29 de maio de 2010

Eurovision Song Contest 2010

E o grande vencedor é...
ALEMANHA

Desde cedo que se percebeu esta vantagem. Numa votação marcada pelo predomínio dos países de oeste nos lugares cimeiros, a Alemanha foi quem levou a melhor distanciando-se dos seus adversários logo desde que os primeiros 10 países votaram, conseguindo rapidamente tomar o 1º lugar. Assim Satellite de Lena conseguiu arrecadar um total 246 pontos.


PORTUGAL
Filipa Azevedo qualificou-se num modesto 18º lugar, com 43 pontos. Depois de se ter ficado a saber quem na primeira semifinal Portugal tinha conseguido alcançar um honroso 4º lugar é bastante difícil perceber a razão desta discrepância entre a classificação na semifinal e na final.
Quanto à sua prestação, essa foi bastante marcante com uma Filipa Azevedo segura durante toda a actuação, com uma boa afinação, enfim, semelhante à primeira actuação ao vivo que por si só foi óptima. Num computo geral (e dentro das circunstâncias da música) estivemos bem!


No entanto, também houve surpresas nesta noite eurovisiva. Negativamente destaca-se a Islândia, não pela brilhante prestação de Hera Björk, mas sim pela sua classificação final. Este país ficou exactamente atrás de Portugal, em 19º lugar, enquanto que na primeira semifinal tinha conseguido colocar-se exactamente à nossa frente no 3º lugar. Resultados que também dão que pensar, já que neste caso o favoritismo não ajudou em nada este país.

Já a Turquia também se destaca mas como uma relativa surpresa da noite ao conseguir impor-se no 3º lugar. Os Manga conseguiram assim arrecadar uns bons 170 pontos, longe do primeiro lugar, mas um bom resultado para o seu país, com o seu rock a fazer lembrar Muse.

A Ucrânia conseguiu um 10º lugar, apesar da sua música ter sido sem dúvida das piores que passaram pela Telenor Arena neste ano.

E em último lugar, como tem sido hábito principalmente na última década, o Reino Unido. That Sounds Good To Me de Josh conseguiu apenas arrecadar 10 pontos para terras de senhora magestade.


INSÓLITO DA NOITE

Pela primeira vez, desde que há memória no Festival Eurovisão da Canção, houve uma invasão ao palco. Tudo aconteceu durante a actuação de Espanha, obrigando o país a repetir essa mesma actuação no final de todos os outros países. É nestas alturas em que se põe em causa a segurança à volta deste grande espetáculo.

Para o ano há mais, desta feita em Berlim...

Audimetria Semanal


Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição da Audimetria Semanal.

Resumo semanal


Tal como previ, o domingo foi ganho pela SIC. A XV Gala Globos de Ouro valeu à estação de Carnaxide uma vitória superior aos 30% de share.
Por outro lado, com o Festival da Eurovisão, a subida do terceiro canal foi acompanhada pela RTP1. Os portugueses não ficaram indiferentes à passagem de Filipa Azevedo à final do certame.
Apesar de tais oscilações, a TVI venceu a maioria dos dias em análise.


Estrela em Ascenção

A noite de domingo foi da SIC. Os Globos venceram, venceram e venceram. 3 repetições desta palavra, e três excelentes resultados. A Red Carpet ultrapassou os 31 pontos, resultado que no ano passado não foi atingido. As primeiras emoções de Passione chegaram aos 11,5% de rating e 31,6% de share. A XV Gala dos Globos de Ouro alcançou 11,1% de audiência média e ultrapassou os 42% de quota de mercado. Numa noite em que Mar de Paixão alcançou o primeiro lugar dos cinco programas mais vistos do dia, restou dizer a verdade: a diferença entre o quinto lugar e o líder, foi de apenas 4 décimas, sendo que em relação ao segundo classificado ela foi zero. Resultado? A SIC obteve 30,6% de share, a TVI 25,5%, o conjunto dos canais por Cabo 20,6%, e a RTP1 18,5%.

A descida da semana

Vidas Contadas é um programa interessante. Ninguém tem dúvidas disso. No entanto, os seus resultados são muito inconstantes, acabando por i
sso por se concluir que o seu segundo lugar ainda não está assegurado. º
Se há cerca de um mês tinha vencido Repórter TVI, e há duas semanas Sinais de Fogo, nesta segunda-feira não só ficou em terceiro lugar, como não foi além dos 17% de share. Será que o facto de a selecção nacional ter estado em prova chega para desculpa? Esta questão porque o programa de Miguel Sousa Tavares viu a sua audiência média subir.

