19 de junho de 2010

Audimetria Semanal


Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma Audimetria Semanal.

Resumo Semanal

O Mundial às 19:00 tem repercussões na concorrência. Por exemplo, na segunda-feira, não foi transmitida nenhuma partida a essa hora, e portanto, Espírito Indomável chegou aos 16,3% de rating e 42,8% de share. Terça-feira, com o Brasil-Coreia do Norte no referido horário, a novela já desceu aos 13,4% de audiência média e 35,5% de share. Na quarta-feira, e sem jogos às 19:00, a novela subiu aos 13,9% de rating. Quinta-feira, com jogo na RTP1 a essa hora, Espírito Indomável passou para os 13% de audiência média. Portanto, em termos de consequências do Mundial para com o horário nobre da TVI, as únicas evidências estão relacionadas com os jogos às 19:00.
Nos restantes horários, as consequências prendem-se com a diminuição de shares dos talk-shows da tarde, quando existem jogos entre os 12:30 e as 17:00.

Estrela em Ascenção


O resultado não foi o melhor mas o primeiro jogo de Portugal obteve uns estrondosos 68,2% de share. Esperava um rating maior do que aquele que foi obtido (13,1%), mas foi compreensível pela hora em que a partida foi emitida. Por outro lado, o dia de trabalho dos portugueses não acaba às 15:00, tendo estes ou ouvido o relato na rádio, ou juntado-se em frente a uma televisão no local de trabalho. O que achei curioso foi o facto de o jogo entre o Brasil e a Coreia do Norte ter sido o programa mais visto da última terça-feira. 15,1% de audiência média e 45,1% de share. Significa isto que, mesmo que Portugal não tenha um percurso duradouro neste Mundial, a RTP1 vai continuar a lucrar com o campeonato do mundo. Afinal o nosso país é composto com pessoas de diferentes nacionalidades, de diferentes origens..

O pior da semana

Lado B - Herman 2010 não vence, mas consegue os 20 pontos que são necessários para se afirmar face à concorrência. Pelo contrário o Lado B, de Bruno Nogueira, não obtém valores que proporcionem à RTP1 confiança para apostar na segunda temporada do talk-show dos domingos à noite. Há cerca de uma semana, os resultados foram os seguintes: 3,9% de rating e 12,9% de share. Tal como costumo questionar, pergunto à direcção de programas do primeiro canal qual o plano B para o Lado B. Será que têm algum?

O Melhor de cada canal

RTP1 - Força Portugal - O programa diário de apoio à selecção nacional está a dar frutos à estação pública. Com algumas vitórias sobre Você na TV!, e com resultados que se podem apelidar de competitivos, a RTP1 acertou em cheio em colocar a Praça da Alegria de férias. As diferenças não são muitas em termos de conteúdos, mas o facto de se colocar Portugal no nome do programa, e de ao longo do mesmo se realizarem várias ligações ao exterior, fazem com que Força Portugal ganhe vida!

SIC - A reposição de Aqui Não Há Quem Viva não está a obter os ratings de Perfeito Coração, mas tem ajudado a SIC na média de share diária. Na minha opinião, penso que foi uma excelente aposta da estação de Carnaxide, uma vez que diversifica a sua grelha. Não sei se os resultados da próxima semana de Aqui Não Há Quem Viva vão ser parecidos com os da que passou, mas estou confiante em valores consistentes. Se conseguir uma média de 23% de share, já não é mau.

TVI - Sentimentos - Após o término de Viver a Vida, a última novela da noite da TVI ganhou fulgor. Com uma Passione mais fraca, e nos últimos episódios, Sentimentos obteve nesta sexta-feira 7,4% de rating e 40,3% de share. Já a novela da estação de Carnaxide ficou-se pelos 20 pontos. Ambas começaram à meia-noite, mas os resultados, tal como é perceptível, não foram os mesmos.
Tozé Martinho e André Cerqueira devem estar contentes em verificar que Sentimentos está a dar finalmente sentimento às noites da estação de Queluz de Baixo.

