20 de setembro de 2010

Frente a Frente

Boa noite. O Frente a Frente desta semana coloca em duelo dois grandes actores portugueses. Depois dos dois finalistas de Projecto Moda, João Perry e Sinde Filipe são os destacados desta semana!



Numa altura em que há cada vez mais jovens actores a invadirem a nossa televisão, teatro e cinema, não deixa de ser interessante falarmos sobre aqueles que são normalmente aclamados de “veteranos”. Hoje, cabe-me a mim a honra de dar a minha opinião sobre o “grande” João Perry!


Desde sempre que gostei do seu trabalho, embora só mais recentemente tenha começado a aparecer com maior frequência nos ecrãs. Ainda assim, parece que só desde que deu vida a Óscar Ventura em Fascínios as televisões o conheceram. Todavia, não é essa a verdade. João Perry tem já um grande curriculum que não pode, nem deve ser esquecido. Este é um grande exemplo de, como se diz na gíria, “mais vale tarde do que nunca”.


E, depois de ter feito um grande papel, ainda que curto, na trama de António Barreira, pode dizer-se que o experiente actor começou a ser cada vez mais “desejado” por outros argumentistas. Seguiu-se Sentimentos e, dentro em breve, poderemos vê-lo num grande papel em Sedução.


Não tenho dúvidas de que João Perry é um dos melhores da sua geração. Tem uma presença fantástica, muito carisma e, acima de tudo, é humilde. Respeita os seus colegas e, em todos os papéis, percebemos que se não fosse ele a interpretá-los, não teriam o sucesso que têm.


Para além de tudo isto, o actor tem uma capacidade de tocar bem fundo no coração dos telespectadores (é claro que a intensidade dos seus papéis também ajuda a este facto). E há ainda que ter em mente que um percurso invejável como o seu não é qualquer um que tem. Poucas ou nenhumas dúvidas tenho de que João Perry é um exemplo para muitos jovens actores, até porque todos os trabalhos que tem feito são provas de que é um grande, grande actor.

Tudo aquilo que penso sobre o Óscar de Fascínios jamais poderá ser resumido em poucas linhas, uma vez que será sempre pouco. Resta então dizer que, para mim, João Perry já conquistou um lugar no coração de muitos portugueses e isso, ninguém lhe tira.

Palavras para quê? Eu voto João Perry, claro está!



Um actor é, normalmente, detentor de uma característica que o distingue de todos os restantes profissionais da sua área.
A sua forma de expressar as palavras, o modo de se relacionar com os outros, ou mesmo a atitude que adopta numa determinada novela.
Recorrendo a exemplos mais específicos, foram notáveis as diferenças de Alexandra Lencastre entre Luíza Albuquerque de “Ninguém Como Tu”, e de Fátima Almeida de “Tempo de Viver”. Obviamente que os dois papéis eram totalmente opostos. Todavia, a estrela da TVI deu um toque pessoal a cada uma das duas personagens.

O modo que cada actor utiliza para as construir deve ser único. E é precisamente essa unicidade que fazem de um representante, um óptimo profissional.
No caso de Sinde Filipe, considero o seu olhar a sua melhor arma. Através dele, consegue transmitir tudo. Tristeza, amor, raiva, solidão, vingança, nada escapa.
Na nova novela da estação de Carnaxide, “Laços de Sangue”, o actor interpreta Frederico, um empresário de sucesso que deu vida a uma empresa de brinquedos, a Iô-Iô. Projectando o seu neto num eventual sucessor de todo o seu trabalho, o sabor da traição foi evidente quando ele, Ricardo, nas suas costas transferiu 500 mil euros para a sua conta. Atacado por um AVC, em “Laços de Sangue”, Sinde Filipe vê-se agora arrasado por não conseguir denunciar o verdadeiro culpado do seu estado.

Também neste caso, o seu olhar muito demonstrou: a impotência, por não conseguir proferir nem uma palavra, e o sentimento de se sentir usado, pelo facto de o seu neto o ter traído.

