24 de maio de 2010

Frente a Frente

Boa noite. Seja bem-vindo ao Frente a Frente desta semana. O duelo de hoje ocorre entre Joana Duarte e Vanessa Martins. Sim, duas actrizes muito semelhantes e que por diversas vezes já foram confundidas!

Para muitos, o percurso televisivo de Joana Duarte iniciou-se na terceira série de Morangos com Açúcar, no papel de Matilde. No entanto, a sua carreira de actriz começou muito antes de ter participado na produção da TVI.

Foi em 1998, na altura com 12 anos, que Joana Duarte deu os primeiros passos na representação. Uma Casa em Fanicos, na RTP1, marcou a sua primeira personagem - Rita.

No ano seguinte, fez parte do elenco principal da novela Todo o Tempo do Mundo, da autoria de Tozé Martinho. Seguiram-se algumas participações especiais em diferentes séries: Crianças S.O.S, Super Pai, Os Serranos e Clube das Chaves. Depois destas, é que Joana Duarte deu o salto da sua carreira, ao participar em 2005 e 2006, na terceira temporada de Morangos com Açúcar. Após o término da mesma, a TVI deu-lhe uma oportunidade na apresentação, e Joana Duarte conduziu, a par de outros tantos "ex-moranguitos", o Clube Morangos.
Em 2007, fez parte do elenco da novela Ilha dos Amores, que tanto sucesso fez na estação de Queluz de Baixo. Mais uma vez a actriz não parou, e participou no elenco principal de Deixa-me Amar, com o papel de Diana.
Antes da sua actual personagem em Meu Amor, Maria Lopes Gouveia, Joana Duarte foi convidada para integrar o elenco principal de Olhos nos Olhos.

O percurso desta actriz é já extenso, e pode mesmo afirmar-se que é uma profissional made in TVI. Na minha opinião, ainda falta para Joana Duarte ser uma estrela do canal da Media Capital. Digo isto, não como uma crítica à actriz, mas também devido aos papéis que lhe foram entregues. Que eu saiba, até à data, ainda não existiu um que se pudesse concluir que Joana Duarte merecia uma "lugar ao Sol".

Penso que ela tem talento, e que aquele brilho especial característico dos seus olhos poderá ajudar a TVI em futuras produções. A questão está em dar-lhe "o papel" e não "mais um papel". Esperemos que esta atitude por parte da estação seja tomada em breve, uma vez que Joana Duarte já deu provas de que é capaz de passar para a outra "fasquia", de ir mais além.

Ela ficava a ganhar, a estação de Queluz de Baixo ficava a ganhar, e os portugueses ficavam a ganhar. Para quê retê-la?


Foi em 2007 que a TVI decidiu apostar pela primeira vez numa acção diferente para a quinta série de Morangos com Açúcar. Ao contrário das temporadas anteriores, em que havia sempre um casal principal, desta vez a história girava em volta de um grupo de amigos. Três raparigas e dois rapazes. Uma delas era precisamente Vera, que marcava o primeiro grande papel de Vanessa Martins no pequeno ecrã.


Recordo-me de adorar esta rapariga e de tentar sempre seguir a história. As suas aventuras e amores diziam-me bastante. Não sei se por ter ficado “enfeitiçado” pelo seu olhar, ou se por outro motivo qualquer, mas, efectivamente, sempre que podia lá estava eu a acompanhar os capítulos da trama. Penso que para estreia, a actriz se portou muito bem.

Há algo muito curioso no seu aspecto físico. Para além de muito bonita, com um corpo de fazer inveja a muitas senhoras, um sorriso cativante, um olhar profundo, Vanessa Martins é muito parecida com Joana Duarte. Lembro-me de várias amigas minhas pensarem que eram a mesma pessoa. Poderia isso ter sido mau para alguma delas? Claro, mas não o foi. Muito pelo contrário. Vanessa entrou nos ecrãs e, apesar de ultimamente ter andado afastada, continua a fazer vários desfiles e campanhas publicitárias. Até porque ela é também manequim, e não se deixa abalar. Há ainda que ter em conta que é designer industrial.

