Mostrando postagens com marcador Ana Lourenço. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Ana Lourenço. Mostrar todas as postagens

17 de março de 2011

Falar Televisão

Porquê Ana Lourenço?


Foi na passada terça-feira que o excelentíssimo primeiro-ministro do nosso país concedeu uma entrevista à televisão de Carnaxide. Mais uma vez, à semelhança do que tem acontecido nos últimos tempos, a pivô da Edição das 10 da SIC Notícias foi a escolhida para entrevistar José Sócrates.

Não me vou aqui alargar muito sobre a performance da jornalista que, no meu entender, podia ter sido um pouco mais ousada, mas não deixa de ser curiosa esta escolha da direcção de informação.


Sabendo de antemão que normalmente uma entrevista ao primeiro-ministro é algo que capta muita atenção dos telespectadores, porque terá a SIC escolhido para tal “acontecimento” uma pivô do seu canal de notícias? Não, não tenho nada contra Ana Lourenço. Mas não consigo perceber porque é que se escolhe para uma entrevista a José Sócrates uma profissional que poucas ou nenhumas oportunidades tem tido na generalista. Seguindo a lógica, seria Clara de Sousa a desempenhar tal função, até porque já fez várias entrevistas e foram um grande sucesso.

Mas a questão aqui também se coloca porque Ana Lourenço há muito que provou ser capaz de fazer qualquer coisa com muita distinção, e cada vez mais me questiono porque é que ainda não está, por exemplo, na apresentação do noticiário de almoço durante a semana. Foi por lá que começou Clara de Sousa e hoje já é a cara maior da informação SIC.

É por estas “opções” que aquela que foi, em tempos, a maior fonte de rendimento da televisão do grupo Balsemão é hoje a terceira escolha dos portugueses.

5 de março de 2011

Momentos

Muito bom dia! Recordamos hoje um dos momentos mais polémicos da SIC Notícias, no qual Santana Lopes contesta o facto de se dar maior importância à chegada de José Mourinho do que ao estado do país. Ana Lourenço fica sem palavras...
Ora veja!


31 de janeiro de 2011

Frente a Frente


Boa noite. O Frente a Frente de hoje direcciona-se para a informação e, mais concretamente, para duas conhecidas pivôs.

Ambas são concorrentes, no entanto têm uma característica em comum: foram lançadas pelo canal de Pinto Balsemão. Alberta Marques Fernandes e Ana Lourenço em duelo nesta segunda-feira!




Foi ela que inaugurou um horário no qual a estação pública tem vindo a liderar há anos consecutivos, foi ela um dos grandes rostos da informação da SIC nos primeiros anos de vida do canal, é ela uma das grandes jornalistas da RTP. Num mundo no qual o homens tendem a dominar, Alberta Marques Fernandes deu inicio às manhãs informativas do primeiro canal. Exactamente a partir dos primeiros minutos de emissão, percebeu-se que o pretendido não era uma simples repetição daquilo que os telespectadores viram no Telejornal da noite anterior, nem o que iriam ver no Jornal da Tarde desse dia. Alberta Marques Fernandes começou um ciclo que tem continuado a surtir efeito na RTP1. Aliás, esta é já uma das características da sua carreira, ou seja, por onde passa, o sucesso é praticamente garantido. Licenciada em Relações Internacionais na Universidade Lusíada, a jornalista da RTPN dá a cara por vários dos noticiários deste canal. Apesar de as audiências não se aproximarem da SIC Notícias, e de a oferta informativa do mesmo ainda ser muito associada à região Norte, é sempre um prazer sintonizar este temático quando é ela a pivô dos diferentes jornais. Concisa e directa, a profissional da estação pública cria uma grande empatia com o telespectador, tendo sempre por objectivo que este perceba os temas que estão em cima da mesa.
Pedir que Alberta Marques Fernandes passe a ocupar um lugar na condução de noticiários no primeiro canal é talvez precipitado, mas não seria má ideia que a jornalista ganhasse um maior destaque na RTPN. Não acompanho todos os dias o canal, no entanto a ideia que tenho é que Alberta Fernandes está escalada para conduzir a informação da tarde, e o espaço Antena Aberta. Ora, para uma profissional com o seu calibre, penso que passa um pouco despercebida no canal de informação da RTP. É pena. Considero que o À Noite as Notícias está muito bem entregue, mas porque não integrar Alberta Marques Fernandes na condução do noticiário com os restantes pivôs?

Seria interessante que a jornalista passasse a ser uma das caras da RTPN, tal como Ana Lourenço o é, com o noticiário das 22:00 da SIC Notícias. Com um poder de palavra tão forte, com um poder de intervenção de qualidade, Alberta Marques Fernandes não está a ser tão bem aproveitada como devia. Pode ser apenas uma impressão minha, que não sou telespectador assíduo da RTPN, porém não me costumo enganar nas análises que faço. Apesar de a pivô se sentir satisfeita com o seu trabalho, segundo as últimas declarações à imprensa, tenho pena de o canal informativo da estação pública não apostar mais nela. Mesmo assim, é de salientar que o brilho de Alberta Marques Fernandes é único, assim como a sua postura equilibrada na condução dos noticiários.
"E contra factos não há argumentos"! Parabéns Alberta!