A nova novela de Carnaxide é apenas um dos seus muitos trabalhos que realça esta característica. Ao longo da sua carreira, Sinde Filipe já participou em várias peças de teatro, alguns filmes, e muitas novelas. Destaque para Os Lobos, Ajuste de Contas, Olhos de Água, Queridas Feras, Fala-me de Amor, Sete Balas Para Selma, Sob Vigilância.

Em jeito de conclusão, e tal como comecei o Frente a Frente desta semana, o pai de Laurent Filipe é especial. Quando decidi defendê-lo nesta edição, pensei para mim que o principal aspecto que me iria centrar estaria relacionado com o seu olhar. Se não fosse pesquisar ao wikipédia, provavelmente não saberia as produções nas quais tinha participado. No entanto, recordo-me perfeitamente de o ver representar em diferentes produções, e de o seu olhar se modificar nas várias personagens que deu vida. E é por isso que Sinde Filipe é dos melhores. Portugal de certo que tem orgulho em vê-lo nos ecrãs nacionais.
Um bem-haja para este actor!


Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões entre Carina Duarte/Pedro Reis:

Pedro Reis - 65%
Carina Duarte - 35%

Falar Televisão


Mais um galã?

A TVI apresentou na última quarta-feira o seu último reforço televisivo: David Carreira.
"Filho de peixe sabe nadar", foi o adágio popular que a estação de Queluz de Baixo procurou colocar em prática com o filho de Tony Carreira.



Desconhecendo as suas capacidades vocais (o medley de "Morangos com Açúcar" em "Somos Portugal" foi em playback) e a sua técnica na representação, penso que o "craque da bola" poderá tornar-se no sucessor de Lourenço Ortigão. "Porquê?", pergunta o leitor?
Sejamos sinceros: o namorado de Sara Matos não é nem cantor, nem actor. O seu físico e as semelhanças com Zac Efron, deram-lhe o passaporte para a sétima temporada de "Morangos com Açúcar". Lourenço Oritgão aproveitou e fez o melhor que conseguiu. Por outras, desenrascou-se! No entanto, este grande esforço já lhe rendeu um contrato de exclusividade com a TVI.
Segundo a TV Guia desta semana, o Rui da série da TVI irá auferir durante os próximos três anos, dois mil euros por mês. Provavelmente, e tendo por base os próximos papéis que lhe forem entregues, Lourenço Ortigão poderá aproximar-se da profissão de actor.

O mesmo se poderá passar com o filho de António Antunes (Tony Carreira).
Repito, desconhecendo as suas qualidades para cantar e representar, consigo prever nele um autêntico galã de Queluz de Baixo, dentro de pouco tempo.
Afinal, basta David Carreira se desenrascar, certo?

Obviamente que esta imagem que nos é dada é, de facto, triste. Cada vez menos o talento de um actor importa. E David Carreira é um exemplo disso mesmo. É verdade que o modelo poderá ter feito um curso de três meses na Plural. Mas o que significa esse mesmo curso?
A veia de actor não deverá nascer com o ser humano? Sabendo que David Carreira já tem dezoito anos, custa-me a querer que representar fosse, de facto, um dos seus planos futuros. Nota-se na sua postura.
Portanto, não me admiro que quando um actor prestigiado refira que a ficção nacional actualmente sobrevive de jovens. Já não importa o talento, o amor à profissão. Basta sim um corpinho bonito, e o tal "desenrascanso". Enfim...

Pepê Rapazote: "Não sou grande visionador de novelas"


O actor que interpreta Luís Barros em Laços de Sangue, deu uma entrevista ao Jornal de Notícias.
Nela confessou que a diferença entre as produções portuguesas e brasileiras se baseia acima de tudo na diferença de orçamentos. "Há orçamentos e orçamentos. Somos muito pequeninos nesse aspecto. Em Portugal, já temos muita técnica e guionistas muito bons. Mas se calhar, no Brasil, para o mesmo número de personagens estão quatro vezes mais guionistas a escrever. Há tempo para tudo, começa-se a preparar uma novela meses e meses antes, mesmo a nível de actores. É meramente uma questão de dinheiro. Não é que não saibamos fazer", afirmou à referida publicação.

