2 de junho de 2009

Notícias

TVI reforça liderança e SIC desce cada vez mais

RTP1 mantém segunda posição, enquanto a estação liderada por José Eduardo Moniz se destaca cada vez mais.

A TVI voltou a reforçar a sua posição de líder de audiências televisivas enquanto a SIC vai exactamente no sentido contrário, continuando a perder telespectadores. Os resultados das audiências de Maio ontem revelados pela Marktest mostram ainda que o cabo está a captar cada vez mais atenção.

A estação liderada por José Eduardo Moniz ultrapassou em Abril a fasquia dos 30% de share e, no último mês, aumentou ainda mais a distância para o segundo canal de televisão mais visto em Portugal, a RTP1, alcançando 31,5% de share. A estação pública, por seu lado, manteve exactamente o mesmo share de audiência verificado no mês de Abril: 23,2%.

Apesar de manter os resultados, juntando as audiências da RTP1 com as da RTP2, que em Maio se fixou nos 5,4%, os dois canais da estação pública chegam apenas aos 28,6% de share, aquém dos resultados pretendidos pelo presidente. Guilherme Costa, na apresentação das contas da RTP, no final de Março, referiu que o objectivo era conseguir audiências de 30%.

Pior está a estação de Francisco Pinto Balsemão. Depois de ter começado o ano com 25,9% de share, nos meses seguintes registou desempenhos mais baixos: 24,4% em Fevereiro, 23,2% em Março, 22,4% em Abril e 21,5% no último mês.

Os dados da Marktest confirmam uma outra tendência, e esta não é exclusiva do mercado português: são cada vez mais os adeptos dos canais por cabo. Se em Janeiro o balanço apontava para um share de 14,5%, todos os meses se registaram subidas e, em Maio, o share era já de 18,4%. Esta subida, de quase quatro pontos percentuais, também reflecte o ligeiro crescimento das audiências dos canais noticiosos nacionais.

Fonte: Diário de Notícias

Audimetria - 01/06/2009


Ontem o dia foi marcado pela estreia de Salve-se quem Puder. O novo programa da SIC figurou no Top5 com 11% de ratio e 29,7% de share. Apesar disto, o programa mais visto do dia foi a novela Deixa que te Leve como podemos ver no quadro. A reportagem TVI desceu bastante. De 18,1% e 44,4% de share passou para 11,6% de ratio e 33,2% de share.
O dia de ontem teve com menos público, tendo em conta que o programa mais visto situou-se em menos de 1 milhão e 420 mil pessoas.
O Telejornal foi o o noticiário mais visto (9,5% de ratio), seguido do Jornal Nacional (8,7% de ratio) e do Jornal da Noite (8,3% de ratio).
A novela Flor do Mar (tarde) ganhou o horário das 19 horas - 7,8% de ratio e 32,6% de share. O Preço Certo ficou-se 6,2% de ratio e 27,1% de share. Nós por Cá em terceiro com 4,7% de ratio e 19,9% de share.
De referir por fim o bom resultado de Prós e Contras. O espaço informativo da RTP1 obteve ontem 6,8% de ratio e 27% de share. A essa hora, Olhos nos Olhos obteve igualmente 6,7% de ratio e mais três décimas de share - 27,3%.
Caminho das Índias ficou-se pelos 5,8% de ratio e 19,1% de share.