O melhor de cada canal

RTP1 - Festival da Eurovisão 2010 - Filipa Azevedo convenceu o
s estrangeiros, e conseguiu passar à final do conceituado Festival da Eurovisão. A RTP1 recebeu os frutos de tal vitória, e conseguiu subir aos 25% de share, na terça-feira. Hoje à noite, ninguém vai perder o horário nobre da estação pública pois, por mais anos que passem, e por mais magia que a Eurovisão perca, vai sempre existir a esperança nos portugueses de ganhar tal certame.

SIC - Perfeito Coração - Nos últimos capítulos a novela da SIC merece ser destacada. Na maior parte dos dias em que foi exibida, a produção de Carnaxide conseguiu entrar no top dos 5 programas mais vistos do dia, e ter feito concorrência a Mar de Paixão e Meu Amor. Sim, as novelas da estação de Queluz de Baixo continuam a ser as líderes, mas nesta semana os ratings andaram mais baixos. Perfeito Coração foi, pelos resultados, uma das causas desta descida. A verdade é que os portugueses acompanham várias novelas (quantas mais melhor), e o facto de uma delas estar na recta final exige a sua atenção.


TVI - O jogo de futebol entre a selecção nacional e Cabo Verde valeu à estação de Queluz de Baixo um brilharete. 17,3% de rating e 51,9% de share, foi este o resultado que a partida teve, o que significa que mais de metade dos portugueses estiveram, entre as 19:20 e as 21:10 de segunda-feira, sintonizados na TVI.
O Mundial é o grande responsável por tal
audiência, sendo que, este jogo, apenas vem antecipar a batalha que a estação de Queluz de Baixo e a SIC vão debater-se no Verão.

Expectativas

A noite deste domingo vai ser renhida. Se na TVI poderemos acompanhar uma gala de homenagem a Nicolau Breyner, na SIC iniciam-se as galas de Achas Que Sabes Dançar. Independentemente de quem vencer, será um serão repleto de emoção nos dois canais.
Antes disso, refiro a final do Festival da Eurovisão que se realiza esta noite. A RTP1 irá alcançar, de certeza, um bom resultado com Filipa Azevedo.

Até para a semana!

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, entra em linha a Audimetria Semanal.

Desfilepimba

Foi com justiça que Filipa Azevedo se qualificou para a final do Festival Eurovisão da Canção. A canção é fraquíssima na letra e limitada na melodia, mas melhorou tanto a nível da interpretação como da orquestração - e, bem vistas as coisas, perante a quase absoluta miséria das canções adversárias, era de facto uma das menos más da primeira semifinal.


É essa quase absoluta miséria artística que hoje marca o velho festival europeu, porém, que me inquieta. É que, apesar de (ou mesmo exactamente por) ter voltado a criar estrelas de âmbito internacional, o Festival da Eurovisão é hoje pouco mais do que um desfile de música pimba cantada em várias línguas diferentes (e, de resto, já não tão tantas quanto isso, tendo em conta o crescente número de concorrentes que cantam em inglês).


De resto, os comentários de Sérgio Mateus foram suficientemente pobres e provincianos para provocar saudades de Eládio Clímaco, o que não deixa de ser desconcertante. Expressões como "Portugaaaaal!" (na hora do anúncio da qualificação portuguesa), "O Meu coração está a bater de felicidade!" (nos momentos seguintes) ou "Aquele bacalhau para todos vocês!" (no instante da despedida) foram ainda mais boçais do que a música em debate, o que é especialmente sintomático.


Tudo neste festival rescenderia a coisas antigas se não rescendesse a coisas moderninhas vivendo à margem do seu próprio tempo. E a questão é simples: para que serve ainda isto - e, aliás, porque é que Portugal ainda participa?


Talvez para ganhar prémios como o de "Melhor Coro". Devemos alegrar-nos. Desde que Adelaide Ferreira ganhou o de "Melhor Vestido" que não ganhávamos nada que se visse.

Elenco de “Mar de Paixão” reforçado



A entrar numa fase crucial, a história de Patrícia Müller ai ver o seu grupo de actores reforçado. Para além de Teresa Macedo, que dará vida à responsável pelo acidente que vitimou Carminho, também Lúcia Moniz e Sónia Brazão estão entre as escolhidas.


