5 de janeiro de 2011

Cine-Opinião


Boa noite e bem-vindo a mais um Cine-Opinião

Em exibição nos cinemas - Complexo: Universo Paralelo


Este documentário (exclusivo do UCI Cinemas) remete-nos para o relato do dia-a-dia no maior aglomerado de favelas do Rio de Janeiro: resultado de três anos de vida no Complexo do Alemão, transporta-nos para uma as realidades sociais e as identidades individuais de um aglomerado praticamente desconhecido. Na minha opinião, uma produção que vale a pena ver, principalmente no seguimento dos recentes acontecimentos ocorridos neste local, que tiveram como objectivo dar uma nova realidade a estes habitantes. O "entrar" na favela, o experienciar através do ecrã algo que nos é alheio e compreender se o estereótipo que tanto nos é imposto é de facto a realidade, são alguns dos desafios que este documentário nos apresenta.




Brad Pitt começa a filmar «Cogan's Trade» em Março
Após «O Assassínio de Jesse James pelo Cobarde Robert Ford», Brad Pitt voltará a trabalhar às ordens do realizador Andrew Dominik em «Cogan's Trade», cuja filmagem arranca em Março.

Neta de Elvis Presley participa no próximo Mad Max

Riley Keough, neta de Elvis Presley, vai participar em «Mad Max: Fury Road», o quarto filme da série «Mad Max», novamente realizado por George Miller e com Tom Hardy a substituir Mel Gibson.

Sandra Pereira: "O Martim era um concorrente fortíssimo"


A vencedora da quarta temporada do Ídolos confessou à TV Guia desta semana que não estava à espera de ficar em primeiro lugar no talent-show da SIC. "Não estava à espera. Nos últimos dias comecei a pensar que não valia a pena ficar stressada ou chateada, se não ganhasse, porque comecei a fazer a avaliação de tudo o que tinha vivido e onde tinha chegado. E isso já estava a valer muito. O que aconteceu, ter ganhou, foi a cereja em cima do bolo", partilhou com a referida publicação.

Desconhecendo que havia ganho por uma diferença de três por cento, Sandra Pereira afirmou que os três finalistas mereciam ter ido para Londres. No entanto, e uma vez que só um poderia ganhar o prémio final, importa é salientar que na quarta edição do Ídolos, o melhor ficou mesmo para o fim. "Três por cento, vejam lá. O Martim era um concorrente fortíssimo. Nós somos os dois vencedores. A grande diferença é que só um é que vai para Londres. Eu, a Carolina e o Martim éramos, realmente, quem se destacava mais no programa. Qualquer um dos três era bem ganho. O que interessa é termos feito um bom trabalho e poder sair do programa e ir à luta à mesma".

Quanto ao futuro, Sandra Pereira aguarda ansiosamente a Ídolomania e pelo mês de Novembro, altura em que partirá para Londres, em busca do seu sonho: "Quero fazer a Ídolomania, travar contactos, aprender mais... Não sei ainda... Estou a ir à deriva".

Quiosque: TV Guia

Alcides Viera: "Nunca tive medo de ninguém"


O director de Informação da SIC concedeu esta semana uma entrevista à TV Guia, tendo desfeito algumas das polémicas que foram alimentadas pela imprensa nos último tempos. Com a chegada de Manuela Moura Guedes a Carnaxide, muitas foram as notícias que davam conta de um mal estar na redacção do terceiro canal, pela eventual conotação que o seu trabalho passasse a ter. Algumas revistas chegaram mesmo a lançar matérias que confirmavam que Alcides Vieira havia recebido algumas críticas por parte dos jornalistas. Apesar deste factor, o director de Informação da SIC responde que essas notícias não passaram de especulações. "Não, não queixaram. É natural que, cada vez que se contrata alguém, as pessoas se interroguem, não necessariamente no sentido negativo", afirmou à publicação da Cofina. Apesar das questões sobre o futuro de Manuela Moura Guedes em Carnaxide, o homem-forte de Carnaxide considera normal que os profissionais da casa se interroguem sobre o que irá a mulher de José Eduardo Moniz fazer no terceiro canal.

