22 de outubro de 2009

Fecho

Boa Noite! Está em linha o Fecho de hoje. Por ser Quinta-Feira, é-lhe revelada a Melhor Dupla desta semana, Tânia Ribas de Oliveira e João Baião. Esteja atento.



"Portugal no Coração" passava pelos seus piores resultados e estava quase condenado a sair do ar. Faltava algo. Posto isto, o então director de programas da RTP1 decidiu fazer uma total remodelação no formato. Os estúdios mudaram-se para a capital e as caras do programa passaram a ser Tânia Ribas de Oliveira e João Baião. Aparentemente era uma dupla condenada ao fracasso, mas com o passar do tempo revelou-se uma agradável surpresa. Ambos "casam" muito bem. Nota-se uma grande empatia, uma fantástica cumplicidade, e há aquilo que é essencial em qualquer dupla. Amizade. Mais do que colegas, ambos são amigos, companheiros.


É com muito prazer que vejo estes dois profissionais a trabalharem, dia-a-dia, num programa do day-time da RTP1. Embora não sejam líderes (desde que "Vida Nova" chegou, costumam posicionar-se em terceiro lugar), a dupla sai de cada programa com o sentimento de missão cumprida, uma vez que há aquilo que é necessário numa televisão estatal, serviço público.

Na minha opinião são sem dúvida uma das melhores duplas que daqui a uns tempos poderá muito bem abraçar um formato de entretenimento em horário nobre. Afinal, são estes dois excelentes profissionais que dão mais cor e alegria às tardes da RTP1...


Audimetria - 21/10/2009


Ontem o dia foi ganho pela RTP1. Com futebol, a estação pública levou a melhor sobre a TVI, que obteve 28,2% de share, e sobre a SIC, com 21,3%.
O jogo entre o Futebol Clube do Porto e o Apoel captou a atenção de mais um milhão e quatrocentos espectadores.
A grande surpresa do dia foi a subida de Gato Fedorento: Esmiúça os Sufrágios. Na recta final, o quarteto humorístico da SIC obteve 14% de rating e 35,7% de share.
Seguiram-se as novelas da TVI, e o Jornal da Noite que foi o noticiário mais visto do dia. A concorrer também com o futebol na estação pública, o Jornal Nacional não fez melhor que 9,8% de rating e 24,1% de share.
O horário nobre da RTP1 esteve mais uma vez abaixo dos 20% de share. O da SIC não esteve melhor. M/F: Sarilhos em Casa desceu para 7,2% de audiência média e 19,7% de share e Viver a Vida ascendeu aos 22 pontos.
Já Sentimentos e Flor do Mar bateram a concorrência com respectivamente 10,1% de rating e 41% de share, e 7,3% de rating e 42,9% de share.
Por fim, apenas de referir o horário das 19:00. O Telejornal ficou à frente de Morangos com Açúcar. Enquanto o noticiário da RTP1 fez 10,8% de rating, a série da TVI obteve 9,4%. Nós por Cá ascendeu aos 6,5% de rating.

Crónica de TV - Franciso Penim

Ai o prime-time


Com o ressurgimento em força das novelas de prime-time da TVI, a SIC mantém o grande problema nesse horário.

A confirmar-se o final do único produto que assegura consistentemente mais de 30% de share, o ‘Gato Fedorento’, o que vai acontecer ao horário nobre da SIC com dois produtos que não fazem mais de 22% de share? É que nem ‘Viver a Vida’, nem ‘MF Sarilhos em Casa’ descolam dos 22% de share. São duas horas e meia de programação abaixo do desejável, em termos de resultados, que muito jeito dão à concorrência. E nem o adormecimento da RTP nesse horário é aproveitado pela SIC. Será que o resto do dia pode fazer a compensação?

Revista de Imprensa 22/10/09

Bom dia! Bem vindos à Revista de Imprensa desta quinta-feira. Hoje chegam novas notícias de Queluz-de-Baixo, bem como da RTP1, não esquecendo da confirmação de algo que o Televisão-Opinião avançou ontem.

Merche Romero e Angélico Vieira entram em "Lua Vermelha"



Tal como o Televisão-Opinião adiantara ontem, Angélico Vieira fará parte de "Lua Vermelha", a grande aposta da SIC que mostra o universo "vampiresco". Um dos pares românticos da trama serão precisamente Angélico Vieira (Máximo) e Merche Romero (Daniela). A história desenrolar-se-á na mística vila de Sintra. Recorde-se ainda que do elenco farão parte Anabela Teixeira e algumas caras que já passaram por "Morangos com Açucar" e "Rebelde Way".

Sofia Alves e João Reis em "37-Quadro Negro"


Já começaram as gravações da nova série da TVI. "37-Quadro Negro" é escrita por Rui Vilhena e terá como protagonistas Sofia Alves (Helena) e João Reis (Raul). O formato é inspirado em filmes de terror e suspense. "Não é uma típica série de quem matou quem. Aqui, em todos os episódios acontece um crime" afirmou o autor ao jornal 24 Horas. O grande vilão será Pedro Granger, que interpretará um serial killer. Do restante elenco fazem parte Isabel Abreu, Sara Prata, Pedro Carmo, Luís Simões, Cucha Carvalheiro, José Bouavida e Pedro Carvalho.

E os patinadores desta semana são...


Já estão em ensaios os próximos participantes de "Dança Comigo no Gelo". No próximo sábado é a vez de Maria Vieira, Helena Costa, André Patrício e Ricardo Trêpa mostrarem o que valem. A não perder sábado à noite na RTP1.

Fontes:24 Horas, TV Mais