8 de agosto de 2010

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana RTP1
José Fragoso enquanto director de programas da RTP1, decidiu apostar numa segunda série do programa apresentado por Catarina Furtado. E se na primeira série, os valores não foram bons, não se pode dizer que tenham sido maus, com uma média de share acima dos 20% e conquistando cerca de 630 mil espectadores. Mas na estreia da segunda série, "Dá-me Música" fixou abaixo destes valores e da concorrência. Ficou-se pelos 16% de share e cerca de 500 mil espectadores.

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana SIC
Não querendo entrar em polémicas, para mim, "Lua Vermelha" é um produto bastante pobre a nível de argumento e de interpretação de alguns jovens aspirantes a actores. Mas está aqui, do lado negativo da SIC, não por causa disso, mas pelo facto que desde que passou a diária, a novela de vampiros não fazer frente à concorrência. E esta semana, isso foi claramente evidente, perdendo todos os dias para a concorrência e tendo uma média de share inferior aos 25%, enquanto a RTP1 está bem acima dos 25% e a TVI acima dos 30%.

O Melhor & Pior da Semana

Boa Noite! Entre as 22h e as 24h, fique a conhecer as últimas escolhas do "Melhor & Pior da Semana", aqui no Televisão-Opinião.

Melhor da Semana TVI

Com um elenco bastante jovem e também com caras com créditos firmados na ficção nacional, a novela "Mar de Paixão" é actualmente a novela favorita dos portugueses, batendo até, a sua mais recente "irmã" "Espiríto Indomável". A verdade é que em tempos de calor, a novela que tem o mar como pano de fundo, agarra cerca de 1 milhão e 100 mil espectadores ao ecrã, numa altura em que as pessoas passam menos tempo sentadas no sofá a ver televisão. A trama protagonizada por Paula Lobo Antunes e Rogério Samora (excelentes as suas interpretações), toca no coração daqueles que seguem mais um sucesso exibido pela TVI.

Ana Brito diz adeus a "Projecto Moda"


Terminou à instantes a terceira emissão da versão portuguesa de Projecto Moda. A emissão ficou marcada pelo curto período de tempo que os designers tiveram para executar uma saída de praia. Para além deste pequeno grande pormenor, começaram a manifestar-se ainda mais pequenos desentendimentos entre os concorrentes.


A criação de Vera Couto foi a melhor, segundo o júri. Já as duas piores foram as de João Valente e Ana Brito. No entanto, o grupo de jurados decidiu dar uma segunda oportunidade ao concorrente nortenho e foi a designer de Lisboa a menos votada.


Para a semana há mais uma emissão e mais desafios para os concorrentes que, pelo que deu para ver, irão até uma loja da patrocinadora do programa, Modalfa.

O Protagonista




Boa Noite! Seja bem-vindo a O Protagonista desta semana!


Pode dizer-se que os últimos sete dias ficaram marcados, em grande parte pela confirmação de que Teresa Guilherme vai mesmo regressar ao ecrã. Todavia, a meu ver, houve alguém que se destacou ainda mais nesta última semana.

Esse alguém é outra grande profissional: Júlia Pinheiro, não só porque se falou novamente de uma possível transferência para a SIC, como também porque a imprensa já a dá como certa na condução de Secret Story. Para além de tudo isto, há ainda que ter em mente o facto de ter faltado à Festa de Verão TVI e de a imprensa não ter deixado este acontecimento “passar ao lado”.

Vamos por partes. Ninguém tem dúvidas de que a cara de As Tardes da Júlia é, se não a melhor, uma das melhores apresentadoras da actualidade. Talvez por isso André Cerqueira tenha decidido, segundo a maioria dos órgãos de comunicação social, “oferecer-lhe” o reality-show que chega em Setembro. Sinceramente, penso que Teresa Guilherme seria uma melhor escolha, mas a mãe de Rui Pêgo também merece. Não só porque sabe ser polémica, como também porque é capaz de fazer várias coisas ao mesmo tempo e, ao contrário de muitos colegas, executá-las com sucesso. Mas não irá a sua imagem ficar desgastada, tendo em conta que a TVI tem agora vários nomes para o entretenimento com provas dadas?

