23 de abril de 2011

Audimetria Semanal


Boa noite. Seja bem vindo à edição da "Audimetria Semanal" deste sábado!


Resumo semanal


Com a última semana de férias dos mais novos, a televisão generalista continuou a sofrer com este intervalo escolar. Por outro lado, o futebol não ajudou nas contas da RTP1, SIC e TVI, com um Sport Lisboa e Benfica contra o Futebol Clube do Porto a ajudar o conjunto dos canais temáticos a atingir os 28,9% de share, na última quarta-feira.

Por outro lado, não esquecer a ficção nacional, que continuou no top dos programas mais vistos do dia. "Anjo Meu", "Espírito Indomável" e "Laços de Sangue" atingiram ratings bastante satisfatórios.

No que toca aos talk-shows, pouco ou nada a acrescentar. Sem Cristina Ferreira, Manuel Luís Goucha aguentou o barco de "Você na TV!", e conseguiu "afundar" a concorrência.
Por fim, e nas tardes, a concorrência deu-se entre os últimos capítulos de "Escrito nas Estrelas" e "Morangos com Açúcar".

Fique agora a análise mais detalhada às audiências da semana que passou pelos diferentes horários da televisão portuguesa.

Manhãs (10:00 - 13:00)



A semana foi marcada pelos fracos resultados da "Praça da Alegria". O talk-show da estação pública perdeu para "Você na TV!", tendo desaparecido do top dos dez programas mais vistos da RTP1.Para a TVI, e felizmente, o programa conduzido por Manuel Luís Goucha manteve os seus bons resultados, continuando na liderança no horário das 10:00 às 13:00.
Já Júlia Pinheiro, que esta semana teve a ajuda reforçada de Ana Marques, continuou longe da concorrência, não fazendo parte do top dos dez programas mais vistos da SIC em nenhum dia.
Será para a semana que "Querida Júlia" consegue atingir os seus primeiros resultados positivos?

Tardes (14:00 - 20:00)



Inicia-se na próxima semana um novo capítulo nas tardes das generalistas. Depois de a SIC ter recuperado o segundo lugar nas audiências no horário das 18:00 às 20:00, um dos motes principais desta subida terminou na quinta feira. É agora altura de esperar para ver o que conseguirá fazer "Ti Ti Ti" para combater "O Preço Certo" e "Morangos com Açúcar". Depois de "Escrito nas Estrelas" se ter despedido dos portugueses com 8,3% de audiência média e 27,7% de share e de, ainda esta semana, ter ultrapassado a série juvenil da estação de Queluz de Baixo, será  que Fernando Mendes conseguirá fazer frente à novela que começa por concorrer com "Portugal em Directo".
Curiosamente, na quinta-feira, "Ti Ti Ti" chegou aos 6,7% de rating e 30,1% de share. Chegará este valor para combater a RTP1? 

Em termos de talk-shows, de referir a performance de "A Tarde É Sua" ao comando de Iva Domingues. O programa manteve o seu público, tal como havia acontecido na primeira semana das férias da Páscoa. Por outras palavras, a antiga apresentadora de "Quem Quer Ganha" alcançou praticamente as mesmas audiências que Fátima Lopes neste intervalo escolar. Destaque para o resultado de terça-feira: 3,5% de rating e 23% de share.
Quanto a Conceição Lino e o seu "Boa Tarde", de salientar a audiência alcançada na quarta-feira. O talk-show da estação de Carnaxide bateu a concorrência ao alcançar 2,7% de rating e 22,2% de share.
Já "Portugal no Coração" desapareceu do mapa, mesmo tendo um lead-in satisfatório por parte da dupla "Ribeirão do Tempo" e "Revelação".

Quanto a "Agora é Que Conta", a única coisa a acrescentar é que os portugueses não contaram com Leonor Poeiras durante os últimos dias. O share de quarta-feira foi a prova disso mesmo: 15%. Até quando TVI?


Noite (21:00 - 01:00)




Novelas na liderança; aposta na informação; séries com audiências razoáveis - é este o resumo do horário que compreende os programas exibidos das 21:00 às 01:00h. 

Fátima Campos Ferreira e o seu trabalho em "Portugal e o Futuro" têm captado a atenção dos mais interessados aos ecrãs da estação pública, contudo os resultados poderiam ser melhores. Por outras palavras, o espaço informativo da RTP1 tem alcançado shares na ordem dos 20% (perdendo para a concorrência). Apesar disso, a audiência média continua a revelar que existem telespectadores fiéis às entrevistas emitidas pelo primeiro canal. Na quinta-feira, por exemplo, "Portugal e o Futuro" alcançou 8,2% de rating.