Pepê Rapazote referiu ainda que não se identifica com a sua personagem na nova novela de Carnaxide. "Pouco. Ele é bem casado com uma super dona de casa e super mulher. Não faz nada em casa e é isso que vai gerar alguns conflitos com a amante. É francamente imaturo porque não sabe bem o que quer", explicou.

Por fim, o marido de Mafalda Vilhena confessou ao Jornal de Notícias que, apesar de integrar o elenco de várias novelas, não tem por hábito acompanha-las: "Não sou grande visionador de novelas. De resto, vejo muita informação e séries. Com os canais de notícias que temos, posso ficar a fazer zapping. Mas há coisas soberbas na televisão portuguesa. E temos séries muito boas.".

Esta noite..


..mais um duelo no Frente a Frente. Todas as segunda-feiras ele está presente no Televisão-Opinião. Vai querer ficar de fora?

Fala-se 20/09/2010

Boa tarde e bem-vindo ao primeiro Fala-se desta semana!


Martinho Silva



O actor está prestes a ser pai. Já com uma gravidez de cinco meses, foi finalmente possível ficar-se a saber qual o sexo da criança.
E ao que parece, Martinho Silva e Andreia Pardal vão ser pais de uma menina. Enquanto decidem qual o nome da filha, ambos estão radiantes e expectantes com esta chegada do novo rebento: “É muita felicidade e também tranquilidade”
Marta Fernandes



Marta Fernandes também é destaque esta tarde. A actriz e o namorado, Yanni Costa, estão ansiosos por ouvir a pequena Maria, de quatro meses, dizer as primeiras palavras. De tal forma que o casal apostou 80 euros em qual a primeira palavra da filha. Marta torce pela palavra mãe e Yanni pelo papá, obviamente. O dinheiro, essa, será totalmente apontado para um jantar a três e também para uma prenda à pequena Maria.

Quiosque: Vidas, Notícias TV

"5 Para a Meia-Noite" em directo do Porto, esta semana!


Ao longo desta semana os dois principais programas da RTP2 irão emitir integralmente a partir da cidade Invicta. 5 Para a Meia-Noite e Sociedade Civil vão montar os seus cenários na Casa da Música, no Porto, para as emissões dos próximos cinco dias.

Esta semana especial coincide com a derradeira semana da terceira temporada do late-night do canal 2. O 5 Para a Meia-Noite termina esta mesma temporada em grande a partir da cidade Invicta e os seus cinco anfitriões prometem, ao longo da semana, convidados inteiramente relacionados com o Norte do país e subordinados ao verbo tripar.

Uma iniciativa da RTP2 a não perder, ao longo desta semana, às 14:00 e às 00:30!

Pedro Boucherie Mendes pronuncia-se sobre as drogas de Valsassina


O director da SIC Radical comentou esta semana à TV Guia o facto de um dos apresentadores do seu canal ter sido apanhado a queimar uma pedra de haxixe. Diogo Valsassina, acompanhado por João Manzarra, foi fotografado numa festival de música prestes a fumar esta droga "leve".

"Condeno o uso das drogas leves, médias ou duras, mas não tenho nada a ver com o que as pessoas fazem nas suas vidas. Em relação à questão do Diogo, não tenho nada a ver com a vida dele. Não sou fundamentalista em nada. É muito importante sabermos respeitar a liberdade dos outros, mesmo quando fazem coisas que não nos agradam", confessou Pedro Boucherie Mendes à referida publicação.

O jurado de Ídolos acrescentou ainda que não tem nada a apontar sobre o profissionalismo de Valsassina ao canal Radical da SIC. No entanto, deixa um aviso: "quem anda à chuva molha-se".


Quiosque: TV Guia

Revista de Imprensa 20/09/2010


Segunda-feira, dia 20. Bem-vindo à Revista de Imprensa de hoje!


