2 de maio de 2010

O Melhor & Pior da Semana

PIOR da SEMANA - TVI
As manhãs de fim de semana continuam a ser o principal problema da estação de Queluz de Baixo. E nem o recentemente estreado Contra Ataque de Fernando Correia consegue resolver este mesmo problema.
No passado Sábado ficou, mais uma vez, em terceiro no horário, próximo de Portugal Sem Fronteiras (RTP 1) mas muito longe de O Nosso Mundo (SIC).
É o pior da semana da TVI em forma de "representação" das manhãs de fim de semana desta estação!

Esta Semana Rita Ferro Rodrigues está de férias!


Esta semana, a apresentadora não fará companhia a Francisco Mendes. A notícia foi avançada pela própria na sua página do Facebook. Resta agora saber se alguém a substituirá, ou se o humorista conduzirá, sozinho as próximas emissões de Companhia das Manhãs.

O Melhor & Pior da Semana

PIOR da SEMANA - SIC
Esta semana foi 'frutosa' em derrotas para a SIC e o maior dos insucessos foi mesmo o programa de Miguel Sousa Tavares. Com o êxito de Vidas Contadas de Judite Sousa, Sinais de Fogo cada vez mais se afirma pouco competitivo.
E como qualidade não significa obrigatoriamente quantidade (em audiências) na passada Segunda-Feira Sinais de Fogo perdeu para toda a concorrência com uns modestos 20% de share.

O Melhor & Pior da Semana

Nesta edição da noite de O Melhor & Pior da Semana, analisamos o pior da passada semana da RTP 1, SIC e TVI. Fique conosco até bem perto das 24h!
PIOR da SEMANA - RTP 1
Durante os quatro dias em que foi emitido nesta semana, Preço Certo perdeu sempre e com larga margem para os Morangos com Açúcar. Uma prova de que com o regresso do tempo quente e do sol durante mais horas o concurso de Fernando Mendes perde a sua hegemonia e liderança às 19 horas.

O Protagonista


Boa noite. Seja bem-vindo ao Protagonista desta semana.

Há oito dias ficámos a saber que Rita Ferro Rodrigues estava grávida. Foi no Companhia das Manhãs que a apresentadora o revelou, pela primeira mão, aos mais curiosos telespectadores.
Rita Ferro Rodrigues vê assim, mais uma vez, a vida a correr-lhe bem. Depois de ter sido promovida na estação de Carnaxide, ao completar a direcção de programas da mesma, e após ter integrado o talk-show Companhia das Manhãs, a apresentadora coloca várias questões no ar.
Ninguém fica indiferente ao facto de Rita, ser mais uma das trezentas mães famosas que decidiram engravidar este ano. Mas, se pensarmos mais um bocado, talvez cheguemos a uma questão bastante pertinente. O que irá acontecer a Companhia das Manhãs? Irá o programa matinal aguentar-se só com Francisco Menezes? Duvido. Então qual a resposta? Iva Domingues? Não sei.
Penso que o mais certo é existir uma revolução nas manhãs de Carnaxide, e estas voltarem a começar do zero.

Depois da sua gravidez, Rita Ferro Rodrigues ficaria novamente atrás dos bastidores, o que acabava por ser um desperdício. A verdade é que a apresentadora é uma das melhores do terceiro canal, e merece sem dúvida um espaço na antena da SIC.
Esperemos que é que não seja a gravidez a tirar-lho. O seu talento é nato, e a sua abordagem aos convidados do seu programa diferente do habitual.
O Televisão-Opinião deseja as maiores felicidades à cara da SIC.

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca O Protagonista da semana. A partir das 22:00, fique com o Melhor & Pior da Semana.