Ao nível da ficção, de destacar os resultados de "Passione" a partir da meia-noite. A novela da estação de Carnaxide conseguiu na terça-feira atingir os 5,4% de audiência média e 31,9% de share. Nesse dia "Araguaia" seguiu-lhe os mesmos passos, aproximando-se mesmo de "Sedução". A produção da autoria de Rui Vilhena chegou aos 7,1% de rating e a da Globo aos 6,6%. Apesar deste crescimento, na sexta-feira as duas novelas brasileiras acabaram por registar uma quebra. 

Quanto a "Laços de Sangue", o top dos cinco programas mais vistos do dia continuou a contar com a sua presença. Tal como a novela da SIC, também "Anjo Meu" e "Espírito Indomável" mantiveram as posições de liderança do costume. Como tal, as novidades no início de horário nobre da televisão nacional não apresentaram grandes mudanças.

Por fim, e ao nível da séries, de salientar os resultados de "Portugal Tal & Qual" e "Estado de Graça". Depois dos fracos valores das últimas semanas, ambas as séries da RTP1 conseguiram redimir-se. Enquanto a primeira chegou na quarta-feira aos 8,3% de rating e 23,2% de share, a segunda na quinta-feira alcançou 7,8% de audiência média e 20,2% de share.
Não esquecer ainda os 14,7% de share de "Cuidado com a Língua" e a performance dos últimos episódios de "A Família Mata". A série da SIC manteve os resultados anteriormente registados, ao nível dos 8% e 9% de rating.


Figura da semana


Pedro Carvalhas

Foi a figura do dia de ontem, aliás, da semana, ao levar o "Jornal da Uma" a atingir uma das melhores marcas do ano, se não a melhor. O noticiário de hora de almoço da estação de Queluz de Baixo não só venceu a concorrência como foi o quinto programa mais visto do dia. Com 9,1% de audiência média e 33,5% de share, o "Jornal da Uma" surpreendeu, assim como Pedro Carvalhas... E viva os feriados!

Número da semana


3,9%

... foi o share do Disney Channel da última quarta-feira. O canal foi terceiro mais visto do Cabo.


MMV - Minuto Mais Visto da Semana


O Minuto Mais Visto desta semana pertenceu à SIC. A partida de futebol  entre o PSV e o Sport Lisboa e Benfica emitida pela estação de Carnaxide no dia 14 de Abril, pelas 21 horas e 24 minutos obteve  20.7% de audiência média e 51,7% de share.
Em números absolutos quase dois milhões de telespectadores estavam sintonizados no terceiro canal.
Em segundo lugar ficou o "Espírito Indomável" da TVI. O episódio transmitido no dia de 11 de Abril chegou aos 17,8% de rating às 22h46.

Esqueceram-se de... Maria João Falcão!


Boa noite! Seja bem-vindo a mais uma edição do "Esqueceram-se de Mim". Neste sábado recordamos Maria João Falcão!


Começou por dar nas vistas em "Coração Malandro", novela da TVI. Corria o ano de 2003, e Maria João Falcão participava em uma de várias apostas na ficção do canal da Media Capital. A sua performance acabou por dar frutos no futuro, com o convite para integrar o elenco de "Ninguém Como Tu". Aí, e na pele de uma cleptomaníaca, Maria João Falcão não deixou ninguém indiferente. Ao interpretar uma personagem que sofria de um problema até então desconhecido para muitos, a actriz quebrou o tabú daqueles que roubam por doença. Sem dúvida que, na altura, mereceu um forte aplauso pela sua prestação na novela em que todos quiseram saber "Quem matou o António?".

Mais tarde, e na SIC, participou em "Floribella" e "Vingança". Sem parar, Maria João Falcão deu a conhecer aos telespectadores um outro lado seu na arte da representação. Na pele de Mafalda e Amélia Gil, respectivamente, a actriz vestiu duas personagens em dois contextos totalmente diferentes.

Em 2008, regressou à casa que a lançou, para enfeitiçar os portugueses. Na novela protagonizada por Rita Pereira, Maria João Falcão deu primazia ao lado mais romântico de Luísa Mestre, e procurou encantar os milhares de telespectadores que seguiam "Feitiço de Amor".