Rui Vilhena cobiçado pela Globo


A poucas semanas da estreia da sua nova novela, Sedução, a revista Notícias TV desta semana noticia em exclusivo que o guionista Rui Vilhena está a ser assediado pela TV Globo. Fonte da produtora da nova novela adiantou essa informação: “Há gente interessada no Rui, no Brasil, e acho que isso vai ficar a saber-se muito depressa”

Confrontado com a notícia, Rui Vilhena não teceu grandes comentários, adiantando apenas que tudo isto o “apanhou de surpresa” e que muito do que está em jogo é fruto do “trabalho que temos vindo a fazer com eles [no Brasil]”. Apesar de não adiantar grandes pormenores acerca deste ‘assedio’ por parte da Globo, o argumentista esclareceu acerca da globalização imanente na sua profissão: “Hoje em dia, os artistas não podem estar ligados a um único mercado, a globalização também é das pessoas, faz todo o sentido haver essas trocas”


Ana Bola não faz mais propostas para televisões

Afastada dos ecrãs desde que findou o seu contracto com a SIC, em Julho deste ano, Ana Bola não tenciona fazer mais propostas de novos programas as estações de televisão.

Totalmente dedicada aos espectáculos ao vivo juntamente com Maria Rueff, a autora de VIP Manicure não está disposta a fazer propostas mas, no entanto, continua receptiva a possíveis novos desafios que lhe sejam propostos para o pequeno ecrã: “Não pretendo fazer propostas a nenhuma televisão, mas estou aberta a convites para qualquer coisa na televisão desde que seja muito interessante. Não quero é andar a ter reuniões e fazer propostas para depois raramente se concretizarem. É muito pesado e não quero mais fazer isso. Gosto da ideia de estar solta”, justifica a actriz, adiantando que também não se importava de mudar um pouco o seu habitual registo, o humor: “Não tem de ser necessariamente humor”

.
.
CITAÇÃO DO DIA
"Já todos sabem o que esperar de um reality-show. Acaba por ser mais um programa de entertenimento"
Piet-Hein Bakker

DESTAQUE DO DIA
Estreia hoje a oitava temporada da série Morangos Com Açúcar. Com David Carreira como protagonista, esta estreia vai ser um pouco mais cedo do que o habitual, às 18:00. Tudo devido à transmissão do jogo Nacional vs FC Porto às 20:00, na TVI!


Quiosque: Notícias TV, Correio TV

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Demagogias a rodos

1. É curioso que Arons de Carvalho considere haver "alguma demagogia" na defesa que o actual PSD faz da privatização da RTP. Já aqui o disse: sou a favor da privatização do canal 1 e da redução do universo da televisão pública a RTP 2, RTP N, RTP Internacional, RTP Açores e RTP Madeira (o que, aliás, já representa um espectro enorme). Nunca me ocorreu, porém, a utilização da palavra "demagogia" ao longo deste debate. Estará Arons a sugerir que a RTP continua a ser sobretudo uma arma de arremesso político, com a qual a oposição (qualquer que ela seja) agride o Governo e cuja privatização o Governo (qualquer que ele seja) jamais aceitará? Estará o ex-secretário de Estado da tutela a insinuar que a RTP sempre foi um problema eleitoral?

2. Mais tarde ou mais cedo, estalaria o verniz em torno das campanhas publicitárias do Meo. Os Gato Fedorento foram uma aposta boa de mais - e era seguro que, com ou sem razão, a concorrência aproveitaria a primeira oportunidade para desmontá-la. O problema, para esta, é que o efeito está a ser o contrário. Quanto mais se fala do Meo e da sua campanha "irregular" com os Gato , mais atenções se chama sobre ela e sobre a ligação entre o operador e o grupo de criativos, cujo alcance no coração do telespectador apenas será suplantado (quando muito) pelo de José Mourinho.


3. Dizia esta semana Piet-Hein Bakker, no Correio da Manhã, que a TV generalista "está a sofrer uma crise criativa". Não é verdade que se trate de um problema de criatividade: foi o mundo que mudou. E também não é verdade que se trate de uma crise: é uma recessão mesmo. A TV generalista está no seu estertor de morte.