Expectativas

Telejornal e Mundial na RTP1, novelas na TVI, Mundial, Jornal da Noite e Diário do Mundial na SIC. Eis os pontos fortes de cada canal nesta semana que se avizinha. As vitórias serão repartidas pela RTP1 e TVI.

Até para a semana!

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca a edição desta semana da Audimetria Semanal.

Microfone na cama

Atarantada com a derrota na jornada inaugural do Campeonato do Mundo, a Espanha procura agora bodes expiatórios para o balde de água gelada.


E, para já, as primeiras vítimas parecem ser o guarda-redes Iker Casillas e a jornalista Sara Carbonero.


Quem? Sara Carbonero. É provável que o leitor não saiba quem é.


Trata-se da namorada de Casillas e, curiosamente, uma das repórteres da televisão espanhola presentes na África do Sul a acompanhar a competição para o seu canal. Acontece que, não por acaso mas seguramente por razões profissionais, a experiente jornalista, após a derrota espanhola com a Suíça, ouviu, no flash interview, o capitão da selecção espanhola sobre o surpreendente desaire. E quem é o capitão? Pois, Casillas, o namorado.


Na Espanha já deviam estar habituados - o príncipe Felipe casou-se com uma jornalista de televisão, Letízia Ortiz -, mas, mesmo assim, anda tudo louco. Na Internet, ninguém fala de outra coisa. E até no YouTube já há versões ficcionadas (e de registo hardcore...) da entrevista feita no final da partida com os helvéticos.


O assunto é evidentemente um assunto menor, de gente pequena. Essa confusão entre o pessoal e o profissional é típica de quem não sabe distingir uma coisa da outra. Por cá, apesar de Judite Sousa já ter dito que dificilmente entrevistaria o marido, Fernando Seara, há muitos outros casos de fronteira. E muitos dedos apontados e sussurros espalhados. Que os invejosos e incompetentes andam por todo o lado...

"Herman 2010" com...


...Artur Agostinho, Glória de Matos e Rita Guerra. São estes os convidados de Herman José esta noite. Tal como o humorista e apresentador avisou no programa matinal da estação pública Força Portugal, é esperada uma conversa agradável com três figuras bastante apreciadas pelos portugueses.

Quiosque: 24 Horas

"Ídolomania" regressa em Julho


Se pensa que a digressão de Ídolos já terminarou, desengane-se! Terminadas as gravações de Salve-se Quem Puder com alguns dos concorrentes do concurso da SIC, foi anunciado por Mário Costa que estão a ser preparadas muitas surpresas: "Vamos ter novos duetos e canções novas para refrescar e tornar o espectáculo mais rico".
De referir que já estão marcados os próximos cinco concertos:


17 de Julho - Mirandela

30 de Julho - Cantanhede

31 de Julho - Setúbal

6 de Agosto - Olhão

29 de Agosto - Lagoa


Quiosque: 24 Horas

Episódio Seguinte


Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Episódio Seguinte!


Tristão é esfaqueado



A rivalidade entre o vaqueiro da herdade das Oliveiras e o capataz de Rodrigo é tão grande que vai acabar mal: Ambrósio perde a cabeça e acaba por ferir o rival com uma faca. Tudo acontece no largo da vila, quando Joaquim vai com Tristão tratar de negócios. O vaqueiro prepara-se para descarregar a carrinha, quando Rodrigo chega com Ambrósio. O capataz dos Monteiro Castro não resiste e provoca o rival, que tenta conter-se a pedido do patrão.


Todavia, os ânimos acabam por exaltar-se… o esposo de Josefa puxa de uma arma e ataca Tristão no pescoço, deixando-o a sangrar. De seguida, fere-o num braço. A cozinheira, que presencia a cena, nem quer acreditar no que o marido acaba de fazer. Entretanto, Lourenço, que se apercebe do sucedido, aproxima-se, pede a ambos que se afastem e leva Ambrósio para longe.