Esse foi o seu último grande papel em televisão. Nos últimos tempos, tem andado desaparecida dos grandes ecrãs, o que nos leva a perguntar o porquê de isso acontecer. Afinal, esta actriz é talentosa, não se "vende" pelo físico, e tem todas as condições para prender os telespectadores às personagens a que dá vida. A questão coloca-se mais uma vez nesta rubrica: qual a razão de os directores de programas das estações generalistas ainda não se terem lembrado de Maria João Falcão? Preguiça, ou preferência por jovens de 18 anos, sem experiência profissional?

É pena. Esta é daquelas actriz que merecia uma nova oportunidade na televisão!

Vítor Espadinha à espera de convites!


O conhecido actor português aguarda ansiosamente por regressar aos ecrãs nacionais. No entanto, os convites têm escasseado. Segundo Vítor Espadinha, com a saída de Nuno Santos da SIC, parece que a participação na próxima telenovela do terceiro canal ficou comprometida. "Como ninguém o substituiu  desde que ele foi para a RTP, eu fiquei em banho-maria. Estou à espera que o telefone toque", confessou à Notícias TV.

Apesar disso, é de salientar que as propostas para Vítor Espadinha noutra áreas continuam. De acordo com a mesma publicação o actor irá participar num filme brasileiro sobre a vida de Pedro Álvares Cabral.

Quiosque: Notícias TV

SIC Radical há uma década no ar


Faz hoje dez anos que a SIC estreou o seu terceiro canal na televisão por Cabo. Uma estação que queria ser mais irreverente e aproximar-se mais das camadas mais jovens e que é, actualmente, uma das mais vistas do universo Cabo.


Dirigida por Pedro Boucherie Mendes, a Radical tem vários programas que dão que falar e é responsável por ter lançado vários nomes do humor português, como os Gato Fedorento, ou apresentadores que dão agora cartas na SIC generalista, como Rita Andrade ou João Manzarra.


Uma década depois, o canal “mais radical” do grupo Impresa continua a surpreender diariamente e prepara uma grelha recheada de novas apostas que prometem fazer com que cresça ainda mais.

SIC Radical, 10 anos e Ainda estamos a Começar.

Esta noite...


.. mais uma edição da rubrica de audiências do Televisão-Opinião/TV Universo. Não pode perder, uma hora após o Esqueceram-se de Mim!

Final da "Bwin Cup" hoje na SIC


É já hoje à noite, pelas 20h45 que a estação de Carnaxide emite a grande final da Taça da Liga portuguesa, que oporá o Benfica ao Paços de Ferreira, em directo do estádio Cidade de Coimbra.


E, como tem sido hábito, é esperada uma transmissão muito especial, com os responsáveis da SIC a apostarem num sistema sofisticado de super slow motion que reforça e ajuda a descodificar todos os pormenores, onde se incluem 14 câmaras.


A narração será, novamente de José Augusto Marques e do comentador de Tempo Extra, Rui Santos.

Para ver hoje, após o Jornal da Noite, na SIC.

"Avatar" vai passar na TVI

Numa altura em que se começa já a preparar a rentrée televisiva, o director-geral do canal de Queluz de Baixo revelou ao Correio da Manhã algumas das suas aquisições no MIP TV, que decorreu recentemente em Cannes.


E a aposta no mundo cinematográfico é bastante elevada. Embora não tenha revelado muitos títulos de películas que comprou, João Cotrim Figueiredo anunciou que a TVI vai transmitir três filmes que fizeram muito sucesso recentemente: Avatar, A-Team e Imparável.


Para além da aposta em filmes, a estação de Queluz de Baixo adquiriu ainda os direitos de transmissão de várias minisséries, como Mundo Sem Fim, a sequela de Os Pilares da Terra, produzida por Ridley Scott; Labirinto Perdido, adaptada do best-seller de Kate Mosse sobre a busca do Santo Graal; Treasure Island, com Elijah Wood, baseado no livro de aventuras de Robert Louis Stevenson, e Neverland, uma nova versão das aventuras de Peter Pan, com Rhys Ifans e Anna Friel.


Os mais pequenos não foram esquecidos pela equipa de João Cotrim Figueiredo assegurou a continuação das animações Sponge Bob, Kai-Lan e Curious George e comprou ainda a série mais requisitada no MIP Júnior, Mia and Me, que mistura imagem real e animação.


Quiosque: Correio da Manhã

Episódio Seguinte

Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Episódio Seguinte!