É a cara actual da Edição da Noite da SIC Notícias, mas tem já um curriculum invejável para muitos profissionais da sua geração. Com 38 anos de idade, Ana Lourenço é, nos dias que correm, a principal cara feminina do canal líder do universo cabo.


Começou em rádios piratas, passou pela TSF, e fez parte dos primórdios da TVI. Ainda assim, foi na SIC Notícias que se tornou conhecida do grande público. Com uma capacidade eximia de cativar o seu público, a jornalista tem feito um percurso coerente e recheado de sucessos. Ao lado de João Adelino Faria fez uma das duplas de pivôs mais bem conseguidas de sempre do universo informativo português. Todavia, quis o destino que se separassem. E tanto que eu gostava desta dupla.

Mas a vida é mesmo assim e não vale de nada lamentar os acontecimentos menos bons do passado, mas sim aprender com eles. E foi isso que Ana Lourenço fez. Prosseguiu o seu caminho e está agora, arrisco-me a dizer, a desempenhar o papel que no inicio da SIC Notícias coube a Clara de Sousa, que é como quem diz, ser a principal cara feminina da estação. Dotada de uma voz serena e que transmite calma, com um excelente sentido de oportunidade, que lhe dão a possibilidade de fazer as perguntas indicadas na hora certa, assim é Ana Lourenço.


Sinceramente, já me perguntei por inúmeras vezes os motivos pelos quais ainda não foi chamada para um dos noticiários da SIC generalista. Tem todas as condições para isso e há muito que merece a oportunidade. Não digo já para o Jornal da Noite, mas para o Primeiro Jornal, porque não? Talvez porque neste momento o seu contributo para a SIC Notícias seja essencial e porque ao lado de Mário Crespo ela é a identidade da estação. Mas, pergunto eu, será isto suficiente para a fazer sentir-se realizada? Talvez não e no momento em quiser mais e a casa para onde trabalha não lhe possibilitar esse crescimento, um convite da concorrência a leve a dizer adeus aos anos de crescimento.


Pode ser que até lá a oportunidade surja. E tanto que eu e muitos portugueses gostaríamos de ver Ana Lourenço à frente de um dos blocos noticiosos de Carnaxide. Ela que, embora muito pouca gente saiba, esteve quase a fazer parte da equipa de apresentadores do Ás Duas Por Três, ao lado de Júlia Pinheiro e Henrique Mendes!




Terminado um Frente a Frente damos por encerrado o anterior. Assim, a sondagem que opunha as opiniões sobre Marco D'Almedia e Marco Delgado tiveram os seguintes resultados:


Marco D'Almeida, por Tiago Henriques - 75%
Marco Delgado, por Diogo Santos - 25%



18 de fevereiro de 2010

Revista de Imprensa 18/02/2010

Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quinta-feira.

"Denise" e "Maria Delfina" invadem "Companhia das Manhãs"
Ana Bola e Maria Rueff estão de volta aos ecrãs de Carnaxide. Na pele de "Denise" e "Maria Delfina", as duas actrizes passarão a marcar presença no programa "Companhia das Manhãs", já a partir de Março. As mais famosas manicures de Portugal não vão fazer as unhas de Rita Ferro Rodrigues, Francisco Menezes ou dos seus convidados. As duas amigas vão dar a cara pela rubrica "Calúnia Social", onde farão muita crítica social.

Este domingo há homenagem a Filipe Pinto
Ao contrário do previsto, este domingo não haverá uma gala especial de "Ídolos". Assim, no dia 21 a SIC emitirá, entre as 22 horas e a meia noite, um conjunto de imagens e reportagens feitas por Andreia Rodrigues sobre a primeira semana do novo Ídolo de Portugal e os seus melhores momentos no talent-show, de acordo com o que Nuno Santos disse ao jornal 24 Horas.


CITAÇÃO DO DIA

"Acho que quem faz novela, teatro ou cinema ao mesmo tempo acaba por não fazer nem uma coisa nem outra bem"

A frase de hoje é de Diogo Amaral.



Fala-se de: Ana Lourenço.
A pivô de "Edição da Noite", na SIC Notícias, regressou recentemente aos ecrãs. A ausência de um mês deveu-se a um problema de saúde, nomeadamente uma hérnia discal. Sem se alongar muito, Ana Lourenço confirmou a notícia ao 24 Horas: "Tive um problema nas costas, uma crise na coluna, mas já voltei ao trabalho."

Fontes: 24 Horas, TV 7 Dias