Gué e Francisca casam-se em alto mar



Se, de inicio, a aproximação da bandida foi apenas de puro interesse, com o passar do tempo a jovem acaba por se aperceber dos seus sentimentos, descobrindo que está apaixonada pelo pescador. Perante isto, Francisca não desiste de conquistar o seu coração e está disposta a lutar contra tudo e contra todos.


O amor da vilã por Gué é tão grande que, perante a ameaça do ex-namorado Leonel, ela está disposta a abandoná-lo (e em consequência a sua felicidade) para salvar a vida do amado. Todavia, o pescador não irá deixar que a mulher que o fez ver a vida com outros olhos o abandone e pede-a em casamento. Francisca nem quer acreditar no que Gué acaba de fazer. Apesar da sua atitude prática perante a vida, a ex-bandida é uma mulher muito romântica que sempre sonhou com o dia de subir ao altar com o homem da sua vida e comemorar esse momento em festa.


Com efeito, a originalidade irá marcar a boda do casal, mas ao contrário do que Francisca idealizou, não terá um copo d’água de luxo. Humilde e modesto, o pescador diz à noiva que não têm dinheiro para uma grande festa e, assim, acabam por casar-se numa traineira em alto-mar.

CURTAS:

Em Meu Amor, Mel salva a vida de Helena. Depois disso, as duas unem-se para acabar com o império de Estela, que aos poucos, vai ficando esfraquecida.

Em Morangos com Açúcar, Margarida despede-se do namorado e viaja com o objectivo de estudar em Inglaterra. No entanto, Rui não aguenta as saudades e vai ter com ela.

Em Lua Vermelha, depois de Tiago descobrir as drogas que Joel anda a tomar, o atleta de râguebi decide dar uma lição ao colega. Apanha-o, amarra-o junto à fonte do colégio e obriga-o a passar ali a noite.

Em Passione, Fred rouba um beijo a Melina, que parece cada vez mais interessada no advogado taliano.

Em Caras e Bocas, Jacques fica surpreendido com o que Dirce lhe confessa e decide contar a verdade à jovem.

Quiosque: Maria, Telenovelas, TV Guia, TV 7 Dias

Parabéns, Diamantina!

A fadista e apresentadora de Portugal sem Fronteiras completa hoje 35 anos. Diamantina Rodrigues tem feito um percurso brilhante na estação pública, e tem sido recompensada por tal. Afinal, ela é cada vez mais uma aposta do primeiro canal! Parabéns!

M&M em novo concurso da RTP1


Depois de Há Festa em.., a RTP1 vai voltar a juntar José Carlos Malato e Fernando Mendes. Desta vez o programa será um concurso, e mais concretamente, a adaptação de Push The Botton (Carregue no Botão), cujo objectivo será colocar em competição as famílias portuguesas. Tal como refere o 24 Horas: "Os concorrentes enfrentam-se em vários jogos e vêem o dinheiro do prémio a diminuir à medida que o tempo passa e... não carregam no botão".
De referir ainda que o concurso é um originar inglês, transmitido pela ITV, apresentado por Anthony McPartlin e Declan Donnelly. Em Portugal, as gravações iniciam-se na próxima semana.

Fique agora com um parte do referido programa:


Iva Lamarão e Santiago Romero em "Salve-se Quem Puder"


É já hoje à noite, após a estreia da segunda temporada de Camilo, o Presidente que vai para o ar, na SIC, mais uma emissão especial famosos do programa de Diana Chaves e Marco Horácio.


Desta vez, as celebridades convidadas são: Iva Lamarão, que chefiará a equipa "Os Nenucos" e Santiago Romero, irmão de Merche Romero, que se juntará aos "Heróis da Piscina".


A não perder, hoje pelas 22h45, na SIC.

