21 de novembro de 2010

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana RTP1
A RTP1 foi a única estação de televisão a transmitir os "Especial Informação" dedicados ao acontecimento semanal em Portugal. "Substituiu" os seus talk shows diários pela transmissão da Cimeira da Nato e os resultados não podiam ter sido mais positivos. Durante a manhã conseguiu perto de 40% de share entre as 10h e as 14h (inclui o "Jornal da Tarde"), e após este, apesar de perder para Júlia Pinheiro na TVI, conseguiu uma média de share, que raramente "Portugal no Coração" consegue atingir. Não fosse o péssimo horário nobre da estação na passada sexta-feira e a RTP1 teia liderado mais um dia.

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana TVI
Os resultados são animadores para a estação, mas na minha opinião, se transmitido mais cedo, o Extra da "Casa dos Segredos" podia ajudar a melhorar a performance dos outros blocos nos outros horários, uma vez que todas as situações "importantes" são transmitidas neste bloco, e todas as imagens que passam nos outros blocos da tarde e da noite não têm por vezes uma razão lógica. Para além disso, este é o maior programa de todos estes, e começar a ser transmitido perto da 1h da manha e terminar já perto das 2h é um desrespeito para quem segue o reality show da TVI.

O Melhor & Pior da Semana

Boa Noite! Fique a conhecer as últimas três escolhas do "Melhor & Pior da Semana", que fica consigo entre as 21h e as 23h.
Pior da Semana SIC
Depois de todo o investimento, de toda a publicidade, de todos os buracos tapados na programação da SIC, "Lua Vermelha" cai no esquecimento. A série de vampiros da SIC, grande aposta no início deste ano, parece que caiu no esquecimento da direcção de programas da SIC. A série é transmitida uma vez por semana e tem feito resultados fracos, abaixo dos 20% de share e com pouco mais de 500 mil espectadores. Uma série que tem mais de uma centena de episódios, e que por este andar, só irá terminar em meados de 2011. O respeito pelos telespectadores mais jovens fica onde?

O Protagonista


Boa noite! Seja bem-vindo à edição desta semana de O Protagonista.

Já passou um mês e meio desde que Secret Story se iniciou nos ecrãs de Queluz de Baixo. Muito já se especulou sobre o reality-show, concorrentes e relações. No entanto, nesta semana, a TVI provou que ainda existe muito jogo para ser transmitido. Por outras palavras, e apesar da missão já ter sido lançado na edição francesa da Casa dos Segredos, poucos foram os que pensaram que a desistência de Vítor se baseava numa mentira. Ana Isabel, a sua namorada, ficou de rastos e chorou praticamente durante vinte e quatro horas. Num quarto secreto, o funcionário público assistiu a tudo o que se passava na casa mais vigiada do país, sem a possibilidade de ouvir o que o que concorrentes proferiam.


A desistência de Vítor acabou assim por ser um dos momentos altos de Secret Story, contribuindo para que o site e os diários do concurso aumentassem exponencialmente as suas visitas e telespectadores, respectivamente. Verdade seja dita, à excepção de uma ou outra missão, não se pode dizer que este reality-show, que deveria ter por principal objectivo colocar mais vezes os vários concorrentes em jogo, esteja a conseguir chegar aos calcanhares da edição francesa. Imaginando que estas ideias da Voz se multiplicavam no concurso da TVI, já imaginou o sucesso que o programa alcançaria? Para tal, exige-se apenas um pouco de inteligência, de modo que os participantes de Secret Story possam desenvolver uma estratégia e lançar-se nas missões.


O ritmo que a Casa dos Segredos ganhou de quinta para sexta-feira foi totalmente diferente, quando comparado com as últimas semanas. Foi a prova de que também se consegue cativar o telespectador sem recorrer a discussões e insultos entre os concorrentes do concurso.


Com a missão, Vítor e Ana Isabel caíram, mais uma vez, nas graças dos portugueses. Se para muitos o comportamento da estudante de direito em nada demonstra amor pelo seu namorado, no dia da desistência deste, as lágrimas derramadas acabaram de certeza por terminar com algumas das dúvidas dos portugueses sobre a relação entre os dois concorrentes. A Endemol pretendeu assim "render o seu peixe". Deixemos de ser hipócritas. Secret Story está feito para Ana Isabel ir à final, e para António levar o bolo maior para casa, ou seja, os cinquenta mil euros. Não acredita? Então no dia 31 de Dezembro cá estarei para comprovar se tinha ou não razão.

É o casal de namorados que tem vindo a captar as audiências e, por isso, tão cedo não acredito que seja separado. Uma vez que o poder dos votos não depende apenas dos portugueses, mas também dos valores conseguidos com a publicidade, dúvido muito que a produção do programa separe Ana Isabel e Vítor nas próximas semanas.