Enquanto que o papel da filha de Carlos Alberto Moniz ainda não é conhecido, o de Sónia será bastante importante na acção. A actriz dará vida a uma ex-amante de Miguel, que revolucionará Mar de Paixão, já a partir do episódio número 140…


Quiosque: TV Guia

Rui Pego em "Factor K"


Foi num inesperado directo entre a SIC K e a SIC Notícias que, Rui Pego confessou em directo que vai fazer algumas emissões de Factor K com Raquel Strada.
Ao que tudo indica, este foi um exclusivo que ambos os canais divulgaram.

Mais uma vez, Rui Pego volta a ser aposta do canal de Pinto Balsemão.

José Carlos Malato apresenta “Quem Quer ser Milionário?”


Entre o 11 de Junho e 11 de Julho, a estação pública não terá nenhum concurso no seu horário nobre. O que significa que Sílvia Alberto e os Super Miúdos se despedem dos portugueses, provavelmente, a 10 de Junho. E a RTP não apostará numa nova série do concurso. Isto porque a opção do canal deverá ser outra.

Ao que tudo indica, Quem Quer Ser Milionário vai regressar ao ecrã, e com alterações. É que, será adaptada para o nosso país a nova versão do popular concurso: Hot Steat, em que “terminam as opções de ajudas e há um limite de tempo para as pessoas responderem”, revelou fonte conhecedora do projecto ao 24 Horas. As gravações estão prestes a começar e haverá ainda pelo menos mais uma mudança: o apresentador.


Depois de Carlos Cruz, Maria Elisa, Diogo Infante e Jorge Gabriel, é a vez de José Carlos Malato a fazer as questões de cultura geral e a oferecer muito dinheiro aos portugueses. A notícia ainda não é oficial, mas deverá ser anunciada nos próximos tempos.

Episódio Seguinte


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao último Episódio Seguinte deste mês.


Rute e Isabel desentendem-se


Aproxima-se o final do ano lectivo e, para muitos, as férias de Verão, mas na Escola de Artes Performativas D.Sebastião alguns alunos continuam a trabalhar afincadamente para conseguirem que lhes seja atribuída uma bolsa, prometida no inicio do ano lectivo, para estudar em Londres. Aproveitando-se da disputa, Rita prova as colegas Rute e Isabel de tal forma que consegue que estas tenham uma forte e acesa discussão durante a aula de Célia. Todos ficam surpreendidos ao perceberem que o motivo da zanga entre as duas é a ida para a capital inglesa, afinal de contas as duas são amigas e confidentes. Porém, Rita consegue colocá-las uma contra a outra. Já depois da discussão, esta aproxima-se de Isabel, fingindo confrontá-la, mas, na realidade, aproveita para a afastar ainda mais da namorada de André. Isabel, que está muito magoada com Rute, acaba por se deixar manipular pela vilã. Apesar de tudo, algum tempo depois as duas amigas fazem as pazes.

Vampiros vingam morte de Diana



Nogueira e Raul perseguem Xavier pelas ruas de Sintra e conseguem atingi-lo com uma flecha. O vampiro consegue, no entanto escapar. Os elementos da Luz Eterna sentem-se frustrados com o insucesso da operação. Algum tempo depois, Xavier entra no bar e conta que foi perseguido e ferido pelos homens da companhia. Henrique irrita-se e defende que devem contra-atacar. Afonso é da mesma opinião e também se oferece para participar nas buscas para encontrar os homens que atacaram o amigo. Máximo concorda em começar a organizar as buscas aos humanos que os estão a atacar e diz a Xavier para integrar a missão, pois pode reconhecê-los. Henrique demonstra-se demasiado entusiasmado e o irmão tenta acalma-lo. Mais tarde, vai ter com este ao telhado e fica preocupado quando o ouve dizer que tenciona lutar com Helena para se libertar definitivamente dela. Xavier descobre o café onde os homens da Luz Eterna convivem e avisa os vampiros. Afonso, Beatriz e Henrique acompanham-no com a intenção de desferir um violento ataque, vingando, assim, a morte de Diana.


CURTAS:


Em Mar de Paixão, Francisca conta a verdade a Gué e isso coloca-o em perigo. Porém, corajosa, decide salvá-lo.