Quando olho para fotografias desta jovem, parece que sinto a sua alegria, a sua simpatia. Não percebo o motivo pelo qual ainda não teve a sua verdadeira oportunidade. Já demonstrou ser capaz de surpreender. A meu ver, Vanessa Martins tem todas as possibilidades de agarrar uma grande vilã, por exemplo. Talvez o seu mal seja ainda não ter tentado mudar de ares. Digo isto porque, por vezes por Queluz de Baixo há demasiadas pessoas para poucos papéis. Talvez na RTP, ou na SIC já lhe tivessem dado um grande papel, no entanto percebo que seja na TVI que prefere trabalhar.


Já que falei anteriormente nas suas semelhanças com Joana Duarte, há muito que tenho para mim que estas duas actrizes podiam contracenar juntas. Que tal numa próxima produção, em que dessem vida a duas gémeas? Quanto a mim, seria uma grande aposta. E, creio que as duas jovens estariam à altura do desafio. Oxalá a TVI ainda aproveite esta ideia, mas caso não pense da mesma forma que eu, que dê outra oportunidade a Vanessa Martins. A sua beleza fazem falta aos ecrãs nacionais!

Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões Miguel Santiago/Rui Andrade:

Rui Andrade, por Tiago Henriques - 78%
Miguel Santiago, por Diogo Santos - 22%

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, o Frente a Frente entra em linha!

O futuro é este ano

Não, não é verdade: nem todos os projectos de Larry Page e Sergey Brin, mesmo os delineados sob o guarda- -chuva da Google, foram um sucesso - e, para quem não tem consciência disso, eis aí mais o exemplo do Buzz, uma rede social que chegou tarde, nasceu torta e, apesar das sucessivas tentativas para endireitá- -la, ainda não vingou. Mas é provável, mesmo assim, que a nova Google TV, projecto conjunto da Google, da Sony, da Intel e da Logitech, traga mais uma série de importantes transformações no actual paradigma do consumo de televisão. Mesmo se, para já, parece sobretudo uma forma de tentar resgatar o Android, o telemóvel com que Page e Brin tentaram atacar o recente mas poderoso império iPhone.


É que, apresentando-se como um produto desenvolvido primeiramente para o Android, a Google TV vai ter uma importante extensão nos domínios do hardware estático, com o lançamento de uma série de novos dispositivos para a sala de estar. E isso, numa altura em que a tecnologia portátil parecia já o único caminho a seguir, representa tanto um regresso ao passado como um salto em direcção ao futuro. Depois de tantos fornecedores nos porem a ver TV em rigorosamente todo o lado, o que a Google propõe agora é que voltemos a vê-la em casa. Mas de uma forma diferente, com recurso a uma espécie de megaconsola através da qual se articula a televisão tradicional, a Internet e a própria leitura de blu-ray.


Os primeiros sistemas, com a chancela da Sony, chegam ao mercado americano no Outono. E o mais provável é que, enfim, representem o tal salto tecnológico que todos esperávamos, depois dos pulinhos dos últimos cinco ou seis anos.

Vencedores da "XV Gala Globos de Ouro"


Cinema

* Melhor Filme “Um Amor de Perdição”, de Mário Barroso

* Melhor Actor
Rui Morrison (“Os sorrisos do destino”)

* Melhor Actriz Catarina Wallenstein (“Singularidades de uma Rapariga Loira”, “Amor de Perdição” e “Salazar – A Vida Privada”)

Desporto

* Melhor Desportista Masculino
Nelson Évora

* Melhor Desportista Feminino
Telma Monteiro

* Melhor Treinador de Futebol
José Mourinho

Moda


* Melhor Modelo Feminino
Jani Gabriel

* Melhor Modelo Masculino
Bruno Rosendo

* Melhor Estilista
Ana Salazar

Música


* Melhor Intérprete Individual
Ana Moura

* Melhor Grupo
Os Xutos & Pontapés

* Melhor Música
“Gaivota”, de Hoje

Teatro

* Melhor Actriz
Manuela Maria (“A casa do lago”)

* Melhor Actor
Virgílio Castelo (“O camareiro”)

* Melhor Peça/Espectáculo
“O camareiro”, de João Mota

Revelação do Ano
Daniel Ruah

Prémio Mérito e Excelência Artur Agostinho

O "Xico" e o "Kiki"


Eles são animais, e dão nas vistas em duas novelas de países diferentes.
São eles o Xico de Caras & Bocas e o Kiki de Mar de Paixão. A moda dos animais veio para ficar nas novelas, e parece estar a resultar. Os espectadores destas duas produções já ganharam carinho a estas duas "personagens" e consideram-nas até importantes para a história.