Zumba na caneca

David Letterman tem caneca. Conan O'Brien tem caneca. Jay Leno tem caneca. Jimmy Fallon tem caneca. Herman José tem caneca. Bruno Nogueira tem caneca. Rui Unas tem caneca. Já somos de primeira! Ter uma caneca com o logótipo do programa na mesa de um talk show é, sabemos agora, um sinal de modernidade. E o género, que andava arredio da televisão portuguesa, há uns bons pares de anos, voltou. Depois do Herman 2010 e do Lado B, foi a vez de A Última Ceia, o novo programa de Rui Unas, às quartas e quintas- -feiras na SIC Radical.


Unas é um estranho caso de um profissional versátil, talentoso, jovem, urbano, com bom aspecto e culto, mas que, infelizmente para a televisão generalista, falhou quando foi colocado no horário nobre (Inimigo Público, 2005, e Pegar ou Largar, 2006). Nem aquela espécie de telejornal das Produções Fictícias nem o concurso que Penim lhe ofereceu eram a praia de Unas.


É no confronto directo, no tête-à-tête com o convidado, na capacidade de criar cumplicidades, de lhe arrancar respostas, de improvisar reacções, de gerir silêncios e de interpretar sorrisos que se mede a capacidade de um comunicador. E é ali, naquela cadeira, com aquela caneca à frente, que Unas se sente como peixe na água, tal como se sentia no seu Cabaré da Coxa. É ali que Unas é realmente um valor acrescentado para a televisão portuguesa. É ali que se torna um dos maiores, seja no cabo ou na televisão generalista.


Órfã de Carlos Cruz (o maior dos maiores à frente das câmaras), a televisão passou grande parte da última década a tentar encontrar-lhe o herdeiro. E afinal ele estava ali ao lado...

“Cidade Despida” nomeada no Festival de Monte-Carlo

Apesar de ainda só ter estreado há duas semanas, a série da RTP já causa sucesso lá fora. Tudo porque concorre, com seis nomeações em quatro categorias, aos prémios do conhecido Festival de Televisão de Monte Carlo, que comemora este ano a sua quinquagésima edição.


Pelo troféu de Melhor Actriz em série dramática “lutam” Catarina Furtado e Cristina Carvalhal. Já Pedro Laginha e Albano Jerónimo estão nomeados na categoria de Melhor Actor em série dramática. As outras duas a que Cidade Despida concorre são a de Melhor Série Dramática e Melhor Produtor Europeu e Internacional.


Será muito dificl alcançar a vitória, uma vez que tem a concorrência de formatos internacionais bastante populares, como Dexter, Perdidos ou Mad Man, mas a nomeação já é, certamente, um motivo de orgulho tanto para a equipa de produção, como para o nosso país.


A edição deste ano do certame está marcada para os dias 6, 7, 8, 9 e 10 de Junho, no Grimaldi Fórum, no Mónaco.


Quiosque: 24 Horas

Amor lésbico em “Lua Vermelha”


Depois de esta temática ter sido abordada em Podia Acabar o Mundo, onde Ana Guiomar e Diana Chaves viveram um amor impossível, é a vez de a série de vampiros da SIC também contar com um casal homossexual.

Tudo começa quando Luísa (Inês Aires Pereira) começa a desconfiar de que gosta de raparigas. Após sofrer um desgosto de amor com Rita (Joana Oliveira), que rejeita o seu amor, apesar de continuar a ser sua amiga, a jovem conhece Margarida (Rita Jardim), uma estudante de outro colégio, durante um jogo entre as duas escolas. As duas estudantes sentem-se imediatamente atraídas uma pela outra e vão viver uma paixão, apesar de algumas contrariedades de que serão vítimas, como o preconceito quer na escola, quer por parte de alguns familiares.


Apesar de ser uma estreia para ambas as actrizes, a experiencia de beijar uma mulher “não foi difícil e correu muito bem”, tal como adiantou Inês Aires de Almeida ao 24 Horas.


Estas imagens surgirão no ecrã daqui a algum tempo.


