10 de setembro de 2009

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma rubrica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias:

Vida Nova ou nova vida?

Deixem-me lá ensaiar. "Boa tarde, bem-vindos ao Vida Nova." Não, soa-me a programa da TV Record. Nova tentativa. "Boa tarde, começa aqui uma Vida Nova." Humm, estou mesmo a ver a Fátima Lopes a dizer isto e a abrir a porta a um pastor da Maná, que entra pelo estúdio adentro. Última tentativa: "Boa tarde. Está farta da sua vida? Ainda bem, chegou à Vida Nova." Medo!

Não, definitivamente não. Não sei de quem foi a ideia: se de Nuno Santos, de quem sou amigo, se de Luís Marques, que respeito e considero, se do próprio Francisco Balsemão, que estimo muito. Mas, desculpem, era difícil escolher pior nome para o novo programa de Fátima Lopes, com que a SIC quer atacar a liderança nas suas tardes.

Sim, eu sei que um título é pouco importante e que o que interessa mesmo são os conteúdos, mas, caramba, escusavam de abusar. Vida Nova, além de não ser facilmente comunicável, é pretensioso, bacoco e um enorme risco. E se o programa não resulta? E se a SIC continua a não marcar pontos à tarde? Como justificar o falhanço da "vida nova" da SIC?

Já agora, e para dar uma mãozinha a quem manda em Carnaxide, deixo aqui, de graça, uma lista de propostas para baptizar um eventual novo programa de Merche Romero (independentemente da hora e do dia da semana): Nova Merche; Debaixo do sombrero com Romero ou, ainda, E Merche, Remerche. Sou pela última. Pediam ao Marco Paulo ajuda e já tinham banda sonora...

4 comentários:

TVI Blog disse...

Não Podia estar mais de acordo com este comentário, o nome do novo programa da Fátima é horrivel, e nos primeiros dias vai ser uma risota total, ouvir " Boa Tarde, seja bem vindo à Vida Nova", eu vou-me rir à brava.
Secalhar o sr. nuno ainda não sabe da "Companhia das Manhãs", LOOOL, isto vesse mesmo que foi tudo combinado à pressa. E a pressa é inimiga da perfeição, e este ditado encaixa que nem uma Luva neste caso da SIC.

Bem mas como não pretendo acompanhar, nem a companhia, nem a vida nova, a mim não me afecta.
Se os "fas doentes" pela SIC gostam, então eles que disfrutem dos novos programas.

Tiago Henriques disse...

o nome realmente pode nao ter sido a melhor escolha, aparentemente. mas nao te esqueças que "As Tardes da Júlia" não é la muito original. "Você na TV" ao inicio também nao soava mto bem, e agora ve-se o sucesso que tem. penso que o nome conta, mas o que realmente importa sao os profissionais que fazem os programas e a forma como o fazem.

DS disse...

Concordo com o Tiago. A mim, é raro o nome do programa/novela que me soe bem. Por exemplo a novela Podia Acabar o Mundo. No início custou a ouvir, mas depois habituei-me e até não foi um nome tão mal escolhido.

Também concordo com o Rodolfo. Os nomes não são os melhores. Mas com o tempo uma pessoa habitua-se.

Paulo Rodrigues disse...

Não sou defensor acérrimo da SIC, nem de nenhum canal em particular mas gostei de ler o comentário: "Se os "fãs doentes" pela SIC gostam..." de alguém que até tem um blog que defende com unhas e dentes o canal concorrente... Quem é mais fã doente?? E sim fã leva til. ;)

Quanto aos nomes dos programas não são os mais felizes, é certo, mas pelo menos abandonam o egocentrismo do Fátima (lol). Já se assistiu a outros baptismos mais tristes, mas que se revelaram grandes sucessos. Tempo ao tempo.