Talvez daqui a um mês, quando o concurso estiver nas últimas. Até lá, os concorrentes do grupo de Hugo M., Vasco, Daniela será reduzido até não sobrar nenhum elemento. Isto, se não existirem estratégias. Pela primeira vez, o rumo de um reality-show depende, em parte, das opções que cada concorrente tome na altura de nomear. E contra isso, nada poderá ser feito.


Esta noite...


Saiba qual a personalidade destacada desta semana!
Às 21:00, entra em linha a segunda parte da rubrica O Melhor & Pior da Semana!

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana TVI
São muitas as críticas ao programa de entretenimento de Fátima Lopes na TVI. Ou são críticas que o programa promove a iliteracia, que o público é constituído por figurantes que recebem contas da produção e que "Agora é Que Conta" vem em queda desde a estreia. A verdade é que o programa caiu desde a estreia em audiências. E perguntam o porquê de ser o melhor da TVI esta semana? Ora, a razão é simples. O programa apesar de fazer uma média inferior ao que estação faz, consegue fazer muito mais que "Quem Quer Ganha" fazia neste horário. Em termos de espectadores, consegue quase o dobro para a TVI que o antigo concurso fazia, e para além disso esta semana, Fátima Lopes conseguiu fazer o melhor rating (5.5%) desde a estreia a 21 de Setembro.

O Melhor & Pior da Semana


Melhor da Semana SIC
A novela de final de tarde da SIC, caminha a passos largos para o seu final e alcança valores de rating muito superiores às novelas de horário nobre da estação. Mas destaco positivamente o episódio que desde que "Escrito nas Estrelas" estreou é transmitido após o talk show "Boa Tarde". Este episódio lidera confortavelmente a faixa horária em que se insere, empurrando depois "Escrito nas Estrelas" para óptimos valores. Após as 19h, "Caras e Bocas" também faz frente a "Morangos", apesar de nesta semana ter perdido quase todos os dias para a série juvenil da TVI. Mas uma pergunta impõe-se: com o final de "Caras e Bocas", "Escrito nas Estrelas" passa a ser transmitida mais cedo?"

O Melhor & Pior da Semana

Olá Bom Dia! Seja bem-vindo a mais uma edição do "Melhor & Pior da Semana". Consigo de manhã e à noite, fique com as três primeiras escolhas entre as 10h e as 12h.
Pior da Semana RTP1
A remodelação está marcada para o próximo mês de Dezembro, e pelo que é veiculado na imprensa, o magazine da RTP1, vai deixar de ser social para passar a ser mais cultural. A entrevista ao convidado semanal vai ser encurtada (mas esta não era a génese do programa?), e o "Só Visto" vai passar a dar mais importância ao lado cultural. Até aí, tudo bem! Mas o programa de Marta Leite Castro é já à alguns meses o programa menos visto do início de tarde de domingo, perdendo claramente para o "Fama Show" da SIC e também para os filmes, quer sejam inéditos ou repetidos da TVI. Não estou a dizer, que com a nova identidade de cariz cultural o programa não seja melhorado, mas acredito que os resultados não vão melhorar.

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

A memória em televisão

Adepto mil vezes confessado de House M. D., sentei-me em frente ao televisor logo na segunda-feira, escapando à habitual gravação, para assistir, no canal Fox, ao primeiro episódio da sétima temporada. Há seis anos que acompanho o desastre emocional de Gregory House, tanto quanto a agilidade de espírito com que ele desmonta a chamada natureza humana - e, naturalmente, não resistiria nunca a uma temporada em que ele tentasse, enfim, reconstruir-se emocionalmente, sobretudo sabendo que algo dentro dele jamais resistiria a boicotar essa reconstrução.

Há uma contradição na intriga, diga-se. Até à quarta temporada, House não se permitiu amar porque, na verdade, já amava: a ex-mulher, com quem apenas não vivia (apesar da disponibilidade dela, a certa altura) porque era "incapaz" de viver a dois. O problema, suponho, foi do casting: no papel de ex-mulher estava Sela Ward, uma actriz de primeira linha - e, provavelmente, mantê-la custava demasiado dinheiro. Nada que importe muito, porém: todos esperávamos há demasiado tempo um affair com Cuddy - e, naturalmente, era por aí que a saga um dia iria.

Aborreceu-me sobretudo que, depois de House ter recuperado a perna doente no final da terceira temporada, tendo chegado a praticar jogging de calções (e com as pernas visualmente escorreitas), a dita perna reapareça agora esfacelada, o que já não é uma contradição, mas um desnecessário erro de anotação. Provavelmente, julgaram os produtores que ninguém se lembraria - ou, pior ainda, na dança de realizadores, estamos agora nas mãos de quem domina a série pior do que nós.

De resto, fica claro de que também eu gosto da minha telenovela. Porque não gostaria?