Em Espírito Indomável, Susana é salva por Tristão, que, irreflectidamente, lhe dá um beijo. A jovem, quer que o mandem despedir.

Em Meu Amor, furioso por Patrícia o ter entregue à polícia, Alberto vinga-se e tenta matá-la. Só Quim a consegue salvar.

Em Passione, Clara convence Totó a assinar uma procuração que dá os poderes sobre a fortuna do agricultor a Fred.

Em Caras e Bocas, Judite ameça Denis de revelar a verdade sobre os seus quadros se ele não pintar outros.

Quiosque: TV 7 Dias, TV Guia

“Achas que Sabes Dançar?” acaba a 25 de Julho


As galas do talent-show só se iniciam amanhã, mas já se sabe quando irá para o ar a última. Será a 25 de Julho, numa final com quatro bailarinos, que se conhecerá o grande vencedor de Achas que Sabes Dançar?.


O prémio, esse, é bastante aliciante. Afinal de contas, o escolhido pelo público ganhará 20 mil euros para investir em formação, havendo um acordo com o Broadway Dance Center, em Nova Iorque.


Resta agora aos vinte magníficos dar o seu melhor, semana após semana, já que, no fim, só um deles será o vencedor.


Quiosque: 24 Horas

José Eduardo Moniz elogia "Mar de Paixão"


Foi na passada quinta-feira que Rui Vilhena apresentou o seu primeiro livro, Doces Tormentas. Na festa de lançamento, que decorreu na Livraria Ler Devagar, no Lx Factory, foram vários os actores e responsáveis da TVI que fizeram questão de estar presença, como Maria João Bastos, Paula Neves, Gabriela Sobral, Marco Delgado, Filipe Terruta ou Luís Cunha Velho, entre outros.


Também José Eduardo Moniz decidiu dar um abraço ao amigo. Foi o reencontro do antigo director geral com vários amigos e ex-colegas de trabalho. Em declarações ao 24 Horas, o marido de Manuela Moura Guedes abriu uma excepção e falou sobre uma produção do canal: “Tenho visto Mar de Paixão. É uma boa novela, tem feito bons ratings. Acho que só há razões para estarem todos felizes… quem a concebeu, escreveu, dirigiu, realiza, quem nela participa…”, começou por dizer, para depois acrescentar: “Obviamente que este projecto tem um significado especial, porque foi o último que lá ficou”, confessou.


Sobre o trabalho de Rui Vilhena, referiu: “Sou um grande apreciador do trabalho do Rui. Fez excelentes trabalhos para a TVI no tempo em que eu lá estava”, disse, desejando sucesso ao guionista brasileiro.

Parabéns, Jorge Gabriel!



Mais do que conhecido pelo público português, o dia de hoje é especial para o colega de Sónia Araújo. É que Jorge Gabriel sopra neste dia 29 de Maio 42 velinhas!


Que venham muitos mais anos de sucesso e muitas felicidades são os desejos de toda a equipa do Televisão Opinião!


Parabéns, Jorge Gabriel!

Elenco de "Malmequer" ganha forma


É já no final do mês de Junho que arrancam as gravações de Malmequer, anteriormente conhecida por Bem Me Quer, Mal Me Quer. A cada dia que passa, vão sendo conhecidos novos actores que irão brilhar na nova produção de Rui Vilhena.


A figura central é, claro está, Fernanda Serrano, a grande vilã, que travará com a personagem de Maria João Luís, uma grande “batalha”. Numa história em que as senhoras terão grande destaque, actrizes como Dalila Carmo, Maria João Bastos, São José Correia, Manuela Couto, Paula Neves, Helena Isabel, Rita Salema, Bárbara Norton de Matos, Sofia Grillo, Dânia Neto ou Jani Zhao prometem surpreender em papéis totalmente diferentes daqueles a que habituaram os telespectadores.


No entanto, também há homens para fazer companhia a tão talentosas senhoras. Do leque de actores escalados fazem parte Pedro Granger, Paulo Rocha, Marco Delgado, Nuno Homem de Sá, Pedro Lamares, Joaquim Horta, Isaac Alfaiate e Frederico Barata.


Malmequer, que substituirá Meu Amor, deverá estrear em meados de Setembro.