Diana fica amnésica

Depois de atrair Inês e João ao mesmo rio onde, há 20 anos, as duas caíram, a vilã desaparece. É que, durante uma acesa discussão, as duas irmãs voltam a cair, mas João consegue resgatar a namorada, enquanto que Diana desaparece sem deixar rasto. Os bombeiros procuram o corpo, enquanto Graciete chora a filha desaparecida.


Inês e o namorado dizem não acreditar na morte da malvada enquanto não virem o corpo. A dada altura, é encontrado um cadáver e, apesar de se acreditar que seja o da rapariga, não há certezas.


Mais tarde, dois agentes vão a casa da loira e comunicam que, de facto, não se trata de Diana. Inês fica desanimada, enquanto Tiago e Eunice começam a acreditar que a megera tem poderes.


Por esta altura, num hospital psiquiátrico, uma auxiliar de saúde passeia com uma mulher debilitada. É Diana! Está sentada numa cadeira de rodas, com uma expressão ausente e amnésica. Uma enfermeira aproxima-se e diz-lhe que é uma questão de tempo até se sentir melhor. A enfermeira faz uma festa no rosto da jovem e afasta-se. Já a vilã olha, assustada, para as pessoas que a rodeiam.


Bruno, Cristiano e Jéssica são adoptados

Apesar de saber que Lourenço anda muito ocupado a proteger Joaquim, Rafael e das loucuras de Rodrigo, Glória continua cheia de esperança de, finalmente, conseguir adoptar Jéssica, Cristiano e Bruno.


Embora saiba que Cris já é maior de idade, e que brevemente voltará a recompor a relação com Elisabete, a namorada do GNR quer arranjar-lhes um lar e ser aquela pessoa que eles vêem como mãe. Para tal, pede ao namorado algum tempo longe da perseguição a Rodrigo, deixando essas funções para Nuno, de forma a poderem concentrar-se na papelada para avançarem com a adopção. Este concorda, até porque acha que os três irmãos merecem uma família feliz.


Catarina promete ajudá-los em tudo o que puder, até porque acredita que quanto isso acontecer, Cristiano perderá o medo e voltará a pedir Elisabete em casamento.


No dia em que Glória finalmente consegue o prometido, os três irmãos, Lourenço e Catarina festejam o facto. Bruno decide então comunicar a toda a família que está apaixonado e beija Mónica em frente a todos. Glória promete jamais deixá-los.


CURTAS:


Em Anjo Meu, Duarte começa a insinuar-se à mãe da namorada, que, embora resista de início, acaba por deixar-se levar pela juventude dele, sem pensar no quanto poderá magoar Teresa. O pintor acaba por manter as duas relações em paralelo.


Em Sedução, Nuno conta a Vitória o motivo pelo qual todos querem o gato preto que ela tirou do carro de Belmiro. A jovem fica assustada e esconde-o no quarto da mãe, desaparecendo pouco depois.


Em Araguaia, Vítor segue os planos de Max para acabar com o romance de Solano e Manuela e consegue fazer com que os dois amados se zanguem.


Quiosque: TV Guia, Telenovelas, Mariana

Sílvia Alberto é a locutora do "Festival da Eurovisão 2011"


A RTP decidiu satisfazer o desejo que a apresentadora manifestou na final da edição deste ano do Festival da Canção e escolheu-a para ocupar o lugar que, no ano passado, foi de Sérgio Mateus.


Assim, a 1 de Maio, Sílvia Alberto viajará até Düsseldorf, na Alemanha, ao lado dos representantes portugueses, os Homens da Luta. É José Fragoso quem o confirma, em entrevista à Notícias TV desta semana:


“A Sílvia vai fazer o acompanhamento da canção portuguesa com reportagens e directos nos programas da manhã e da tarde e a locução da semifinal e final da Eurovisão em directo”, explicou o director de programas da estação pública.


Já a comunicadora mostrou-se bastante entusiasmada com o evento: “Vai ser engraçado fazer reportagens diariamente e a locução das finais e semifinais. É um trabalho um bocadinho diferente do que estão habituados a ver-me fazer”, frisou.


Quiosque: Notícias TV

Francisco Menezes estuda projectos futuros na SIC

Afastado dos ecrãs desde o início de Fevereiro, quando deixou o Companhia das Manhãs, o actor continua a estudar futuros projectos em televisão e vai continuar a trabalhar para a SIC.


É o próprio quem o garante, em entrevista ao Correio da Manhã: “Há vários tipos de possibilidades que ainda estamos a estudar, mas todas elas são na SIC.”, começa por dizer, garantido contudo que ainda não tem um projecto em concreto.