Sem medo de ninguém, Alcides Vieira está um pouco ansioso com o regresso de Moura Guedes aos ecrãs nacionais. Sobre uma eventual apresentação do Jornal da Noite, o profissional da SIC responde que nunca pensou sobre isso: "Ela agora, nesta fase, tem um projecto que não passa pela apresentação do noticiário, ela própria revelou que não tinha interesse, nem pessoas nem profissional, de voltar a fazer aquilo que fez num passado recente e, portanto, para já, isso não se coloca".

Sabendo que a jornalista e José Sócrates não têm uma boa relação, tendo em conta a guerra judicial que os envolve, Alcides Vieira confessa que não teme que isso venha prejudicar a comparência do primeiro ministro nos estúdios da SIC: "Não temo... Qualquer programa não depende de uma pessoas, depende de uma equipa, de uma ideia, de um formato. Não sei o que se passou na relação entre a TVI e o primeiro-ministro, mas não vejo qualquer razão para um convidar recusar vir à SIC, só porque está cá a Manuela".

Sem se queixar do orçamento que está planeado para a informação de Carnaxide no ano de 2011, Alcides Vieira acrescenta ainda que não existem perspectivas de audiências para o novo programa de Manuela Moura Guedes: "Não há objectivos. O que queremos é que seja um programa diferente, que tenha uma identidade própria, que seja forte e acrescente valor à SIC. Esse é o objectivo. Se tiver audiências, é porque está a ter esse reconhecimento. Mas nós não trabalhamos só para as audiências. Não as deitamos fora, cativamo-las, mas respeitando sempre a linha editorial, as regras do bom senso e do bom gosto dos programa de informação, onde há regras mais divididas".

Por fim, o director de Informação da SIC, falou ainda de Miguel Sousa Tavares. Apesar de Sinais de Fogo ter sido suspenso, estão a ser preparadas algumas novidades para o comentador do Jornal da Noite em 2011: "Para as presidenciais, vão haver novidades".

Quiosque: TV Guia

Esta noite...



... mais uma noite cinematográfica no Televisão-Opinião. O Cine-Opinião está de volta às 21:00, assim como a dupla Marta Miranda & Vanessa Dias!

Vera vai gravar um CD!

vera_final

As cantorias em plena Casa dos Segredos prometem compensar a terceira classificada do programa.


É que, ao que parece, dentro em breve a jovem do Cacém estará em estúdio a gravar um CD. Numa primeira fase, Vera irá gravar um dueto com a colega e amiga Daniela, tal como revela hoje o Correio da Manhã.


E, a avaliar por aquilo que a rapariga disse esta manhã no Você na TV, o álbum será mesmo editado. Até porque a Verissíma vai inscrever-se em aulas de canto, de modo a melhorar a sua voz.

Para além de tudo isto, a jovem ambiciona ainda uma oportunidade no mundo da representação.


Quiosque: Correio da Manhã

Fala-se! 05/01/2011


Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Fala-se!


Vanessa Palma


Sem nenhum projecto em televisão no presente momento, a actriz e apresentadora pode estar prestes a receber uma óptima notícia, a nível pessoal.

É que, segundo a edição desta semana da TV 7 Dias, Vanessa Palma está grávida, embora a própria ainda não confirme o estado de graça.


Ao que parece, a rapariga foi vista perto do Hospital da Luz, em Lisboa, onde foi fazer alguns exames para saber se estava, de facto, grávida. Ainda assim, confrontada com a descoberta, a apresentadora fechou-se em copas:

“Não vou confirmar nada. Acho ridículo que publiquem algo de foro tão pessoal. As pessoas deviam poder dizer na altura que acham correcta. Até porque pode haver pessoas próximas que ainda não saibam”.


Maria Rueff e Bruno Nogueira


Os rumores de que estariam separados há muito que têm sido alimentados pela imprensa, no entanto, tal não corresponde à verdade.

Segundo a edição desta semana da TV 7 Dias, Maria Rueff e Bruno Nogueira continuam juntos e felizes, até porque a actriz e humorista adiantou à referida publicação que continua a viver com o namorado.


Quiosque: TV 7 Dias

2ª edição da "Casa dos Segredos" em Outubro!