Ou será que toda esta especulação ficará “em águas de bacalhau” caso a notícia avançada pela Nova Gente desta semana se confirme? É que, segundo esta publicação, Júlia Pinheiro ainda está em negociações com a SIC e, dentro dos próximos dias, poderá confirmar-se aquela que seria, sem sombra de dúvidas a “transferência do ano”!

Sinceramente, tenho muitas dúvidas de que, na situação actual, a directora de formatação de conteúdos de Queluz de Baixo se mude para Carnaxide. Primeiro que tudo, na TVI tem um formato que, tal como a própria confessou, “adora”. Segundo, a estação parece voltar a chamá-la para a apresentação de um programa de horário nobre. E, em terceiro, o desafio da SIC seria suficiente para dizer adeus a tantos anos de trabalho no grupo Média Capital?


O canal de Francisco Pinto Balsemão só a conseguirá contratar, na minha visão, caso a proposta inclua uma única coisa que, até agora, Júlia Pinheiro ainda não fez: a direcção de programas.

Muito se falou de que, após a saída de José Eduardo Moniz, ela seria a provável substituta. Todavia, acabou por não se registar esta “promoção”, por vontade da própria, segundo avançou à imprensa, ficando o cargo para o “estreante” André Cerqueira. Mas, neste momento, a apresentadora poderá sentir-se tentada a avançar.


Ora vejamos: a SIC está cada vez menos competitiva e, nos tempos que correm, parece existir uma enorme sensação de “desorganização” dentro do canal. Com a chegada de Gabriela Sobral, poderá dar-se uma pequena mudança e, em equipa com Júlia Pinheiro, talvez Carnaxide voltasse a viver dias felizes. Será então o desafio suficientemente atractivo para deixar a líder de audiências e agarrar na terceira classificada?

O presidente do grupo Impresa não dorme e, se realmente apresentar motivos suficientes, acredito que, se não agora, num futuro muito próximo, a cara de As Tardes da Júlia regresse à “casa-mãe”. Os anos de televisão são muitos e a experiência que possui, poderão fazê-la “querer dar mais”.


No entanto, suponhamos que a mudança se dá já? O que acontecerá ao seu programa da tarde? Sai do ar e dá lugar ao de Fátima Lopes? E Secret Story é apresentado por Teresa Guilherme? E o que acontece a todos os outros formatos que têm sempre uma “mãozinha” de Júlia Pinheiro? Conseguiria André Cerqueira contornar a situação?


A grande “revolução” poderá estar prestes a iniciar-se e, a passagem da “melhor apresentadora” para a chefia de um canal tem possibilidades de ser o seu primeiro prenúncio!

Fecho


Boa noite. Hoje, em fecho, trazemos-lhe mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
O fim de semana encerra com O Protagonista, às 21h00, e a partir das 22h a segunda parte de O Melhor & Pior da Semana!


O futebol dos pequeninos

A SIC anunciou por estes dias que voltou a ganhar os direitos exclusivos de transmissão da Taça da Liga por mais duas temporadas. Não havendo mais nada de importante para anunciar, percebe-se o contentamento da estação. É um parco contentamento, reconheça-se. A Taça da Liga, apesar dos esforços para revitalizá-la no último ano, é claramente a terceira prova futebolística nacional e é, a par de alguns jogos avulsos da Liga Europa, o único futebol que não é a feijões que a SIC é capaz de adquirir.
O leve regozijo com que a estação da Impresa anuncia o prolongamento do exclusivo da Taça da Liga é, também, a assumpção do discurso remediado mas honrarinho, tipo "olhem, somos pequeninos, é o melhor que conseguimos".

Passo a brincadeira, o assunto é sério e decorre da crise, financeira, de investimento publicitário, mas também de ideias e gestão, que assolou a SIC na última meia dúzia de anos. Uma crise que a deixou neste estado debilitado, incapaz de ser competitiva no mercado, de concorrer em condições de igualdade com os seus adversários aos principais concursos de futebol (Liga, Taça de Portugal, Liga dos Campeões, Selecção), de segurar as suas maiores estrelas com ordenados comparáveis aos que se paga na concorrência.
Os jogos entre os grandes na Taça da Liga darão à SIC possibilidade de fazer um brilharete durante um dia, mas não mais do que isso. Rangel sempre o disse: uma televisão líder e bem feita custa dinheiro. Uma televisão poupadinha pode ser honesta e simpática, mas nunca tocará o essencial: o coração das pessoas.

