1% de share
Jornal Nacional - 6,2% de rat e 31,4% de share
Como nunca os Viu - 3,5% de rat e 14,6% de share

20:00 - 21:00

Telejornal - 6,7% de rat e 18,3% de share
Jornal da Noite - 6,5% de rat e 17,2% de share

21:00 - 01:00

Flor do Mar - 8,6% de rat e 40,4% de share
Jogo Duplo - 7,2% de rat e 17,6% de share
Telerural (episódio das 22:00) - 6,3% de rat e 16,2% de share
Caminho das Índias - 6,2% de rat e 25,4% de share
Investigação Criminal - 3,1% de rat e 28,4% de share
5 para a Meia-Noite - 1,5% de rat e 13,3% de share

Fonte dos dados: A Minha TV

Audimetria - 09/09/2009


A TVI continuou ontem na liderança, com 33.2% de share, seguida pela SIC que subiu ao 2º lugar do pódio, com 20.6%. A televisão pública desceu à 3ª posição, obtendo 20.2% de share. O segundo canal do estado ficou-se pelos 7.7% de share.

Os três programas mais vistos do dia pertencem ao canal de Queluz de Baixo. Em primeiro lugar o jogo de qualificação para o Mundial 2010, com 21.4% de rating e 58.9% de share. Segue-se a telenovela Sentimentos, que obteve a segunda posição, com 12.8% de rating e 44% de share. A terceira posição coube ao frente-a-frente Jerónimo de Sousa/Manuela Ferreira Leite, que alcançou 12.5% de rating e 32.6% de share.

O quarto e quinto lugares do top 5 de ontem pertencem a programas da SIC. Salve-se Quem Puder, com 9.8% de rating e 24.3% de share, e Cenas do Casamento, que alcançou 9.1% de rating e 26.7% de share, respectivamente.

O programa mais visto da RTP foi o Telerural, que surge na 7ª posição, com 7.8% de rating e 21.6% de share.

Na RTP2, o programa mais visto foi o Jornal 2, com 2.7% de rating e 7.1% de share.
Fonte: Mediamonitor
Mais informações mais logo

Notícias - “Os Incríveis”: o mais premiado de sempre



Após ter alcançado a vitória no Festival Mundial FICTS, em Milão, e de ter sido eleito o melhor documentário no 4.º Festival Internacional de Desporto Televisão e Cinema da zona asiática, o programa da SIC é agora distinguido com o primeiro lugar no 12.º Festival Internacional de Liberec, na República Checa, numa cerimónia a ter lugar no próximo dia 1 de Outubro.
O formato “Os Incríveis”, protagonizado por Cristiano Ronaldo, tornou-se no programa de entretenimento mais premiado internacionalmente da História da Televisão Portuguesa. Este trabalho, da autoria de Daniel Oliveira, conta com edição de Jorge Leitão e imagem de Bruno Sousa.

Fonte: Diário de Notícias

Para lá das 24


Ainda não percebi qual é a estratégia que a SIC tem para colocar mais uma vez uma novela brasileira às 18 horas e o "Nós por Cá". Já se sabe que "Paraíso" no primeiro episódio irá ganhar à concorrência. O mesmo aconteceu com "Beleza Pura" e "Três Irmãs". Tudo o que é estreia ou final, o público não perde. O problema é manter a audiência.
E quanto a "Nós por Cá", duvido muito, mas mesmo muito, que consiga mais que 20% de share. Não percebo sinceramente o porquê de uma segunda temporada deste espaço noticioso, que no meu ver, ficaria muito melhor enquadrado enquanto rubrica do "Jornal da Noite".
Mas é assim que a SIC quer, e é assim que a SIC vai ver os frutos desta aposta, igual a tantas outras. Por outras palavras, um acesso ao "Jornal da Noite" e por sua vez ao horário nobre muito fraco.
Uma coisa é certa, a mim não me apanham a ver o "Nós por Cá". Sou sincero, não aprecio o formato enquanto programa. Se vou espreitar? Talvez, mas entre ele e a concorrência, venha a concorrência.