A segunda temporada do reality-show da TVI foi adiada para Outubro. Apesar de se ter perspectivado que a Casa dos Segredos estreasse ainda no mês de Março, no mesmo período que a versa portuguesa de Biggest Loser, a TV Guia desta semana informa que não é esse o plano de Queluz de Baixo. "Não estamos a trabalhar na segunda edição... A TVI ainda não nos disse nada", afirmou Lurdes Guerreiro, da Endemol.

Teresa Guilherme revela que gostaria de ser ela a apresentadora da nova temporada da versão portuguesa de Secret Story: "Não posso esconder que gostaria imenso de voltar a apresentar um reality show. O Big Brother marcou-me muito, mas, até agora, ainda ninguém me convidou".
Com o estúdio do programa a ser desmontado, a verdade é que os portugueses terão que esperar mais alguns meses para voltarem a ver cerca de dezasseis novos concorrentes fechados na casa mais vigiada do país!


Quiosque: TV Guia

Ana Isabel contente com a prata de “Secret Story”

anaisabelfinal

Embora muita gente considere que deveria ter sido ela a grande vencedora do reality-show da TVI, a concorrente não ficou triste com o segundo posto.


“Desde o inicio do jogo que achava que o António ia ganhar, porque é um homem que ganha sempre e porque – é bom que se saiba que eu gosto muito do António – era a pessoa dentro da Casa que tinha tudo para ganhar, no País onde estamos… ele é boa pessoa, sem dúvida, mas é muito ingénuo. Eu fiquei contente com o meu segundo lugar porque tenho plena noção que ele precisava mais do dinheiro do que eu. Mas o que me chocou foi a reacção do público. Eu fiquei satisfeita, mas o feedback da minha primeira noite foi que as pessoas queriam que eu ganhasse… os próximos dias dar-me-ão a resposta”, começa por dizer Ana Isabel à TV 7 Dias desta semana.


Apesar de tudo, a segunda classificada acredita que os portugueses possam ter uma má imagem sua, até porque recebeu uma missão que pode ser considerada polémica no início do programa: “Na terceira semana do programa, a VOZ chamou-me ao confessionário e disse-me que tinha uma missão para mim, muito bem remunerada. Tinha de ser nariz empinado e não aceitar ordens de ninguém. Nunca me disseram que a missão tinha terminado e nunca recebi dinheiro nenhum por isso. Ainda fui ao confessionário duas vezes perguntar se a missão tinha terminado e a VOZ disse-me que eu tinha de continuar”, explicou.


Polémicas à parte e não obstante o que aconteceu com Vítor, a estudante de direito mostrou-se satisfeita com a primeira noite fora da casa: “Foi óptima! Estive com as pessoas de que gosto, diverti-me, portanto… era o que eu esperava. Agora vou dormir e amanhã seja o que Deus quiser!”


Quiosque: TV 7 Dias

Eis os nomeados dos prémios “TV 7 Dias de Televisão 2010”!

trofuTV7Dias


Depois do sucesso alcançado no ano passado, a actual revista líder do segmento de televisão volta a eleger os melhores dos melhores do pequeno ecrã. 125 são os nomeados entre 25 categorias que prometem premiar os que fazem e aquilo que é feito, um pouco por toda a nossa televisão!

Conheça agora os nomeados e a forma de votar:


Telenovelas


Melhor telenovela

Espírito Indomável, TVI

Laços de Sangue, SIC

Meu Amor, TVI

Mar de Paixão, TVI

Perfeito Coração, SIC


Melhor actor principal

António Capelo, Espírito Indomável TVI

Carlos Vieira, Laços de Sangue SIC

Diogo Morgado, Laços de Sangue SIC

Nicolau Breyner, Meu Amor TVI

Rogério Samora, Mar de Paixão TVI


Melhor Actriz principal

Alexandra Lencastre, Meu Amor TVI

Joana Santos, Laços de Sangue SIC

Margarida Marinho, Meu Amor TVI

Maria João Luís, Sedução TVI

Paula Lobo Antunes, Mar de Paixão TVI


Melhor Actor de elenco

Fernando Mendes, Sedução TVI

João Perry, Sedução TVI

João Ricardo, Laços de Sangue SIC

Manuel Cavaco, Meu Amor TVI

Paulo Rocha, Perfeito Coração SIC


Melhor Actriz de elenco

Eunice Muñoz, Mar de Paixão TVI

Helena Laureano, Mar de Paixão TVI

Margarida Carpinteiro, Laços de Sangue SIC

Maria José Pascoal, Mar de Paixão TVI

Patrícia Tavares, Meu Amor TVI


Melhor Genérico

“Estou Além”, Laços de Sangue SIC

“Gaivota”, Perfeito Coração SIC

“Grita, Sente”, Espírito Indomável TVI

“Intervalo”, Mar de Paixão TVI

“Meu Mundo Inteiro”, Sedução TVI



Séries


Melhor Série

A República, RTP

Cidade Despida, RTP

Conta-me Como Foi, RTP

Pai à Força, RTP

37, TVI


Melhor Actor

Albano Jerónimo, Cidade Despida RTP

Ivo Canelas, Liberdade XXI RTP

Marco D’Almeida, Ele é Ela TVI

Miguel Guilherme, Conta-me Como Foi RTP

Pepê Rapazote, Pai à Força RTP


Melhor Actriz

Catarina Wallenstein, Destino Imortal TVI

Cucha Carvalheiro, 37 TVI

Mafalda Luís de Castro, Lua Vermelha SIC

Rita Blanco, Conta-me Como Foi RTP

Sofia Alves, 37 TVI



Humor


Melhor Programa

Aqui Não Há Quem Viva, SIC

Contra-Informação, RTP

Herman 2010, RTP

Lado B, RTP

A Última Ceia, SIC Radical


Melhor Actor/Humorista

Bruno Nogueira, Lado B RTP

César Mourão, Companhia das Manhãs SIC

Herman José, Herman 2010 RTP

Marco Horácio, Salve-se Quem Puder SIC

Nicolau Breyner, Aqui Não Há Quem Viva SIC


Melhor Actriz/Humorista

Ana Bola, Companhia das Manhãs SIC

Rita Ribeiro, Aqui Não Há Quem Viva SIC

Maria Rueff, Companhia das Manhãs SIC

Rosa Lobato de Faria, Aqui Não Há Quem Viva SIC

Maria João Abreu, Aqui Não Há Quem Viva SIC



Entretenimento


Melhor Programa

Achas que Sabes Dançar?, SIC

Casa dos Segredos, TVI

Ídolos, SIC

Operação Triunfo, RTP

Quem quer ser Milionário, RTP


Melhor talk-show

5 Para a Meia-Noite, RTP 2

Portugal no Coração, RTP

As Tardes da Júlia, TVI

Praça da Alegria, RTP

Você na TV, TVI


Melhor Apresentador

João Baião, Portugal no Coração RTP

João Manzarra, Ídolos SIC

José Carlos Malato, Quem quer ser Milionário RTP

Manuel Luís Goucha, Você na TV TVI

Pedro Fernandes, 5 Para a Meia-Noite RTP 2


Melhor Apresentadora

Cristina Ferreira, Você na TV TVI

Fátima Lopes, Vida Nova SIC

Filomena Cautela, 5 Para a Meia Noite RTP 2

Júlia Pinheiro, As Tardes da Júlia TVI

Sílvia Alberto, Operação Triunfo RTP



Informação


Melhor Programa

Condenados, SIC

Plano Inclinado, SIC Notícias

Prós e Contras, RTP

Quadratura do Círculo, SIC Notícias

Vidas Contadas, RTP


Melhor jornalista/apresentador

João Adelino Faria, RTP

João Moleira, SIC/ SIC Notícias

José Alberto Carvalho, RTP

José Rodrigues dos Santos, RTP

Rodrigo Guedes de Carvalho, SIC


Melhor jornalista/apresentadora

Ana Lourenço, SIC Notícias

Clara de Sousa, SIC

Fátima Campos Ferreira, RTP

Judite Sousa, RTP

Sandra Felgueiras, RTP 2


Melhor Reportagem/ documentário

A Explicação da Infância, SIC

José Mourinho, o Melhor Treinador do Mundo, SIC

O Caso de Éder Fontes, SIC

Sá Carneiro: A Força de Viver, RTP

Pacto de Silêncio, TVI


Melhor Comentador

António Tadeia, Liga dos Campeões RTP

Emídio Rangel, Directo ao Assunto RTP N

Marcelo Rebelo de Sousa, As Escolhas de Marcelo e Jornal Nacional RTP/ TVI