Questionado sobre a sua saída das manhãs do canal de Carnaxide, Francisco Menezes foi peremptório: “Para quem está de fora parece que foi um processo muito rápido e inesperado, mas houve várias conversas e já sabíamos que o programa não ia continuar porque havia o interesse de ter a Júlia [Pinheiro] na SIC e os termos da saída começaram a ser negociados a partir desse momento. Foi um processo natural e ninguém foi apanhado de surpresa. Foi bom porque aprendi muito e agora apenas quero voltar para a SIC.”.


Apesar de tudo, o humorista admite que adorou a experiência em Companhia das Manhãs: “É muito bom, porque há muita diversão, mas é mesmo muito cansativo. Não é por ter de acordar cedo, mas porque são muitas horas seguidas em directo e é preciso muita concentração e uma boa gestão de todas as emoções. A Companhia das Manhãs tinha um público muito especial e, por isso, ainda havia a preocupação de ter uma linguagem adequada, o que exigia um esforço enorme da minha parte”, concluiu.


Quiosque: Correio da Manhã

Manuel Luís Goucha entra no último episódio de "Sedução"


Foi o próprio quem o anunciou na sua página do Facebook e a edição desta semana da Telenovelas revela mais pormenores sobre esta notícia.


O apresentador de Você na TV será o derradeiro convidado de José Carlos Faria no seu programa da telenovela de Rui Vilhena.


As gravações decorreram no passado dia 18, depois de Manuel Luís Goucha ter apresentado Uma Canção Para Ti, dormido três horas e conduzir Você na TV de manhã. Apesar de tudo, a cena foi feita à primeira:


“Ele chegou muito bem-disposto. Foi simpático e mostrou, mais uma vez, que é um grande profissional. Correu tudo bem e gravou as cenas à primeira”, garantiu fonte da produção à referida publicação.


Quiosque: Telenovelas

"Maternidade" termina este domingo

Começou com resultados relativamente baixos, mas chegou a liderar o seu horário. Treze semanas depois de estrear na antena da RTP, a série que contava com Lúcia Moniz e José Fidalgo nos principais papéis prepara a despedida dos telespectadores.


É já amanhã que Maternidade chegará ao fim. Apesar de tudo, não se sabe se avançará já a segunda temporada da série, ou se a estação pública apostará em outra produção que tenha na gaveta.

Momentos



Bom dia! Neste sábado recordamos o início de carreira de duas apresentadores portuguesas. No "Curto Circuito", Rita Andrade e Solange F. davam os primeiros passos em frente às câmaras. Hoje, a primeira dá a cara pelo "Fama Show", e a segunda anima as discotecas como dj. Ora veja...

Fecho





Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.


Avanços e recuos




1. Ainda não se conhece o seu conteúdo, mas já está mais do que determinado que marcará a actualidade. O Último a Sair (RTP) não será, aparentemente, um reality show, mas ganhou fama disso - e a simples fama chegou para que o Correio da Manhã fosse ouvir representantes dos vários partidos sobre a sua legitimidade e para que (e isto é que é importante) estes se pronunciassem sobre ele, em vários casos condenando-o à partida. Pergunto-me se fará sentido a programação de uma grande estação de televisão, qualquer que ela seja, estar sujeita a este tipo de escrutínio. Pergunto--me e respondo-me: não faz. Mas será possível que sequer consideremos não acabar com isto, reduzindo a dimensão da estação pública ao essencial?

2. Luís Marques diz que é do "formato", mas naturalmente não é: é do "tom". O programa que Manuela Moura Guedes estava para protagonizar na SIC, A Rede Social, foi adiado sine die, por via da "conjuntura política". Traduzindo: estando o País como está, colocar um rottweiler (é a própria jornalista quem gosta de ser intitulada assim) no encalço dos bombeiros de serviço, sejam eles quem forem, seria uma loucura. O que a SIC demonstra, com esta decisão, é responsabilidade, até patriotismo. Não estamos em altura de o rejeitar.

3. A duas semanas do arranque, está já disseminada pelos jornais e pelas revistas a folia de Perdidos na Tribo, com José Castelo Branco a maquilhar indígenas namibianos. Nem preciso dizer, suponho, o que acho do programa, mesmo antes de ver uma só emissão: acho-o acéfalo, mesmo imbecil, como acho quase todos os reality show (e em especial os deste segmento). Mas, que Castelo Branco tem valor televisivo, isso tem.