Se no Brasil, o macaco Xico está a fazer furor, em Portugal, o Kiki divide protagonismo com Paula Lobo Antunes. Neste último caso, o golfinho de Mar de Paixão não é real, pois é feito de plástico. Mesmo assim, não é por isso que este "espécie" não criou um espaço no coração dos portugueses.

Quiosque: TV Guia

Esta noite..

Mais uma segunda-feira, mais um Frente a Frente. Às 21:00!

Fala-se 24/05/2010


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao primeiro
Fala-se! desta semana!

Sofia Ribeiro e Nuno Janeiro


Depois de em 2008 o namoro dos dois actores ter sofrido um momento menos bom, o casal está novamente separado. A notícia é a capa da TV Guia desta semana, no entanto nem Sofia, nem Nuno a confirmam. Ao que tudo indica, os dois discutiam por tudo e por nada e decidiram dar um tempo. Alguns dos amigos dos actores acreditam que vão fazer as pazes, no entanto há quem ache que é mesmo desta que o casal se separa. "Eles não estão nada bem. Pelo que sei estão a separar-se. Cada um vai seguir o seu caminho. Ainda não disseram nada, porque gostam de manter a vida deles privada", disse uma amiga à referida publicação.

Rita Ferro Rodrigues


Grávida de quatro meses, a apresentadora já sabe, ao que tudo indica, o sexo do bebé. Segundo apurou a Nova Gente, a parceira de Companhia das Manhãs vai ter um menino. Rita Ferro Rodrigues não confirma, nem desmente a notícia, mas ainda ontem na red carpet da XV Gala dos Globos de Ouro afirmou ainda não saber o sexo do seu primeiro filho com Rúben vieira.


Quiosque: TV Guia, Nova Gente

Revista de Imprensa - 24/05/2010

Segunda-Feira, dia 24. Bem-vindo à 1ª Revista de Imprensa da semana!

Homossexualidade marca Morangos de Verão

Neste Verão, alguns jovens actores de Morangos com Açúcar na TVI, vão ter pela frente papéis complexos. Com efeito, há rapazes que, já na série em exibição, e que está quase a chegar ao fim, questionavam ou levavam os colegas a questionar a sua sexualidade.
Mas nos episódios de Verão da série VII, que já começaram a ser gravados há cerca de três semanas, o tema vai ser ainda mais central, como revelou à Correio TV José Pinto Carneiro, da Casa da Criação: "Entre os temas polémicos da série de Verão, o principal é o da homossexualdade" adianta o guionista, garantindo que "O tema será revelado de uma forma bem-disposta, mas série, realista e bem cuidada, inerente de uma mensagem de realismo e de aceitação"
Para além dos relacionamentos homo e heterosexuais entre os alunos, na série de Verão VII dos Morangos também os professores irão viver amores, como é o caso das personagens Félix (Pedro Pernas) e Ângela (Sofia Duarte Silva).



Perfeito Coração - A recta final

Está prestes a chegar ao fim a novela portuguesa da SIC. As cenas surpreendem com as revelações e reviravoltas da história.
Uma delas acontece já nesta semana, com a morte do vilão da novela da SIC, Afonso. É Leonor, a mulher por quem ele está obcecado, que coloca um fim à vida do homem que infernizou a sua própria vida no desenrolar da novela.
Também nos próximos dias ficaremos a saber o desfecho de Constantino. O mecânico, interpretado por Miguel Costa, deixa todos de boca aberta e diz que vai trabalhar numa conceituada equipa de ralis e que, por isso, vai fazer um estágio no estrangeiro. Vasco fica furioso e nem acredita que vai perder o empregado.
CITAÇÃO DO DIA
«Não quero abdicar de ser pai»
Albano Jerónimo
CURIOSIDADE DO DIA
Eram para ser 4, mas na verdade foram apenas 3 os vestidos usados por Bárbara Guimarães na gala de ontem dos Globos de Ouro. Tudo porque o vestido criado por Felipe Oliveira Baptista, experimentado pela última vez por Bárbara à cerca de 3 semanas, já não ficou à medida da apresentadora no passado Domingo. Contratempos de grávida...

Quiosque: Correio TV, Notícias TV, 24 Horas