Quiosque: Telenovelas

Herman José recusa ir a homenagem de Nicolau Breyner

Amigos de longa data, muitas pessoas irão ficar espantadas quando amanhã não virem Herman José na plateia da gala especial de comemoração dos 50 anos de Nicolau Breyner. No entanto, o humorista fez questão de explicar a sua atitude ao 24 Horas.


Tudo aconteceu aquando da preparação do primeiro Herman 2010, em que estava tudo acordado para todo o programa girar à volta do actor. E a presença do mesmo estava quase que assegurada. No entanto, “dias antes da gravação, a TVI entendeu proibir a ida do seu artista exclusivo ao meu programa”, disse. Apesar de tudo, Nicolau teve “a gentileza de transmitir as razões da sua recusa por telefone”, continuou Herman, que garantiu ainda ter sentido uma “tristeza enorme”.


Quando, há pouco tempo Ana Torres, produtora da homenagem, lhe telefonou para o convidar a marcar presença no espectáculo, o humorista declinou o convite: “O que lhe respondi foi que ainda me sentia demasiadamente ferido com a proibição para aceitar. Estes estados de alma não se disfarçam. Dão forte, mas também passam depressa. Até porque tenho as melhores recordações da minha passagem pela TVI”, revelou.


Herman José deixou ainda bem claro que esta decisão em nada esteve relacionada com algum tipo de aconselhamento por parte da estação pública: “Foi uma decisão ditada única e exclusivamente pelo meu coração. Nunca cheguei a falar com a direcção de programas. Claro que, a aceitar, a última palavra seria sempre da RTP.”


Uma situação que, certamente, não ficará indiferente a Nicolau Breyner, que não sabe de nada sobre aquilo que se irá passar amanhã, no teatro Tivoli.


Quiosque: 24 Horas

MMV - Minuto Mais Visto da Semana

O Minuto Mais Visto da Semana foi renhido. No entanto, a vitória foi para a TVI. O episódio de Mar de Paixão, transmitido no dia 22 de Maio, obteve, pelas 22 horas e 25 minutos, 17% de rating e 43,9% de share. Em números, mais de um milhão e seiscentos mil espectadores seguiam a TVI aquela hora.
Em segundo lugar neste campeonato ficou a SIC. A XV Gala Globos de Ouro, transmitida a 23 de Maio, chegou, às 22:51, aos 16,9% de audiência média e ultrapassou os 50 pontos.

Fonte do quadro: Correio da Manhã TV

Para lá das 24

E pela última vez nesta semana, a opinião Para Lá das 24!

A profissão de jornalista é, por si só, uma profissão que requer bastante responsabilidade. Quando a essa profissão se acresce a função de, por exemplo, pivô de telejornal a responsabilidade atinge um ainda maior grau. Mas apesar de toda esta responsabilidade (ou talvez por causa dela) por vezes há coisas que escapam aos próprios pivôs. São deslizes, erros, gralhas, enfim, os conhecidos bloopers.

Esta semana, no Bom Dia Portugal, a pivô Carla Trafaria originou mais um desses momentos. Ao dizer as cotações da bolsa teve alguns engasgos e acabou mesmo por deturpar a informação que estava explícita no ecrã, por isso, quando notou que (supostamente) a reportagem já estaria no ar fez um desabafo aparentemente privado mas que por erro do áudio automaticamente se tornou público e tornou-se assim também numa oficial gafe.

Na internet há já vários vídeos a relatar o momento e vários comentários contra a jornalista, defendendo que as suas palavras foram demasiado fortes para ela continuar na sua função. Felizmente, tudo aquilo são meros comentários e opiniões sem nexo nem peso. Qualquer um que pense um pouco vê aquilo como apenas e só um desabafo não da jornalista mas sim da própria Carla, que descontente com a sua prestação sentiu-se frustrada o suficiente para o exprimir por palavras. A culpa do erro, a atribuír, seria aos reponsáveis do áudio do programa por este pequeno deslize ter ido para o ar inconvenientemente.

As gafes acontecem e não descredibilizam em nada todo o trabalho da jornalísta, Carla Trafaria, nem da equipa do Bom Dia Portugal, que curiosamente foi e continua a ser o melhor produto de entre os três concorrentes. No entanto, assim nascem as gafes e o YouTube, entre outros sítios, prontamente as recebe e guarda para a posteridade, não para descredibilizar jornalístas, mas sim (e acima de tudo) para provocar o riso e alguma maledicência em quem o vê.