Quiosque: 24 Horas

Mamãs da Televisão


Hoje é aquele dia em que particularmente todas as crianças dão uma pequena lembrança às suas mães. Antigamente, era comemorado a 8 de Dezembro, mas de há uns tempos para cá que passou a sê-lo no primeiro domingo do mês de Maio. Tal como em tudo na vida, também na televisão há “mamãs”. Neste texto vou destacar particularmente as mais recentes ou futuras mãezinhas que entram, diariamente pelos ecrãs dos portugueses.


Foi logo no inicio do ano que Rita Andrade deu à luz o pequeno Gustavo. Um bebé muito esperado que veio comemorar a felicidade dos pais, que recentemente se casaram. Para ela, hoje será um dia especial.


Aquela que será, talvez, a “mamã” mais querida pelos portugueses neste momento é, sem sombra de dúvidas, Cláudia Vieira. Afinal de contas o crescimento da sua barriga foi visto, semanalmente, pelos telespectadores que assistiam a Ídolos. A Maria veio dar um novo brilho aos olhos da apresentadora que verá o dia de hoje com outros olhos.


Afastada dos ecrãs há algum tempo está a “chiquitita” Marta Fernandes. E agora mais algum tempo estará, uma vez que nasceu na passada semana a pequena Maria. Também ela fará com que Marta veja este dia de uma forma diferente.


No entanto, há outras senhoras da nossa televisão que terão um dia especial, apesar de ainda não “conhecerem” os seus rebentos. São elas as actrizes Inês Simões, Inês Castel-Branco, Luciana Abreu (que ao que tudo indica está mesmo grávida) ou Sofia Espírito Santo, e as apresentadoras Bárbara Guimarães, Rita Ferro Rodrigues, Teresa Peres ou Rita Mendes. O dia destas super-mulheres será, assim, diferente, uma vez que no seu ventre estão pequenos seres que, dentro em breve, lhes trarão ainda mais felicidade.


Mas como não só as senhoras da nossa televisão são mães, também você aí desse lado, que é mãe, ou a sua mãe merecem uma mensagem carinhosa, um gesto diferente, mas ao mesmo tempo igual. Afinal, também o dia da mãe pode ser todos os dias, basta tê-la, senti-la, acarinhá-la. E não, não vale a pena dizer que a sua é a melhor, afinal de contas esta é uma daquelas questões para as quais ainda não há um consenso geral.


Para todas as mães que leram este pequeno texto, votos de um grande e feliz dia!

O Melhor & Pior da Semana

MELHOR da SEMANA - TVI
Durante esta semana, na competição directa com os talk-shows da concorrência o programa de Júlia Pinheiro saiu vencedor. As Tardes da Júlia conseguem assim sair da onda de maus resultados do início do ano, fruto de algum trabalho notório para uma maior diversificação do formato, medidas que o programa da tarde da TVI já dava sinais de precisar e que deram resultados imediatos.

O Melhor & Pior da Semana

MELHOR da SEMANA - SIC
Alta Definição é um sucesso. O programa de Daniel Oliveira é algo diferente em entrevistas televisivas, daí o seu exito e reconhecimento. No passado Sábado, com Ana Bola como convidada, Alta Definição obteve uns estrondosos 40% de share. Um óptimo produto televisivo e um boa fonte de audiências que podia fazer repensar a SIC em como melhor rentabilizar o formato...

O Melhor & Pior da Semana

Bom dia! Aos Domingos, a análise sobre O Melhor & Pior da Semana na televisão portuguesa.
Até às 12h00 destacamos o melhor de cada generalista!
MELHOR da SEMANA - RTP 1
O programa de Judite Sousa é pela terceira vez destacado positivamente nesta rúbrica, isto porque na passada Segunda-Feira conseguiu vencer por completo a concorrência. Arredou Repórter TVI para o segundo lugar e, como habitualmente, deixou Sinais de Fogo bastante longe, em terceiro. A aposta de Judite Sousa está a dar cartas às Segundas à noite na televisão pública.