Teresa Guilherme volta a criticar Luís Marques

Depois de ter entrevistado Clara de Sousa, Carlos Castro conversa esta semana com Teresa Guilherme, na sua entrevista de domingo no jornal Correio da Manhã.

Entre muitos temas, a eterna “senhora televisão” falou, como era de esperar sobre o pequeno ecrã. Confessou que “adorava” apresentar o novo reality-show da TVI e que André Cerqueira a convidou para regressar à televisão.


Desafiada a avaliar os directores de programas da televisão portuguesa, Teresa respondeu: “Tive a sorte de trabalhar com dois excelentes directores de programas. O Rangel e o Moniz. São dois homens com visão e que marcaram a época. Gosto do Nuno Santos, mas quem manda na SIC é o Luís Marques, de quem não tenho nada de bom a dizer. O André Cerqueira tem hipóteses de mostrar o que vale. E o José Fragoso, no princípio, acho que não tinha nenhuma condição de director, mas aos poucos está a conseguir.”


Falando no director-geral de Carnaxide e para terminar, a apresentadora voltou a criticá-lo, revelando porque motivo o chamou de “cangalheiro”: “Porque enterra as pessoas. Em vez de as puxar para cima, destrói-as. A Fátima Lopes saiu agora. E porquê? Porque quer mais dinheiro? Não! Porque não a tratam bem. Trata-se muito mal as pessoas na SIC. Ele desautoriza tanto o Alcides Vieira, como o Nuno Santos e isso não é bom. O Dr. Balsemão sempre mandou em toda a gente e nunca andou a desautorizar ninguém. Já na RTP, quem mandava não era o Nuno Santos, eu disse isso e o Nuno ficou lixado.”


Quiosque: Correio da Manhã

Esta noite...



Saiba quem é a personalidade destingida na edição desta semana! Às 21 horas, aqui no Televisão - Opinião!

Fernanda Serrano fala sobre “Malmquer”



Três anos depois, o regresso da grande actriz ao pequeno ecrã está prestes a tornar-se uma realidade. Os testes de imagem já começaram e, dentro em breve, também as gravações se iniciam. Malmequer será não só uma grande produção da TVI. Mais do que isso, esta trama marca uma nova etapa na vida da sua protagonista.


Entre muitos assuntos, este foi um dos temas que esteve em cima da mesa na conversa que Fernanda Serrano te com a Nova Gente desta semana. “Confesso que estou ansiosa, mas sobretudo muito feliz por voltar à minha “vida normal”. Rever amigos e colegas de trabalho, representar, tudo isso me deixa feliz. Com a mais-valia de regressar envolvida numa grande história do Rui Vilhena, com uma personagem magnífica, recheada de bons actores. Não podia pedir mais…”, começou por dizer a actriz.


Mas quem é afinal a Júlia de Malmequer? “É maléfica, deliciosamente vertiginosa nas suas atitudes e objectivos a atingir. Muitíssimo dedicada a si própria e ao que deseja. Inteligente, persuasiva e elegante em tudo o que faz. A maldade fica-lhe tão bem”, explica a sua intérprete, confessando: “Adoro-a!”


Para além deste tema, Fernanda Serrano foi ainda confrontada com a saída de Gabriela Sobral. Sobre isso, disse: “Todos nós quando sentimos que “aquela” pessoa que está sempre do outro lado da linha, disponível para estar connosco, com quem partilhamos horas de conversa, que nos desafia para novos projectos, que nunca nos desiludiu, se vai embora, é uma forte perda. E falo sobretudo a nível pessoal. Mas as relações não se perdem só porque mudamos de casa, certo?”, questionou.


Em jeito de conclusão, a entrevistadora questionou a actriz sobre uma possível saída de Queluz de Baixo, ao que Fernanda Serrano, peremptória, respondeu: “Num casamento, temos de estar os dois felizes para a relação resultar. Apenas basta que assim continue. Que me continue a fazer feliz que eu farei o mesmo.”


Quiosque: Nova Gente

Episódio Seguinte MCA


Boa tarde. Bem-vindo a edição desta semana do Episódio Seguinte MCA!