"Ídolos" em "Salve-se Quem Puder"


Inês Laranjeira, Marta Silva, Márcio Costa, Mariana Tavares, Mel e Diogo Costa, são os seis primeiros ex-concorrentes de Ídolos, a participar no programa de Diana Chaves e Marco Horácio. O programa já foi gravado e a edição de hoje do 24 Horas conta-nos tudo! Segundo Márcio Costa "Foi muito divertido, adorei a experiência. Brincámos do princípio ao fim". O concorrente fez parte da equipa Azeitolas, constituída igualmente por Inês Laranjeira e Marta Silva, e confessou ainda que a sua derrota se justificou pela dificuldade das paredes: "As paredes que nos calharam eram mais difíceis do que as da outra equipa". Quanto à equipa Atitudji, composta por Diogo Alvarenga, Mel e Mariana Tavares, foi a vencedora da noite. De tal forma, que a décima "Ídola" escolhida se revelou uma autêntica "expert" nas paredes: "A Mel, sem dúvida, foi a melhor de todos. No inicio estava com receio, mas veio a revelar-se uma verdadeira craque a fazer paredes", referiu o primo de Joana Alvarenga.

Quiosque: 24 Horas

MMV - Minuto Mais Visto da Semana


O Minuto Mais Visto da Semana pertence à estação de Queluz de Baixo. O episódio de Espírito Indomável, transmitido no dia 7 de Junho, obteve, pelas 22 horas e 30 minutos, 17,7% de rating e 45% de share. Em números, mais de um um milhão e seiscentos e cinquenta mil espectadores seguiam a TVI aquela hora.
O jogo de futebol entre a a Inglaterra e os EUA, emitido pela RTP1 no dia 12 de Junho,
chegou, às 21:18 aos 16% de audiência média e ultrapassou os 48 pontos.

Fonte do quadro: Correio da Manhã TV

Para lá das 24

Pela última vez nesta semana, a opinião Para Lá das 24!

José Saramago, figura incontornável na literatura e na própria história recente de Portugal, morreu nesta sexta-feira. E foi sempre numa forma singular que fez, escreveu e criou o seu caminho, deixando para trás uma marca distinta na literatura portuguesa e mundial.
E talvez porque em tempo de despedida e de fim de ciclo também há lugar para a retrospecção, vamos analisar de que forma é que este grande escritor português esteve envolvido na própria televisão.
Sendo uma figura incontornável e até inconformada, o mediatismo foi algo que sempre o acompanhou. Criando ao longo da sua vida questões ditas fracturantes, nunca poupou críticas a regimes políticos ou religiosos, reflectindo na sua escrita muito própria essa sua opinião.

Não precisamos de recuar muito no tempo para comprovar esse explícito mediatismo de José Saramago. Há menos de um ano, aquando do lançamento da sua última obra - Caím - o escritor afirmou que a bíblia é um "manual de maus costumes", não poupando críticas à maneira, segundo a qual, toda a população religiosa foi manipulada e enganada ao longo dos séculos.

Sendo ele ateu convicto, estas declarações tomaram enormes proporções. E neste jogo de causa-efeito, Saramago foi catapultado para as televisões. Na RTP1 foi recebido por Judite Sousa, numa grande entrevista que procurava apenas saber o que o levou a fazer aquele tipo de acusações à instituição milenar que é a Igreja. Na SIC e sob moderação de Mário Crespo, foi posto frente-a-frente ao Padre Carreira das Neves, teólogo e quem naquele espaço humanizou a própria bíblia.

Todos estes confrontos, com esta espetacularidade inevitável da televisão, geraram o interesse por parte das massas. Marketing ou mera opinião ateísta, a verdade é que Saramago conseguiu difundir a sua opinião com uma grande "ajuda" da televisão.

No fundo, podemos concluir que José Saramago quando aparece no ecrã não aparece apenas, mas sim, está! E mesmo quando deixa de estar, como foi o caso de hoje, o mediatismo televisivo perdura e vai certamente continuar a perdurar, camuflado numa imortal admiração...