Miguel Sousa Tavares, SIC

Pacheco Pereira, Quadratura do Círculo e Ponto Contra Ponto SIC Notícias



Melhor Programa Infanto-juvenil

Destino Imortal, TVI

Já Sei Cozinhar, RTP

Lua Vermelha, SIC

Morangos com Açúcar VII, TVI

Rédea Solta, TVI 24



Melhor Programa de Informação Cultural

As Mulheres da Minha Vida, TVI 24

De Homem para Homem, TVI 24

Histórias com Gente Dentro, SIC

Quarto Crescente, RTP

Janela Indiscreta, RTP 2



Melhor Programa Social

Alta Definição, SIC

DeLuxe, TVI

Fama-Show, SIC

Portugal Sem Fronteiras, RTP

Só Visto, RTP



Melhor Programa Desportivo

O Dia Seguinte, SIC Notícias

Prolongamento, TVI 24

Tempo Extra, SIC Notícias

Trio D’ataque, RTP N

Vamos à Bola, TVI


Para votar pela Internet, clique aqui!

“5 Para a Meia Noite” regressa a 17 de Janeiro

5pamn

Depois do sucesso alcançado com as restantes temporadas, o formato de sucesso da RTP 2 já tem regresso marcado.

Será no primeiro dia da terceira semana de Janeiro que a quarta temporada de 5 Para a Meia Noite estreará na RTP, segundo adianta o Correio da Manhã.


Ao que parece, o esquema de apresentadores mantém-se o mesmo e não haverá grandes alterações, prevendo-se apenas um novo estúdio e novas rubricas.

Um regresso há muito pedido pelos fãs, que poderão agora rever Filomena Cautela e companhia…


Quiosque: Correio da Manhã

Revista de Imprensa 05/01/2011


Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quarta-feira!


Nicolau Breyner já não é exclusivo TVI

Depois da brilhante interpretação em Meu Amor, o actor, que está actualmente sem nenhum projecto em mãos, viu a sua ligação de exclusividade com a televisão de Queluz de Baixo chegar ao fim.

“Por enquanto, ainda não renovei nenhum contrato”, começa por dizer Nicolau Breyner à TV 7 Dias desta semana, descrevendo, em seguida, a sua relação com a TVI: “uma relação grande, forte e indestrutível de amizade com muita gente desta estação”, explicou.


Ainda assim, e tal como já afirmara à TV Guia, o Caetano de Meu Amor não está já de malas aviadas para a SIC, apesar de o seu nome ser um dos mais falados para mudar de camisola. E nem a possível chegada de José Eduardo Moniz (impulsionador da sua transferência para a TVI em 2008) a Carnaxide o faz abrir o jogo: “Está a falar de ‘ses’. Não faço futurologia. Se isso viera a acontecer, logo vejo qual é a realidade.”


O certo mesmo é que o seu regresso aos ecrãs será já no terceiro mês do ano, tal como o próprio voltou a garantir: “Não sei ainda o quê, mas estarei a fazer televisão” (em Março).

Até lá, Nicolau Breyner estará concentrado no seu novo filme, que não fará parte da Plural Filmes, até porque a empresa está agora em “stand by” e já não está ligado a ela.


Nuno Santos elogia Júlia Pinheiro

Depois de ter dado as boas vindas à mais recente estrela à televisão que dirige, Nuno Santos não se cansa de elogiar Júlia Pinheiro.

“Posso dizer, e é a primeira vez que falo disso, que fico muito satisfeito com o regresso a casa da Júlia, por uma questão profissional, mas também pessoal. É uma amiga com quem eu estava no ar a 6 de Outubro, quando a SIC começou”, começa por dizer o responsável de Carnaxide à edição desta semana da TV Mais, acrescentando de seguida: “Acho que ela fez um grande percurso fora e agora regressa para nos ajudar a sermos mais fortes”.


Mas os elogios à antiga apresentadora de Secret Story vão ainda mais longe: “é, como li, um furacão. É uma grande figura de televisão e vai ajudar-nos, com certeza”. E, por aquilo que adianta Nuno Santos, o regresso de Júlia Pinheiro aos ecrãs será feito com toda a precaução: “Ela agora vai de férias, chegará durante o mês de Janeiro e depois trabalharemos intensamente para ela estar no ar. Essa é a sua grande mais-valia”, frisou.