Margarida e Rui fazem as pazes


A discussão foi forte mas Margarida e Rui não vão aguentar ficar longe um do outro durante muito tempo. Triste com a separação, a jovem mal sai de casa. Porém, Paula consegue arrancar a amiga do refúgio e juntas vão ao bar de Papoila. Lá, a jovem avista Rui. Os dois olham-se mas Margarida prefere não lhe falar. Decidido, Rui aproxima-se e pede-lhe desculpa, dando-lhe um beijo. A jovem fica surpreendida com o gesto mas não faz qualquer comentário. No dia seguinte, Margarida enche-se de coragem e vai assistir a um concerto dos Tribo. Durante a apresentação, Flash pede à jovem que os acompanhe num tema, deixando-a emocionada. Perante, a plateia volta a cantar com os amigos.
No final, e depois de muitos aplausos, Margarida fala com Rui. O rapaz diz que foi maravilhoso voltar a cantar para ela. Os dois beijam-se, fazem as pazes e festejam com os amigos.


Bruno fica com o nome Bacelar
Ao saber que lhe cortaram o subsídio, Bruno lamenta-se a Rita. A jovem fá-lo ver que tem de arranjar um emprego em vez de estar à espera de uma verba do Estado. O rapaz não percebe e só fica contente ao receber o Cartão do Cidadão em que pela primeira vez o seu nome vem com o apelido do pai: Bacelar. O casal vai festejar o momento.


CURTAS

- Jorge quer ser pai
- Lúcia é ignorada por Alex
Quiosque: Telenovelas

Lurdes Baeta modera espaço do Prof. Marcelo


Sem férias durante este Verão, Marcelo Rebelo de Sousa não vai interromper o seu habitual espaço de comentário no Jornal Nacional de Domingo, na TVI.
Só que com a partida de Júlio Magalhães para os EUA, na próxima semana, o professor Marcelo vai ter ao seu lado no próximo Domingo, excepcionalmente, a pivô da TVI, Lurdes Baeta.
Quem o confirma é o próprio Marcelo Rebelo de Sousa: "Há muito a comentar, não pode haver descanso com a rentrée a aproximar-se. Hoje estou com o Júlio Magalhães, depois ele vai para os EUA, e para a semana vou estar com a Lurdes Baeta", afirmou.

Quiosque: Correio da Manhã

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana RTP1
A RTP1 conseguiu subir os seus valores diários, ao longo desta semana, e um dos responsáveis por esta subida é a transmissão da Volta a Portugal em bicicleta. Desde o início da transmissão desta prova que a RTP1 consegue quer com "Há Volta" quer com a emissão dedicada à prova fazer bons resultados, liderando inclusivé entre as 16h e as 18h com share acima dos 30%. A RTP1 tem aqui um trunfo para os próximos dias e a concorrência nada pode fazer, do que ver a Volta a Portugal acontecer.

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana SIC
É sem dúvida a novela made by Rede Globo mais bem sucedida, actualmente, na grelha da SIC. Esta semana "A Armadilha", voltou a fazer a melhor audiência desde que estreou, conseguindo no melhor dia da semana alcançar 560 mil espectadores e um pouco mais de 35% de share. Nem "Caras e Bocas" às 18h30, nem "Passione" em pleno horário nobre, conseguiram chegar perto. E no horário em que é transmitida, "A Armadilha" arrasou com os programas que fazia frente, que eram "Há Volta" e "As Tardes da Júlia".

O Melhor & Pior da Semana

Olá Bom Dia! Seja bem-vindo ao "Melhor & Pior da Semana", na sua versão matinal! Fique connosco até as 12h e saiba quais as escolhas da semana.


Pior da Semana TVI

Depois de na passada semana destacar como negativo o noticiário da noite, esta semana é a vez do noticiário da tarde, ser destacado pela negativa. O "Jornal da Uma", apresentado esta semana pela bela e segura Ana Guedes Rodrigues, ficou atrás da concorrência na maior parte dos 7 dias em análise. Andando sempre na casa dos 5 pontos de rating e abaixo dos 25% de share é um dos "causadores" para a baixa média diária da TVI. Apesar de normalmente perder no fim de semana para a concorrência, mas ganhar fôlego durante a semana, o "Jornal da Uma" esta semana perdeu para o seu concorrente da SIC em vários dias.