Contratações à parte, o director de programas confessou ainda saber que todo o processo de reestruturação da SIC ainda demorará algum tempo: “Trabalho em televisão há tempo suficiente para saber que os processos de mudança são lentos. A SIC sofreu uma grande erosão nos últimos anos. Estamos a preparar-nos para sermos mais fortes e para nos aproximarmos da liderança”, concluiu.


CITAÇÃO DO DIA:


“Este é o meu adeus”


Júlia Pinheiro, no final de Secret Story


Curiosidade do dia:


A trabalhar bastantes horas por dia, Pedro Granger acabou por não resistir ao cansaço e chegou mesmo a desmaiar nas gravações de Sedução, tal como adianta a edição desta semana da TV 7 Dias.


Quiosque: TV 7 Dias, TV Mais



Júlia Pinheiro inicia funções na SIC dia 17!

juliapinheiro4


Três semanas depois de ter entrado de férias, a apresentadora iniciará o seu trabalho na sua nova estação. E será no próximo dia 14 de Janeiro, por aquilo que apurou o Correio da Manhã desta quarta-feira que Júlia Pinheiro será, oficialmente, apresentada como nova estrela SIC.


Na segunda-feira seguinte, ou seja, três dias volvidos, a comunicadora começará, assim, uma nova vida. Pelos lados de Carnaxide, Júlia Pinheiro terá um cargo na direcção de Programas, muito semelhante ao que desempenhava na TVI e, para além disso será ainda responsável pela coordenação dos programas diários do canal.


Mas não se pense que a mãe de Rui Maria Pêgo se fica por aqui.

Tal como a imprensa tem vindo a adiantar, a comunicadora vai ainda assumir a apresentação de um novo programa, que substituirá o Companhia das Manhãs já a partir de Fevereiro. Segundo o mesmo jornal, este novo formato está actualmente em fase de criação de cenografia e grafismo e será uma aposta forte do canal, que quer voltar aos tempos de outrora e roubar a liderança da concorrência.


Por último, a juntar a tudo isto, Júlia Pinheiro irá ainda, ao que tudo indica, dar a cara pela versão portuguesa de The Biggest Loser, cuja estreia está prevista para Abril e que durará três meses, sendo emitido aos domingos à noite.

Com tudo isto, é caso para dizer que, a partir de 17 de Janeiro, a SIC ganha um grande reforço!


Quiosque: Correio da Manhã

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

História de Amor

Pronto, está bem, venham-me lá falar dos móveis IKEA no Palácio da Zarzuela; venham-me lá falar da princesa a passar a ferro a sua própria roupa ainda nos seus 82 metros quadrados nos arredores de Madrid; venham--me lá falar do Mojito pedido por Felipe, uma hora e tal depois de ter dito à futura princesa que não bebia álcool. Eu também reparei em tudo isso, mas gostei de Felipe y Letizia, a minissérie da Telecinco, que a SIC exibiu domingo à noite. Aquilo é uma obra de ficção, não é um documentário. Aquilo é um trabalho bem feito, interessante, não é uma megaprodução, que exigiria um elenco bem mais numeroso do que aquele e um investimento seguramente bem mais forte. O mérito de Felipe y Letizia, uma ficção espanhola com quase duas horas e meia de duração que foi vista em Portugal por mais de 800 mil pessoas, é contar de forma simples uma história de amor entre dois jovens. Acontece que, por acaso, esses jovens serão os próximos reis do país que está exactamente ao nosso lado, e que nos vende muita da roupa que vestimos, muitas das pizzas que comemos e muito do bom futebol que vemos na televisão.


Felipe y Letizia pode não ser uma obra de arte, mas emociona, prende ao ecrã e prova, se dúvidas houvesse, duas coisas: por um lado, mesmo num país republicano como o nosso, temos um fascínio especial por histórias da monarquia, o que não significa exactamente que estejamos rendidos à causa monárquica. Por outro lado, é imperioso que a indústria televisiva em Portugal (desde produtores a programadores) perceba que a ficção é mais do que novelas ou séries que se repetem à razão de 13 episódios por encomenda. Desformatem as vossas cabeças, por favor, que a gente gosta é de histórias bem contadas...